Os Portões

Os Portões John Connolly

Resenhas - Os Portões

Andressa 17/04/2024

Nem o capeta deu conta do Samuel
Sim, tô numa fase de histórias sobre crianças que enfrentam criaturas malvadas e gostei muito desse aqui. Incrivelmente divertido e criativo.

Eduarda 23/04/2023

Maravilhoso
Esse foi um livro que me cativou muito, li rápido e terminei em menos de dois dias.
O jeito que o autor descreve os personagens é muito bom, fica muito fácil imagina-los

Didi 08/01/2023

que obra!!!!!
que livro incrível os personagens me cativaram tanto.
me senti tão orgulhosa deles.
muito divertido e incrível.
A narração perfeita com coisas científicas nossa incrível.
amei muito muito muito.

Jackie! 02/11/2022

Vibes Gasparzinho
Um livro nada anticoncepcional, com crianças espertas e carismáticas tentando salvar o mundo de uma invasão do capeta!

Eu peguei esse livro para ler depois de ver a indicação, num vídeo da Beatriz Paludetto e que achado!!! A escrita é tão gostosinha e o autor tem um senso de humor tão inteligente, que fica difícil pra mim descrever o quão bom foi o meu processo de leitura.

No começo você vai pegando uns fatos que parecem tão aleatórios no meio da história, mas que depois de serem "utilizados" pelos personagens, tem todo o sentido de estarem ali.

Como eu disse, os personagens são muito carismáticos e todos eles são muito bem aproveitados na história. História essa que assim como todo filme divertido de sessão da tarde, também puxa alguns dilemas que a gente só compreende depois de adulto. O que torna o livro uma ótima escolha de leitura independente de sua faixa etária!

Marí Amo 06/09/2022

Muito gostoso de ler
Uma fantasia, ficção cientifica e ao mesmo tem um infanto juvenil muito rápido de ler e engraçadinho. Algumas passagens gordofóbicas me fizeram tirar uma estrela. Fora isso gostei demais as metáforas sobre inferno e curiosidades científicas foram muito enriquecedoras e as notas de rodapé por muitas vezes hilárias.

Katy 14/08/2022

Um amor eterno por John Connolly
Maravilhoso como todo livro do John Connolly! Samuel, assim como as outras crianças que protagonizam os livros do autor é um personagem cativante, inteligente e com um visão de mundo incomum para alguém de pouca idade.

Os portões é uma leitura deliciosa, envolvente e mal se vê quando as páginas chegam ao fim

isa bella 21/08/2021

apaixonada por cada detalhe
se você gosta de ficção científica definitivamente esse é um livro que eu indicaria, não decepciona em nada.
por mais que aborde uns assuntos um pouco mais complicados, o autor explica de um jeito muito claro e engraçado, gostei muito das notas de rodapé, elas são incríveis!!!!
o livro é horripilante e cômico ao mesmo tempo, o que deixa tudo melhor.
a construção dos personagens também e muito boa.
e só pelo simples fato de ser um livro do john conolly não tem como ser ruim.

Mary Manzolli 10/07/2021

Muito legal para os adolescentes
Para ser honesta, a leitura deste livro não foi, exatamente, uma escolha planejada. Comprei baratinho numa dessas feiras de rua com a intenção de passar para a Elis, minha filha, quando ela estivesse preparada e já faz uns bons anos que está aqui meio encostado. Encomendei os livros do mês de julho, mas ainda não chegaram, então fui "cavocar" a estante aqui de casa em busca de algo para preencher o vazio enquanto a minha encomenda não vem.

Mas até que foi uma boa pedida já que venho de uma sequencia de obras com temáticas densas, e acabou sendo um "relax" bem-vindo. É um livro voltado para o público jovem e pesquisando descobri que, na verdade, este é o primeiro volume de As aventuras de Samuel John, que possui outros dois volumes.

Mas falando do livro, achei a história muito criativa e adorei o subtitulo "Os portões ? um romance estranho para jovens estranhos" porque a gente vai lendo e é, exatamente, isso. O enredo, a princípio, até parece uma besteira adolescente de um garoto, seus amigos e seu cachorro tentando evitar que demônios vindos do infernos, dominem a Terra, mas na verdade é cheio de citações e mensagens subliminares, várias notas de rodapé e curiosidades que explicam Ciência, Literatura, Filosofia e Religião numa linguagem simples e bem humorada, um prato cheio para jovens curiosos.

No final das contas o que era para ser apenas um passa tempo despretensioso, virou uma indicação. Além de diversão garantida para os adolescentes também tem muita informação interessante para acrescentar. Até eu que sou macaca velha, aprendi umas coisinhas.

Eu costumo ler quase todos os livros que dou para a Elis e sempre faço o exercício de enxergar o contexto com a cabeça dela para que possamos discutir depois, então para mim não é uma novidade este tipo de leitura, mas para um adulto não habituado, é compreensível que as percepções sejam outras, então se for para encarar esta indicação, que seja com mente aberta.

Sigam-me no Instagram @marymanzolli. Lá tem outras resenhas.

Nicole 21/11/2017

Divertido
"O sr. Reinfield não acreditava em demônios, embora às vezes se perguntasse se seu amigo, o sr. Abernathy, não havia se casado com um por acidente."
Pag. 19

" - O que você é?
- Sou um demônio - respondeu Nurd. - Nurd, o Flagelo de Cinco Deidades.
- É mesmo? - disse Samuel, incrédulo. As roupas do demônio pareciam farrapos, e Samuel não achava que eles subissem em poltronas para fugir de cachorrinhos. - Você tem certeza?" Pag 114

"E Nurd, que nunca tivera pai nem mãe e que nunca amara nem fora amado, admirou-se diante de como sentimentos tão maravilhosos também podem deixar alguém aberto a tanta dor." Pag 118

kk3thess 31/07/2016

Destrua o mundo, mas não mexa com meu cachorro!
Pra quem já leu o livro, essa frase faz sentido. Pra quem ainda não leu, resta dizer que o tipo de humor dele é de uma ingenuidade que captura o espírito dessa frase e o espalha por mais de 300 páginas. Aliás, não só o humor possui essa ingenuidade. Praticamente o livro todo parece ter saído de um filme de halloween infanto-juvenil dos anos 90 que tinha potencial pra ter virado um clássico da Sessão da Tarde e não virou porque possui uma obscuridade que espantava as crianças mais sensíveis. Até mesmo as piadas mais físicas parecem descrever uma gag visual dos Trapalhões. Isso é por um lado, bom, porque garante um ritmo delicioso e divertido à leitura. Por outro lado é ruim porque explicita a fragilidade da escrita e deixa o rumo da história bastante óbvia. Um livro que não é uma leitura marcante e muito menos uma leitura obrigatória, mas que é divertida o bastante para divertir e recompensar o leitor por dedicar-se a lê-lo.

PS: Mesmo não tendo ficado muito empolgado com o livro, admito estar curioso pra ler a sequência.

Diego 10/09/2015

Diversão e conhecimento na certa!
Como é bom ler um livro tão incrível quanto esse. Samuel é um garotinho encrenqueiro e super inteligente, que tem como melhor amigo seu cãozinho Boswell. Incompreendido por todos, vive arrumando confusão com sua curiosidade afiada. Até que um dia seus vizinhos resolvem abrir um portão para o inferno e o que sai de lá aguçará e deixará nosso herói em apuros. Mais um livro infanto juvenil? Ledo engano. Com notas de rodapés super informativas aprendemos Fisica quântica, história e matemática. Não há como explicar o quão bom é esse livros. Mas categoriza-lo apenas como infanto juvenil é mera inocência.

Beatriz B. 23/01/2015

Um livro para quem está entediado. Muito melhor do que fazer um ritual para abrir os portões do Inferno.
Esse livro nos conta uma aventura que Samuel viveu, um menino de nove anos (ou por ai), cuja personalidade já indica traços de bizarrices (awn, identificação total!). Na escola, Samuel é uma Hermione-perguntadora, a ponto de usar filosofias para defender uma possível falta de criatividade (ou excesso, vamos ver o copo meio cheio) para fazer seu projeto e deixar professores loucos, (quem não gostaria?).

Mas quando Samuel volta para casa, descobrimos que as coisas não são tão engraçadas. Samuel ainda não consegue lidar muito bem com o divórcio dos pais e com a ausência do pai. Muito menos sua mãe que ainda não aprendeu a dar atenção ao filho e o trata como se fosse uma constante fonte de problemas corriqueiros. Mas Samuel possui um amiguinho para compartilhar a pontada de dor que sente toda vez que olha para o carro do pai ainda estacionado na garagem, seu cachorro, Boswell, e cachorros inteligentes e fofos são sempre bem vindos.

Mas eis que um dia, Samuel volta para casa já mentalizando as torturas que passará na mão de sua babá malvada, (nota de rodapé-só-que-sem-rodapé: que me lembrou MUITO a Vicky dos Padrinhos Mágicos!). Porém, no caminho, Samuel espia o porão de seus vizinhos suspeitando de algo e descobre que eles, entediados, decidiram convidar uns amigos para fazer um ritual aleatório. O resultado? Eles apenas abriram uma passagem para o Inferno e alguns demônios já aproveitaram a oportunidade para sair e... arranjar novos corpos, se é que vocês entendem.

Agora, o problema de Samuel, além de ter vários demônios o perseguindo por ser o único a saber do perigo que o planeta corre, é fazer algum adulto acreditar em suas palavras.

O livro é extremamente fluído e hilário de se ler. O autor deixa o nerdy que existe dentro de si florescer e isso gera várias piadas dentro de explicações físico-químicas sobre determinadas coisas totalmente aleatórias, mas interessantes (sim, e esse é o meu lado nerdy, desculpa sociedade). Você sabia que talvez haja partículas do Elvis vivendo em você? Apenas comento. Além do mais, ele brinca com temas obscuros e claro que nada menos sairia disso do que um espetacular humor negro sobre inferno e demônios. E até o final do livro você irá perceber que se apegou a um demônio muito malvadamente fofo, eu avisei! Apesar de tudo o livro não deixa de ser leve e por isso recomendo para qualquer faixa etária.

Acho que Os Portões pode ser comparado com Monstros S.A já que brinca com essa temática de coisas que tememos na infância (ou durante a vida inteira, afinal, que atire a primeira pedra quem não apaga a luz do banheiro e sai correndo), e transforma em algo gostoso e divertido, aproveitando o máximo da temática para criar elementos e personagens peculiares na construção da trama.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com/2015/01/livros-entre-linhas-os-portoes.html

Helaina 17/09/2014

O livro é bom, mas criei expectativas demais
Esse é o segundo livro que eu leio do John Connolly. O primeiro foi "O livro das coisas perdidas". Os dois livros tem suas semelhanças e é muito gostoso viajar na fantasia criada pelo autor.

Verossimilhança é um dos maiores destaques da escrita do autor. Mesmo cheia de elementos fantásticos a história parece ser o relato de algo que realmente aconteceu, ou poderia acontecer. Alguns fatos ajudaram ainda mais para isso, como o cachorro do menino ser da mesma raça do meu e o CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), instituição que realmente existe estar envolvido.

As crianças são as primeiras a descobrirem que há algo de errado acontecendo na vizinhança e os adultos cumprem o seu papel padrão de achar que os relatos são apenas imaginação dos pequenos, mas eles mudam de opinião até o final do livro de uma forma surpreendente.

Apesar de eu gostar muito de fantasia, esse livro não me envolveu como o outro que eu li do autor. Talvez porque eu o tenha superestimado ou talvez por esse ser apenas o 1º livro de uma trilogia e o intuito era realmente deixar algumas coisas a serem desenvolvidas nos próximos livros. Esse livro tem um final, não se preocupem, mas deixa um gancho para os próximos.

Essas são as capas nos Estados Unidos, Reino Unido e a do Brasil lançado pela Bertrand Brasil (não sei se o 2º e o 3º livros da trilogia já foram lançados no Brasil).

Leve, divertido e com muitas notas de rodapé interessantes. Eu recomendo Os Portões!

Postado originalmente no blog Mente Hipercriativa

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2014/06/resenha-os-portoes.html

gleicepcouto 11/06/2014

Já fazia um tempinho que queria ler algo do Connolly. O cara é venerado lá fora, recebendo ótimas críticas. Decidi começar a conhecê-lo com Os Portões (Bertrand) e foi bem bacana.

A história idealizada por ele é bem bolada, apesar de não ter grandes surpresas. O assunto de portal do inferno e passagens de demônios para a Terra já foi trabalhado em diversos outros livros. Mesmo assim, Connolly consegue imprimir um toque pessoal com seus demônios ora genuinamente maus, ora meio indecisos com seus sentimentos, deixando um pouco de dúvida sobre a maldade aflorar. O modo como inseriu aspectos da ciência (especialmente a física para explicar o portal) ficou interessante e enriquece a história.

Aqui, a narrativa do autor é o grande diferencial. Connolly possui uma característica que admiro muito em autores infantojuvenis: não subestima o seu leitor. O fato de narrar uma história cujo protagonista é de 12 anos não interfere em nada na sua escrita esperta, ágil e bem humorada. Com notas de rodapé interessantíssimas, a leitura flui fácil entre aventuras e um toque de terror cômico. Junto a isso, há aprendizado, acredite. Pacote completo. E... Ah! Os capítulos possuem nomes extensos e ótimos.

As personagens são bem desenvolvidas. Percebemos o cuidado do autor em tornar verossímil até mesmo as figuras fantásticas. Alguns demônios possuem até consciência pesada, enquanto que o antagonista é marcado no estilo clássico, maldade pura. O protagonista Samuel faz uma dupla e tanto com o seu cachorro e companheiro de aventuras. Na segunda metade do livro, dois amigos aparecem para ajudar e são bem-vindos, pois adicionam uma dinâmica eficiente à história. Dei boas risadas com eles.

Curti também o modo como o autor mostra as crianças bem mais perceptivas que os adultos. Ao longo da obra, piadas sobre o assunto vão sendo apresentadas e todas fazem um sentido absurdo. Praticamente gritam como nós, adultos, que complicamos as coisas. Por outro lado, senti que ele pecou no excesso. Ok, entendi tudo o que ele queria fazer com Samuel, mas senti falta de cenas onde o garoto agisse realmente como uma criança... Não dá para ser daquele jeito sempre.

O projeto gráfico está impecável. A capa segue a identidade visual do livro anterior do autor e as páginas internas possuem detalhes no início de cada capítulo, assim como a imagem de um demonete no topo de cada página. Lovely, lol.

Por fim, Os Portões é um início interessante de uma série que tinha tudo para ser mais ou menos, mas que, graças ao talento do escritor com as palavras, conseguiu ir além do trivial e, acima de tudo, entreter. Connolly é um verdadeiro contador de histórias e estou ansiosa pelas próximas.

John Connolly é irlandês mais conhecidos pela série Charlie Parker, que possui 12 livros publicados. Aqui no Brasil, o autor teve destaque com O Livros das Coisas Perdidas (também publicado pela Bertrand), que foi indicado a alguns prêmios e será adaptado para o cinema. Os Portões é o primeiro livro de uma trilogia, já totalmente publicada lá fora; o segundo livro chama-se The Infernals e o terceiro, The Creeps. Ambos sem previsão de lançamento aqui.

site: http://murmuriospessoais.com/resenha-os-portoes-john-connolly-bertrandbrasil/