Guia Alimentar Para a População Brasileira

Guia Alimentar Para a População Brasileira Ministério da Saúde

Resenhas - Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável

Erica 29/12/2023

Achei muito legal. Desde os princípios que norteiam esse guia, já fiquei bastante interessada. Além disso, é muito esclarecedor e didático sobre o que são alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. Ensina a combinar, escolher, tudo de acordo com nossos hábitos alimentais culturais. Também não toca o terror fazendo a gente ter medo de comer as coisas, contar calorias e desenvolver neuroses para emagrecer. Legal demais.

ataines 21/06/2023

O guia é muito importante para as pessoas que querem ter mais conhecimento na área de alimentação saudável, ele fala muito sobre a classificação dos alimentos em: in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

malubsballarotti 15/04/2023

Imprescindível pra qualquer pessoa que quer viver de forma saudável e sustentável, sem deixar de lado a realidade brasileira. com certeza esse material deveria ser mais divulgado e uma atualização por parte do governo seria bem-vinda!

Preto Contenção 04/04/2023

Importante
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento produzido pelo Ministério da Saúde do Brasil que tem como objetivo fornecer informações atualizadas e embasadas cientificamente sobre alimentação saudável para a população do país. Lançado em 2014, o guia é um importante recurso para promover uma alimentação equilibrada e contribuir para a prevenção de doenças relacionadas à nutrição.

Uma das principais características do Guia Alimentar é uma abordagem holística da alimentação, que vai além da simples recomendação de nutrientes e calorias, considerando também aspectos sociais, culturais, ambientais e psicológicos relacionados à alimentação. O guia enfatiza a importância de uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, evitando o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, vitaminas e sódio.

O guia também destaca a importância de uma alimentação variada e colorida, com a inclusão de alimentos de diferentes grupos alimentares, como frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas, proteínas de origem animal e vegetal, e proteínas saudáveis. Além disso, o guia enfatiza a importância de evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, vitaminas trans e sódio, que estão associados a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.

Outro aspecto relevante do Guia Alimentar é a promoção do respeito à cultura alimentar local e regional, incentivando o consumo de alimentos tradicionais e minimamente processados, que são mais saudáveis ??e sustentáveis ??do ponto de vista ambiental. O guia também destaca a importância de compartilhar as refeições em família, resgatando o valor social e emocional da alimentação.

O Guia Alimentar para a População Brasileira é uma ferramenta importante para profissionais de saúde, educadores, formuladores de políticas públicas e para a população em geral, fornecendo orientações práticas e atualizadas sobre como ter uma alimentação saudável. Sua abordagem abrangente e baseada em evidências contribui para a promoção da saúde e prevenção de doenças, esperançosamente para melhorar a qualidade de vida da população brasileira. No entanto, é importante destacar que a implementação efetiva das recomendações do guia requer ações integradas em diferentes níveis, como políticas públicas, regulação da indústria de alimentos, educação alimentar e mudanças comportamentais individuais. Em resumo, o Guia Alimentar para a População Brasileira é uma importante ferramenta de promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças, com uma abordagem abrangente e atualizada que valoriza a alimentação como um ato social, cultural e ambientalmente sustentável. É um recurso valioso para a população brasileira em busca de uma alimentação equilibrada e saudável.

Fabi 06/11/2022

Não substitui a consulta com o profissional nutricionista, pois este vai avaliar caso a caso e prescrever o melhor plano alimentar, mas contribui imensamente para as melhores escolhas alimentares e melhora da saúde da população em geral. Deveria ser lido por todos! O Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014 vem com uma pegada muito muito interessante, com foco em alimentos IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS, trazendo a importância da COMIDA DE VERDADE.

Maria.Guimaraes 27/10/2021

Essencial
Devia ser trabalhado nas escolas!!
No começo ele enrola um pouco e é meio repetitivo mas é um material muito rico e apesar de eu ser estudante de Nutrição, me provocou vários insights simples que nunca tinha parado pra pensar.

Recomendo para toda a população, como o nome já sugere.

Mabi Viana 02/08/2021

Gratuito, informativo e simples.
Um guia super útil e necessário. Deveria ser abordado nas escolas!
Com essa leitura, saímos do lugar-comum sobre o que entendemos por alimentação saudável, e percebemos que se trata mais que comer alimentos in natura, ou pouco processados, mas tem a ver com organização do tempo e hábitos alimentares.
Leitura muito fácil de compreender, te informa, educa e sugere dicas de como mudar as práticas alimentares.
Link de download agregado à resenha.

site: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Adrian.Daniel 18/06/2021

um verdadeiro guia
O livro fala a respeito da alimentação e de como ela influencia na vida, em aspectos nutricionais e sociais, fala sobre como a comida deve ser escolhida, limpa e preparada, dá diversas sugestões e é de rápida leitura

Vanessa 02/04/2021

Para quem se interessa em nutrição e alimentação saudável este guia é fundamental. Conceitos básicos e dicas alimentares voltadas para os brasileiros. Muito bom

Kidakika 07/03/2021

Todos deveriam ler
Esse guia foi desenvolvido por uma equipe de profissionais da saúde após anos de estudo e contém orientações para uma alimentação saudável adaptada para a população brasileira, considerando alimentos regionais e os costumes do país

alexsandra.doam 28/02/2021

Queria ter lido antes!
Faço parte desse número crescente, de brasileiros que desde a infância foram criados a base de alimentos ultraprocessados. Esse guia me "abriu os olhos" pro mundo da alimentação saudável. Agora estou pondo em prática as orientações. Posso dizer que elas estão ajudando a melhorar muito minha vida. Essencialmente minha saúde. Recomendo demais! Isso deveria ser apresentado nas escolas!

Brasileiro 24/02/2021

Leitura Necessária
Foi muito melhor do q eu esperava! O livro fala de nutrição no dia a dia com alimentos tradicionais de cada parte do Brasil de forma BARATA. Isso mesmo, é um guia de nutrição focado na alimentação brasileira. Gostei muito das recomendações ?

Leticia.Sizs 14/09/2020

Todos deveriam ler
É um guia que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, muda muito sua percepção de alimentação saudável, além de passar dicas de como adquirir esse hábito. Recomendo a leitura.

@pedrocamartins86 02/05/2020

Utilidade pública
Embora seja uma leitura de conteúdo primariamente técnico, a linguagem coloquial democratiza o acesso, como de fato é proposto.
Sem regras regidas ou qualquer imposição de qualquer tipo de dieta, restrição ou determinação de quantidade de alimentos ou calorias, o guia oferece informações suficientes para que cada um, de acordo com sua realidade, promova mudanças pessoais para uma melhor alimentação a partir da manutenção e ampliação de hábitos culturais e alimentares tradicionais.