Depoimento

Depoimento Carlos Lacerda
Carlos Lacerda

Resenhas - Depoimento

Edj 12/02/2009

Valioso testemunho da História política brasileira
A qualquer um que procure estudar a História do Brasil contemporâneo, ainda permeada por um marxismo rasteiro, a figura de Carlos Lacerda quase sempre aparecerá como a de um ser desprezível, reacionário, oportunista e antidemocrático: foi o estopim da morte de Getúlio, pregou a intervenção militar contra a eleição ganha por JK e foi um dos artífices do "golpe" (palavra com conotação ideológica profunda demais para deixar sem aspas) de 1964.

Só por esse motivo, a leitura de "Depoimento" já assume importância capital, pois promove uma dialética necessária no estudo dessa figura polêmica, mas sem dúvida fundamental à compreensão da História nacional.

No entanto, o livro oferece muito mais que isso. Lacerda era também um exímio crítico das peculiaridades do jogo político brasileiro, mostrando uma visão lúcida e até profética de uma época em que reinavam os extremismos e destemperos. E isso vindo de uma pessoa que por mais de 20 anos, desde o fim do Estado Novo até o advento do AI-5, esteve no centro da vida política do Brasil.

Como se todos esses elementos já não bastassem, também enriquecem o livro diversas anedotas e "causos" ocorridos ao longo da trajetória do autor, que demonstram o insuspeito valor de certas sutilezas na construção da História de um país.

Igor13 05/08/2022

Espetacular. A visão, versão, de um homem que presenciou e fez história como poucos.

Recomendo que a pessoa conheça o período antes de pegar esse livro, caso contrário entenderá pouca coisa.

O capítulo em que Lacerda ficou preso é muito engraçado e revelador da personalidade desse sujeito tão amado e odiado ao mesmo tempo.

Não vivi aquela época, mas deu pra perceber que era brilhante. E sim, estava certo em muita coisa. Denuncia muita hipocrisia ainda presente no Brasil.

Não tenho condições de julgar suas ações. Até porque foram tantas em tantas fases diferentes do Brasil.

Mesmo não gostando dele, dá pra aprender muita coisa lendo esse livro.