O rei das pequenas coisas

O rei das pequenas coisas Celso Sisto

Resenhas - O rei das pequenas coisas

Eduardo Vieira 05/12/2020

Simples, mas comovente
Celso Sisto transmuta de maneira comovente entre a realidade e a fantasia neste conto simplista que retrata a vida e a relação de Guigo, uma criança de 11 anos, e vô Flodoardo um senhor já debilitado.
Por um lado, o autor desenvolve o afeto entre o neto (Guigo) preocupado com a saúde de seu avô e, enquanto a história é contada, é possível sentir as dores e as alegrias de Guigo nas diferentes fases em que Flodoardo, ou apenas Flô, se encontra.
Por outro lado, Celso nos embarca em uma fantasia vivida por Flô quando criança; uma fantasiada substanciada por um rei: O Rei das Pequenas Coisas, e seus três fiéis companheiros.
Enquanto lemos, é perfeitamente possível identificar traços saint-exuperianos na narrativa, bem como é válido comparar o personagem que carrega o nome da obra (O Rei das Pequenas Coisas) com o Pequeno Príncipe do longínquo B-612.
Ao final, o conto comove, e apesar de alguns momentos de falha narrativa do autor, consegue cumprir o que propõe: uma leve e tocante história de um neto apaixonado pelo seu avô. Uma história que todos já conhecemos; e mesmo assim amamos.

melnoliteraverso 30/08/2020

Valorização
Lendo o livro, vi o quanto nossos antepassados podem nos dar boas lições de vida e aprendi acima de tudo, a valoriza-las como devem realmente ser

Giovana 25/05/2022

Uma leitura rápida que conta sobre o amor entre neto e avó. Me perdi em várias partes da história, mas no final entendi o que estava acontecendo.

Badu 31/12/2023

Eu fiquei tão devastada
Minha irmã implorou pra eu ler esse livro, porque ela disse que era ótimo.

eu só fiquei triste, sinceramente. é muito bonitinho o netinho tentando alegrar o avó e fazendo ele se lembrar das coisas, mas eu só conseguir ver o lado negativo.

o alzheimer/demência tomando conta de uma figura paterna tão importante para a família e as pessoas sem poderem fazer nada para ajudar?

em resumo, não gostei, só fiquei na bad.