América

América Monteiro Lobato

Resenhas - America

Carol 01/10/2021

Lobato iria se suicidar se visse nossa política atualmente.
Este livro discute o desenvolvimento econômico e tecnológico dos Estados Unidos . Os encontros entre o protagonista da narrativa e o inglês culto e erudito já visto em 'Mister Slang e o Brasil' rendem diálogos ocorridos em uma série de visitas a diferentes cidades americanas, onde os dois fazem comparações entre a realidade brasileira e a americana. Ao longo dos 36 capítulos, eles buscam possíveis soluções para os problemas enfrentados no Brasil.

ariel.php 28/04/2023

América
"América" marca o reencontro dos protagonistas de "Mister Slang e o Brasil", mas agora a muitos quilômetros de distância da Tijuca. Desta vez, Lobato decidiu levar o leitor por um tour em diversas cidades estadunidenses, visitando museus, monumentos, prédios estatais e edificações modernas que serviriam de contexto para elogios e eventuais críticas ao modo americano de viver. Assim sendo, o explicita as oportunidades que o Brasil estava a perder por persistir num marasmo interrompido apenas por insurreições causadas pelo nascimento conturbado da República.
Nesse sentido, a obra de Lobato foi um desafio interessante para mim. Isto pois algumas de suas ideias estavam de fato corretas e, inclusive, já foram concretizadas no Brasil atual, enquanto que outras envelheceram ao ponto de se tornarem absurdos, a exemplo da eugenia e dos discursos deterministas. Desse modo, tal sensação foi meu principal motor para persistir na leitura, contrapondo a natureza política da obra, que não é uma das mais atrativas.
Enfim, creio que "América" não seja um dos títulos essenciais para os leitores brasileiros e que não possua tantas discussões ainda atuais. No entanto, também acredito que seja um bom livro para compreender a lógica do pensamento de Lobato. Portanto, recomendo a leitura para aqueles que se enquadram nessa última situação. Noutro caso, não me responsabilizo pela sua experiência.

Gláucia 05/10/2011

América - Monteiro Lobato
O autor passou um período nos EUA e o livro reúne as impressões que teve de lá. Para isso ele criou um personagem, Mr Slang, seu cicerone.
Lobato viu o porquê dos EUA serem a potência que são e idealizou essa realidade para nosso país, que ele enxergava com um potencial semelhante e não se conformava com nosso subdesenvolvimento. Mas acho que houve uma supervalorização do país de cima, ele praticamente não descreve defeitos, com exceção do consumismo exacerbado já existente naquela época. O tempo nos mostra que em muitas coisas eles estavam errados.
A opinião de Mr Slang sobre a mulher também não me agradou muito e deixaria qualquer feminista de cabelo em pé.