O Lobo do Mar

O Lobo do Mar Jack London

Resenhas - O Lobo do Mar

Taina.Dellandrea 26/11/2021

a estória em si é muito legal, porém a escrita com uma quantidade absurda de detalhes fez ficar bem cansativo para mim e demorei um monte pra conseguir terminar.

José Cláudio 12/10/2021

Jack London é um dos meus autores favoritos, e nesse livro ele nos traz muitos dilemas e contradições na relação entre Humphrey e Wolf Larsen. Só um porém pelo final um pouco meloso mas o livro em si vale a pena ser lidos

Natália 10/10/2021

Wolf Larsen, que criatura detestável.
LEITURA CONCLUÍDA ?

Finalizei agora "O Lobo do Mar". Esse livro incrível escrito pelo escritor estadunidense Jack London.

Resenha:
Após visitar um amigo, o intelectual Humphrey van Weyden sofre um naufrágio ao voltar para casa a bordo da escuna Martinez. Conseguiu ser resgatado pelo Ghost, um navio de caça às focas, comandado pelo tirano Wolf Larsen.
O capitão do Ghost comandava seus marujos com mão de ferro, tirania e muita brutalidade, mantendo-os sob seu poder através do medo. A tripulação tinha medo de seu comandante, que usava de sua força bruta contra eles. A tripulação sequer tinha o direito de não mais servi-lo se assim fosse a vontade deles como marujos, pois tinham medo da represália de Wolf Larsen.
Sua tirania atingiu o resgatado Humphrey. Ao perceber que Humphrey era um intelectual que vivia da renda deixada por seu pai e que nunca havia precisado trabalhar, Larsen o faz trabalhar de maneira obrigatória e bastante exaustiva no navio, para que ele "aprendesse a andar com as próprias pernas".
O Lobo do Mar é muito mais que um romance de aventura. O cotidiano no navio é retratado de maneira bastante naturalista, com a violência fazendo parte do cenário. É um livro que leva o leitor a refletir a respeito das concepções de mundo e de vida tão antagônicas de seus personagens principais, com a brutalidade e tirania de Wolf Larsen, e a civilidade e bondade de Humphrey van Weyden. É um livro que nos faz refletir sobre as condições humanas.

Um livro excelente que recomendo demais.

Marcus.Vinicius 15/09/2021

Barbárie x Civilização
Primeira obra de Jack London que leio, e foi de propósito, já que livros com essa temática "náutica" e com boas doses de ação e aventura sempre me atraíram (destaco A Ilha do Tesouro, A Ilha Misteriosa, Robinson Crusoé, etc.)

Quanto ao enredo, temos dois protagonistas: Humphrey Van Weyden, um jovem e rico burguês intelectual, que por um infortúnio naufraga em alto mar até ser resgatado pelo navio Ghost, o qual é capitaneado pelo segundo protagonista, Wolf Larsen, homem autodidata, rude, grosseiro, mas um notável leitor e conhecedor de filosofia, sociologia, artes, literatura, que comanda o navio com mãos de ferro.

Só que o resgate de Humphrey acaba se tornando um "sequestro", já que o capitão Larsen se recusou em desembarca-lo em terra, obrigando o náufrago a integrar a tripulação do Ghost, navio que estava em rota com destino à costa do Japão para uma temporada de caça a focas.

Durante a viagem, Hump vai se habituando e integrando a rotina do navio, e percebendo como é a vida daqueles homens do mar, duros e alheios a qualquer tipo de sentimentos, dores e privações.

E, na minha visão, o ponto alto do livro reside nos embates intelectuais travados entre Hump e Larsen, os quais transitam sobre os mais variados temas que vão desde religião as artes.

Ao final, analisando os dois personagens principais, conclui que os homens têm dentro de si o oposto daquilo que são em essência: Humphrey, homem fraco e inexperiente na vida, acaba por descobrir e se tornar um homem diferente, ao tomar atitudes que ele próprio duvidava ser capaz, como brigar, empunhar uma arma, suportar privações, se valendo de força, rudeza, e maldade, por exemplo; e Larsen, que ao mesmo tempo é a imagem da brutalidade, da grosseria, do mal, é capaz de travar discussões de ordem intelectual por ser curioso e interessado quanto aos mais variados temas estranhos à sua função de homem do mar.

O livro é mutíssimo bem escrito, narrado em primeira pessoa, por Humphrey. Com boas doses de ação, aventura e até humor, a leitura caminha rápido. Clássico.

Deco 28/08/2021

O Lobo do Mar
O livro é muito éde fácil leitura, possui aventuras em alto mar e dilemas morais interessantes, principalmente entre os contrastes da força física e da coragem moral, da materialidade e da espiritualidade.

O final é um pouco "meloso", mas ainda assim é bom. Vale a pena.

Mika 28/07/2021

Um clássico ok
Eu gostei do livro, mas mesmo tendo tentado profundamente lembrar do contexto e época em que ele foi escrito, algumas frases/partes extremamente machistas me incomodaram muito.

Além disso, tem muita descrição técnica sobre barcos/navios/escunas e navegação e eu não entendo nada disso, fiquei meio perdida nessas partes.

As reflexões filosóficas/discussões entre os dois personagens principais são o ponto alto e o que eu mais gostei no livro. É sagaz, começa muito bem, mas não me cativou como eu esperava.

Bruno.Santos 24/07/2021

Ótimo
O embate filosófico no livro é algo que chama a atenção, pelas declarações cruas do Wolf Larsen, a forma que elas afetam profundamente o Hump, mas ainda assim se consegue tirar ensinamentos. Aos quais no final do livro serão tão úteis.

Maud é outro personagem excelente, apesar da forma que ela é tratada, convenhamos é um livro do século 19, ela é forte, resoluta, mesmo no seu desespero e brilhante nas suas ideias. Outro livro que recomendo demais a leitura.

Natalie.Coppola 13/07/2021

Não gostei nada, terminei por persistência. O começo parecia bom, mas a história se desenvolve de maneira absurda, e não no sentido fantástico, só parece tudo incongruente. As pausas para reflexões filosóficas são extremamente cansativas, isso é uma característica de muitos livros clássicos, mas nem todos são fluídos. Meu primeiro livro do Jack London e não foi uma boa experiência.

Alessandra @euamolivrosnovos 26/04/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Quando Humphrey van Weyden foi resgatado pela escuna Ghost, após um naufrágio, jamais esperaria se tornar cativo do capitão Wolf Larsen. Impossibilitado de retornar a sua vida e obrigado a trabalhar no navio, Hump, como foi apelidado, torna-se refém das circunstâncias e aprende a rotina de um marinheiro à força, regada de muita brutalidade.

O capitão, além da intrínseca inclinação à violência, demonstra um lado inesperado, um homem superdotado, culto e indagador, que discorre muito bem sobre assuntos diversos, tais como a vida. Daí surge um choque cultural entre eles, pois o senso moral de Hump vai de encontro a primitividade de Wolf, tornando-os opostos necessários na luta pela sobrevivência.

Um livro que me surpreendeu demais, pois tomou rumos que eu não esperava. Muito mais do que uma aventura em alto mar, "O lobo do mar" é regado de reflexões filosóficas sobre a existência humana, o papel do homem como indivíduo e o significado da moral para cada um.

Foi meu primeiro contato com o autor e já posso dizer que vou querer seguir conhecendo suas obras. A estadia de Hump no Ghost tem momentos de tensão, episódios grotescos e muitas reviravoltas. É um livro que tem seus altos e baixos, mas que conquista o leitor com inteligência e uma boa dose de nervosismo. Impossível passar pelas páginas sem temer o destino do protagonista em diversas situações.

Recomendo a leitura para quem busca um livro mais reflexivo, cheio de diálogos interessantes, mas, em alguns momentos, mais complexo.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Nathalie.Murcia 19/04/2021

Sensacional
Leitura excelente. Clássico é clássico. Wolf Larsen é o capitão do navio Ghost. Um homem temido por seus marujos e caçadores de focas, que faz jus ao epíteto "lobo do mar". Um vilão com uma retórica e sabedoria acima da média, mas despedido de qualquer sentimento de bondade para com os semelhantes. No contraponto, temos o protagonista, Humphrey van Weyden, um homem letrado, da alta sociedade, imbuído de bons sentimentos e ética, mas que nunca trabalhou arduamente (o famigerado "almofadinha").

Eis que, por circunstâncias do destino, ele acaba a bordo do Ghost. Sem embargo de ter sido a experiência mais aterradora por ele vivenciada, haja vista que o protagonista passou por maus bocados, evoluiu muito e criou "uma casca" ao lidar com homens que tinham códigos próprios de sobrevivência, e beiravam à selvageria. Os diversos diálogos entre Wolf Larsen, travados ao longo de toda a narrativa, são o ponto alto do livro. Ao mesmo tempo que o protagonista temia e tinha ojeriza do capitão, o admirava com sinceridade. Um paradoxo muito interessante e bem explorado. A complexidade psicológica do vilão é abissal. Não é à toa que adquiriu notoriedade no meio literário.

A meu ver, em se tratando de romances marítimos, este sobrepujou até mesmo "Robson Crusoé" e "O Velho e o Mar", outros dois clássicos de renome. Pretendo ler os demais livros de Jack London. Paguei a língua, pois sempre achei a literatura norteamericana mais superficial quando comparada com as demais.
Alê | @alexandrejjr 19/04/2021minha estante
Sempre é bom sermos surpreendidos, né, Nathalie?

Nathalie.Murcia 19/04/2021minha estante
Com certeza! E foi uma.bema surpresa.

Nathalie.Murcia 19/04/2021minha estante
Com certeza! E foi uma bela surpresa.

Irla 17/04/2021

O livro é bem viciante. Apesar de eu não entender nada de navios, ele é claro o suficiente pra dar uma ideia geral do q está acontecendo sem q eu entenda realmente os detalhes de como acontece. Os personagens são bastante interessantes, especialmente Maud, q vai e volta numa linha tênue entre receber um tratamento machista ou não.

Taitasiq 21/03/2021

O lobo do mar
Essa é a história de Humphrey Van Weyden, um gentleman, homem de rendas garantidas, que tem o azar de naufragar e ficar à deriva até ser encontrado pelos marinheiros do Ghost, um navio comandado pelo nada simpático Lobo Larsen.

O comandante desde o início se mostra grosseiro e rude. Ao se deparar com um náufrago de mãos delicadas, um dos primeiros questionamentos que Larsen faz a Humphrey é: quem o sustenta?

"Quem conquistou essa renda? Seu pai, com certeza, e você vive sobre as pernas de um homem já falecido. Nunca obteve nada pelo esforço próprio. Não sabe cavar a vida, se o largarem só."

Então, Lobo Larsen oferece um emprego a ele no navio, quando tudo o que ele quer é desembarcar em qualquer porto. Esse é só o começo dessa indesejável aventura. Com o passar dos dias, Humphrey vai conhecendo mais a fundo aqueles homens "impermeáveis", como disse o protagonista. Impermeáveis aos sentimentos, às dores, ao cansaço e aos medos mundanos.

Contraditoriamente, Lobo Larsen era um admirador de literatura e questionador do sistema de privilégios que sustenta a sociedade: "Você usa roupas agradáveis. Outros teceram e coseram essas roupas - mas lá estão andrajosos, a tiritar de frio, implorando de você, ou do seu advogado, ou do seu procurador, um miserável emprego". Por aí já se vê o quanto esse personagem é peculiar e vai provocar muitas reviravoltas na vida do nosso protagonista.

A narrativa é em primeira pessoa, contada por Humphrey, o que facilita um pouco a fluidez do texto. Por outro lado, também incorre em mostrar uma visão limitada de tudo o que acontece no navio. Passamos grande parte do texto achando que há apenas personagens masculinos - muitos dos quais, detestáveis -, mas nos deparamos com algumas surpresas no caminho.

Para quem gosta de "literatura marítima", esse livro tem o poder de nos transportar direto para essa ambientação. Mas, antes que eu me esqueça: há gatilhos de violência, tanto entre os homens quanto deles para com uma espécie animal específica.

De qualquer forma, recomendo a leitura.

IGuittis 21/02/2021

O livro tem uma narrativa muito rápida e envolvente, até o momento em que temos a introdução de uma personagem feminina. Na minha opinião, a partir desse momento, a narrativa se torna um pouco mais cansativa e perde um pouco da velocidade, porém a história é muito boa.
No início dessa edição temos uma apresentação sobre o autor, ali ficamos sabendo de algumas ideias dele completamente erradas, e percebemos que ele coloca todas as ideias que ele tem no discurso de seu personagem.