Mantenha o Sistema

Mantenha o Sistema George Orwell

Resenhas - Mantenha o Sistema

Accioly 08/08/2009

Parar, observar, pensar
Este livro, não tão conhecido como os grandes clássicos de Orwell, possui tantos méritos quanto estes. A história de Gordon Comstock tem como problema fundamental o relacionamento dos questionadores com o sistema estabelecido. Há uma crítica tanto aos valores capitalistas quanto à sociedade aristocrática inglesa. Entretanto, a questão fundamental da obra é: como se relacionar com um sistema que você renega? Como proceder numa sociedade de cujos valores você não compartilha? Este livro mostra a grande armadilha em que caem aqueles que renegam completamente o sistema. Gordon abandona uma carreira promissora e se recusa a ser mais um na corrida pelo dinheiro, abraçando uma vida frugal e dedicada à poesia. Gordon quer escrever uma obra prima, mas é constantemente incomodado com os problemas causados pela falta de dinheiro. Também suas vidas social e amorosa não podem se desenrolar plenamente devido à falta de dinheiro, a qual se torna uma paranóia para o protagonista, causa de todos os males da sua vida.

A atitude de Gordon o leva apenas a um estado de depressão, apatia e melancolia crônicas. Qual seria a resposta? Seria esta a efetiva renegação daquela sociedade? Orwell mostra como os indivíduos “alternativos” podem ser os maiores escravos da sociedade ao agirem necessariamente de forma contrária aos padrões esperados. A diferença, tratada como um dogma, atinge rapidamente contornos vazios para esses “escravos às avessas”, tornando-se estéril e esterilizando seu portador. A obra deixa em aberto como atuar diante do triunfo do consumismo e do materialismo de uma sociedade que nos esmaga. Por outro lado, nos mostra algumas armadilhas deste desafio. Acima de tudo, nos faz pensar.
Afonsinho 31/05/2014minha estante
Keep the Aspidistra Flyang (Mantenha a Aspidistra Pendurada-flutuante), me corrija se estou errado,pois,penso que esta é a melhora tradução.Este é o titulo original da obra.Não foi a-toa a escolha do titulo pelo Grande Autor.Talvez esteja no significado da planta Aspidistra para os Ingleses.Quando li o romance, final dos anos 70 (pouca coisa mudou em nossa débil sociedade até os dias de hoje) tinha na mente em relacionar a planta Aspidistra com a nossa Primavera.Quem conhece a primavera, sabe que se trata de uma
especie de trepadeira, que costuma infiltrar suas raízes no solo, nas paredes e estrutura das casas.Daí pensar no que significa o "sistema"
e o fato dele ser obrigatoriamente mantido, pois, ele possui raizes que invadem a individualidade das pessoas, anulam a vontade e opinião do individuo.Grande pensar moderno.Tive a felicidade de ter tido contato com o seu modo de ver, analisar, criticar e, principalmente,de antecipar os resultados da estupidez do homem.

Desterrorama 28/06/2023

Todo mundo conhece "a revolução dos bichos" e "1984"
Porque são livros que criticam o totalitarismo. mas poucos conhecem "a flor da inglaterra" (cia das letras) ou "keep the aspidistra flying" em inglês, ridiculamente traduzido pela editora hemus como "mantenha o sistema". é ridículo, pois este título sugere uma ideia oposta ao livro. Orwell teve uma boa educação e um trabalho estável na Índia, mas resolveu abandonar sua zona de conforto para se tornar um escritor. foi para a Inglaterra e lá comeu o pão que o Diabo amassou. aprendeu na prática o que é ser pobre e em 1936, enquanto Chaplin ironizava os "tempos modernos", Orwell lançou este amargo romance com elementos autobiográficos, que expõe sua luta constante contra pensamentos mesquinhos e contra o deus-dinheiro. quem é idealista e já viveu (ou vive) sem um puto no bolso, vai se identificar com o autor.

gaburnz 22/01/2009

Doentiu
Adoro a dinâmica que o Orwell tem para narrar as ações da personagem. Fiquei agoniado o livro inteiro com as atitudes de Gordon Comstock, a paranóia aguda com tudo mas principalmente com o dinheiro, melhor dizendo, qualquer coisa que estivesse errada o dinheiro havia causado. Ótimo!
GabrielMouzella 15/11/2012minha estante
Doentio*

GabrielMouzella 15/11/2012minha estante
Doentio*

Você está em uma rede social decente, não em Orkut. Portanto escreva de forma correta.

CleeBR 24/03/2009

Muito Bom!!!
Sabe aqueles momentos em que nos deparamos em pensamentos de que todo o sistema é corrupto, que ele atende a interesses próprios e muito diversos dos interesse do povo, ou seja nós, e que ficamos impotentes, mas inconformados.... Pois é, essa é a sensação ao ler esse livro.
Orwel é incrível.
Leitura recomendada.
Cleber

Bruninha Silva 24/09/2009

Gosto muito desse livro.
Já faz um tempo que li esse livro, preciso até relê-lo pq ele tem bastante a ver com o que passo e sinto atualmente. Orwell é um autor muito especial, gosto muito dele e consigo entender muito bem as desilusões dele quanto às pessoas, à sociedade.
A verdade é que, como renegar o dinheiro? Por mais que ele seja contra e com toda a razão do mundo, é impossível ser feliz no mundo de hoje dentro de uma sociedade capitalista sem o mínimo de dinheiro, sem ser um pouco condizente com o sistema. Infelizmente, para que você não fique abaixo dos porcos numa escala de importância (fazendo um paralelo com o "Ilha das Flores" rs), e pra que se tenha um minimo de dignidade é preciso ter dinheiro.
Gordon toma de tal forma uma postura extremista quanto a um lado, que ao final ele acaba mudando, e extremamente, o seu estilo de vida, abandonando suas velhas ideologias (simbolizado pelo poema) pra trás. Esse é o mal das posturas extremistas, ao meu ver, que muitas vezes não são baseadas em uma racionalização do problema, mas sim em uma emoção ou um sentimento e só. Além de que ele não deixava de se importar com o dinheiro, é como se ele odiasse o dinheiro mas no fundo odiasse o fato de gostar muito dele. Entedem? É assim com a maioria das pessoas, a crítica é muito válida.
É um livro muito muito interessante, vale muito a pena ler!

Elizandra 09/05/2016

Interessante e Convidativo
Livro pouco conhecido, porém de grande peso. A história de Gordon Comstock é a história de muitos de nós, é uma obra atemporal. A narrativa de Orwell é sempre cativante e envolvente. Confesso que em momentos me senti angustiada, como se eu estivesse na pele de Gordon.
A narrativa, dada em Londres, tem como foco central a revolta do rapaz contra o sistema capitalista e a maneira que é afetado pelas conseqüências de suas próprias decisões, abordando conflitos psicológicos, emocionais e sociais.
Há momentos em que senti grande raiva de Gordon e em outros momentos em que eu tinha pena dele.
Uma obra que mostra o ser humano como ele é, com defeitos e qualidades.