Sombras Vivas

Sombras Vivas Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sombras Vivas

Yasmin 12/12/2013

Melhor do que seu antecessor, desenvolvendo o mundo de forma brilhante, com uma trama espetacular.

Todos os leitores mais antigos do blog devem saber que sou extremamente apaixonada por tudo o que Cornelia Funke escreve, sendo assim essa era a continuação mais esperada do ano por mim. Eu amei o primeiro mesmo a construção do mundo tendo ficado em segundo plano diante da trama do irmão de Jacob, e agora muitas páginas depois posso dizer que Funke equilibrou a construção do mundo com a história dessa continuação de forma magistral. Imperdível para dizer no mínimo.

Jacob Reckless salvou seu irmão do terrível destino de se tornar um goyl de pedra jade, mas só ele sabe o preço alto que pagou. A imensa mariposa que traz impressa no peito é a prova disso. Jacob já viajou aos quatro cantos do mundo do espelho em busca de algo que possa curar a marca da Fada Escura, e seu desespero é tanto que voltou para casa no mundo normal em busca de algo para salvá-lo. Todas as tentativas foram em vão. A cada dia que passa Jacob está mais próximo da morte. É a Fada Escura tomando seu nome de volta, a vingança final da Fada Vermelha. Jacob ainda não contou a Fux o que está acontecendo, mas a garota raposa sabe que tem algo errado com Jacob. Passando mais tempo como garota do que como raposa Fux consegue sentir a dor no rosto de Jacob e o medo que o come dia após dia. A última e desesperada tentativa de Jacob para se salvar surge quando ele ouve sobre a lendária balestra do antigo rei bruxo Guismund. Cobrando todos os favores que pode imaginar e correndo contra o tempo Jacob após visitar a tumba do antigo rei descobre que se quiser conseguir a balestra precisará reunir a mão, o coração e a cabeça que Guismund deixou com seus filhos. Viajando pelo mundo com Fux, os dois precisam ser mais rápido que seu antigo adversário se quiser se salvar. Mas Jacob está enfraquecendo e qualquer erro pode custar caro demais...

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, dessa vez aliando a construção do mundo com a trama Cornelia Funke mostra ao leitor porque é uma das maiores escritoras de fantasia dos últimos anos. Através de uma narrativa rica, fluida e belamente desenvolvida a autora apresenta ao leitor uma trama que cativa e fascina o leitor. O mundo do espelho dessa vez se torna parte central e intrínseca da trama e à medida que Jacob avança em sua busca conhecemos esse mundo fascinante, onde a magia está perdendo espaço para as máquinas a vapor e a modernidade chega a passos largos. As descrições são precisas e ricas, a ambientação é de encher os olhos e a forma como Funke alia contos de fadas antigos, com seu próprio mundo, lendas perdidas e diversos outros elementos em um único e ambicioso universo é brilhante.

Se no primeiro livro a trama focou em apresentar os irmãos Reckless e suas personalidades, aqui a história ganha o mundo, com suas infinitas histórias e detalhes. O desfile de personagens também é outro fator que surpreende o leitor. Contando não apenas com o ponto de vista de Jacob a história ganhou em riqueza, mostrando um outro lado bastante peculiar, que ao final levantou questões tão interessantes quanto as outras. Nerron foi uma ótima adição a história. Fux também cresceu bastante, e sua participação na história a tornou mais do que interessante. Permeando a histórias com segredos e sugestões a autora ainda consegue deixar o leitor cheio de expectativa para o próximo volume. Onde estará o pai de Jacob? Será ele o responsável por todas as invenções que andam surgindo no Mundo do Espelho? Quem será o misterioso Earlking que tanto o ajudou e tanto colocou medo na antiga e poderosa Fada?

Leitura rápida, instigante e fascinante. Um dos traços mais marcantes da prosa de Cornelia Funke é a construção ousada e intrincada de seus mundos. Indo além da união de contos de fadas e fantasia a autora apresenta ao leitor um mundo brilhante, que corre paralelo ao nosso e suscita tanta imaginação e tantas perguntas ao leitor que fica impossível não querer mais e mais detalhes. Equilibrando o tom da narração Funke excede as expectativas, indica o prumo da história e mostra mais uma vez porque é uma excelente contadora de histórias.

A edição da Seguinte está ótima, capa belíssima, casando perfeitamente com a primeira, edição com mapa e ilustrações mantidas. Ainda queria que a fonte fosse maior em ambos os livros só para eles serem um pouco mais grossos, mas isso é detalhe. A autora anunciou (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/11/resenha-sombras-vivas.html

Moniquenog 24/04/2022

Sombras vivas
Não é um livro muito conhecido, mas vale muito a pena. O livro ?sombras vivas? é continuação do ?a maldição da pedra?.
Eu super indico para quem gosta de coisas relacionadas com outras dimensões, mundos paralelos e etc.
Jacob descobre que existe um mundo atrás do espelho, nele há magia e várias referências sobre os contos de fadas conhecidos. Nesse livro o Jacob está correndo contra o tempo para salvar a sua própria vida.

Julia 28/12/2021

Não tinha percebido como sentia falta desse mundo mágico até começar esse livro. No segundo volume vamos as consequências do livro anterior e somos apresentados a "novas" histórias, vemos um maior desenvolvimento nos personagens e nas suas relações. Ansiosa pelo próximo volume.

Jaqueline Martins 12/01/2024

Perfeito, incrível, maravilhoso. Com toda certeza um dos melhores livros que eu já li na vida e também não tem o reconhecimento que merece.

Marriete 13/06/2020

Sombras Vivas - Resenha Autora: Cornélia Funke
Jacob conseguiu salvar seu irmão, no entanto, pagou um preço alto por isso. Sua vida está em jogo, aquela que tanto diz amá-lo o amaldiçoou com a morte e ele precisa a todo custo tentar sobreviver. Não somente por ele mas pelo irmão, pelos mundos que tanto ama e por Fux, a bela raposa que sempre esteve a seu lado.

Jacob vai tentar todas as magias a seu alcance para derrotar a maldição da fada, mas em seu caminho encontrará seres que estão interessados nas mesmas relíquias que ele. Vai precisar enfrentar suas antigas escolhas que colocarão em risco sua empreitada. Precisará contar com o auxílio daqueles que já o traíram, assim como a inveja de um concorrente e a fúria daqueles a quem também já traiu.

A vida de um homem não pertence somente a ele, mas a todos que ele ama e ver a dor nos olhos de Fux é o seu maior propulsor. Não será fácil, nem tampouco indolor mas ele já conseguiu coisas impossíveis antes, a sorte pode ainda estar a seu lado.

Segundo volume sobre Jacob Reckless, Sombras Vivas é ainda mais vibrante e mais fantástico que a Maldição da Pedra. Aqui vamos nos aprofundar cada vez mais no mundo atrás do espelho, desvendando seus mistérios e sobrevivendo a aventuras mágicas. É simplesmente fantástico como o livro me prendeu e me fez terminá-lo em menos de 24 horas. Simplesmente viciante!

#SombrasVivas#CornéliaFunke#Resenha#ResenhandoLiteratura#MarrieteSantana#MarryAquinnah#AutoraInrernacional#LiteraturaEstrangeira#EditoraSeguinte#AmoLer#Instabooks

Aimée 07/09/2013

Sombras Vivas
Voltar ao Mundo do Espelho criado por Cornelia Funke já era algo que me enchia completamente os olhos. Desde " A maldição da Pedra" passou um ano e nove meses para que eu pudesse ter em mãos meu exemplar de "Sombras Vivas". Por mais tortuosa que a espera tenha sido, suas 302 páginas compensaram qualquer tempo.

Poder se aventurar com Jacob e Fux é algo extraordinário, e claro que não seria diferente em mais essa nova aventura, principalmente porque poderia ser a última do irmão de Will. Cada sentimento a flor da pele, em cada momento mais próximo da morte Jacob deixava de lado sua razão e dava lugar para suas emoções.

Esse ano que ele tentaria de tudo para quebrar a maldição da Fada Negra por ter sussurrado seu nome, sua única salvação poderia estar em uma lenda tão antiga que não tinha como averiguar a veracidade da mesma. Era apostar todo o pouco tempo que ainda lhe sobrava. Uma aposta incrivelmente alta, que definitivamente lhe custaria a vida se estivesse errado.

Com muito primor Cornelia Funke trabalha todos esses medos humanos, de como com a iminência da morte todo o sentimentalismo aflora em um homem. Porém não apenas Jacob está afetado por toda essa carga emocional, como também Fux.

Ambos os personagens trabalhados de uma forma fantástica, com tudo explorado ao máximo. Cada página lhe deixa com o coração na boca e a vontade de virar e não parar de ler até chegar ao final.

Quem leu "A maldição da pedra" vai se deslumbrar com "Sombras Vivas". E quem não leu está perdendo uma das aventuras de fantasia mais incríveis que eu já vi. Porque viajar nesse mundo que trás os contos de fadas de uma maneira tão cruel e doce ao mesmo tempo é um brinde para amantes da literatura fantástica.

Claro, você pode não concordar com tudo o que está escrito, mas antes você precisa ler e tirar suas próprias conclusões. E eu posso dizer, antes que você perceba terá sido pego em um dos vários feitiços desse livro mágico.
Ariana 08/09/2013minha estante
Ele é continuação de A Maldição da Pedra? Ou apesar de se passar no mesmo mundo não tem nada a ver?

Aimée 24/09/2013minha estante
Sim, é a continuação direta de "A maldição da Pedra".

AndyinhA 17/10/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Como faz quando a gente ama muito um livro e mal pode esperar pelo segundo? Rola a tal expectativa super alta e quando você vê de repente rola a maldição do segundo livro, mas aqui não é o caso - Graças a Deus. Cornélia se superando a cada dia e já adianto que estou morrendo pelo livro três.

O mundo que existe atrás do espelho (uma mistura do nosso com algumas coisas de contos de fadas) sempre encantou Jacob Rackless, mas sua última aventura não saiu conforme o planejado e o preço que ele teve de pagar foram alto, muito alto. Com isso nesse livro voltamos às aventuras atrás de itens loucos e soluções miraculosas e acabamos vendo o que algumas ações do livro anterior se desencadearam. Afinal, toda ação tem uma reação.

No livro anterior eu morri de amores por outros personagens, não que desgostasse de Jacob, mas ele já havia explorado esse mundo sabia lidar com as coisas e os outros personagens eram 'inocentes' e isso fez a diferença. Já agora, meu coração ficou na mão devido aos resultados. Suas aventuras não ocorreram 100% e o impacto disso foi forte, e mostrou outro lado do personagem, mais humano, mais passional, mais envolvido com os outros. E isso rendeu ótimas passagens e momentos no livro.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/10/poison-books-sombras-vivas-cornelia.html

Rosie 13/11/2022

Medo da morte?
Estou mais uma vez com um livro da Funke para dizer o quanto amo essa mulher !!!!
Sombras Vivas é o 2° livro da série RECKLESS da Cornelia - O primeiro livro se chama A Maldição da Pedra.
Nesse livro aqui a gente vai ver Jacob lutar contra a morte. Acho que a palavra que define muito bem esse livro é MEDO. Apesar de eu ter demorado bastante para terminar esse livro - o que aconteceu por motivos da famosa ressaca literária - eu estou muito feliz por ter levado mais tempo e aproveitado mais essa leitura.

Cada capítulo é um surto diferente, você pensa "Será que agora vai?" No final não vai :) e assim seguimos até o último capítulo. Como diz a famosa pensadora Demi Lovato "I think I'd have a heart attack". A Cornelia nos da um mini ataque cardíaco a cada capítulo.
Também gostei de todos os personagens que aqui foram inseridos, definitivamente TODOS, até os vilões são gente boa kkkkkkkkkkkk Um personagem que me pegou desprevenida foi o Barba Azul, mas meu povo "nera" um príncipe???? O Bastardo também se tornou meu protegido, apesar de tudo ele é um bebê.

Preciso ressaltar aqui também o incrível protagonismo da Fux nesse livro. Que mulher/raposa perfeita ! SEM DEFEITOS ! Entregou uma personalidade muito forte, competente e extremamente sensível e ao mesmo tempo destemida. Sem dúvidas Fux foi muito melhor desenvolvida nesse 2° livro do que no 1° livro.

Enfim, finalizando então com algumas coisas que mais gostei:
- Ambientação deliciosa
- Acontecimentos empolgantes
- Escrita leve e gostosa de ler
- Personagens legais e com ambições. Muito bem trabalhados também.
Estou ansiosa para começar o último dessa trilogia.

Obrigada por ler até aqui.

Maryana.MenRi 22/10/2020

Não é fácil falar sobre um segundo volume de série sem acabar revelando algo sobre o primeiro, mas farei o possível para enaltecer essa história tanto quanto ela merece.

Devido aos acontecimentos do último ano, narrados em A Maldição da Pedra (primeiro livro da série Reckless), Jacob precisa mais uma vez correr contra o tempo para se livrar de uma maldição. Mas seu tempo está se esgotando e a mariposa presente na mancha em seu peito pode se despregar a qualquer momento, levando seu último sopro de vida.

Juntos, ele e Fux terão que se empenhar em mais uma caça ao tesouro, mas se falharem, desta vez, nenhum dos dois está preparado para pagar o preço.

Mais uma história maravilhosa, que me envolveu em cada um dos acontecimentos e me deixou ansiosa pelo desfecho, não me canso de dizer o quanto a magia criada pela Cornelia Funke é incrível, viciante e bem amarrada, todos os acontecimentos se entrelaçam e se unem em um final incrível, que me deixou ansiando por mais, os personagens também são espetaculares e o vilão apresentado neste volume promete.

naniedias 01/12/2013

Uma aventura repleta de magia, perigos, urgência e o fantasma da morte!
Excelente!

Não confiem nas minhas resenhas. Nunca.
É sério.
São sempre tendenciosas, minha opinião pinga em cada palavra que coloco no papel (ou, de fato, na tela) e sou tão imparcial quanto um torcedor fanático falando de seu time do coração.
Não é brincadeira.

Quando o assunto é um livro escrito por um dos meus autores favoritos, então, a coisa fica ainda mais preta. Porque tenho olhos diferentes para os livros dos meus preferidos - não há como negar. Talvez seja diferente contigo, talvez seja diferente com o resto do mundo, não importa... no meu caso, já leio achando que vai ser maravilhosamente perfeito (e quase sempre é esse o caminho que a história segue mesmo!).
Cornelia Funke está dentre os meus autores favoritos, aliás, quase sempre elenco Coração de Tinta como o meu livro favorito. Então não é surpresa que eu considere Sombras Vivas dentre as melhores leituras de 2013!

E a leitura já começa com o pé direito!
Confesso, não gosto muito do título do livro (e até tenho um pouco de dificuldade de lembrá-lo... acabo sempre me referindo a ele como segundo volume de Reckless), mas a capa é sensacional!
Primeiro, porque mantém a identidade visual do primeiro livro (e sou fã de quando as editoras fazem isso! Porque a série fica toda como um conjunto e isso é muito bacana). Segundo, porque ela é linda mesmo (as cores foram muito bem escolhidas, além do tratamento metálico que dá um visual impressionante). Terceiro, e mais importante, porque os elementos da capa (assim como no primeiro volume) têm tudo a ver com o enredo! Você vai descobrir a importância das mariposas e da balestra enquanto realizar a leitura e vai amar ainda mais a capa.

A Seguinte mandou muito bem na capa, mas também mandou muito bem no restante da edição!
A tradução/revisão está maravilhosa, quase perfeita, e todo capítulo é aberto com uma das ilustrações da autora. Esse é um diferencial nos livros da Cornelia que sempre me encanta!
A própria escritora ilustra suas aventuras de maneira fascinante! São imagens em preto e branco, mas que conseguem dar ainda mais vida a um mundo que já é super bem descrito nas palavras dela própria.

Sombras Vivas é o segundo livro da série Reckless. No primeiro livro, A Maldição da Pedra, acompanhamos Jacob tentando salvar seu irmão, Will, de uma maldição que o transformava gradativamente em um goyl (um dos seres do Mundo do Espelho, que tem uma pele de pedra).
O enredo desse segundo livro, segue Jacob tentando se livrar de outra maldição, ganhada na aventura do primeiro volume, que o coloca à beira da morte.
Portanto, a aventura desse segundo volume está conectada à aventura do primeiro, mas não é uma continuação direta. A história do primeiro termina, a história do segundo tem um começo definido. É totalmente possível ler o segundo livro sem ter lido o primeiro, mas eu não recomendo que isso seja feito.
Por quê? Porque o primeiro livro traz várias explicações que o segundo não tem. Coisas como o que é o Mundo do Espelho, como Jacob foi parar lá, quais as suas motivações, dentre outros detalhes. Vale (e muito!) a pena ler o primeiro livro antes de embarcar nesse segundo. Mas, já adianto, o segundo é ainda melhor do que o primeiro.

Uma coisa muito bacana (e que sempre me encanta) é que esse segundo livro além de um início também tem um fim! O leitor irá terminar a história e se sentir bastante satisfeito com a finalização que a autora escreveu.
Mas, não se iluda, é claro que tem uma ponte para as próximas histórias (e aliás, uma ponte muito, muito, muito instigante), mas o arco da história contada nesse segundo volume é finalizado - e isso é muito bom.
Preciso dizer que quero o próximo? Acho que não... então, Cornelia, por favor, escreva aí!
Só para matar a curiosidade do gato, a autora acha que serão quatro livros nessa série (isso aí, ela acha! E eu torço para que mude de ideia e continue escrevendo e escrevendo e escrevendo).

Novamente a história é protagonizada por Jacob Reckless, um dos melhores caçadores de tesouro do Mundo do Espelho (assim denominado por ele próprio) e Fux, a intrépida menina-raposa.
A narrativa de Conelia Funke é simplesmente deliciosa! Ler o livro é se aventurar em um mundo único, mágico, repleto de coisas diferentes e de coisas que já conhecemos de outras histórias. Não tem como negar, viajar pela imaginação de Cornelia é uma delícia.

Pela primeira vez, a autora escreveu em conjunto com alguém, no caso Lionel Wigram. Lionel é um produtor cinematográfico britânico, que em uma conversa com a autora propôs esse mundo. Cornelia então mantém-se em contato com o britânico, discutindo detalhes de suas histórias para chegar ao resultado final. Nem a barreira da língua (Cornelia só fala alemão, Lionel só fala inglês) impediu o trabalho em conjunto desses dois (que ficou fantástico). Caso queira saber maiores detalhes sobre a parceria (e eu, curiosa como sempre, fui buscar maiores informações, já que na página de rosto do livro vem escrito "Sombras Vivas, história encontrada e narrada por Cornelia Funke e Lionel Wigram) basta visitar o site do livro, onde a autora fala um pouco melhor sobre o assunto.

O livro é um infanto-juvenil, então, por favor, não espere uma história adulta.
É uma aventura que irá agradar crianças e adultos, mas foi escrita para o público mais jovem e, justamente por isso, narrada com uma linguagem mais simples e pautada em acontecimentos mais leves.

Os personagens de Cornelia são muito encantadores. São pessoas que poderiam ser eu, ou você, caso a gente acreditasse em magia e pudesse vivenciá-la no nosso cotidiano.
Acho isso bem bacana, pois acaba nos aproximando ainda mais da narrativa.
Além disso, a maneira como a autora narra e conduz sua história nos leva diretamente para dentro do livro. Me senti, durante a leitura, como se estivesse ali, ao lado de Jacob e Fux, sofrendo com eles, lutando com eles, me divertindo com eles! Adoro livros que conseguem me transportar diretamente para dentro de suas páginas, me fazendo vivenciar a história enquanto leio.

Para todos aqueles que gostam de fantasia, daquele tipo que inclui novos mundos, seres fantásticos, aventuras e amores, Sombras Vivas certamente é uma leitura mais do que indicada.
Se você leu o primeiro livro da série e gostou, vai se encantar ainda mais pelo segundo.
Se você ainda não leu o primeiro livro da série, está perdendo tempo! A história é uma delícia e consegue ficar ainda melhor em sua continuação!

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Felipe Miranda 07/02/2014

Sombras Vivas - Cornelia Funke por Oh My Dog estol com Bigods
Diante os acontecimentos do primeiro livro da série, fica impossível resenhar Sombras Vivas sem revelar spoilers. Leiam a resenha do primeiro livro: A Maldição de Pedra.

Talvez Jacob tenha depositado sua fé onde não havia esperança suficiente. Ele conseguira salvar Will de se tornar um goyl de pedra jade mas acabara com a morte alojada no peito. Jacob sacrificara a própria vida ao ir em busca da Fada Escura para salvar a pele do irmão, a mariposa que descansa em seu peito está acordando, levando embora um nome e roubando aos poucos sua vida. Ele não sabe quanto tempo resta, meses, semanas, talvez dias...

A verdade é que Jacob estava certo que encontraria um meio de se salvar, afinal ele é o maior caçador de tesouros do Mundo do Espelho, não há nada que ele não pudesse encontrar. Após uma série de tentativas fracassadas em anular o feitiço, surge uma luz no fim do túnel. Uma antiga lenda entre os caçadores de tesouros mostra-se a única e última moeda a ser apostada. Uma arma que põe fim a qualquer guerra com um só disparo, a balestra mais mortífera já construída... A Balestra de Guismond, o Matador de Bruxas. Você deve estar se perguntando: como uma arma tão perigosa pode livrar Jacob da morte? A questão é que quando usada por ódio a balestra traz morte, mas quando usada por amor... traz a vida!

A arma é procurada à seculos e ninguém nunca saíra vivo da cripta onde o cruel bruxo fora enterrado. Guismond fora esperto, ele escondera mão, cabeça e coração em três lugares distintos para ocultar aquilo que realmente importa. Um feitiço antigo que ajudou a esconder não só seu castelo mas milhares de súditos. E como se não bastasse a própria corrida contra a morte e o tempo, Jacob não é o único interessado na balestra. O rei de lorena enviou pessoalmente seu próprio filho, o príncipe Louis, juntamente a uma equipe que conta com um tritão imenso e um caçador de tesouros inimigo de Jacob Reckless. Alguém duvida que a missão será no mínimo interessante?

A narrativa em terceira pessoa nos permite enxergar a trama de forma ampla, não só sentimos a aflição de Jacob como sofremos com o desespero da raposa Fux em perder seu melhor amigo. Se compararmos com o livro anterior, Cornelia Funke conseguiu superar-se. Os protagonistas mostram novas facetas e mostram-se mais emotivos, afinal, a morte está a espreita, não é mesmo? Os novos personagens que surgem prometem grandes feitos. A trupe inimiga está longe de ser harmoniosa e seus desentendimentos deixam a aventura imprevisível. Fux ganha maior destaque e ganhou meu coração de vez, vamos conhecer mais a fundo sua história. Quando Jacob vai enxergar que entre todos os tesouros que já encontrou, a garota raposa é de longe o mais valioso? Com a proximidade cada vez mais evidente, fica claro que os dois se entendem, completam-se e é inútil esconder algo um do outro.

Quem se encantou com o Mundo do Espelho do primeiro livro vai encher os olhos com as novidades que a autora preparou, novos lugares, novos tesouros, novos detalhes extraordinários. Sem dúvidas o momento mais fantástico da estória é o trecho do Barba-Azul que se alimenta do medo de suas vítimas, com seu labirinto do esquecimento e sua crueldade assassina. Mesmo colocando um ponto final em tramas a autora deixou diversos ganchos para o próximo livro, a curiosidade em saber quem é o misterioso Norebo Johann Earlking que ajudou nosso caçador com bilhetes durante toda a missão, e o paradeiro do pai de Jacob, são o suficiente para deixar qualquer leitor apreensivo. Sem falar que com um universo paralelo tão mágico e bem contruído, ninguém se importaria de estender o mistério por mais alguns livros, não é mesmo?

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/02/resenha-sombras-vivas-cornelia-funke.html

CooltureNews 07/04/2014

Coolture News
Hoje em dia, as séries literárias já estão mais do que estabelecidadas. Desde a trilogia do Senhor dos Anéis à saga de Harry Potter, somos apresentados à um número cada vez maior de narrativas que perspassam diversos livros. Escrita por Cornélia Funke, a saga Reckless não é diferente. Com previsão de terminar no quinto volume, hoje trago à vocês minha opinião acerca do segundo livro, Sombras Vivas, trazidos à nós pela Editora Companhia das Letras.

Narrativas em série possuem vantagens e desvantagens. Por um lado, as séries conseguem postergar um pouco aquela sensação de quase saudades ao nos despedirmos daqueles personagens tão carismáticos que acompanhamos durante tantas páginas. Contudo, há um problema que nos deparamos constantemente: existem séries que começam de maneira muito boa, nos fazendo sentir empatia para com os diversos personagens, só para depois nos trazer continuações enfadonhas, que soam como enormes “encheções de lingüiça”.

Tive uma grata surpresa ao ver que Sombras Vivas é tudo menos isso.

Uma das grandes vantagens desse romance é que ele consegue contar uma estória que apresenta começo, meio e fim ao mesmo tempo em que prossegue a narrativa do primeiro livro e deixa brecha para sua sequencia. No caso, os acontecimentos do primeiro volume deixaram Jacob Reckless sob o efeito de uma maldição. Agora, Reckless precisa derrotar o tempo e um de seus maiores rivais enquanto tenta encontrar um artefato mágico que talvez possa lhe curar.

Por mais que o pressuposto inicial da narrativa possa parecer simplório e clichê, o grande trunfo da narrativa é o desenvolvimento das personagens. Além de continuar a trabalhar com os diversos mitos dos contos de fadas que estão no conhecimento popular, Sombras Vivas volta-se para os sentimentos e modos de pensar das personagens, evoluindo bastante o relacionamento entre Jacob e Fux e mostrando um pouco sobre o passado tão obscuro dos dois.

Essa, inclusive, é outra característica deveras positiva dessa série: o leitor nunca conhece inteiramente os personagens e o mundo que os envolve, então há todo momento você se vê surpreendido com novas informações e elementos extremamente criativos e interessantes. Como disse, Funke trabalha bastante com os contos de fada, mas não de modo simplista. Sempre que uma bruxa, anão ou até mesmo um Barba-azul aparece, somos surpreerdidos com novas abordagens desses mitos, o que os envolve com uma capa de verossimilhança muito interessante.

Com esse segundo volume, a série Reckless conquistou um espaço muito importante, figurando como uma das séries mais legais que estou lendo atualmente. A partir do momento em que virei a última página, fiquei extremamente ansioso pela continuação. Enfim, é um entretenimento de alta qualidade.

Por quê você ainda está aqui? Vá lê-lo!

site: www.coolturenews.com.br