Uma Longa Jornada

Uma Longa Jornada Nicholas Sparks

Resenhas - Uma Longa Jornada

Cibele Araújo 04/02/2016

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks
Um cowboy e uma estudante. Um senhor de 91 anos a beira da morte e lembranças de uma vida passada em guerras e ao lado da esposa falecida. A história de Sparks beira esse contexto clichê que nos surpreende.

A história se inicia com Ira Levinson, um idoso de 91 anos de idade acidentado em um barranco, em meio ao inverno rigoroso. Como todas as histórias de Nicholas - até as que eu tive oportunidade de ler - pude perceber que em todos os seus inícios são tragédias. E essas tragédias acabam desencadeando em uma onda de acontecimentos que se tornam aprendizados para os personagens ali envolvidos. Ira, começa a retratar a imagem da esposa ao seu lado no carro. Com dores e debilitado, começa a conversar com ela, lembrando de sua vida adolescente, quando a conheceu, casamento, companheirismo e dificuldades e a paixão que compartilhavam juntos. A essência deste casal.

Por outro lado, há Sophia uma estudante de História da Arte que vive em uma fraternidade junto com outras alunas - típicas de universidades americanas - e que não se encaixa. Sua colega de quarto e única amiga a leva para um rodeio não muito longe dali, apenas 1 hora de viagem e é lá que conhece o Cowboy Luke. Um jovem maduro, independente e tudo que Sophia nunca vira em seus tempos de universidade e identificado em seu ex namorado traidor e violento, Brian.

Os dois começam uma amizade incomum e o pano de fundo é a fazenda na qual o rapaz mora. Com grandes campos e um lago, Luke cavalga com Sophia durante os fins de semana, enquanto conversam sobre assuntos variados, gostos parecidos e futuro.

Em pouco tempo já firmam um relacionamento cheio de incertezas, e o segredo de Luke pode abalar esta relação. O destino de Luke e Sophia se cruza com o de Ira Levinson, e trazendo uma reviravolta que deixa o leitor inebriante, consumindo cada página para poder enfim saber o desfecho.

Nicholas sabe prender a sua atenção. Nesse quesito, nunca me decepcionou. Seja clichê ou não, a trama traz drama e uma caracterização incrível, com paisagens que relaxam e sentimentos que nos deixam com o coração na mão. Dessa vez, a história será transmitida através dos pontos de vista de Ira, Sophia e Luke. Cada capítulo uma surpresa a ser revelada!

Mah 29/01/2016

A Vida é uma Longa Jornada
Hey leitores!
Uma Longa Jornada é sobre dois casais de gerações diferentes, mas que de alguma forma, estão ligados pelo destino, que irá ensinar a eles a quão longa jornada é a vida, ainda mais com alguém que ama.

“- Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava buscando.” -Ira

Ira e Ruth se conheceram um pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Ira Levison é um cara simples, judeu e sulista (algo do qual ele se orgulha) e que trabalhava com o pai na loja de roupas e artigos masculinos. E Ruth era de Viena, mas que emigrara para a Carolina do Norte por causa do nazismo, e que nutre uma paixão profunda pela Arte.

Eles ultrapassaram inúmeras barreiras para ficarem juntos, coisas pequenas como a timidez de Ira na época, e coisas que marcaram a vida deles para sempre, como a guerra, mas que de certa maneira encontram um novo sentindo na Arte, mesmo Ira não compreendendo nada em todos aqueles “rabiscos”, mas ele entendia o efeito de uma pintura em Ruth.

“Estou tentando lhe dizer que não foi a arte que me mudou. Foi o modo como você olhava para mim enquanto eu olhava a arte. Em outra palavras foi você que mudou. -Ruth”

Já Sophia e Luke se “conheceram”, ou melhor, Luke a salvou de ser assediada em uma festa, logo após o rodeio, pelo ex namorado de Sophia, Brian, que ainda não aceitou o fim da relação, passando a persegui-la desde então. Depois do incidente e de Luke ter ensinado uma lição a Brian, Sophia e Luke se vem envolvidos em uma conversa sincera, e logo percebem como seria fácil estarem juntos.

“Sophia refletiu que passar tempo com Luke não era apenas fácil, mas de algum modo também parecia certo. Com Luke, podia ser ela mesma. Sentia que podia lhe dizer qualquer coisa que ele entenderia. -Sophia”

Luke é um caubói e tenta salvar a fazenda da mãe, usando os prêmios da montaria em touros. Já Sophia está no último ano de História da Arte e com a vida pela frente planejada, ou quase; já que trabalhar nessa área, tudo é incerto.

Duas pessoas absolutamente comuns, e com poucos interesses incomuns, mas que de alguma forma tudo parece “certo”, desde que estejam juntos, isso se Luke não puser tudo a perder com seu tenebroso segredo.

“Naquele instante, teve certeza de que já estava se apaixonando por ela e não havia nada no mundo que pudesse impedi-lo. –Luke”

A história se inicia com Ira tendo 91 anos, e decidiu dirigir para uma última viagem, sofrendo no caminho um terrível acidente. Enquanto espera por ajuda e luta pela vida, ele vê a imagem de sua amada esposa, Ruth, que morreu há nove anos. Mesmo sabendo que ela não é real, Ira se apega a sua figura com todas as suas forças e através de lembranças e de suas conversas com Ruth, traçada pelo humor, conhecemos mais profundamente sua história.

“Quando contemplo as profundezas do universo, sei que está chegando a hora em que a terei em meus braços mais uma vez. Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você. –Ira”

Uma Longa Jornada recebeu uma adaptação cinematográfica pela Twentieth Century Fox. A obra é narrada na terceira pessoa alternando de Luke para Sophia; e na primeira pessoa nos capítulos referentes à Ira, nos permitindo “ver” e “sentir” o que cada deles vivencia no momento.

Eu adorei essa edição que a Arqueiro lançou, pois a capa foi baseada no cartaz do filme, contendo os personagens Luke e Sophia. A escrita do Sparks é perfeita por ser simples e direta, ou seja, é fácil se apegar a narrativa. Gostei ainda mais de acompanhar a jornada desses casais tão... “ícones”.
Ira e Ruth.

“Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa. –Ira para Ruth”

Luke e Sophia:

“Percebeu que os altos e baixos, os sonhos e as dificuldades, tudo fora parte da jornada – uma jornada que a levou ao gado perto de uma cidade chamada King, onde se apaixonara por um caubói chamado Luke. –Sophia”

Bia 28/01/2016

Bom que dizer desse livro é muito lindo , mas não é tão lindo como outros que li do Sparks, conta a historia de Ira e Ruth , Sophia e Luke, historia separadas mas ligadas em algum momento....Ira é um senhor de 91 anos q sofre um acidente logo no começo da livro e pra esperar ser salvo ele conta sua vida e Ruth sua esposa ja morta ajuda a mante-lo vivo fazendo lembrar da sua vida , ele foi pra guerra , sofreu muito com isso por um motivo....Luke monta touro e sofre um acidente e não pode mais montar mas continua montando pra salvar a fazenda da mãe e conhece Sophia q é uma universitaria , mundos totalmente diferentes mas ligados pelo amor , muito lindooooo

Mayara 21/01/2016

Me pergunto por que ainda não tinha lido um livro do Nicholas Sparks...
Me apaixonei pela história, dois casais totalmente diferentes que tem em comum: o amor.
Romances de épocas diferentes, mas que ao final tem o mesmo objetivo, a vontade de permanecerem juntos, um casal já teve seu momento, mas é bom conhecer a história deles, já Luke e Sophia vão viver a sua história e é claro que há desentendimento e algumas complicações, mas o final, bem...tem que ler para saber ;)

Rafaela 19/01/2016

Uma Longa Jornada
Leitura envolvente, boa escrita, inesperado final feliz, conhecendo Nicholas Sparks.
Croniana 02/08/2016minha estante
Esse foi um dos que menos gostei do Nicholas... :(

Rafaela 03/08/2016minha estante
Eu também já li melhores (dele), mas gostei do final!

Croniana 04/08/2016minha estante
:D :D

Iosh 16/01/2016

?
Livro ótimo, uma história muito envolvente.

Isabel G. 14/01/2016

Aff
Simplesmente chato. A história é monótona, não surpreende o leitor em nada, o final é muito previsível e ruim. Um dos livros mais chatos que já li.

Yasmim.Speretta 29/12/2015

Eu achei um livro ótimo. Pode ser um pouco clichê, pela mocinha e o herói, além da conclusão, mas achei uma historia linda. Não sou muito de ler romances, mas realmente gostei e recomendo.
Não cheguei a ver o filme, mas tenho certeza que deve ser muito diferente, então leia!

Gabi 08/12/2015

Surpresa boa
Primeiramente, quero dizer que esse livro não foge a regra do Nicholas Sparks de fazer histórias. Mas diferente de tudo que eu já tinha lido do autor, eu consegui sentir o amor dos personagens.
O livro é sobre o amor, conta a história de dois casais que estão em fases diferentes da vida. Primeiro somos apresentados ao Ira e sua amada Ruth, ele tem 91 anos(É um velhinho adorável) e ela já faleceu. A história deles é contada do ponto de vista do Ira, em primeira pessoa, quando ele se vê próximo da morte. Confesso que não achei que iria me empolgar tanto nessa parte, mas os personagens são tão bem construídos e a história em si é tão bonita que não tem como não se apegar.
Já o outro casal, Sophia e Luke, são jovens e completamente diferentes, a relação deles já começa de maneira bem inusitada para ambos. Ele é um tipico cabói, charmoso e bom em tudo que faz. Ela é universitária, está se recuperando de um termino de relacionamento e não tem familiaridade com o campo. E daí você já pode imaginar o que teremos em seguida...
Dá pra parar e pensar onde essas duas histórias se ligam, confesso que descobri antes do acontecimento a situação que iria acontecer, mas isso não desmereceu em nenhum momento a história. O que me faz pensar que a construção de mundo e personagens, as vezes, podem ser o destaque em uma história.

Tauan 05/12/2015

Sparks tem um jeito fluente de contar suas histórias, nos envolvendo nos dilemas e romances de seus personagens e fazendo o tempo voar.
Sempre sinto essa catarse literária quando o leio e mesmo assim me surpreendo.
Nesse livro, acompanhamos três vidas, a de Ira Levinson, um judeu de 91 anos que sofre um terrível acidente de carro durante o inverno e se vê preso dentro do carro no meio do nada, sendo gradualmente soterrado de neve, sem acesso a comida ou a água. Pouco depois do acidente, ele começa a ter visões de sua esposa, Ruth, falecida a nove anos. É essa presença que o mantém vivo DIAS... Ira e Ruth recordam momentos de seus longos anos juntos, uma vida de felicidade e de amor.
Acompanhamos também a vida de Sophia Danko, uma universitária de 21 anos que se muda de Nova Jersey para a Carolina do Norte. Ela sempre fora muito dependente dos pais e vivera uma vida limitada, mas na Universidade, passara a ser dona de seu nariz e senhora de suas decisões, por piores que elas fossem. Assim, é em um momento de coração partido que ela conhece nosso terceiro personagem, Luke Collins, um caubói boa pinta que já entra na história salvando a mocinha de um apuro.
Luke é um homem muito simples, muito apegado à sua mãe e à fazenda deles, um peão de boiadeiro, um homem do campo, acostumado a resolver os problemas com as próprias mãos, mas sem muita instrução.
Já é improvável que as vidas de Luke e Sophia se cruzem, quanto mais que eles engatem um promissor romance. Imaginem só a surpresa que é quando seus caminhos se cruzam também com os de Ira...

site: pausaparaaleitura.blogspot.com.br

marcela.barbi.1 08/11/2015

O que dizer desse livro?
Sou um pouco suspeita para falar sobre os livros do Nicholas Sparks, porque eu simplesmente amo todos! E esse livro não foi diferente. Falando com sinceridade, li esse livro com um medo escandaloso de o autor matar meu personagem favorito ( afinal o Nicholas é profissional nisso).

O livro conta a história de dois amores completamente diferentes e vividos em épocas bem diferentes também. O livro começa com Ira contando sua hisória de amor com Ruth,Ruth morreu a 9 anos e Ira se tornou um idoso frágil, viúvo e sozinho. O livro já começa com Ira em um acidente ( não é brincadeira quando disse que o autor ama machucar os personagens) e no meio do drama do acidente, Ira começa a fantasiar sua ex mulher Ruth, como se ela estivesse com ele naquele momento, Ruth sempre apoia Ira para que ele viva e Ira vai sempre narrando as histórias de amor vividas por eles.
Já na outra parte, o livro narra a história de Sophia, entudante de Histórias da Artes em uma boa faculdade que terminou seu namoro devido a uma traição. Seu ex namorado Brian, insiste em persegui-la por onde ela vai. Sua colega de quarto, Marcia, implora para que Sophia vá a uma festa de rodeio com ela e suas amigas e Sophia aceita, depois de muita encheção de saco de Marcia. Não é de se esperar, Brian a segue até na festa. Ele começa com uma discussão com Sophia e Luke, o melhor peão dos últimos tempos, intervém e acaba salvando Sophia. Eles passam a noite juntos conversando e acabam marcando um encontro na fazenda de Luke para o próximo dia. Um tempo se passa e os dois acabam namorando e o livro é completamente lindo.
Eu esperava um fim mais trágico, mas foi lindo.

Sarah de Souza 05/11/2015

O amor de Ira
Como sempre o autor escreveu lindamente, porém, eu esperava realmente mais desse final. Algo que me tirasse lágrimas (tirou, mas esperava ainda mais). Queria sentir a emoção de Ira, que foi quem mais me cativou. A história de amor dele e da esposa falecida é aquela história de amor que todos querem e buscam ter. Senti aquela sensação de querer conhecer aquela pessoa maravilhosa que ele era e ainda é pois os personagens nunca morrem dentro de nós.
A história do casal foi que eu esperava mais. Porém, leia e se apaixone por Ira como eu me apaixonei.

Fê Borges 04/11/2015

Como sempre o Titio Nick sempre me impressionando com suas histórias de amor!
Eu confesso que amei este livro que conta a história de Ira, o idoso, de Luke e Sophia, o casal de jovens. Ira sofreu um acidente de carro na qual passou vários dias dentro do carro na qual sofreu o acidente e tinha visões com sua esposa já falecida, conversava com ela, lia para ela relembrava o passado.
Luke é um peão que montava em várias cidades que mora na fazenda e conhece Sophia a estudante de história.
Eles não conhecem Ira e na sinopse não havia entendido como que a vida do casal de namorados tinha ligação com Ira, mas no final tudo se entrelaça e o final é emocionante, porém esperava mais!