Mistborn

Mistborn Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

LUNII 22/04/2024

Brandon Sanderson é bem famoso, por isso, quando descobri que Mistborne era dele, fiquei influênciada a ir ler. As ilustrações da capa já me chamavam a atenção a muito tempo.

No entanto, devo mencionar, que eu comecei esse livro quase terminando As Crônicas de Gelo e Fogo e fiquei muito frustrada com o início da história, parecia bobo demais. Sou uma órfã de George Martin.

A primeira parte é muito desastrosa na minha opinião, tudo é apresentado muito rápido e os objetivos parecem vagos. Acho que ele queria que fossemos como a Vin, uma personagem inserida em um história que já está acontecendo, mas não me senti atraída a personagem, não entendia o que era ela. Parece um filme, cada um recebendo uma função, os personagens chegando e falando frases de efeito. Quase vi uma abertura com um close neles e uma fonte chamativa escrita o nome de cada um. Mas a história vai ficando complexa e interessante, vai deixando a gente com aquela curiosidade, aquela vontade de saber o que acontece, aquela sensação de medo pela situação que o personagem está passando. E até esses personagens vão tendo uma bagagem mais completa que pode vir a melhorar no próximo livro.
Outro ponto importante é a forma como os personagens usam seus poderes, é bem complexo e tem um sistema cheio de regras e coisinhas, eu achei que foi apresentado muito rápido e a personagem tem esse processo de aprendizado muito rápido. Tudo indica que ela seja um tipo de prodígio, mas até me atentar a isso, parecia muito que o escritor queria acelerar logo uma parte da história, uma coisa que precisava ser vencida.

Quando a Vin realmente participa da história e tem uma função naquele grupo, fica tudo melhor e comecei a realmente me aventurar naquele universo e a me apegar a alguns personagens. É realmente uma fantasia e tanto, tem romance, tem poderzinho, tem lutinha, tem enganação, mentira, traição, amizade etc. É a fórmula perfeita para uma grande fantasia épica, me fez ficar com o coração quentinho.

Não entendi por que não tem nenhuma figura feminina próxima de Vin, isso é um descontentamento particular, além dela, as outras 2 mulheres que aparecem são raivosas, fofoqueiras, um estereótipo. As outras são figuras do passado com uma imagem muito nebulosa, enquanto os homens são amigos e heróis. Na minha percepção é muito difícil uma aproximação de uma adolescente em um grupo de homens, aparentemente é um universo que deixa claro a posição de cada um, mas isso não aparece em discussão, ela é uma menina nessas mundo. Enfim, é uma coisa que eu espero melhorar nos outros livros, são detalhes, mas me fez indagar a escolha do autor.

Joi @colecaodajoi 22/04/2024

Kell é um personagem arrogante e sem limites e ao mesmo tempo carismático e envolvente, ele trouxe um ar bem leve para os capítulos apesar das coisas que fazia e o misterio que o envolvia.

Vin é a personagem mais chata pra mim, ela tem aquela infantilidade dos adolescente que eu não tenho mais paciência mas entendi onde o autor queria chegar com ela, e no fim ela foi bem útil para a trama.

O autor também nos trás uma forma calma de explicar seu mundo, vamos aprendendo o que está acontecendo junto com a Vin e de forma bem objetiva. Mas confesso que de início esse jeito me deixou confusa e perdida. Mas depois de alguns capítulos tudo ficou fácil.

A dinâmica dos capítulos também são maravilhosas, apesar de ter muitas páginas, foram poucos capítulos que não temos cenas eletrizantes ou informações importante.

durante a leitura vamos recebendo várias pistas de como será o final e confesso que consegui sacar a deixa poucos capítulos antes do plot.

E por fim, o livro aborda assuntos importante como política, escravidão e religião e como essas coisas estão intricadas, sem deixar a historia chata e maçante.

recomendo para os amantes de fantasia mas deixo a dica para terem paciência com o começo se não estiver habituado com a escrita do Brandon.
Sarinha silva 22/04/2024minha estante
Qual livro começa para ler Brandon sanderson?

Cássio 21/04/2024

Império final é um exemplo de livro de fantasia moderna
Eu já estava com altas expectativas na saga mistborn, muito panfletaram para mim, mas ainda assim me peguei surpreso, Brandon Sanderson, com apenas um livro, entrou na lista de meus escritores favoritos, ele não chega a reinventar a roda, mas utiliza o que já tem e aprimora de maneira magistral, se fosse pra dizer quem é o melhor escritor de fantasia do século 21, definitivamente seria ele, mistborn tem o melhor sistema de magia que já li em um livro, onde existem leis e regras a serem compridas, um mundo onde a população escrava é extremamente oprimida por um líder imortal, e a revolução também é impecável

woofstar 21/04/2024

FODA
Gostei bastante de tudo, o world building é surreal! não sei como um cara consegue pensar nisso. amo quando todos os capítulos de um livro tem um propósito, sem enrolação e sem filler, esse é um desses. ansiosa para p proximo

Bella Ci 18/04/2024

Sem palavras
Os outros livros do Brandon que li foram maravilhosos, mas esse... Meu Deus! Sistema de magia impecável, personagens incriveis. Temos romance, temos ação, temos drama, temos tudo, escrito de maneira fluida. Ansiosa por maior desenvolvimento de alguns personagens e lamentando a perda de outros, sigo para o proximo livro com altas expectativas mas também sem saber o que esperar.
Esse autor é realmente um contador de histórias incrível, e todo mundo deveria ter a experiência de desfrutar algum livro dele na vida

Tualinha 18/04/2024

Mistborn
Descobri brandon sanderson através de booktubers, mas nunca dei muita bola. até que eu achei em um sebo não pensei duas vezes e comprei. Guardei na estante e demorei meses para ler. que arrependimento... uma das melhores fantasias q já li, personagens incríveis e uma história muito fluida com certeza um dos meus favoritos de todos, agora eu só quero ler todos os outros, quem tiver oportunidade LEIA.

Mandi 17/04/2024

Uma surpresa incrível!
Amei as minhas primeiras leituras do autor e estava muito ansiosa e cheia de expectativas para começar Mistborn. Nos primeiros 30% no livro, achei que finalmente seria desapontada por Brandon Sanderson, mesmo assim persisti, e que surpresa maravilhosa!

O livro começa um pouco lento, provavelmente para situar o leitor, já que o universo contém diversos elementos novos, como o sistema de magia, organização geográfica, governo, políticas e assim por diante. Mas, uma vez que o leitor esteja inteirado aos personagens e à trama, a narrativa se torna muito mais intrigante.

Uma das melhores coisas sobre Mistborn é que a trama nunca te leva aonde você acredita que levará. O autor te guia pelas páginas e aos poucos vai adicionando reviravoltas que deixam claro que a história vai muito além do que se imagina. Os últimos 25% do livro são de tirar o fôlego. Não perde NADA pra GoT, pelo contrário!

Os personagens são envolventes e te fazem se importar com eles sinceramente. As peças se encaixam aos poucos, e quando o quebra-cabeça se conclui faz nossa cabeça "explodir". O final é emocionante de várias formas e me deixou absolutamente apaixonada pela série e faminta pelas continuações. Mais uma bela caneta do autor que até agora só me trouxe alegria!

Rafa266 17/04/2024

Virei mais uma fã do Brandon Sanderson
Saudades que estava de ficar obcecada por um livro de fantasia.
Que livro incrível, maravilhoso, bem escrito, bem desenvolvido, perspicaz, falta adjetivos para descrever a genealidadade desse livro.
Eu entrei em choque gritei quando li o plot, faz muito tempo que nada na fantasia é tão surpreendente pra mim!
Me apeguei aos personagens demais, os diálogos muito bem pensando. Da para ver que o Sanderson fez esse livro com muito estudo e cuidado, não só para lucrar. Perfeito perfeeeeito!!!!

Tenshin0 10/04/2024

O único defeito é que o livro físico é um rim
"O império final" de Brandon Sanderson é um livro que fala de um império que estava corrompido pelo Senhor Soberano e nos é apresentado Kelsier que quer destruir o império e acabar com seu imperador. É um livro incrível, no início o sistema de magia é um pouco difícil de entender, mas com o tempo vc se acostuma, as lutas são fenomenais, a construção do livro também, as histórias dos personagens, a construção do livro inteiro, sinto que foi o livro de fantasia mais bem escrito que já li! Recomendo demais, apenas leiam!

Caroline 09/04/2024

Simplesmente incrível
Eu amei cada segundo dessa leitura. Fazia tempo que n lia uma fantasia que me prendia dessa forma, apesar de ter demorado para finalizar a leitura n foi por culpa da história ou da escrita mas sim por irresponsabilidade minha msm.
Uma história com altos e baixos, com personagens incríveis e bem trabalhados e toda as regras do mundo mto bem explicadas tbm. Lógico que no início fica um pouco confuso mas isso é normal de qlqr fantasia.
O final tem um bom gancho para os próximos livros e estou empolgada para saber o que ainda tem por vir

matty0 04/04/2024

Tecnicamente bem escrito? talvez. Cativante? Nenhum pouco.
Muito se fala de brandon sanderson e de sua escrita, supostamente, arrebatadora. Vou começar dizendo que discordo completamente dessa afirmação. Aqui, fui apresentado à uma escrita seca, maçante, repetitiva, e, em certos momentos, quase amadora. A falta de interesse de Sanderson em diversificar minimamente seu texto, para que a expressão "franziu o cenho" não precisasse ser utilizada a cada parágrafo é constrangedora.
Não que floreio seja automaticamente sinônimo de uma escrita emocionante. Mas, para mim, foi dolorido engolir esse texto tronco, sem qualquer apelo para o emocional. Apenas palavras que passavam batidas em descrições pobres, sem personalidade e quase inexistente no que diz respeito à descrição de personagens, personalidade ou ambientação.

A história me custou um mês inteiro de leitura. Travei, incapaz de abandonar. Não por interesse, curiosidade ou o menor anseio, mas por uma batalha interna boba, no máximo. Pq, em mais de 600 páginas (1000+ no Ebook) Brandon Sanderson não foi capaz de me transmitir UMA emoção que não fosse o mais puro e absoluto tédio

Sobre a trama : busco em todas essas centenas de resenhas positivas e não encontro em que ponto, no livro que li, está todo esse resplendor, toda essa inovação. Uma figura tirana, uma população subjugada, e Vin, ou Kelsier, que traçam de cabo a rabo a jornada do herói são absolutamente CLICHÊS, principalmente em fantasias. É literalmente uma fantasia básica, talvez nem isso. E, o pior de TUDO, é que isso ainda poderia ser bom, se nos fosse bem apresentado, mas não é! Existe, sim, um esforço por parte do autor, para explicar o sistema de magia que ele criou, a hierarquia de sua sociedade, alguns truques de moedas, mas...ele descreve tudo isso da forma mais enfadonha e chata do MUNDO! É absolutamente insuportável

e podem dizer que as 600+ páginas foram utilizadas para construir um bom desenvolvimento, mas...eu discordo de novo. Repetir a mesma informação 300 vezes não configura desenvolvimento, principalmente quando já tínhamos entendido nas 200 primeiras vezes. Prolongar cenas de bailes EXCESSIVAMENTE, NÃO configura um bom desenvolvimento. Holofotar uma garota de 16 anos se apaixonando de forma extremamente fútil por um nobre de 21 anos não configura, para mim, um romance digno de qualquer comoção. Foi entediante e irritante, mais uma vez!

Os personagens são absolutamente sem carisma, personalidade, ou, sequer, uma descrição física decente.
Personagens femininas? Não, não é necessário. Até mesmo Vin, A ÚNICA personagem feminina relevante que não esteja morta (Mare) também é a única a se encantar por joias, vestidos, pela nobreza, e, é claro, sentir """amor à primeira vista"""

é um livro introdutório? não quero saber. As duas continuações são melhores, e vão, EFETIVAMENTE entregar uma boa fantasia? duvido, mas ainda não quero saber. Nada justifica 600 páginas do mais puro...nada, vazio, fanfic e encheção de linguiça

queria ter abandonado quando tive a chance

Thabata 04/04/2024

Sempre há outro segredo
Este é um mundo envolto em cinzas e brumas. O Senhor Supremo reina há séculos e reinará muito mais, já que ele é imortal. As Grandes Casas usam o trabalho dos Skaa, a classe mais baixa. No meio disso, temos Kelsier. Líder de uma gangue de ladrões, ele planeja um grande plano.

A história é narrada, principalmente, a partir do ponto de vista de Kelsier e Vin e, apesar de estarem do mesmo lado, apresentam visões diferentes. Kelsier é irônico e carismático, mas carrega muitas cicatrizes - tanto físicas quanto mentais. Confia em seus amigos ao mesmo tempo que esconde muitos segredos. Já Vin é a novata. É uma garota das ruas que aprendeu a viver nas sombras, a não confiar em ninguém, com pouco conhecimento sobre o mundo e suas habilidades. No entanto, é curiosa e inteligente. É interessante ver esses dois personagens lado a lado. São parecidos em certos aspectos, mas muito diferentes em outros.

No entanto, não é apenas nos dois que a narrativa se apoia. Cada membro da gangue possui sua função e, principalmente, sua personalidade. Ninguém é capaz de nada sozinho. E isso é maravilhoso. Apesar de Kelsier e Vin serem muito mais poderosos que a maioria, sabem que não são invencíveis. A união entre os personagens é muito bonita e bem construída, simplesmente adoro ver a amizade em simples diálogos, um implicando ou se preocupando com o outro.

E o que falar da construção de mundo? Um mundo completamente novo, com um sistema de magia diferente, mas muito bem definido. O ambiente é tão bem descrito e explicado que é até fácil compreendê-lo, mesmo que possua elementos completamente diversos a nós.

Esta é uma releitura para mim, então foi interessante acompanhar certas passagens sabendo da resolução. De certa, isso e conhecer mais sobre a Cosmere, enriqueceram a leitura. O final é frenético, tenso e, principalmente, corajoso, elemento pouco comum nos livros atualmente. Há muitas respostas, mas ainda mais perguntas. O universo se expande nos últimos momentos, pois esse é apenas o início dessa história e sempre há outro segredo.

----------

Finalizado: 04/04/2024
Nota: ??????????

João Vitor 02/04/2024

Arrependimento.
Me arrependo pra 🤬 #$%!& por não ter apreciado o inicio, por ter demorado tanto pra embalar a leitura, o inicio realmente é bem lento, tem uma ruma de coisa pra explicar e é bem complicado explicar um mundo como esse, mas enfim, me arrependo por não ter dado o devido crédito a meu mano Brandon Sanderson.

Sobre o livro, ele é construído de maneira quase impecável, os personagens são falhos, complexos, coerentes com suas personalidades e amáveis de uma forma avassaladora (nao deveria ter me apegado tanto a alguns). O final é imprevisível e mostra que a resposta tava o tempo inteiro na sua cara.

Enfim esse livro me fez relembrar do poder da leitura, de impressionar, prender e divertir de uma forma que nada consegue fazer. Me arrependo de ter parado de ler ano passado, esqueci como é bom ler. Que venha o próximo!

ps: Kelsier = Giuliano com a camisa 10 do Santos

Kaline 02/04/2024

Sempre soube que queria começar a ler Brandon Sanderson por Mistborn, e fiquei feliz pelo próprio autor recomendar a primeira trilogia como porta de entrada para Cosmere.

Mistborn é o tipo de livro que me faz desejar ter sido adolescente no início dos anos 2000 e ter crescido respirando a criatividade que é pouco encontrada nos livros de fantasia atualmente. Este é um livro de fantasia épica, o vilão sendo um tirano que governa a Terra por mil anos, que em primeiro tempo parece com tudo que já vimos ou assistimos, mas o que me impressionou foi a magia desse universo, a Alomancia (e a Feruquemia). Posso afirmar que essa foi uma das coisas mais criativas das que já li. A queima de metal foi confusa no início, tinha que ficar voltando marcações para entender qual fazia o quê, como funcionava puxar e empurrar. O mais legal, na minha opinião, desse sistema, são as limitações, as habilidades e os poderes não tornam nenhum dos personagens que as possuem invencíveis.

Depois da experiência desse livro, decidi que vou ler até a lista de compras do Brandon Sanderson.

Bárbara 02/04/2024minha estante
Eu sou doida por esse livro, eu amei muito.

Tenshin0 02/04/2024minha estante
SIIM, tô lendo ele tbm, tô amando muito! Vc tbm leu por pdf amg??

Kaline 02/04/2024minha estante
O primeiro tive que apelar, mas o segundo eu achei numa livraria que não fazia ideia do quando esse livro valia

Mds??? Que livraria foi essa amg??? Quero saber pra se ainda tiver lá KKKK

Kaline 02/04/2024minha estante
Na Leitura, em Teresina_pi. O livro tava um pouco desgastado, mas é da primeira impressão. Eu fiquei louca quando vi e comprei logo. Voltei pra ver se encontrava os outros, mas não dei sorte kkkkkk

Tenshin0 02/04/2024minha estante
Mds, foi sorte mesmo viu! O importante foi que achou o livro

Nilo10 01/04/2024

Mistborn - O Império Final
Quero começar essa resenha dizendo que esse livro é espetacular!! O mundo criado é único e absolutamente inovador. A mecânica dos poderes através dos metais e do depósito de energia é muito interessante.

Simplesmente temos a ideia de um Messias que não conseguiu cumprir a profecia. Ele falhou! E o mundo vive as consequências de sua falha.

A história trabalha muito bem a trama em cima disso. Como um homem que poderia ser o salvador do mundo, transformou-se em um tirano assassino de massas?? O poder o corrompeu? O que aconteceu no poço da ascensão ?

A história é muito detalhada e cada personagem é bem trabalhado. Dando importância para seus papéis e suas características. O autor consegue criar uma relação íntima entre a gangue e o leitor. Espetacular fazer parte dessa gangue.

Além disso, o livro apresenta vários personagens marcantes e alguns dos melhores da vida. Kelsier, Vin e Razed foram um presente do autor aos leitores. Baitas personagens!!!

Então temos: um mundo dominado por um tirano imortal (?), divisão de categorias e domínio dos ricos sobre os pobres, um sobrevivente que sonha pelo fim do Império. Como destronar um Deus poderoso e imortal? Esse é o desafio apresentado.

Livro entrou nos favoritos! Leitura indicada.