Dicionário Machista

Dicionário Machista Salma Ferraz

Resenhas - Dicionário Machista

Priscila.Pieper 24/03/2020

DICIONÁRIO MACHISTA
Machismo… Uma palavra tão falada no últimos tempos, mas que poucas pessoas realmente compreendem o que significa. Uma cultura com raízes profundas em nossa sociedade, que vem dividindo opiniões, e por vezes aparece sem ao menos percebermos.

Com um humor afiado, Salma Ferraz nos apresenta frases carregadas de preconceito machista que permeiam nossas vidas ao longo de mais ou menos três mil anos. Mais parecendo uma aula de história em formato de dicionário, a autora nos leva em uma viagem no tempo iniciando nos primórdios da filosofia, até chegar na atualidade, passando pela política mundial e a música popular brasileira.

Reunindo frases ditas por seres célebres como Alexandre Dumas Filho, Nelson Rodrigues, Plauto, Nietzche e por aí vai, a autora nos faz entender e perceber de onde e como muitos conceitos e ideias surgiram. E engana-se quem imagina que as frases selecionadas foram ditas apenas por homens, pasmem, muitas das frases saíram da boca de mulheres icônicas como, Coco Chanel, Maitê Proença, Madonna, Susana Werner, etc. É como dizem, infelizmente “as mulheres frequentemente são as piores machistas” (sinopse da contracapa)

Uma leitura divertida, intrigante e que abre um novo horizonte em nossa vida. Um livro que deve ser obrigatoriamente lido por todos, já que ele nos ajuda a perceber nossa real situação, pois é como dizem, “Se você, seja homem ou mulher, concordar sinceramente com mais de meia dúzia das frases deste livro, pode ter certeza: você é indiscutivelmente machista. Mas não se preocupe: embora grave, essa doença tem cura.” (sinopse da contracapa)

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Kathy19 08/10/2021

Muita raiva lendo
Ainda gostaria de saber o porquê quis tanto comprar logo esse em vez de aproveitar a "promoção" e os R$10 e comprar outro que não me fizesse revirar tantos os olhos, sentindo na pele o quanto esses pensamentos não mudou quase nada.

Dani 11/01/2020

Diário machista fala sobre frases machistas que homens e mulheres usam durante anos.

Com frases de filósofos e pessoas super conhecidas, fiquei chocada com cada frase lida.

Literalmente dividido como um diário, de A - Z, ele traz coisas chocantes, porém, necessárias para sabermos como nós mulheres, fomos tratadas durante anos, e até mesmo, atualmente.