Por Que o Mundo Existe?

Por Que o Mundo Existe? Jim Holt
Jim Holt

Resenhas - Por Que o Mundo Existe?

Jorge 30/09/2020

Sem Resposta
Nunca saberemos, talvez. Mas a indagação e reflexão sobre o tema cumpre um papel se demostra a precariedade de muitas das respostas inventadas...
Jamile.Almeida 30/09/2020minha estante
??????

Paulo Silas 28/05/2014

Excelente! Altamente reflexivo e convidativo para as indagações existenciais mais profundas.

Mesclando o relato de sua trajetória em busca de respostas (Por que existe algo e não apenas o nada?) com as mais diversas propostas de solução que recebeu em tal jornada, o autor debate questões existenciais com as mais diversas figuras prodigiosas no campo da filosofia, teologia e da ciência, a fim de traçar um pano de fundo para servir de orientação no caminho a se seguir. O mistério, por óbvio, permanece, mas o resultado obtido pela pesquisa do autor é altamente satisfatório, contemplando o leitor dignamente com problemas filosóficos e suas possíveis soluções.

O que nos faz termos certeza de que existe Algo? O Nada é, seria ou já foi possível? Como se deu a criação da própria existência? De que modo ocorreu a transição do Nada (se houve) para Algo? Qual a razão da existência?
Essas e diversas outras indagações são debatidas pelo autor, o qual busca as possíveis respostas em grandes pensadores, desde os antigos e clássicos (Platão, Anselmo, Hegel, Kant, Schopenhauer, Sartre e muitos outros) até os atuais (Dawkins, Hawking, Nagel, Russell, Updike e vários outros), dentre este estes os quais participaram de conversas com o autor sobre as questões existenciais, cujos diálogos, temas discutidos e explanações são apresentados no livro.

A pesquisa do autor segue ordem enquanto este expõe a trajetória autobiográfica de sua busca por respostas, deixando a leitura ainda mais interessante, além do senso de humor bastante agradável contido na obra, o que acaba se mostrando uma forma necessária de escrita ao considerar a complexidade e profundidade de alguns temas e propostas que são evidenciados no livro.

As diversas possíveis respostas encontradas pelo autor na busca pela Arca Perdida, dadas por pensadores que dialogam na obra, são apresentadas ao leitor, oportunizando o conhecimento (ou até mesmo convencimento) das mais variadas explanações ontológicas, filosóficas e científicas. Dentre todas as apresentadas, o autor busca sempre refutar pontos para evidenciar falhas estruturais. Teoria quântica. Criador Onipotente. Imperativo Ético. Várias são as possíveis soluções para os problemas existenciais. Ou estas apenas contribuem para aumentar ainda mais o véu sobre aquilo que não se sabe e se pode apenas conjecturar.

Excelente obra! Recomendo!
Gilmar 26/03/2015minha estante
Sensacional a teoria de Adolf Grünbaum. Depois de ler o capítulo, no qual ocorre a entrevista com este filósofo, perdi a empolgação acerca do mistério existencial.
A meu ver, nos preocupamos tanto com o fato de não mais existirmos em virtude da nossa mente ter uma enorme influência capitalista e materialista, com isso tememos o dia em que viraremos pó e, assim, "perdermos" todos os bens que possuímos aqui na terra.

Carlos Patricio 21/05/2015minha estante
perfeito, paulao! Achei a teoria de Grunbaum simplesmente a mais arrebatadora.

Carlos Patricio 13/02/2016

A questão de todas as questões.
Jim Holt acertou em cheio!
Provavelmente o melhor livro e mais abrangente sobre a maior questão (a mais simples mas, também, a mais complexa) do mundo, da existência. Por que existe Algo ao invés de Nada?
Leia e tire a sua conclusão. Ou não.
Isa 13/02/2016minha estante
Preciso lê-lo o quanto antes!

Carlos Patricio 13/02/2016minha estante
Agora q vi sua foto de perfil! ótima! =D hahaha

Isa 14/02/2016minha estante
Obrigada!!! ;D

Cíntia 15/02/2016minha estante
Opa, fiquei curiosa!!!

Leonardo Tesser 08/01/2015

"Um dos melhores livros que já li."

A simplicidade desse elogio à obra de Jim Holt é reflexo da própria simplicidade que o autor dá à questão "Por que existe algo e não apenas o nada?". Assuntos tão complexos, como a física quântica, assumem um aspecto absolutamente descomplicado e, muitas vezes, até engraçado. A dúvida que assombra a existência humana desde seus primórdios, em Jim Holt, se torna assunto leve, prazeroso. Isso, no entanto, não significa que a obra não seja muitíssimo complexa. É, sem dúvida, uma investigação simplesmente brilhante.

Para todos os amantes da Filosofia, os interessados em Física Moderna, ou simplesmente aqueles com dúvidas do porquê da existência, Jim Holt é, se não a melhor, uma das melhores apostas que nosso século tem a oferecer.

Gi 31/12/2015

Excelente livro
É um livro de fácil compreensão, para amantes de física, filosofia e matemática, dos leigos até os diplomados.

Peterson Boll 14/01/2019

O tema mais extremo
Apesar de não responder a pergunta, o que já era de se esperar, dado que provavelmente ela jamais venha a ter uma resposta, o autor nos envereda por diversos campos teóricos (alguns bem maçantes quando entra no campo da lógica matemática) e relatando seus pontos de vistas através de suas próprias experiências pessoais (algumas BEM pessoais). Continuei com todas as minhas indagações a responder (assim como o autor), mas o tema é indubitavelmente muito atraente.

Kaique.Nunes 25/03/2019

Da teoria do conhecimento de Platão, da lógica aristotélica até a filosofia da linguagem de Wittgenstein. O livro perpassa por várias respostas possíveis para as perguntas: De onde viemos? Quem somos? Por que existimos? Leitura interessante para quem gosta de filosofia da mente, quem gosta de viajar no mundo da física quântica e teoria das cordas. Linguagem bem simples com um enredo envolvente.

São feitas indagações pelo autor, no qual busca as possíveis respostas em grandes pensadores, desde os antigos e clássicos (Platão, Anselmo, Hegel, Kant, Schopenhauer, Sartre e muitos outros) até os atuais (Dawkins, Hawking, Nagel, Russell e vários outros). Holt conversa com as maiores mentes da atualidade para compreender a cosmovisão de cada um com relação a essas questões. De teólogos à físicos, do teísmo ao materialismo. Dentre essas mentes temos Roger Penrose, Richard Swinburne, Andrei Linde, Alexander Vilenkin, Adolf Grünbaum, John Updike e David Deutsch.

Essencial para qualquer um que pense sobre o universo que vive e seu lugar nele.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

LairJr 29/12/2021

Bom livro
Um livro interessante pra quem gosta de filosofia e ciência, e também pra quem, talvez, queira conhecer um pouco mais sobre esse tipo de leitura. Em busca de respostas sobre uma questão fundamental sobre a existência, o autor revisita filósofos antigos e contemporâneos em sua jornada filosófica.

Amanda 23/02/2022

Achei o livro "Por que o mundo existe?" muito bom. Aprendi várias coisas novas já que não domino o assunto. Bom para leigos. Recomendo!

Elmo.Junior 03/06/2018

Investigação filosófica
Da teoria do conhecimento de Platão da lógica aristotélica até a filosofia da linguagem de Wittgenstein. O livro perpassa por todas as respostas possíveis para as perguntas: de onde viemos? se aprofunda em o que somos? e desdobra no por que existimos? Leitura interessante para quem gosta de filosofia da mente, quem gosta de viajar no mundo da física quântica e teoria das cordas. Linguagem bem simples com um enredo envolvente. Debates com filósofos importantes como, por exemplo, Daniel Dennet, Roger Penrose. Sociólogos como Claude Lévi-Strauss.

Geian.Tregelles 17/12/2020

Uma viagem no mundo que nem mesmo sabemos se existe!
Genial, cômico e muito mais! Jim Holt mescla seu talento filosófico com sua formação jornalística e sai pelo mundo entrevistando desde cientistas renomados como o prof. Steven Weinberg à filósofos da religião como o conhecido Richard Swinburne. A escrita é feita de maneira muito leve e não precisa ser um físico ou cientista para entendê-lo integralmente, porém, em alguns momentos a conversa ficará mais densa pra quem nunca teve algum contato com este universo ou já se questionou a esse respeito. O autor não pretende lhe esclarecer sobre essa questão e é aí onde reside o teor filosófico. Não comece a leitura achando que encontrará uma resposta, a beleza dessa obra consiste exclusivamente em seus diálogos diversificados e seu grande dilema da existência, afinal por que estamos aqui? Por que devemos pensar no porquê de nossa existência? Ecce librum. Tolle, lege!

jadepegas 16/01/2022

Expectativas frustradas
Que decepção de leitura! Esperava muito mais da leitura pela sinopse. É uma leitura específica para amantes da área ou profissionais, não amadores ou curiosos.