As Aventuras de Pinóquio

As Aventuras de Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

Maritax 02/04/2024

As Aventuras de Pinóquio Tradução Ivo Barroso
O livro é muito bem feito, a sua escrita, seu enredo e principalmente, o personagem principal. Pinóquio é um menino como qualquer outro em seu interior, mas quer ser isso também em seu exterior, ele erra como garoto, mas também tem um coração bom como um garoto.
A história nos fascina com suas menções a religião católica e também às ideias filosóficas. A cada momento que você termina um capítulo, você já quer ler o próximo, sua narrativa nos faz se empolgar e, ao mesmo tempo, refletir sobre atitudes que tomamos na vida.
Termino minha resenha dizendo que ler este livro é uma ótima escolha, agrega à sua vida cultura, te traz calma e, em suma, ele é arte.

Jandira.Antunes 31/03/2024

Pinóquio
"Pinóquio" é um clássico da literatura infantil escrito por Carlo Collodi.

O livro conta a história de um boneco de madeira esculpido por um velho marceneiro chamado Geppetto, que ganha vida graças ao desejo do marceneiro de ter um filho.

Pinóquio, inicialmente ingênuo e propenso a mentir, embarca em diversas aventuras, enfrentando desafios e aprendendo lições valiosas ao longo do caminho.

Ele é guiado por sua consciência, a Fada Azul, que o adverte sobre as consequências de suas ações.

Pinóquio busca se tornar um menino de verdade, e para isso precisa aprender a ser honesto, corajoso e responsável. O livro aborda temas como amadurecimento, responsabilidade e as consequências de nossas escolhas.

bardo 30/03/2024

Pinóquio de Winshluss é provavelmente um dos quadrinhos mais bizarros e perturbadores que já li, como não li o texto original de Carlo Collodi não consigo pescar todas as referências ao original, mas sei que são muitas. Ao mesmo tempo Winshluss atualiza a história, acrescentando elementos muito reconhecíveis para nós.
Para os incautos que só conheceram a versão fofinha da Disney, tirem as crianças da sala, porque aqui temos um quadrinho para adultos: leitores infantilizados, pudicos e falso moralistas vão ter um ataque de pelanca já nas primeiras páginas. E não a coisa não suaviza, mas escala ainda mais.
O autor passeia por referências vindas das fábulas, da Bíblia e até da cultura pop, com um humor que na falta de termo melhor pode ser descrito como macabro. É um humor cru, pesado onde o leitor se vê rindo mas com um certo desconforto.
É bastante difícil cravar sobre qual tema Winshluss se debruça aqui, o humor sarcástico e debochado atira em várias direções, não poupando ninguém. Arte, política, religião, família, para cada uma das facetas sociais temos uma paródia aqui.
Chama a atenção de que o quadrinho é belíssimo, mesmo nos traços mais grosseiros é um traçado extremamente elaborado, que contrasta totalmente com o quê é narrado, que varia do bizarro ao francamente grotesco.
As diversas narrativas parecem desconectadas, mas aos poucos tudo vai fazendo sentido e novamente percebemos o humor peculiar do autor. O final do protagonista é um soco no estômago e talvez o leitor desatento deixe passar a sutil ironia final deixada ali. O final do nosso “Grilo Falante” por outro lado quebra um pouco esse mal estar. Aliás vale dizer que temos uma cena envolvendo esse personagem e Dostoiévski que é sensacional.
Pinóquio de Winshluss portanto, é uma graphic extremamente engenhosa, mas que dado ao seu teor adulto definitivamente não é para todos. Com certeza alguns leitores vão se sentir insultados ao se verem retratados impiedosamente pelo autor.

Doug 24/03/2024

??
Não o considero um livro infantil por algumas situações que acontecem ao longo da leitura, mas não esqueçamos que as coisas que acontecem são "naturais".
Uma das melhores leituras que já fiz. Acho que (tenho certeza) se tivesse lido quando criança não haveria impacto como hoje ocorrera.

Milly 23/03/2024

Um livro bem curto e de pequenos capítulos, da pra ler um pouquinho por dia, bem divertido e com bons diálogos, onde o pinóquio se dá mal por sua ingenuidade, mas ao final aprende tudo. Parece até um manifesto comunista em outras palavras, que todos devem trabalhar, todo ser humano precisa contribuir a sociedade. Bem leve e adorável

Nina Souza 21/03/2024

Um livro que não funcionou para mim [16/193 países - Itália]
“As aventuras de Pinóquio” foi publicado originalmente como um folhetim em um jornal italiano, e, dessa forma, tem uma leitura fácil, projetada para ser consumida por um público infantil com o intuito de formação de um sujeito social.

Os capítulos curtos acabam instigando a jornada do menino-boneco que, por si só, não seria um dos personagens mais cativantes (na minha experiência, nenhum dos personagens me cativaram). Na realidade, a intenção do autor é propagar o ensinamento de que a bondade, o caráter e a honestidade produzem um tipo de comportamento positivo na sociedade e, logo, produzem um estereótipo de boas pessoas a ser seguido como um padrão.

A narrativa foi bem diferente do que eu estava imaginando, e seguiu por um caminho que, embora dinâmico, não tenha funcionado para mim. Foi muito difícil ler sobre um boneco que, embora aprendendo a lidar em sociedade, tenha um ciclo repetitivo de decisões erradas e consequências – reafirmando, toda hora, lições que poderiam ter sido aprendidas se não fosse tão preguiçoso, inconsequente e desobediente. Mesmo que tenha sido intencional, o livro acaba ficando cansativo.

Apesar disso, foi uma obra muito interessante para analisar os múltiplos pensamentos e costumes da época em que foi escrito (1881): habilidades, medos, teimosias, morais e, na totalidade, o amadurecimento e desenvolvimento infantil italiano e como a infância, num geral, era tratada no final do século XIX

site: instagram.com/cartografialiteraria

Alan (@coracaodeleitor) 18/03/2024

Você conhece a história original do famoso Pinóquio?

Para além da história já contada pela Disney, aqui temos uma história diferente porém tão rica quanto.

Achei a forma como o livro é contada tão lírica que me senti imerso em uma grande jornada. Isso de fato deixou a história tão linda e me levou a diversos sentimentos.

Pinóquio quer ser um garoto real, ao meu ver tirando seus membros de madeira, ele é. Pinóquio está aprendendo, ele é preguiçoso e desobediente. Mas tem um bom coração. E na vida eu acho que tentamos não errar, mas se erramos, nós aprendemos com aquele erro. E Pinóquio é assim.

A história é sombria em muitos momentos pois reflete todas as decisões erradas de Pinóquio e suas consequências.

Acho que em alguns momentos as aventuras e desventuras dele ficam um pouco repetitivas, mas nada que comprometa a leitura. Afinal, como foi lançado como um livro infantil, ele precisa reafirmar suas lições.

No mais, eu me emocionei em alguns momentos com o livro. E acho que todos deveriam ler a história original pois é muito rica e interessante.

Essa edição linda é da @darksidebooks e foi traduzida direto do original em italiano. E ainda contém várias ilustrações e conteúdo extra.

Isabela Zocolaro 05/03/2024

Pinóquio foi mais uma aventura em conhecer os clássicos em sua forma original, para além das versões da Disney.

A história é do famoso boneco que sonha em ser um menino de verdade, mas tem um grande desafio em seu caminho: sua grande inclinação para a desobediência, a preguiça, e a impulsividade.

Era pra ser só uma leitura leve e divertida, mas me fez refletir sobre minha vida espiritual ?. Pinóquio a cada falha voltava correndo arrependido aos pés de seu pai, com o firme e verdadeiro propósito de não voltar a errar de novo. 2 páginas seguintes lá estava ele fazendo cagada de novo kkk.

Totalmente inesperado: Vi em Pinóquio a minha alma depois de cada ida ao confessionário.

Enfim. Apesar de tudo, cada erro o leva a aprender uma lição, que ao final, transforma seu coração, e ele realiza o tão sonhado desejo.

Que assim também seja a minha trajetória. Afinal, Deus não nega sua graça a quem faz o que pode.

A história é bem fofa e essa edição da zahar é lindissima. Mas continuo com a minha opinião de que a antiga Disney sabia sempre transformar tais contos em algo ainda mais mágico, mais encantador e mais inspirador que o original ?

oliver.skywalker 02/03/2024

Reflexivo
Pinóquio é realmente uma aventura, uma obra onde constantemente está se retratando os aprendizados de pinóquio e seu descasso para com seus entes queridos, mas no final temos uma retratação. é muito legal acompanhar toda essa saga de mudanças e transformações do menino. eu não acho que pinóquio seja uma obra que proponha medo e pesadelos para crianças, pelo contrário, acho que ela proprõe a valorização daqueles que para você representam afeto. pinóquio mostra a importância da responsabilidade afetiva para com todos que amamos. ótimo livro, leitura gostosa e divertida!

Jhosi 29/02/2024

Mais uma edição!
Eu adorei a capa do livro nessa edição e quando a adquiri, confesso que foi pensando em ler com meu filho.

Ainda não li com ele, mas, a experiência me mostrou alguns detalhes que foi bom ter percebido logo: em algumas páginas, não sei se por erro da diagramação ou da impressão, no final das frases faltam palavras ou letras. Me incomodou, mas não é algo que impressa a leitura.

A tradução se assemelha muito a de outras edições e é razoavelmente boa também.

Em breve pretendo ler com meu filho, afinal, Pinóquio é um clássico que vale a pena apresentar aos pequenos!

Patricia.Harumi 23/02/2024

Diferente mas legal
Diferente de Disney com certeza, tão bom quanto. Edição linda da editora wish! Acabamento impecável.

Julia4200 22/02/2024

O menino de pau
Narrativa infantil, mas nada muito bobo; é apenas simples. A história é leve, repetitiva e afirma e reafirma bem o que é ser uma "marionete cabeça dura" através das peraltices de Pinóquio. Ainda, é fácil notar a evolução do menino de começo ao fim do livro, onde Collodi realmente esculpiu bem sua personalidade e caráter ao longo da história.
A história é muito envolvente e ?importante!? não tem absolutamente nada a ver com Pinóquio contado pela Disney!

airtvee 21/02/2024

Um clássico!!!
Eu li esse livro por causa de um trabalho da faculdade e confesso que me surpreendi bastante, pois não esperava gostar tanto e ler tão rápido. Ri bastante, quase em todos os capítulos algo memorável que me fazia rir acontecia, fiquei genuinamente feliz por ter lido essa obra.

Leonardo88 14/02/2024

Livro para crianças?
Pouco tempo atrás vi o filme PINÓQUIO filme dirigido por Matteo Garrone com Roberto Benigni
de 219 , que foi baseado realmente no livro original da história, e percebi que esta historieta é muito mais do que um livro para crianças , mas sim uma lição para nossas vidas , quando deixamos os nossos deveres e obrigações de lado , e desprezamos os verdadeiros valores da vida (as virtudes e a moral do bom agir) sempre vamos sofrer com as nossas próprias consequências.
Livro obrigatório para todos principalmente para as crianças de todas as idades, que vivem no pais das Brincadeiras e dos prazeres!!!!

Anaa C. 07/02/2024

É Pinóquio
A clássica história do Pinóquio, obviamente mais desenvolvida, mas ainda clássica e simples.
É possível tirar muitas conclusões dessa obra, dependendo da sua interpretação.
Sinceramente, não é o meu tipo de livro.