O lobo do mar

O lobo do mar Jack London

Resenhas - O Lobo do Mar

Ludmila Santos 09/03/2024

O lobo do mar
Gostei bastante da história do livro.
O gênero literário não é meu favorito,esse livro demora um pouco pra te "prender" na história,em minha opinião o final deveria ser mais detalhado já que todas as situações que aconteceram foram bem detalhadas. E também me trouxe reflexões profundas

Rodrigo Leão 02/03/2024

Muito bom!!!
Após naufragar, o jovem intelectual Humphrey van Weyden é resgatado e obrigado a integrar a tripulação da escuna Ghost. A bordo, ele presencia a dura rotina dos tripulantes e a tirania imposta por seu capitão, o embrutecido Wolf Larsen.

Samir Calaça 24/02/2024

Um punhado de fermento
O romance "O Lobo do Mar", do autor norte-americano Jack London, é uma obra essencial da literatura. Aqui, London inseriu, no que poderia ser um texto chato ou raso, uma narrativa ágil e, ao mesmo tempo, profunda.

Temos aqui a história de Humphrey (Hump) van Weyden e o seu terrível vilão, Wolf (Lobo) Larsen. Logo no início da história, o navio em que Hump estava, naufraga e o herói é "resgatado" pela escuna Ghost. Ali começa uma série de eventos e de conflitos entre toda a tripulação do navio, sob a supervisão de Wolf Larsen.

No livro há inúmeros debates entre os dois personagens principais. Vêm à baila questões sobre o bem e o mal, civilização ou selvageria, entre inúmeras questões sobre a moralidade.

Ah, a essa altura, talvez o leitor se questione "por que o título dessa resenha faz referência a fermento?". Para descobrir, recomendo ler a obra.

É uma obra excelente, que merece ser lida, não só porque recebeu a alcunha de clássico, e sim por nos fazer refletir sobre inúmeras questões que ainda hoje permeiam o nosso imaginário cultural.

Burocrático 23/02/2024

Ótimo livro aventura e reflexões sobre a vida, só não gostei muito dos termos repetitivos e exagerados de navegação, outro ponto negativo que eu achei foi aquela forçada de barra no final, do escuna ir parar justamente lá quais as chances 1 em 1 bilhão? Mas fora isso o livro é muito bom

Lord Skywalker 19/02/2024

Leitura e história interessantes
A abordagem de London na personificação da natureza e a exploração dos conflitos éticos enfrentados pelos personagens acrescentam camadas à narrativa. Contudo, percebi momentos em que a trama seguia um curso previsível, impactando minha avaliação. No entanto, é inegável o mérito da obra ao capturar a essência da condição humana em meio aos desafios marítimos.

Hadlla.H 09/02/2024

Esse livro me fez refletir sobre algumas coisas
Inicialmente, "O Lobo do Mar" pode parecer apenas um relato de um náufrago resgatado que se vê confrontado pela figura animalesca do capitão do navio que o socorre. No entanto, à medida que a história se desenrola, torna-se evidente que vai muito além disso.
Os personagens são profundamente interessantes, destacando-se especialmente Wolf Larsen. Ao longo dos capítulos, o leitor é instigado a desvendar o passado enigmático de Larsen, embora muitos detalhes sobre sua vida anterior a Humphrey ou ao Ghost permaneçam ocultos. Enquanto isso, Humphrey passa por uma notável evolução pessoal, abandonando sua covardia sem renunciar à sua moral e civilidade. O relacionamento entre Hump e Maud surge de maneira inesperada, mas sua conexão e princípios semelhantes são fascinantes.
A ambientação é ricamente elaborada, especialmente quando consideramos a vida de Jack London. Ela não é excessivamente detalhada a ponto de sobrecarregar o leitor, mas também não é negligenciada, proporcionando um cenário vívido e imersivo.
Jack London demonstra uma escrita cativante que, mesmo para a época, não é tediosa. Ele habilmente utiliza metáforas, como a do fermento, e explora temas filosóficos, como o determinismo darwiniano, além de reflexões sobre a sociedade em geral.
O enredo é envolvente, com personagens e situações memoráveis, como o conflito entre Humphrey e o cozinheiro, e a constante tensão provocada pela presença de Wolf Larsen. A fuga de Maud e Hump do Ghost gera uma crescente sensação de ansiedade, que se intensifica com o ressurgimento do navio como um suposto navio fantasma.
A morte gradual de Wolf enquanto Humphrey repara o navio que um dia foi comandado por ele encapsula uma poderosa dualidade, ecoando a metáfora do fermento.
O desfecho, embora não totalmente insatisfatório, deixa algo a desejar. Embora tenhamos o desfecho definitivo de Larsen e um vislumbre do futuro de Humphrey, algumas questões ficam sem resposta, como os mistérios em torno da saúde de Larsen e a promessa feita por Humphrey a um dos personagens. No entanto, é um livro que cativa do início ao fim, especialmente pela profundidade dos diálogos, permeados por pontos de vista filosóficos e sociais.

Dani 23/01/2024

Um clássico! Mudou minha vida!
O livro o lobo do mar é um clássico de literatura marítima acessível para quem nunca leu ou quem ama livros dessa temática.

Eu nunca tinha lido livros assim... E ler o lobo do mar me fez ficar fascinada. Como eu nunca li nada do gênero antes?

A história se passa com um mocinho: Humphrey van Wayden que após naufragar é acolhido pela escuna Ghost do temível capitão Wolf Larsen.

E você pensa que haverá apenas descrições e mais descrições do gênero de literatura marítima? Não é bem isso. A história tem uma trama muito envolvente. E a cada capítulo os dois personagens vão entrar em conflito com as suas crenças.

Esse livro vai te fazer refletir sobre os conceitos mais essenciais sobre vida, legado, sobre ser homem, caráter e sobre literatura. Há um contraste nítido entre o certo e o errado, a pessoa civilizada e o bárbaro.

Até onde é o certo? Será que o homem é sempre bom? E se surgisse um novo amor as coisas iriam mudar? E é claro que há belas reviravoltas e um final que conforta e desconforta o leitor.

Eu amei e indico de olhos fechados! Se tornou um livro favorito, se um dia quiser se desafiar e sair da zona de conforto, o livro é esse! ??

Leitora 12/01/2024

Quem o sustenta?
Confesso que ler o nome “Jack London” é quase uma sentença de que o livro será agradável.

O Lobo do Mar conta a história de Humphrey van Weyden, um burguês que vive sua vida pacata de crítico literário e embarca em um passeio de navio no Martinez , o qual vinha dos Estados Unidos.

Porém, repentinamente a embarcação é destruída em uma colisão e afunda, então ele se encontra na condição de náufrago. E é restado pelo navio pesqueiro Ghost, o qual é dirigido pelo corpulento comandante Larsen, um homem ranzinza e que vive na labuta.

A vida daquele jovem irá mudar completamente ao encontrar um homem tão distinto.

Os diálogos do livro são muito filosóficos e com um toque autobiográfico, uma vez que o autor já trabalhou em barcos pesqueiros na costa do Japão.

Alguns fragmentos marcantes:

“Quem o sustenta? insistiu. Quem conquistou essa renda? Seu pai, com certeza, e você vive sobre as pernas dum homem já falecido. Nunca obteve nada pelo esforço próprio. Não sabe cavar a vida, se o largarem só.” – Perguntas do capitão Larsen para o jovem quando o resgata.

Você pode se livrar das pessoas, porém elas marcam você até nas menores coisas.

A vida é como um fermento, uma levedura que se move por um minuto, uma hora, um ano, um século, um milênio, mas que por fim terá paralisados os movimentos. Para manter-se em movimento, o grande come o pequeno. Para manter-se forte, o forte come o fraco. O que tem sorte prolonga o seu movimento por mais tempo – eis tudo.“

ABANDONADOPORVOCE 10/01/2024

IMPOSITOR
Personagem incrivelmente bem construído e bem alocado com o enredo, Jack London podia ter feito deste sua obra-prima, infelizmente o dinheiro falou mais alto..

Manu368 30/12/2023

Demorei terminar de ler esse livro. Apesar de ser interessante, a escrita é algumas vezes bem cansativa

Raquel.Moller 13/11/2023

Perfeito até o último terço
Um livro muito dinâmico e cheio de intrigas e violência, que enquanto aterrorizava o protagonista, me fazia dar muita risada (desculpa...).

Porém, a história entra em declínio com a chegada da mulher, porque tira o foco que é o atrito moral entre Hump e Wolf, e da disputa pelos mares entre navegações. Toda a parte de Hump e Maud é pulável e desinteressante até a embarcação Ghost voltar a aparecer.

Vamos falar a verdade? A relação do Hump e Wolf beirava o homossexual e o autor provavelmente enfiou uma mulher ali para limpar a barra dele.

Paiva 03/11/2023

Que saga!
Lobo Larsen é um bruto, forte, inteligente e perverso impossível de não se apaixonar. Ele é o protagonista, o carrasco e o mestre e sim, vc o odeia, mas torce por ele.
Créditos também para náufrago/prisioneiro Humphrey q passou de filhinho de papai p um belo navegador.
Os diálogos entre os protagonistas sobre moral, ética, vida, Deus são impactantes aos leitores.
As cenas de violência são fortes, mas fiquei mais penalizada com a caça as pobres focas.
Gleidson 03/11/2023minha estante
Um dos meus favoritos! ?

LaAs165 23/10/2023

Minha mãe tinha esse livro na prateleira e eu implorava que ela me deixasse ler, até o dia que li e confesso não entendi nada pela falta de maturidade, afinal tinha 15 anos, mas depois li novamente e achei surpreendente