The arrival

The arrival Shaun Tan

Resenhas - The Arrival

Invasão Bárbara 05/11/2023

The arrival (A Chegada)
A obra parece um álbum de fotografias antigo, com todas as imagens em tons sépia, e narra a história de um imigrante que sai do seu país por causa dos ataques de um monstro (que só vemos a sombra em algumas ilustrações) e vai em busca de uma vida melhor.

Ele deixa a família para trás e segue em direção a um mundo novo, cheio de seres mágicos e paisagens oníricas. Porém, como ele não conhece ninguém e nem domina o idioma, acabamos acompanhando suas aventuras em busca de trabalho e novos amigos.

Uma belíssima metáfora para falar sobre países em guerra, e como seu povo precisa abandonar seus lares e sua cultura para poder sobreviver.

Essa leitura conversou muito com as bandas que estive ouvindo nos últimos dias, especialmente Gogol Bordello e Kultur Shock, ambas do gênero “gypsy punk” (uma mistura de klezmer, música cigana e punk) com integrantes que chegaram nos EUA fugindo de conflitos no Leste Europeu.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Sekhmet 28/01/2022

Como um livro sem palavras, sem texto, pode ser tão encantador e bonito, apenas através do silêncio e da arte.
As artes são sutis e graciosas. Bela construção de mundo. Criaturas adoráveis. Narrativa fenomenal.

É uma grande história reveladora e instigante que ajudará crianças e adultos a pensar sobre a imigração, incluindo os medos e as dificuldades que acompanham a solidão em um lugar estranho.

Matheus 25/02/2021

??
Eu realmente não entendi essa história. Algumas partes fazem sentido, mas no geral é um negócio bem abstrato.

Brena Sâmela 26/01/2013

Sensível.
Um livro com uma sensibilidade inacreditável, que me fez chorar sem precisar de nenhuma palavra.

Julyana. 27/12/2011

Nunca pensei que iria gostar nem 'sentir' tanto um livro sem uma única palavra...

Rafael 11/08/2010

Acho que foi a melhor obra só com imagens que eu já vi.

Muitíssimo bem desenhado, simples e bonito.