Se fosse fácil era para os outros

Se fosse fácil era para os outros Rui Cardoso Martins

Resenhas - Se Fosse Fácil Era Para Os Outros

Melissa Padilha 11/09/2013

Se Fosse Fácil era para os Outros
Cinco amigos portugueses resolvem fazer uma viagem aos Estados Unidos, atravessando o país de carro, eu diria que o relato de viagem deste 5 amigos é praticamente uma viagem anti-turistica, por tudo que ocorre e é narrado no livro.

O livro começa com nosso narrador, que acabara de sofrer uma perda importante na vida, se deparando com um mundo que desconhece e desconsidera o ser humano, com um mundo que desconhece o que lhe aconteceu e ele percebe isso através da imensa quantidade de cartas que a pessoa a qual acabou de perder continua recebendo, dentre elas promoções, ofertas e um cartão de crédito e é com esse cartão que será pago toda a viagem dos amigos ao país do outro lado do Atlântico.

Os 5 amigos passam por diversas cidades sempre narrando suas próprias vivências associado à acontecimentos ou locais históricos dos Estados Unidos, como a questão dos índios norte-americanos massacrados, o Katrina, a escravidão sulista, a invasão do oeste, a imigração mexicana pelos desertos do sul e muitas outras coisas servem como pano de fundo às histórias pessoais dos nossos 5 personagens, narrador (sem nome), Luís, João, Carlos e Adriano, todos portugueses, todos um tanto quanto decepcionados pela vida mas, que como bons portugueses continuam comendo sardinhas por onde vão!

O livro me soou um tanto estranho na sua narrativa no início, é como se o narrador estivesse em um bate-papo com o leitor mas, com a sensação de que ele nunca te ouvisse. Sabe as pessoas que precisam falar e de repente começam e não param mais? Pois é, este é nosso narrador. Ele vai articulando suas falas com as de outras personagens, ao mesmo tempo que narra um acontecimento histórico. Leva um tempinho para acostumar com a forma como este autor escreve mas, quando você acostuma é como se estivesse dentro do carro com os 5 amigos.

Rui Cardoso Martins tem um dom especial de fazer o seu leitor entrar dentro da história e fazer de conta que também estamos ali, viajando e conversando com figuras divertidas e melancólicas ao mesmo tempo. A história é uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo que num paragrafo você ri, no outro sente como se tivesse tomado um soco no estômago. Eu diria no fim que é uma história melancólica, banhada de pessoas que não atingiram o que imaginaram que conseguiriam, que perderam o que mais amavam ou que sonhavam além do que deviam.

É uma história de aventuras dentro de um carro que percorre os Estados Unidos mas é também uma aventura dentro da alma do ser humano, seres humanos com os corações partidos.

Não sei porque, mas ao final do livro fiquei com a sensação de que seria uma ótima história para ser ver no cinema, talvez porque eu mesma fiquei imaginando a cada acontecimento narrado, a cada cenário descrito esta aventura, talvez isso seja um dos grandes méritos deste autor a sua capacidade de te enredar e fazer mergulhar dentro da história.

A verdade é que não sei bem como resumir esta história nem mesmo explica-la de uma forma linear e inteligível, porque assim como já vi outras pessoas comentarem sobre livros da Coleção Novíssimos, tem uma narrativa a qual não estamos acostumados, tem uma proposta completamente diferente, enfim acho que cada um que ler tirará uma ideia e um conceito diferente deste livro, e isso é fantástico. Só posso dizer uma coisa: leia !

Bom, mais do que recomendo, excelente leitura!

site: http://decoisasporai.blogspot.com.br/2013/08/resenha-se-fosse-facil-era-para-os.html

Renata (@renatac.arruda) 28/01/2014

Vale a leitura!
Com um título interessantíssimo, o jornalista e autor português Rui Cardoso

Martins constrói uma narrativa contada em primeira pessoa por um narrador sem nome onde cinco amigos sem nada a perder resolvem deixar Portugal para se aventurar em uma road trip pelos Estados Unidos, onde cada um encontrará finalmente o seu destino.

O início é amargo: encontramos o narrador-personagem no túmulo da esposa recém-falecida contando a ela que, alheias ao seu falecimento, várias empresas mandaram cartões de felicitações e cupons de desconto para ela em ocasião de seu aniversário; entre eles, um cartão de crédito, com o qual ele e seus amigos seguirão viagem rumo à América do Norte.

O sarcasmos das reflexões do narrador expondo o ridículo da sociedade ocidental no início do livro algumas vezes lembram Saramago, mas Rui Cardoso Martins possui voz própria suficiente para não parecer apenas um simulacro daquele. Tais reflexões, aliadas à expectativa que a viagem iminente gera no leitor, fazem o livro empolgar durante a primeira metade e a leitura flui com facilidade. Da segunda em diante...

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2013/09/se-fosse-facil-era-para-os-outros-rui.html
Fabíola 04/05/2017minha estante
Adorei sua resenha. Coloquei em minha lista.

Renata (@renatac.arruda) 04/05/2017minha estante
Muito obrigada!