Uma Longa Jornada

Compartilhe

Resenhas - Uma Longa Jornada

Amanda 22/01/2019

Resenha da @arliterario - Uma Longa Jornada, Nicholas Spark
Eu tenho que admitir que não sou muito fã de romances em si, mas esse livro me cativou muito.

Uma Longa Jornada se divide entre a vida de dois casais: Ira e Ruth; e Sophia e Luke.

Recheado de lembranças e histórias, o livro já começa nos apresentando à uma grande reflexão feita por Ira sobre sua própria vida.

Já com seus 91 anos e esperando um resgate para o grave acidente de carro que sofreu, Ira se vê diante do espectro de Ruth, sua esposa e amor de sua vida, já falecida.

Como uma forma de se manter consciente e aquecer seu coração, ele se agarra às lembranças de sua vida, passada a maior parte do tempo ao lado de Ruth.
? " - Isso não é bom pra você. As lembranças às vezes o deixam tristes.
- Talvez - digo, olhando diretamente para ela - Mas as lembranças são tudo que me resta."

Diálogo entre Ira e Ruth, página 208.
Ambos sendo judeus, tiveram sua vidas marcadas pela Segunda Guerra Mundial, que fez com que cada um deles perdessem algo de importante.

Ao longo de sua vida com Ruth superaram com muito amor e arte. Construíram uma coleção histórica de quadros não por motivos financeiros, e sim por amor: Ruth amava os quadros, e Ira a amava.

E isso nos traz à vida de Sophia, uma estudante de museologia em seu último ano na faculdade. Por meio de uma situação desagradável - em que era assediada por seu ex-namorado bêbado - conhece Luke, um caubói e pioneiro.

Eles sentem uma atração instantânea, e de uma forma muito leve e casual iniciam um romance que ambos nunca imaginaram ter.

Entre as lembranças de Ira e os acontecimentos com Luke e Sophia, ficamos apaixonados pelos personagens e suas relações.

Com a chegada do fim do livro também é mostrada a ligação entre esses dois casais, e eu te garanto que é tão emocionante quanto satisfatório para a história acabar de um bom modo.
Maaas como nem tudo são flores, vamos às #criticasliterarias:

1. Demora um pouco pra se sentir imerso na leitura sabe? Como se inicia com algo tipo uma "divagação", tem que manter o foco pra sentir que vale à pena.

2. Apesar de ter um bom final, não dá o sentimento de que tudo realmente irá correr bem. Podia ter umas páginas a mais apenas pra deixar tudo mais esclarecido.
E aí? Gostaram da resenha?
Me digam suas opiniões ou expectativas sobre o livro ?

GIZALYANNE 20/01/2019

Fantástico
Mais uma vez Nicolas Sparks conta de forma maravilhosa uma estória de amor !
O livro conta a visão de três personagens
Ira, Luke e Sofia e conta a estória de Ira e Ruth e de Luke e Sofia.
Amei a narrativa do Ira relembrando sua estória de amor com Ruth, e a descrição dela como pessoa e como professora . Além disso achei fantástica a visão de um idoso da vida , a descrição do luto.
A única coisa que achei desnecessário foi as inúmeras partes sobre as noites de amor , o livro estaria melhor sem isso. E o final ...
Ah o final fantástico!!!!;
P.s Que audio book bem narrado , que leitura com sentimento !!

Cecília @febredelivro 16/01/2019

Uma Longa Jornada [ Resenha Literária ]
Uma Longa Jornada é um romance, foi escrito por Nicholas Sparks, que é um autor que tem obras traduzidas para 50 idiomas e já vendeu mais de 90 milhões de exemplares no mundo todo. Acredito que você o conheça, por conta da suas diversas obras; O Melhor de Mim, O Casamento, À Primeira Vista, O Guardião, Um Homem de Sorte, Dois a dois, Querido John, etc. Este livro apresenta um romance dramático, e foi publicado pela Editora Arqueiro.

Ira Levinson tem 91 anos, mora na Carolina do Norte, perdeu sua esposa a 9 anos e tem sérios problemas de saúde. Após sofrer um terrível acidente de carro, ele percebeu que seu tempo estava sendo contado, havia algo que ele gostaria muito de fazer, algo que sempre fez desde 1956. Mas ileso dentro de um carro quase coberto pela neve, ele começa a ver imagem de Ruth, sua amada esposa falecida, e relembrava momentos únicos e pessoas marcantes. Ira tinha consciência de que uma grande tradição estava chegando ao fim, e sofria com a incerteza de que talvez não tivesse chance de despedir.

'' - Então quero que ouça o que estou lhe dizendo, Ira - continua Ruth, mal contendo sua impaciência. Ela se inclina para a frente. - Nunca, nem uma vez sequer, me arrependi de termos nos casado. Você me fez feliz e me fez rir e, se eu pudesse fazer tudo de novo, não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos, as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. ''
Sophia está na universidade estudando história da arte. Tinha terminado um relacionamento há algum tempo, mas o seu ex parceiro não aceitava muito bem o término. Foi convidada, por sua amiga, a ir a força para a festa do celeiro, mas ela precisava admitir para si mesma, que sua amiga tinha razão, ela precisava realmente sair e esfriar a cabeça. '' Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins.''

Que é um jovem caubói, que ama a calmaria de uma fazenda e é conhecido mundialmente por conta dos rodeios que participa, sendo um dos melhores. Depois de um bom tempo sem praticar ou montar um touro, Luke sem muita opção, resolve voltar a ativa.

Sophia e Luke passam a conversar e dividir momentos, risadas, brigas e conversas. Nos poucos meses em que se conheceram, o envolvimento deles começou a evoluir para algo mais profundo. '' Ira e Ruth, Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir ''

'' Entendo que o amor e a tragédia andam de mãos dadas, porque não podem existir sozinhos, mas ainda assim me pergunto se a troca é justa. ''

Neste livro temos narrações diferentes e momentos distintos, o texto flui bem, a leitura não é cansativa e foi bem estruturada, trazendo personagens interessantes, bem desenvolvidos e com características diferenciadas.

O final me surpreendeu, é muito surreal o Nicholas escrever tão bem uma história que no início temos a impressão de ser confusa, mas que no final o destino dos personagens se ligam de uma maneira espetacular. Eu gostei desta obra e da mensagem que ela passa '' mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. ''

site: Febre de Livro http://febredelivro.blogspot.com.br/

Day 15/01/2019

Uma longa jornada literalmente
Eu curto os livros do Nicholas Sparks, mais este ... literalmente foi uma longa jornada! Não gostei muito.

Augusto 11/12/2018

RESENHA: Uma Longa Jornada
Ira é um homem de 91 anos, sozinho e com alguns problemas de saúde que tenta lidar há 9 anos com a morte de sua alma gêmea, a sua esposa Ruth. Um amor puro, verdadeiro que não parece ter fim, mesmo com o falecimento de Ruth. Muito pelo contrário, a sensação é de que Ira nunca deixará de nutrir esse amor por Ruth. Quando estava viva, Ruth e Ira sentiam um pelo outro um amor calmo e cheio de admiração. Aquele sentimento de pertencer ao outro sem virar uma propriedade.

Luke é um caubói que vive com sua mãe na fazenda da família, não possui riquezas e faz de tudo para ajudá-la. Tem alguns segredos, coisas que mexeram muito com a sua vida, mas não se abateu por completo. E quando Sophia entra na sua vida, vai percebendo que há muita coisa para aprender e que pode ser feliz apesar de tudo. Sophia é uma garota que já passou por momentos difíceis e que também enxerga em Luke a possibilidade de traçar o seu futuro.

Alternância de pontos de vista está presente, então conhecemos um pouco dos pensamentos dessas personagens. O livro nos introduz com o acidente de carro de Ira, que consegue se manter consciente através da presença do espírito de sua mulher Ruth. A força do amor desse homem por sua mulher. E vice-versa. Um amor sem cobrança e com muito respeito. Acredito que os dois formam um dos melhores casais já escrito por Sparks.

(Foi assim que tudo começou. Não é uma história emocionante de aventura ou tipo romance de conto de fadas dos filmes, mas pareceu uma intervenção divina. Ruth ter visto algo especial em mim não fazia sentido algum, mas fui inteligente o bastante para aproveitar minha oportunidade. P.67)

Sophia passou por uma desilusão amorosa que mexeu muito com a sua forma de enxergar as suas razões de se estar viva. Ela encontrou em Luke, mesmo envolto de segredos, uma segurança que não teve em seu relacionamento passado. Companheirismo é a palavra que define esse casal tão diferente. Luke tem muitos problemas, financeiros e em sua vida familiar, e encontra em Sophia esse amor libertador que os une.

(Agora mais perto, Luke registrou o verde incomum de seus olhos e a precisão suave de seu modo de falar, um som que o fez pensar em lugares distantes. Por um momento ficou sem palavras. P.43)

selly 03/12/2018

Apenas um comentário...
Eu já havia tentado ler Nicholas Sparks antes, mas a verdade é que não os livros dele nunca me prenderam. Só decidi ler esta obra porque ganhei de presente e o inclui em um desafio na categoria de livros para sair da zona de conforto. Por já ter o conceito pré estabelecido, tive dificuldade no início da leitura mas, ao persistir, acabei me deixando envolver pela história e o final realmente me surpreendeu. Tenho uma leve tendência a incluir os livros que me surpreendem na minha lista de livros e, provavelmente, com esse não será diferente. Pretendo ler novamente com mais calma, prestando atenção nos detalhes, que provavelmente deixei passar, que indicam que a história terminaria da forma como terminou. Quem sabe não seja esse o fim de um preconceito e eu acabe gostando dos romances deste autor... Tudo é possível.

Nil 03/12/2018

Último livro de Nicholas Sparks
Os primeiros livros dele, realmente, me encantaram. Falavam de um amor verdadeiro, que supera todos os obstáculos. Mas os outros foram se tornando repetitivos, chatos até. Esta foi a minha última tentativa. Não leio mais nada dele.

Mariane 08/10/2018

Incrível!
Que livro encantador! Li esse livro há alguns anos mas ainda lembro muito da história. Um livro que intercala presente e passado. Duas lindas histórias de amor. Casais que juntos enfrentam dificuldades e se apoiam um no outro para seguir em frente.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Myrelando 17/09/2018

Uma Longa Jornada
Duas histórias de amor...
Ira e Ruth: Um amor que nasceu alguns anos antes da 2° Guerra Mundial, e que foi reconstruído depois dela, essa que, marcou a vida deles de uma forma eterna. Hoje, Ira recorda tudo isso enquanto espera por socorro depois de sofrer um grave acidente de carro. Como forma de manter a consciência, ele vê sua esposa no carro e conversa com ela, (mas isso é impossível, pois ela morreu à nove anos atrás). . Luke e Sophia: Duas pessoas completamente diferentes e ao mesmo tempo parecidas. Um caubói que venceu rodeios e uma estudante de história da arte. Se conhecem num rodeio, e acabam combinado de se encontrar outras vezes. .

Dois casais, que de alguma forma o destino os unirá. Mostrando assim, que o amor é quem nos guia nesta Longa Jornada. .

site: https://www.instagram.com/p/Bef_P4fjNL3/?utm_source=ig_web_copy_link

clarinha 14/09/2018

AMEI DEMIAS ESSE LIVRO
Tinha visto o filme antes de ler o livro e sabia o que ia acontecer, mas ainda sim o livro conseguiu me surpreende não pelas as diferenças do filme para o livro, mas sim por me fazer se envolver e apaixonar ainda mais pela a história e a escrita do autor. E tudo que quero dizer que o livro é perfeito.

Bri 18/08/2018

Realmente esse é um livro que vai te fazer se emocionar, pois nele há sentimento. No começo foi o tipo de livro que me fez pensar que não me cativaria tão fácil, mas claro, que ingenuidade minha, quando me dei conta já não queria mais parar de ler.
Ele desperta em nós sorrisos, choros (muitos na verdade) e nervosismo. Com esse livro acredito que o autor Nicholas Sparks tinha o propósito de mostrar que nada nessa vida é por acaso e que no fim todo se complementa.
Com um narrativa incrível e simples de se compreender, Nicholas Sparks consegue mais uma vez me prender na leitura de suas histórias e acredito que isso não aconteça apenas comigo.
Portanto, este é um livro que remendo para todos que gostam de romance e de se emocionar.

Aldeia de Livros 10/08/2018

Eu te entendo, Ira!

Dani de Casa 03/08/2018

Uma longa jornada
Esse não foi um dos melhores livros do Nicholas... Não me empolgou digamos assim... Mas tb não foi ruim...

Juninho 03/08/2018

Romance
o livro mostra mais 1 romance entre 2 pares de casais e esse romance tem seus altos e baixos
Layla 03/08/2018minha estante
Amei esse livro.

Amanda.Santos 18/07/2018

Maravilhoso
Virou um dos meus livros preferidos ?