Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1930-1945

Vitor 01/02/2023

Muito bom!
Lira Neto mas uma vez fez um excelente trabalho descrevendo a vida de Getúlio Vargas, uma excelente obra! Vargas foi uma figura controvérsia mas tem uma coisa que é indiscutivel: é o maior líder da história do Brasil, gigantesco demais! Não concordo com Getúlio em todas suas posições e atos porém o respeito muito e tenho um respeito inabalável por sua figura!

Acacio 19/07/2023

Ditador declarado
Segundo volume devidamente devorado!!!
Ninguém foi santo na construção da República brasileira mas, Getúlio abusou dos seus poderes de forma aberta a fim de garantir sua permanência no poder...

De forma envolvente o autor explora todas as facetas do primeiro governo getulista ilustrando o que há de pior em um governo populista que, abraçado às forças armadas, mata a democracia.

Albuquerque 04/11/2014

Excelente, mais uma vez!
Mais uma vez, uma obra muito bem feita! Não tenho mais nada a fazer a não ser parabenizar o Lira Neto pelo excelente trabalho. Com certeza deu muito trabalho organizar tantas informações e transformar neste livro. Só quem já pesquisou sabe como é dureza o serviço!

Recomendado!

Vanessa Daflon 07/03/2022

Denso e intenso
Ler um relato tão cheio de detalhes da nossa história provoca um misto de emoções: angústia, orgulho, revolta e tantos outros.

Livro excelente para quem quer conhecer profundamente a história do nosso país.

Pedro Henrique 26/12/2020

Incrível e muito curioso!
Livro sobre o maior e melhor presidente da história do Brasil em seu maior período a frente da nação. Muito bom livro para entender os 3 períodos compreendidos entre 30 e 45. Lira Neto maid uma vez fez um trabalho espetacular para juntar fontes, documentos, cartas para escrever este período tão importante da nossa história. Me chamou mais atenção o período da Segunda Guerra Mundial em que Getúlio esteve a frente do país e precisou, com sua incrível habilidade, negociar com o Eixo e com os Aliados os interesses brasileiros e não de países estrangeiros. Recomendo muito a todos!

Adri Crivelaro 02/12/2021

Segundo volume da trilogia, o livro abrange o período de 30 a 45, quando Getúlio está no poder. A linguagem é simples e o texto é gostoso de ler, mas requer atenção pela grande quantidade de 'personagens' e pela riqueza de detalhes e fontes. Já ansiosa pra ler o último livro.

Mellissa.Soler 05/01/2022

Conhecendo o passado para entender o presente
Livro excelente do ponto de vista histórico, explícito nos bastidores da política brasileira, contextualizando as ações do então presidente e seus contemporâneos.

Lipe 11/02/2020

Vol. 2 da trilogia de Lira Neto
Biografia de fôlego e muito agradável de se degustar. Assumindo, em 1930, como Chefe de um Governo Provisório, Getúlio Vargas esteve à frente do Estado brasileiro por mais de 15 anos consecutivos. Empenhou-se em fortalecer o Estado e a si próprio centralizando o poder e tomadas de decisões.
Em 1934, fora eleito presidente pelos constituintes. Em 1937, com a corrida presidencial, desejando manter-se no poder ele dá um golpe contra o Estado de Direito alegando evitar a consumação de um plano concebido por opositores para a tomada de poder por parte de judeus comunistas (Fake News). Em 10 de novembro de 1937, Vargas anuncia o golpe que transformou o Brasil em uma ditadura conhecida como Estado Novo, que resultou na perseguição de adversários políticos (integralistas - fascistas - comunistas ou liberais), impondo-se por meio da força, prisões arbitrárias e deportações.
Uma leitura agradável, informativa e muito bem referenciada.

allanpatrick 26/02/2015

Um pouco aquém do primeiro volume
Este segundo volume é mais um ótimo trabalho produzido por Lira Neto. No entanto, há um vácuo na obra: muito pouco se fala das ações de governo durante esses 15 anos, sendo que se trata de um período em que houve uma revolução na administração pública e na economia do país em função dessas mudanças governamentais. O livro fica preso ao lado Maquiavel da ação governamental: os golpes e contragolpes, políticos e militares, destinados a manter a "governabilidade". O próprio Lira Neto de certa forma se desculpa no Epílogo, ao lembrar que esse é o período mais estudado e prolixo de material em torno da figura de Getúlio, o que exigiu um enorme esforço de concisão.

Lucas 30/03/2015

Lira Neto me surpreende mais uma vez!!!
Eu Pensava que após o primeiro livro,diga-se de passagem uma excelente obra rica de detalhes,o segundo não seria melhor,mas foi,mais uma vez Lira Neto descreveu a vida publica e privada de Getúlio Vargas com ricos detalhes e também mantendo a imparcialidade.
Passando pelo governo provisório,o constitucional e o estado novo,o livro aborda diversas características do governo Vargas,seus aliados e seus inimigos,e também esclarece muito a participação do Brasil Na Segunda Guerra Mundial.
Nota-se também,muitas situações em que a habilidade,inteligência e a perspicácia de Getúlio fizeram a diferença no cenário político nacional,principalmente se tratando dos militares.Na reta final do Estado Novo,o livro descreve detalhes importantes que marcaram o fim da ditadura de Getúlio,mas não de sua carreira política...

Eduardo 15/04/2015

Excelente documento histórico... Muito bom conhecer o poder em meados do século XX.

GIPA_RJ 16/10/2016

Fascinante biografia
Esta é a minha impressão ao terminar hoje de ler as 500 páginas do volume 2 que só me enche de vontade de ler logo o próximo e último volume. Ficou claro que eu nada sabia sobre este homem e este período -os frios e resumidos livros de história nada me tinham dito.
Astuto como uma raposa , Getúlio protagonizou manobras incríveis no poder. O trecho que destaco foi a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Leywyson.Ramon 16/12/2023

Resenha N°5
Aqui a vida do Getúlio Vargas e do governo brasileiro foi como a vida caótica da época de ditaduras e guerras.
Essa segunda fase do livro é muito ricas nod detalhes da politica brasileira que até faz a gente pensar na atual realidade do porquê as coisas são como são/estão.