O Clube do Livro do Fim da Vida

O Clube do Livro do Fim da Vida Will Schwalbe

Resenhas - O Clube do Livro do Fim da Vida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Suiany 24/09/2013

“Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer não; cada livro que lemos pode muito bem ser o último, cada conversa pode ser a derradeira.” – Will Schwalbe

Imagine que sua mãe, aos 73 anos de idade, descobre que possui um tipo de câncer no pâncreas que não pode ser curado e que ela – provavelmente – possui somente alguns meses de vida. É essa a sensação que atingiu a vida de Will Schwalbe em 2007. O clube do livro do fim da vida é a real história da família Schwalbe durante a descoberta e o tratamento paliativo do câncer de Mary Ann.

Durante vários meses, Will acompanha sua mãe às sessões de quimioterapia, que por durarem horas, acabam por aproximar mãe e filho. À princípio eles conversam sobre assuntos corriqueiros, nunca deixando de mencionar os livros que ambos estão lendo e suas impressões destes. Até o momento que ambos percebem que fundaram um clube do livro, composto somente de duas pessoas, mas ainda um clube do livro. É então que um passa a indicar livros ao outro e, através de suas leituras e discussões, seu relacionamento torna-se mais íntimo e floresce de uma maneira muito bela ao longo da narração.

Os capítulos são intitulados com um dos livros que o clube leu durante um determinado período. Em geral, Will nos apresenta um resumo da vida do autor, uma sinopse da obra e suas opiniões sobre o livro. Narra ainda, a fase em que se encontra o tratamento de sua mãe, as viagens que ambos fazem e suas rotinas pessoais. Além de contar-nos um pouco sobre a história – interessantíssima – da vida de Mary Ann.

Com uma narração apaixonante, Schwalbe conseguiu me conquistar. É simplesmente impossível passar as páginas sem querer ler os livros que o clube lê e sem amar Mary Ann. Uma senhora tão guerreira e, ao mesmo tempo, tão doce. O autor nos encanta com histórias de sua mãe e algumas das pessoas que ela conheceu ao longo da vida, além das importantes lições que aprendeu com elas.

Esta é uma história para quem gosta de ler – já leu ou ainda quer ler as indicações do livro -, uma história para mães e filhos, uma história para quem possui câncer ou o vivencia através de um parente próximo, uma história sobre o amor de família, sobre fé, sobre belas histórias de vida e – sobretudo – sobre grandes ensinamentos.

Tudo o que tenho a dizer sobre O clube do livro do fim da vida ainda é pouco se comparado ao impacto que essa leitura me causou. Não lembro da última vez que uma obra me trouxe tantas reflexões, me prendeu e me encantou tanto. Por conseguinte, não consigo imaginar uma pessoa para a qual eu não indicaria esta obra.

site: http://divinaleitura.wordpress.com/
Ladyce 30/09/2013minha estante
Ótima resenha, me deixou curiosa. Parabéns!

Suiany 26/05/2014minha estante
Muito obrigada, Ladyce... Leia e comente o que achou!

Lu Tibiriçá 04/08/2020minha estante
Terminei ontem a leitura desse livro.
Acho que ainda vou andar com ele por um tempo...

Suiany 04/08/2020minha estante
Muito bom, né. Queria ter adquirido pra reler!

Lu Tibiriçá 25/08/2020minha estante
É muito bom mesmo.
Você pode tentar o ebook se não conseguir o físico...

Helô 29/09/2020minha estante
Esse livro me tocou profundamente. Muito sensível!

Lu Tibiriçá 06/10/2020minha estante
Eu adorei mesmo. Sempre me vêem à cabeça alguma parte dele. Muito tocante

Milla 06/06/2021minha estante
Eu não gostei

Lu Tibiriçá 09/06/2021minha estante
Acontece, Milla. Às vezes não dá liga

Heloisa.Agibert 15/12/2021minha estante
Triste e maravilhoso, suave e pesado. Contradições que nos envolve e admirar essa mulher maravilhosa.

Lu Tibiriçá 26/12/2021minha estante
Verdade Heloísa. Ainda hoje me pego pensando nessa história

Ma_ah 15/10/2023

É ma obra cativante que mergulha nos mundos da literatura e da vida. O livro gira em torno das conversas e conexões profundas entre o autor e sua mãe, Mary Anne, enquanto ela luta contra o câncer.

Através da escolha e discussão de diversos livros, o autor e sua mãe exploram temas de amor, perda, esperança e resiliência. Will Schwalbe nos leva a uma jornada emocional ao compartilhar como os livros podem servir como refúgio e inspiração durante momentos difíceis. Sua narrativa é envolvente e reforça a ideia do poder curativo da leitura e da importância de compartilhar histórias com aqueles que amamos.

Este livro é uma homenagem tocante à mãe do autor e uma celebração da capacidade dos livros de nos conectar e ajudar a compreender melhor a vida. Esta obra é uma leitura inspiradora para os amantes da literatura e para aqueles que enfrentaram desafios pessoais.

Priscila Franco 15/10/2023

Linda Homenagem
Confesso que demorei um pouco para finalizar esse livro....
( Algumas partes do livro a história fica cansativa )
Mas apesar do tema doloroso, é uma boa história e com certeza muito emocionante.
Mary Anne foi muito guerreira, sempre lutou para ter os melhores últimos dias e mesmo doente sempre pensou no próximo.
Durante a história, Will nos faz pensar
" E se fosse a minha mãe?"
Nos faz valorizar a presença da família e principalmente dos nossos pais.
Diga o quanto os ama em vida e aproveite cada segundo ao lado deles.
Afinal, a vida é um sopro. ?

Karine 29/12/2020

Talvez possa ser um gatilho...
É bem diferente de outros livros dessa "temática" (é, acho que histórias com câncer terminal se tornaram quase um gênero à parte) - por ser literalmente real.
A leitura é tranquila, apesar de densa.
Traz uma forma de perceber a vida de um jeito simples e nada superficial.
É dolorido de ler principalmente por ser uma situação tão real e nada extraordinária. É algo que podemos ou poderemos experimentar pessoalmente com algum familiar ou qualquer pessoa próxima.

@bibliotecadedramas 14/12/2020

"O que você está lendo?"
Uma delicadeza de livro. E através de uma história real o autor nos mostra o poder que os livros tem de unificar nossas vidas com quem amamos através das histórias. Esse livro foi escrito por Will após a morte de sua mãe - Mary Anne que foi uma mulher extraordinária - ex professora e ativista - Mary Anne foi responsável por angariar fundos para a construção de uma biblioteca no Afeganistão e que além de diversas causas importantes como essa, também foi uma mulher imensuravelmente apaixonada por livros.

Mary Anne infelizmente descobriu um câncer no pâncreas já em estágio avançado. Seu tratamento de luta contra a doença durou 2 anos e quando Will a acompanhava nas sessões de quimioterapia a conversa era sempre sobre os livros. Daí então o título do livro porque como ele mesmo disse; o clube acabou surgindo despretensiosamente quando ele perguntou à mãe: “O que você está lendo?” E é aí que toda a mágica acontece. Durante essas sessões de quimioterapia, mãe e filho conversam sobre diversas questões da vida e morte, sobre crenças e diversas reflexões sempre voltadas aos livros que estão lendo. É um livro sobre livros.

O único ponto negativo é que o livro possui partes cansativas de alguns devaneios do autor que as vezes fugiam do tema principal, mas nada que comprometa a história como um todo, é um livro maravilhoso, com diversas indicações ótimas de outros livros e para os amantes da literatura, esse com certeza é uma ótima indicação também.

site: https://shejulis.com/livro-o-clube-do-livro-do-fim-da-vida/

Nick 24/07/2023

Muito interessante porém é repetitivo
No começo quando li a sinopse do livro achei ele muito interessante e fiquei curiosa com a história, mas ao longo livro comecei a enrolar pra ler e terminar, fiquei alguns dias sem ler porque não achava que a história estava me envolvendo e estava sendo legal como achei que seria. Mas depois que retornei a leitura e comecei a ler mais capítulos comecei a gostar de novo da história, claro que não tem como se esperar grandes mudanças afinal o livro conta a história de uma mulher que tem câncer e vive fazendo tratamentos e quimioterapia. Gostei muito da Mary Ann em todos os sentidos, suas opiniões, sua história de vida, sua luta contra o câncer enfim achei o livro lindo e emocionante apesar de ter demorado praticamente um mês pra terminar, mas valeu a pena.

Gi 21/02/2021

História compartilhadas
Esse livro é uma declaração de amor do escritor para sua mãe. Will conta os encontros com sua mãe em sessões de quimioterapia e os livros que eles estão lendo e trocando opiniões e pontos de vista.
Também conta um pouco da trajetória de vida de uma mulher que sempre estava envolvida em questões para ajudar ao próximo e o convívio com seus filhos, amigos e familiares.
Gostei e já anotei todos os livros para colocar na minha lista de próximas leituras.

Melissa.Casagrande 16/12/2021

''Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer não; cada livro que lemos pode muito bem ser o último, cada conversa pode ser a derradeira.''
Me emocionei muito lendo esse livro. Mary Ann foi uma mulher genial, bondosa, amorosa, simpática, prestativa, dentre muitos outros adjetivos. Muitas passagens (incluindo citações de outros livros) me saltaram os olhos, e marquei algumas para sempre que for possível, eu possa revê-las. O livro realmente falou comigo de forma especial, relembrando a importância de amar as pessoas e o poder da leitura na vida de todos os leitores. Will homenageou sua mãe de forma única, sensível e bela. Mary Ann representa a esperança em dias melhores.

Nat 05/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Após receber a notícia do câncer terminal da mãe, cada filho reage de uma maneira. O Clube do Livro do Fim da Vida é o relato de Will, que acompanhou sua mãe, junto de seus irmãos e pai, nesse difícil trajeto. Nos dois anos de tratamento, ele e sua mãe criaram um clube do livro em que discutiam livros escolhidos por eles mesmos. A história é muito emocionante e pude conhecer aos títulos novos.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Douglas P Da Silva 15/12/2013

Recomendo!!
A leitura não é uma forma de fugir da vida, mas de mergulhar nela e redescobri-la.

Karen229 15/05/2020

Que mulher!
"Nunca serei capaz de ler os livros preferidos da minha mãe sem pensar nela - e quando os passo adiante e os recomendo, saberei que parte daquilo que a formava vai junto com eles; que parte da minha mãe continuará viva nesses leitores, leitores que talvez sejam inspirados a amar como ela amou e fazer sua própria versão do que ela fez no mundo."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"...É claro que você poderia fazer mais - sempre pode fazer mais, e deveria fazer mais -, mas mesmo assim o importante é fazer o que pode, sempre que pode. Você apenas faz seu melhor, e isso é tudo que pode fazer.
"...Nunca há uma boa desculpa para não fazer nada..."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mary Anne viverá pra sempre em meu coração e com certeza se tornou uma inspiração pra minha vida!

Valério 05/03/2015

A história certa para o escritor errado
O livro conta a história real dos últimos 2 anos de vida de Mary Ann, diagnosticada com câncer terminal no pâncreas.
Mary Ann foi uma mulher fantástica.
Altruísta, bondosa, forte, foi exemplo para todos que dela se aproximavam. Trabalhou como voluntária atendendo e cuidando de refugiados de guerra no Afeganistão, Paquistão entre outros.
Sua vida foi dedicada aos outros.
Deixou lições inesquecíveis.
Grandioso.
O problema é que a história foi contada por seu filho, Will.
Se por um lado Mary foi uma mulher memorável, a habilidade como escritor de Will é deplorável.
O livro carrega demais no sentimentalismo (venhamos e convenhamos: Uma história de uma pessoa com prazo para morrer já é suficientemente dramático. Qualquer tentativa de dramatizar o que já é dramático força a barra).
Além disso, as boas partes do livro são reproduções o que disse Mary.
O título do livro se deve ao fato de que mãe e filho começam a ler juntos vários livros para discutirem entre si. Como começaram depois do diagnóstico, eis o título.
Mas Will sempre se atrasa, isso quando consegue ler (muitos não conseguiu terminar).
Além disso, o livro muitas vezes parece contar quase mais da vida de Will do que de Mary. E a vida de Will nada tem de interessante (pelo contrário), a não ser sua mãe.
Will é homossexual e vive com um companheiro, David. Perfeito. Mas ele parece querer deixar isso muito claro em várias partes do livro. A história não é sobre homossexualidade. É sobre uma paciente terminal. Em nada acrescenta a quantidade de vezes que o autor foca a história em seu relacionamento.
Aí chegamos à sabedoria de Mary: Em uma das passagens, Will nos conta como foi quando contou à sua mãe que era gay (novamente, isso não acrescenta em nada ao livro, tendo em vista o enredo: Uma paciente terminal).
E ela diz, ao fim: Se for virar um escritor, seja um escritor. Não um escritor gay.
Ou seja, seja livre na sua homossexualidade. Mas não deixe que isso influencie na sua escrita.
Mas é exatamente o que ele faz. O livro carrega um pouco no homossexualismo - e aqui corro o risco de me taxarem de homofóbico. Não perderei tempo tentando convencer ninguém de que não sou. Apenas acho que homossexualismo, como qualquer relação, deve ser vista com neutralidade. Não deve ser discriminado. Mas tampouco exaltado. É apenas mais um tipo de relacionamento entre humanos.
A própria mãe, já antevendo, o alertou desse risco. Mas, aparentemente, não foi suficiente.

Por fim, o livro usa e abusa de clichês sentimentais. Reproduzo aqui um dos piores, quando, segundo o autor, a médica oncologista, em uma das últimas consultas, perguntou à Mary se podia abraçá-la:
"Era um abraço de carinho e afeto legítimo: duas pessoas consolando uma à outra, feito irmãs se despedindo antes de uma delas partir para uma longa viagem a uma terra distante".
Enfim, a personagem real Mary Ann salva o livro de ser classificado com apenas uma estrela.

Sabrina 09/03/2015minha estante
Show de resenha!

Valério 24/08/2015minha estante

Luisa - @livrementefalando 12/06/2021

Segue essa dica de leitura!!! Livro lindo e emocionante sobre o amor de uma mãe e filho pela leitura e como ela, a leitura, os ajudou a passar pelos momentos difíceis que viriam. Eu já sabia qual seria o final, e chorei mesmo assim. A minha única critica a esse livro é para a revisão mal feita, muitos erros de digitação!!! #livrementefalando #booklovers #editoraobjetiva #willschualbe #oclubedolivrodofimdavida

@eusoudanivieira 27/11/2020

Todos nós estamos no clube do livro do fim da vida...
Mary Anne Schwalbe foi uma mulher extraordinária: espiritualizada, amiga, esposa, mãe de três e avó de cinco, engajada nas causas humanitárias pertinentes aos refugiados no mundo, amante do teatro e da literatura, responsável por angariar fundos para a construção de uma biblioteca em Cabul além de várias unidades itinerantes no Afeganistão.
Mary Anne acreditava no poder da leitura salvadora para os outros e para si.
Viveu uma vida plena rodeada das pessoas que a amavam e vice-versa.

Diagnosticada com câncer no pâncreas e com baixas expectativas de vida devido ao estado avançado do mesmo, iniciou o tratamento com um otimismo invejável.
Seu tratamento durou dois anos desde o diagnóstico até sua passagem.
Um dos trechos que mais me emocionou durante a leitura foi quando ela disse para seu filho Will: 'eu preciso viver da melhor forma possível enquanto estou morrendo'.
Seu filho Will a acompanhou durante as sessões e é ele quem nos leva pela mão durante toda a leitura.
Sensível leitura.

?O que você está lendo?? era a pergunta recorrente entre eles, que nesses encontros, conversavam sobre assuntos difíceis decorrentes das leituras, como o viver e o morrer através dos livros que indicavam um ao outro, propiciando distração e conforto, criando assim, o clube que dá nome ao livro.

Will nos presenteia com as próprias memórias além de trechos da vida de sua mãe e sua família, abordando com delicadeza a difícil situação de lidar com alguém a quem tanto amamos e que está partindo.
Eu ri e chorei com esse livro.
É daqueles que eu panfleto pra todo mundo: todos deveriam ser tocados por tamanha sensibilidade.

Um livro sobre família e amor, vida e morte.
Um livro que aborda o quanto a leitura é impactante na vida das pessoas e deixa a lição fundamental de que, o que você leva dessa vida... é a vida que você leva.

No final do livro existe uma lista em ordem alfabética dos autores de todos os livros e histórias citados e são indicações maravilhosas.

Super recomendo.

Nana 10/06/2014

Uma linda história de vida!
Este é um livro de memórias escrito por Will em homenagem a sua mãe Mary Anne que morreu de câncer no pâncreas.
Adorei ter conhecido um pouco desta mulher incrível através do seu filho. Durante o seu tratamento, ele esteve presente acompanhando-a nas sessões de quimioterapia e em várias de suas internações hospitalares. Neste período eles criaram o que chamavam de "clube do livro", onde cada um sugeria um título, eles liam e depois trocavam entre eles para comentarem o que acharam. Além disso, Will criou um blog onde atualizava passo a passo da doença da mãe para todos amigos e parentes terem informações sobre o tratamento.
Mesmo sendo um livro que trata de doença e morte , não é triste, mas sim uma história de amor e união em família e um enorme amor aos livros.
Mary Anne era uma mulher corajosa, com uma força incrível e muita bondade. Vivia preocupada em ajudar aos outros com seu trabalho de apoio aos refugiados do Afeganistão e de vários outros países necessitados. Era tão sábia com as palavras que seus ensinamentos e sua maneira de enfrentar a vida (e a morte) vão ficar guardados comigo.
​No final da leitura o que senti foi uma grande admiração e a vontade de ter conhecido e convivido um pouco com ela. Parabéns a Will pela linda homenagem feita a uma mãe tão dedicada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6