O Octavo de Estocolmo

O Octavo de Estocolmo Karen Engelmann

Resenhas - O Octavo de Estocolmo

Fabrício Franco 31/07/2022

Um quebra-cabeça entrelaçado de romance histórico, ambientado na Suécia à beira da Revolução Francesa (e depois dentro dela!). Politica, necromancia, geometria sagrada, jogo de cartas, a ordem maçônica, remédios de ervas, as artes da caligrafia, fabricação e uso de leques são as peças para o leitor montar. No primeiro livro de Karen Engelmann, a sorte está por trás de cada jogada. A história começa em 1789, no frio reino da Suécia, onde tramas para derrubar o monarca são realizadas entre jogadores de cartas e portadoras do instrumento mais esotérico de flerte, o leque. E o que é o Octavo? Um baralho parecido com o Tarot, que indica o caminho para a realização de desejos, tanto políticos quanto pessoais. "Qualquer evento que possa acontecer ao consulente pode ser conectado a um conjunto de oito pessoas. E os oito devem estar no lugar para que o evento aconteça". Juntar esse grande conjunto de personagens e histórias é um dos desafios do livro. Enquanto Engelmann e seus personagens tentam traçar uma "geometria divina" que produzirá "sabedoria universal", vários Octavos inevitavelmente se sobrepõem e influenciam uns aos outros. Embora se arraste em alguns momentos, vale a leitura.

Tatai 19/07/2023

Comprei esse livro lá em 2013, mas nunca li ele com calma e atenção, então só lembrava de elementos aleatórios tipo leques, conspiração, queda da monarquia e jogos de cartas. Parecia um sonho febril, sabe?
Mas agora li com calma e digo que ADOREI. Adorei como as tramas diferentes vão se conectando e octavo vai se desenrolando aos poucos e tomando dimensões cada vez maiores. E achei muito chique assim uma conspiração contra a coroa usando leques como arma.
Agora confesso que minha imaginação me deixou na mão com relação aos leques. Daria tudo pra conseguir vê-los ao vivo, porque minha mente não conseguiu elaborar a beleza deles e nem imaginar a forma de manuseá-los.

Enfim, história muito doida top demais

Marc Andrade 23/03/2017

Excelente livro!...História, ficção e magia alquimicamente combinados, proporcionando prazeirosa leitura!