Amigos Inimigos- A formatura

Amigos Inimigos- A formatura Vanessa M L

Resenhas - Amigos Inimigos 2

Eluani1 13/02/2023

Cansativo
Não sei dizer ao certo o que é, mas, essa leitura me incomoda, me deixa cansada, sinto que a história não se desenvolve, enfim, não me encontrei lendo esta obra.

Djessie 27/10/2013

Amigos e inimigos a formatura
A turma divertida de Amigos Inimigos volta em mais uma história repleta de risadas e confusões. Maria, Jack, Morgana,Patrícia, Camila e Pedro estão no final do non ano.
No dia do aniversário de Maria, Uma tia- avó desconhecida aparece virando a vida de todos de cabeça para o ar.
Junto a Maurício, Gertrudes e novos personagens, os amigos- inimigos enfrentarão muitas aventuras até a sonhada formatura.

É uma história divertida, para quem curti aventuras adolescentes, cheias de confusões e trapalhadas. Se você consegue ler com os olhos de uma criança de 10/12 anos vale muito a pena conferir.
Esse é o segundo livro da série o primeiro Amigos Inimigos também é bastante divertidoconfira.. Beijinhos espero que tenham gostado da indicação.
Adorei a resenha!
Postei no meu blog: www.vanessaml.com
Beijão!!

Nelson 03/11/2013

Perfeito!
Tão perfeito como o primeiro livro, mas com mais aventura. Ideal para adolescentes.

Vanessa 03/11/2013minha estante
Que bom que gostou do livro!
Abraço!

Vanessa 03/11/2013minha estante
Que bom que gostou do livro!
Abraço!

Daniele Nhasser 30/11/2013

Amigos Inimigos - A formatura
Falar desse livro é fácil,recomendar então, mais fácil ainda.
Vanessa Martinelli uma fofa e talentosa escritora,que já tive o prazer de conhecer pessoalmente na Bienal de São Paulo, ano passado. Então ao lançar o seu segundo livro, não perdi tempo e corri para adquirir o meu. E valeu, hein ?
Já estava morrendo de saudades de Maria, Jack e sua trupe.
Um enredo gostoso e leve, bem humorado, personagens fascinantes e inesquecíveis. Capítulos bem revisados,e surpresas de te fazer rir e chorar ao mesmo tempo de emoção.
Uma história para todas as idades, mesmo sendo criada diretamente para os adolescentes. Impossível não rir com Morgana, que personagem deliciosa, minha preferida da série.

Segue um quote fofo que amei :

"Jack puxou de dentro do armário um terno limpo e passado, como que aguardando um evento.
_ A esperança é a última que morre - admitiu, deixando Maria com um semblante arrependido. Jack esperara até o último instante que ela o convidasse."

Vanessa parabéns, espero em breve poder revê-la e assim poder autografar meu bebê! Sucesso hoje e sempre.

Vanessa 02/12/2013minha estante
Querida, Dani, que bom ter a sua audiência! De uma escritora para outra escritora. Amei a resenha, já vou postar lá no blog! Beijos mil!

Paola 12/02/2014

Amigos Inimigos- A formatura
A autora criou uma turma que se combina com perfeição, e todos os seus personagens lembram de alguma maneira alguém que você conhece, ou pessoas com que você estudou ao longo da vida. Fiquei felizmente surpresa com a Vanessa Martinelli, porque conseguiu com a continuação superar o primeiro livro que já era muito bom.

Gosto muito de como apesar de Maria e Jack serem principais, todos tenham um enredo e uma vida próprias, e momentos especiais. Como o triângulo amoroso que se forma entre André, primo de Maria, que se apaixona por Morgana depois que ela termina o namoro com seu príncipe rockeiro Caveira, e que tenta dissuadir Patrícia, apaixonada por André.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2014/01/amigos-inimigos-formatura.html

Sâmella Raissa 02/05/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Em Janeiro de 2014 fez exatamente um ano que eu li Amigos Inimigos, da Vanessa Martinelli, e me lembro de ter me encantado com a simplicidade e o bom humor da história. A desenvoltura dos personagens e suas diferentes personalidades também eram outros incríveis fatores que colaboraram para o sucesso da minha primeira leitura de 2013, e, esse ano, ocupando a mesma posição, eu pude, enfim, ler a sequência de uma história clichê e engraçada que me cativara por completo, e, bem, o que dizer dessa sequência? Vamos lá...

“- E também gostei de chegar mais cedo no colégio. Você vê as coisas com outra perspectiva.
- Sim, a do sono! – respondeu Morgana, bocejando.”
- Página 82 -

Se passando alguns meses após o ótimo desfecho do primeiro livro, Amigos Inimigos - A Formatura, retorna com uma leitura igualmente fluída e gostosa com mais histórias e momentos divertidos ao lado de Maria, Jack e cia. Mais precisamente, acompanhamos o primeiro capítulo do livro com Jack levando Maria, às surpresas, para sua própria casa, onde uma festa de aniversário indesejada por ela a aguarda. Mas ela teme que mais esta pequena comemoração entre amigos não fuja à regra de, bem... todos os seus desastres de aniversários anteriores. E acabou não sendo diferente. Porém, não foi um desastre iminente como das vezes anteriores. Só a visita de uma tia-avó desconhecida cujos planos envolvem, total e infelizmente, o aniversário da neta, em grande estilo. Uma série de acontecimentos intensos e divertidos se desenrolam a partir daí até a sonhada formatura que os aguarda no fim do ano, mas só lendo para saber o que eles iram passar até lá...

“- Essa não parece você – observou Maria.
- Às vezes eu não pareço eu mesma – respondeu, displicente.”
- Página 91 -

Nesta sequência, Vanessa Martinelli continua com sua narrativa leve e divertida de sempre, cativando o leitor com suas palavras rápidas e amigáveis, desenvolvendo, dessa vez, uma história que coopera consideravelmente com o amadurecimento dos personagens. Maria, nossa protagonista, agora divide seu tempo entre uma festa repentina e indesejada, e Jack, agora seu namorado, juntamente com seu grupo de amigos que, como de costume, levam o leitor aos risos sem precisar de esforços. Morgana, em especial, é uma das personagens que mais cativam durante a leitura, assim como ocorreu no primeiro livro. Dessa vez, porém, a personagem está ainda mais carregada de sarcasmo e ironia, sem deixar de lado alguns bons momentos de lições mesmo nas situações mais hilárias possíveis.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/04/resenha-amigos-inimigos-formatura-de.html

Mah Renata 26/08/2014

Como não amar? (Mah Renata - Blog My Girly & Books)
Bom, foi a minha primeira leitura da Vanessa e já adorei! A galerinha de "Amigos Inimigos" conquista qualquer leitor! Este é o segundo livro da Série "Amigos Inimigos" e nos traz todo tipo de sentimento a cada página virada!

Maria e Jack estão bem em seu namoro e tudo parece perfeito, mas chegado o aniversário de 15 anos de Maria, Jack decide fazer uma festinha surpresa com a turma para alegrá-la. Mas aniversários são uma grande preocupação para Maria, pois em todos os que já teve, algo ruim e desastroso aconteceu!
Mas, curiosamente, uma tia-avó chamada Úrsula, irmã da mãe de seu falecido pai, aparace oferecendo à Maria a chance de debutar e ser apresentada à sociedade. No início, Maria reluta, mas para fazer feliz sua mãe e honrar o desejo de sua falecida avó, aceita o convite. E aí, grandes aventuras começam!
É chegada na escola a prima de Gertrudes, Méri, que já chega cheia de papo em Jack. Maria não fica nada feliz, mas confia no namorado, porém, Morgana, a punk mais divertida do mundo, fica de olho na recém-chegada para cuidar do namorado da melhor amiga.
Em meio a tantos acontecimentos importantes, a turma ainda deve se lembrar que a formatura está chegando e devem se preparar não só para a festa, mas para a nova etapa da vida que os aguardam.

Adorei as aventuras dessa turminha super simpática! Eu ri bastante! Principalmente com a ironia de Morgana, que tem sua personalidade forte, mas é uma amiga maravilhosa e o jeitão avoado de Patrícia, a Barbie-hippie da turma! Todos os personagens são especiais por ter características próprias marcantes!
O romance meigo e inocente de Jack e Maria me fez suspirar várias vezes! Eles são uma fofura! A Dona Úrsula também me surpreendeu bastante! É uma personagem secundária fantástica e tenho certeza que vai conquistar os corações de cada leitor!

Em vários momentos eu me sentia mais nervosa que a própria Maria e me sentia dentro da própria história! O livro tem um "quê" de filme da Disney! Daquele jeitinho que nos faz assistir mil vezes e jamais ficar cansado! Eu votaria por um filme dessa turminha maravilhosa que me encantou tanto!

Amei cada página do livro! Li em três horas e, com certeza, lerei de novo! Eu ri bastante, derramei umas quatro lágrimas (KKKK), suspirei, foi um misto de emoções fantástico!
Adorei essa turma que de Inimigos só tem o título de seu livro!

site: http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

Simeia Silva 20/09/2014

Surpresa boa...

" Era uma vez um amigo...
Que virou inimigo,
Que virou amor,
E a história continua... "

Esse livro faz parte de uma série, o primeiro livro eu não li, mas não me senti nem um pouco atrapalhada em ler esse segundo sem ter lido o primeiro. A leitura fluiu muito bem, e entendi bem a história, e claro que dei uma pesquisada no primeiro livro através de resenhas na blogosfera.

Esse livro como no primeiro, conta a vida de 6 adolescentes na vida escolar, ou melhor, no ensino fundamental. Todos eles estão perto de se formar, a formatura se aproximando, o nervosismo também, e muita coisa boa e ruim esta para acontecer.

Romance abalado, outro que termina, mais outro que começa, traições, aluna nova que chega, avó nova no pedaço, baile de debutante, aniversário de 15 anos destruído... tudo isso você encontrar nesse livro, umas boas gargalhadas também não irão faltar.

O livro é contado em terceira pessoa, o que torna a leitura leve e rápida.

No dia de mais um aniversário de Maria, dessa vez o de 15 anos, ela recebe uma visita inesperada, a sua tia-avó que ela nunca tinha visto mais gorda, ela vem com uma notícia um tanto inusitada para Maria: ela teria que debutar, esse seria um desejo a muito tempo pedido por sua avó Helena antes dela morrer, a avó teria pedido que Maria tivesse uma festa de debutante a altura, quando ela completasse seus 15 anos.

Como toda festa de Maria sempre acontecia um desastre, sempre algo dava errado, ela pensou logo que o desastre da sua festa de 15 anos seria aquela. Ela poderia estar errada, ou certa. Talvez. Sei lá. Hahahaha.

A cabecinha de Maria fica logo agitada, sonhos horripilantes que mais pareciam um pesadelo, nesses sonhos tinha de tudo, o baile de debutante, a avó Helena...

E quando Meri, uma garota muito bonita e prima de Gertrudes chega a cidade, na escola e na vida de Maria, aí que seus sonhos nunca mais voltaram a ser os mesmos, agora tinha essa patricinha sem vergonha neles, a atormentando com a imagem de Jack também. Quem era Jack? O mais lindo e fofo de todos, o namorado de Maria, e por quem Meri teve uma quedinha, ou melhor, uma quedona, hahaha.

Com a festa de debutante, a chegada da garota Meri, da tia-avó de Maria, tudo poderia mudar e as confusões estavam anunciadas, a vida dessa galerinha seria uma bagunça só.

Há! Tem a Patricia também, uma das amigas de Maria, bem lesada por sinal, que nos faz dar boas gargalhadas com sua cabeça que vive nas nuvens. Tirando a fofa e mal criada da Morgana, a garota da capa do livro, que é bem atrevida, a melhor amiga de Maria e que esta sempre por perto, quando Maria precisa de um ombro amigo, ou até mesmo de dar um safanão em alguém, hahaha.

O resto da turma, vocês terão que descobrir.

Deixo vocês com esse quote que me fez rir muito:

"A turma estava agitada e o professor do primeiro horário custava a acalmar os alunos.
- Sentem-se ou ficarão mais tempo depois da aula - reclamou o professor Aurélio de Geometria. Morgana jurava que ele tinha um armário onde todas as roupas eram iguais.
- Ele sempre vem com a mesma camisa, acompanhada pela mesma calça jeans furada na bunda - ria, mostrando para Camila.
- É verdade, nunca o vi diferente -respondeu esta, meio envergonhada pelo buraco indesejado.
- Vai ver ele é de uma seita onde todos se vestem iguais - palpitou Patrícia, achando a ideia ótima.
- Sim, a seita dos "buraco-na-bunda-anônimos' - gargalhou Morgana, causando risos nas amigas. (...) "

Eu gargalhei aqui só de escrever esse trecho, imaginem quando li o livro todo....Morgana é sem dúvidas a minha personagem mais querida, pra mim, ela tomou o lugar da protagonista, uma garota punk, muito mal - criada, e que me fez dar boas gargalhas o tempo todo.

Bora viver essa aventura e dar boas gargalhadas com essa turminha pra lá de engraçada?

**********

Minhas Impressões

Eu não esperava por esse livro, ele chegou aqui em casa e foi uma surpresa boa, muito boa, a autora foi super fofa e me mandou um recadinho que me incentivou a ler o livro bem mais rápido, e eu não me arrependi de tê-lo lido logo.

Eu acabei de ler um livro recentemente, que tinha anjos e demônios na história, e no final, me senti cansada e em uma ressaca literária gigante e procurava na estante um livro leve e gostoso de se ler, e peguei esse, o resultado foi ótimo, me descansou bem e estou pronta para outras leituras, hahaha.

O enredo é muito bom, cada personagem se enquadrou no outro, nada fora do lugar, a autora soube bem fazer a trama sem deixar nem um fio solto.

Enfim, super indico a leitura do livro, e para quem ao ler a minha resenha, pensar que não curte livros juvenis, e nem livro com o tema escola, não se influencie pelo enredo, porque o livro é bem bom, ótimo para descansar a mente depois de leituras densas, é muito divertido.

Quanto a diagramação do livro, achei bem bonita, a capa é a melhor amiga de Maria, que durante a história ajuda muito a protagonista Maria, então foi bem merecido ela na capa. A cada começo de capítulo tinha um desenho fofo, como na foto acima.

Erro de ortografia só achei um, a editora esta de parabéns.

Beijokas e até a próxima resenha.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Cath´s 03/10/2014

Resenha Amigos Inimigos- A Formatura.
Eu não li Amigos Inimigos, mas isso não me impediu de aproveitar a leitura do segundo.

Em A Formatura a mesma turma volta. A história começa no aniversário de Maria, que é "assombrado", sempre acontece algo ruim no dia, e, para confirmar, aparece sua tia-avó querendo que ela faça um debute.

Ao mesmo tempo que Maria não quer, se sente culpada. Nesse momento, o namoro dela com Jack está muito bem, até que para "melhorar" a vida, entra uma aluna nova, Meri, que decide que deseja Jack.

Nisso acontece muitas confusões, e também traz na obra o problema de anorexia de Camilla, a falta da presença do pai de Morgana, o jeito estranho de ser de Patrícia, e Pedro eu achei o mais normal da turma.

Foi uma obra super rápida de ler e divertida, Morgana encanta, fiquei desejando um livro mais focado nela. Aliás, pela descrição, a capa é baseada na Morgana.

É um infanto-juvenil que pode dar sem receio a crianças, tem romance, mas é leve e de acordo com a idade, e vem com ideias boas como o mal da anorexia, como é terrível quando se aproveitam de alguém e que se deve perdoar.

Eu classifiquei a leitura em minha mente como gostosa, e ao término me peguei querendo ler o primeiro livro.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/09/resenha-amigos-inimigos-formatura.html

Samantha 05/10/2014

O livro "A Formatura" é continuação de "Amigos Inimigos". Agora, a turma está prestes a terminar o nono ano do Ensino Fundamental, a formatura deles se aproxima e tudo pode acontecer.

No dia do aniversário de quinze anos de Maria, uma tia-avó aparece do nada e tenta convencê-la a "debutar", no começo Maria nega, com medo de que aconteça alguma coisa ruim no seu aniversário, pois todo ano quando ela faz uma festa, algo dá errado e acaba em desastre, se isso já ocorre com bolinhos no quintal, imagina com uma festa de debutante.

A pressão entre decidir debutar ou não só piora com a chegada de Méri na escola, uma aluna nova que começa a dar em cima de Jack, namorado de Maria.

Entre a festa de Maria, a chegada de Méri e a formatura se aproximando, a vida dessa turma vai mudar muito.

Ah, que saudade eu sentia da Maria, da Camila, da Morgana, da Patrícia, do Jack, do Pedro e do André! Adoro esse pessoal, a conversa deles, as piadas, as loucuras que fazem e a amizade que a cada dia fica mais forte (exceto nas partes em que Maria foi a inimiga de Jack).

Gosto muito da narrativa em terceira pessoa, a forma como os personagens conversam entre si é igualzinha a forma como converso com meus amigos: rimos de coisas sem-graça e das nossas próprias risadas (durante a leitura eu comecei a rir das risadas dos personagens). A Vanessa Martinelli está de parabéns pelos diálogos super reais que criou.

Nesse volume, o lado psicológico das personagens foi mais explorado, durante a história vemos detalhes sobre a personalidade de cada uma em suas ações ou em seu jeito de falar, isso é bem legal. Camila, por exemplo, passou por um momento difícil de sua vida, seus pais se separaram, o que levou a menina a engordar, mas agora ela ficou meio neurótica em emagrecer. E o pai de Morgana não liga pra filha, por isso ela é rebelde e vai sempre pra diretoria.

Minha personagem preferida é a Morgana (que está na capa), ela se mostrou uma amiga para todas as horas, sabia exatamente quando alguém precisava de consolo, quando precisava falar sério, quando podia zoar... Além de ser muito engraçada (Morgana é quem conta a maioria das piadas), eu adorei o que aconteceu a ela no final!

Esse é aquele tipo de livro que nos garante algumas horas de risadas, que tem um toque bem jovem e que nos deixa querendo muuuuito mais! Eu adorei! Eu recomendo!

site: Mais resenhas em: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Tamires 15/10/2014

Resenha postada no meu blog
Eu não li o primeiro livro da autora, então fiquei com o pé atrás, mas assim como a autora já tinha me dito antes: isso não iria atrapalhar em nada e realmente não atrapalhou, mas confesso que no começo fiquei um pouco perdida, afinal de contas quem era quem? mas foi algo momentâneo.

Maria e Jack são namorados, antes ( acredito no livro anterior) eram inimigos mortais, sempre foram vizinhos, depois viraram amigos e começam esse livro como namorados e super apaixonados.

Maria teve uma festa surpresa, e para ela isso não é motivo de alegria, e sim de desastre, já que em todos os seus aniversários coisas ruins acontecem e nesse não foi diferente. Maria recebe a visita de uma tia distante que ela nem sabia que existia: Úrsula. Uma mulher rica e sofisticada que revela a Maria que sua avó antes de morrer tinha desejo que ela fizesse um bebuté. Nessa parte me senti lendo o Diário de uma Princesa, "Oi Mia você é a nova de Genóvia"

A partir dai as coisas só pioram, ainda mais coma chagada de Méri a prima de Gertrudes, que além de ser linda e deixar Maria um pouco insegura parece nutrir um forte desejo por Jack. É a partir desse ponto que o livro fica bom de verdade.

Os personagens são muito novos, coisa que eu não costumo gostar e fiquei com medo de estar lendo algum livro da Thalita Rebouças ( não gosto) mas a autora é maravilhosa, ela construiu narrativas gostosas de se ler, rápidas e agradáveis a todos.

Maria não me chamou a atenção, ela é indecisa é perceptível que ela não confia muito em si mesma e esta na fase de tomar várias decisões importantes, mas ela se saiu muito bem e o livro ilustra muito bem isso.

Jack é o tipo de namorado do colégio, achei ele fofo demais, amável demais, tudo em excesso, então não posso dizer que ele entrou para a minha lista de favoritos.
Não demorou Jack apareceu. Maria não pôde deixar de pensar que ele lembrava o príncipe da Branca de Neve, sua princesa preferida na infância. Agora parecia com a cena que ela havia sonhado, mas ao contrário.

Morgana é a melhor amiga de Maria, acredito que seja ela que esteja ilustrada na capa do livro, uma punk-gótica sem papas na língua, não posso dizer que morri de rir, mas as melhores partes do livro foram com ela, o seu jeito de falar e encarar a vida, e sempre disposta a ajudar seus amigos é admirável. Ela foi a primeira a desconfiar de Méri, e acreditem ela não vai deixar isso barato.

Patrícia é uma fofa, me identifiquei com ela, uma sonhadora, desligada do mundo, filha de hipies e super de bem com a vida, aquela amiga que o mundo estar caindo sobre nossas cabeças e mesmo assim ela vai achar um lado bom.

Camila e Pedro são um casal apaixonado de amigos, não são muito abordados no livro, acredito no primeiro sim. Camila logo no inicio no livro dá sinais de que não está bem, e gostei da autora ter abordado um assunto polêmico e tão comum entre os adolescentes de forma tranquilo, só achei que foi tudo muito rápido e de pouca enfase.

O livro é rápido e divertido, me surpreendi com a maturidade da estória, apesar da pouca idade, pena ser tão pequeno, já que vários temas são abordados nele: Baile de formatura, Baila de Debutantes, Formatura, Nova fase: Ensino Médio, amizades, romance, traição, adolescência, e tantos outros.

Recomendo muito esse livro, em geral pela naturalidade dos acontecimentos e pela diversão. Agradeço a Vanessa ela parceria e por confiar no blog :)

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Ana Crisinah 29/10/2014

Resenha Amigos Inimigos A Formatura
O livro começa contando a história de Maria uma garota normal exceto que ela sofre uma pequena diferença em todo aniversário, porque todo aniversário algo de errado acaba acontecendo e claro que o aniversário de 15 anos dela, não poderia ser diferente. Jack namorado de Maria resolve fazer uma festinha surpresa na própria casa de Maria com a turma de amigos deles, chegando lá Maria não fica triste, mas também não fica muito feliz, pelo simples fato que como eu já disse... Os aniversários dela nunca foram dos melhores e nesse aniversário quem resolve aparecer do nada? Sua tia-avó Úrsula, sendo parte de pai de Maria e qual a grande notícia que ela veio trazer? Que queria convidar Maria para participar do baile de debutante, o que foi uma grande surpresa para todos, um grande desespero para Maria e algumas perguntas do que era um baile de debutante., além da Morgana achar a ideia muito doida.

Depois de tudo explicado Maria tinha de decidir se iria participar ou não do baile de debutante, além do mais entrou uma menina nova que começou a dar em cima do namorado de Maria, uma tal de Méri, ou seja, mais uma coisa para Maria pensar e para a turma passar por poucas e boas.

Esse é o segundo livro da autora e é uma continuação da história da turma. A turma composta por Morgana uma punk muito doida e que eu me identifiquei muito com o estilo dela, já deu para imaginar quem está na capa do livro né? Patrícia é uma hippie que adora misturar cores e que se importa muito com o amor digamos assim. Camila e Pedro são os nerds da turma, Camila está passando por uma fase meio que de anorexia nesse livro. Mauricio e Gertrudes não fazem bem parte da turma, mas são os que mais irritam a turma toda, além é claro da Méri que é nova personagem e que conseguiu tirar todo mundo do sério.

Você deve estar se perguntando por que formatura?, pelo simples fato que além de mostra o baile de debutante bem rapidamente, logo depois vem a formatura com muitas loucuras e muitas tretas. Gostei do fato que a autora citou algumas vezes coisas de Star Wars, que todo mundo deve saber, eu sou viciada em Star Wars.

- Vai ser o máximo, um monte de debutantes tomando chazinho e trocando receitas sobre prisão de ventre ironizou Morgana. Mas como não tem outro jeito, que a força esteja com você! despediu-se. Página 65

- Vocês perceberam que a Patrícia é como um antigo mestre Jedi que só aparece de vez em quando, diz algo profundo e depois some da realidade? comentou Morgana. Página 27

O livro com certeza é divertido, eu me diverti muito com a turma e me senti mal muitas vezes por Maria e pelo Jack, me identifiquei para caramba com a Morgana, assim como consegui me identificar com a Camila. O livro foi bem escrito, tem uma fácil leitura, tanto que eu consegui ler ele todo em apenas um dia, eu gostei tanto da história que queria saber o que iria acontecer com os personagens, ou seja, quase devorei o livro (risos).

site: http://www.garotaeseuslivros.com/2014/10/resenhaamigosinimigosaformatura.html

Fernanda 18/11/2014

Resenha: Amigos inimigos - A formatura
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/11/resenha-amigos-inimigos-formatura.html