A Graça da Coisa

Resenhas - A Graça da Coisa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Duda 30/10/2022

10/10
Esse é o primeiro livro dessa autora que eu leio, mas pretendo ler outros. Conheci Martha Medeiros pela minha colega que estava lendo um livro dela e achei interessante. Daí encontrei um outro livro dela na escola e peguei pra ler.
É maravilhoso. São várias crônicas bem curtinhas, por isso é rapidinho de ler. Eu dei 5 estrelas porque não achei defeitos: é rápido, fácil e interessante de se ler, foi ótimo pra sair da minha bolha.
Bom pra refletir também, me arrepiei na
maioria dos textos. Incrível como a autora pega acontecimentos do dia a dia dela ou obras que ela viu e faz comparações sobre a vida e nós mesmos (que fazem a gente pensar durante um bom tempo).
Esse é o tipo de livro que a gente marca todinho e enche de anotações, perfeito.
Aqui vai uma listinha das crônicas que eu mais gostei, me arrepiei, refleti e provavelmente vou reler bastante:

-Tempos de amnésia obrigatória
- Medo de errar
-Quando menos se espera
-O dono do livro
-Autoajuda
-A capacidade de se encantar
-Coragem
- Falando sozinho
- Pequenas felicidades
- Os solares
- Minha turma
- Empatia
- Apegos
- Dialogando com a dor
- o Michelangelo de cada um

Luanna.Maba 31/08/2022

Gostei muito dessa leitura. Cada texto é uma verdade jogada na nossa cara de uma forma bem simples mas ao mesmo tempo bem aprofundada.
É bom pra ler e pensar no que está lendo não apenas engolindo as palavras de cada página.

Ricarda Caiafa 24/08/2022

Leitura leve
Crônicas que a gente lê e pensa: "nossa, isso já aconteceu comigo". Martha Medeiros tem o dom de transformar um pequeno acontecimento cotidiano em crônicas lindíssimas. Dá vontade de não parar de ler. Mas quando acaba, a gente pensa "ué, já acabou!? Queria ler mais".

Ela escreve sobre tudo: relacionamentos amorosos, cultura, fatos do cotidiano, e até mesmo consegue escrever uma crônica ( divertidíssima por sinal) que tem como tema a mesa da cozinha. Ela consegue ser leve e realmente o título faz jus ao livro, pois nessax obra a gente realmente encontra a graça da coisa, a graça da vida!!!

Jennifer100 03/04/2022

Leitura tão gostosa quanto chocolate ?
Nos momentos em que eu queria relaxar, mas sem estar atoa e sim lendo, passeava pelas páginas desse livro.
A cada página recebia uma recomendação de filme, livro, artista ou um insight. Sempre mesclando humor e conhecimento de mundo, ficava difícil parar de ler.
Recomendo demais!

Giulia143 30/03/2022

Meu primeiro livro da Martha e que leitura gostosa! Lembro de ler a coluna dela no jornal Zero Hora quando pequena (quando os meus pais assinavam o jornal), então tenho uma certa memória afetiva com a escrita da autora, mas esse foi o meu primeiro contato de verdade, com um livro dela e tal. Fiquei muito curiosa pra ler outras histórias dela como "Divã" e "Doidas e Santas", os quais já ouvi falar muito bem. Mas adorei revisitar suas crônicas, e espero voltar a elas mais vezes daqui pra frente.
kathrein.oliveira 30/03/2022minha estante
Eu adoro a martha

Mariana 07/02/2022

Foi meu primeiro contato com a Martha Medeiros. Como todo livro de crônicas, você acaba selecionando as que você mais se identifica.
Algumas crônicas não envelheceram tão bem, mas outras são atemporais e fáceis de você se identificar.
Acho que foi uma boa primeira impressão.

Gabi 02/02/2022

Para ler com a mente madura
Vai encontrar coisas que não quer ler, por ali, já avisando. Verdades sobre o amor, a vida, a arrogância e até mesmo sobre o cotidiano. Vai rir. Debochar. Refletir. Se culpar. Se espelhar. O livro em si é uma coleção de histórias, umas delas vai vestir em você e será seu número.
Ricarda Caiafa 24/08/2022minha estante
Amei seu comentário sobre o livro!!!

Carol 31/12/2021

Martha Medeiros sempre vale a leitura
Adoro crônicas, essas narrativas curtas sobre o cotidiano! Mais ainda as da Martha Medeiros, que enquanto eu leio, me faz acreditar que posso escrever que nem ela, de tão simples, coloquial e fluida que é a leitura.

Tuts 07/12/2021

Interessante
Gosto das crônicas de Martha Medeiros,sempre trazem uma boa reflexão de mais variados temas e escritas de forma leve e fácil de ler. Recomendo

Cah 30/09/2021

Começo com esse pequeno trecho da crônica "Matéria-prima de biografias"

?? ? ??? ????? ?????? ???? ??????, ?? ? ????? ????????? ? ??? ?? ????? - é ??? ??? ??? ???? ???????????? ??????? ?????? ?? ????? ??? ???ç???? ????? ????? ??ó???? ????ó????

~ ?O livro A graça da coisa de Martha Medeiros é formado por várias crônicas baseado no cotidiano, uma leitura leve e extremamente agradável.

~ ?Além de ser um livro fácil de se lê-lo, também trás muitas reflexões e ótimas risadas, fazendo a gente pensar nas coisas mais simples e pequenas que acontece na nossa vida.

~ ?São crônicas de uma ou duas páginas e não precisa ser lido em ordem.

~ ?Super recomendo a leitura ?

MASP 21/05/2021

Leiam mais Martha Medeiros
Mds q mulher, q crônicas maravilhosas s2... esse é o tipo de livro (assim como todos os outros dela) q vc lê com "pena" pq n qr q acabe logo, mas ao msm tempo n consegue ler só uma crônica, qr smp ler só mais "umazinha". A reflexão q as crônicas nos leva a fazer sobre nós, sobre a vida, sobre as relações, enfim, os textos de Martha Medeiros são incríveis, eles nos tornam pessoas mais abertas a enxergas as sutilezas da vida, pessoas mais tolerantes, empáticas, humildes. Martha Medeiros é vida.

Alessandra 04/04/2021

A leveza dessa leitura
Em tempos tão difíceis quanto o que estamos passando, uma leitura tranquila e leve é extremamente necessária. Martha Medeiros sempre me fazendo soltar gargalhadas e me fazendo sentir tranquilidade.

?A vida não oferece opção: ou você segue, ou você segue.? - p. 48

Erick Simões 29/03/2021

Fofo, sutil, leve e simples
Primeiro livro que leio da Martha, "Oi, Martha! Você não me conhece mas eu te conheço agora".

É de uma delicadeza sublime, pura poesia. Acho que aí está a graça da coisa, na leveza, no simples e nas sutilezas do viver.

Lucas.Avelar 01/01/2021

Uma delícia de ler e pensar
Eu amo crônicas, são retratos do nosso cotidiano e, assim como fotos em um quadro, registram algo antigo e datado. Crônicas, por tanto, descrevem aquilo que já foi.

A Martha é uma cronista de mão cheia e acompanhar seus escritos levam a boas reflexões sobre a vida, cujo gosto pode ser até atual. Percebe-se inclusive que não poucas vezes ela menciona psicoterapia e psicanálise, deixando claro de qual fonte bebeu.

Entretanto, justo por retratar o cotidiano muitos dos seus escritos resvalam em uma visão de classe média citadina. Em alguns momentos, não me senti tão conectado. Em outros, o tom da autora é até reacionário e cheio de lugares comuns, embora política não tenha sido o que me motivou a ler sua obra.

Se você também gosta de textos sobre o cotidiano, belos e bem escritos recomendo começar por este livro. É gostoso e fácil de ler, acaba sendo uma boa companhia.

Luciano 27/12/2020

Um livro pra ler em 1 semana
Levei mais tempo que isso,me desculpem que adorou o livro,mas achei ele bem corriqueiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6