Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde

Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde Rita Barradas Barata

Resenhas - COMO E POR QUE AS DESIGUALDADES SOCIAIS FAZEM MAL À SAÚDE

luarapadilha 23/02/2024

Achei objetivo e didático, faz um caminho bastante esclarecedor trazendo o percurso das desigualdades e suas afetações no âmbito da saúde.

Isabel331 21/07/2023

Bom livro introdutório, msm com alguns conceitos retrógados.
Apesar de ter algumas conceituações retrógradas (como "preferência sexual") e a falta de um aprofundamento mais complexo em determinados assuntos, é um ótimo livro introdutório para se entender o impacto das desigualdades sociais no processo de saúde x doenças, pois tem uma linguagem acessível e explica de forma bem didática.

Lucas.Yoshi 15/07/2023

Bem formal e muito técnico nas questões que apresentada e discuti, também possue vários Gráficos oq acaba ajudando a vc entender os números dos casos discutidos no Livro mas acaba sendo nada demais é bem simples de entender tudo.

lidi 10/07/2023

O livro aborda de forma clara como as disparidades socioeconômicas impactam negativamente a saúde das populações, evidenciando as consequências para os grupos marginalizados. Uma leitura fundamental para profissionais da área da saúde.

Be/Ber 16/04/2023

Livro robusto no que diz respeito a agregação de pesquisas e estudos para evidenciar as desigualdades sociais no processo de saúde doença.

Ao mesmo tempo, é de leitura bastante tranquila, aprofundando, me parece, na tentativa de iniciar um leitor com poucos conhecimentos na área, as interseções dos determinantes sobre a saude.

Super recomendaria àqueles que querem conhecer o tema

Juliana 09/01/2023

Classe social como determinante de saúde
O texto relaciona as desigualdades sociais com as condições de saúde, adoecimento da população e o uso dos serviços de saúde pela população. A saúde é um bem público e o principal determinante de saúde é a classe social.

Beachu 16/05/2022

Livro maravilhosoo
Esse livro me fez abrir a cabeça mais ainda para as questões sociais ao meu redor, tenho certeza que me acrescentou conhecimento sobre a área, estou atuando em um CRAS agora nesse semestre enquanto estava lendo esse livro, fico muito feliz por ter ganho esse livro em um sorteio, a leitura é bem fluida, a autora por ser médica, traz bastante bagagem teórico metodológica das ciências sociais da saúde, epidemiologia, saúde coletiva e saúde pública, as temáticas que ela acaba por convergir para discutir sobre as desigualdades sociais é mt interessante, adorei demais esse livro e indico muito.

carolmc_ 13/03/2022

Excelente
Leitura mais técnica e importantíssima especialmente para alunos e profissionais da área da saúde, pois mostras os impactos das mais diversas condições/características de vida no processo saúde-doença.

Ray 29/09/2021

Indispensável
Mais um livro indispensável para toda pessoa que está na área da saúde! Muito bom, traz muitos conceitos e reflexões

Josué Brito 07/08/2021

Determinantes sociais em saúde
A saúde humana dialoga com a construção social e com determinantes culturais e sociais diversos. Este livro se propõe a discutir o conceito de determinantes sociais de saúde e como eles impactam em vários índices de saúde. É uma leitura fácil, objetiva e muito elucidativa.

Rachel Lucena 28/01/2021

Imprescindível pra gente entender um pouco sobre como as desigualdades são mais devastadoras do que imaginamos e que somos muito mais privilegiados do que podemos supor.

Angel 15/01/2021

Um livro necessário para todos
RESENHA: COMO E POR QUE AS DESIGUALDADES SOCIAIS FAZEM MAL A SAÚDE

AUTOR(A): RITA BARRADAS BARATA

SINOPSE FIOCRUZ: Subdividido em seis capítulos, no primeiro a autora apresenta breves considerações teóricas sobre a temática das desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto. Partindo daí, nos capítulos seguintes trata da questão das classes sociais de como a posição social de cada indivíduo repercute sobre sua saúde e sobre a influência da renda ou seja, as relações entre riqueza e estado de saúde. Insere também a discussão sobre etnia e discriminação, como categorias importantes da análise do estudo em questão. Por fim, destaca as relações de gênero e a produção da saúde e da doença, tecendo, ainda, comentários sobre as políticas públicas no enfrentamento das desigualdades sociais, para então expor suas considerações e conclusões em torno do tema.

Opinião: o livro levanta um debate bastante contemporâneo acerca do tema saúde de forma que a sua reflexão se torna bem pertinente para leitores não especializados no assunto, em vista que, entender a complexidade dos determinantes sociais no processo saúde doenças(condições que as pessoas vivem e trabalham) traça um panorama para entender de que forma a saúde também está atrelada as desigualdades sociais, o que me levou a pensar em um exemplo como: "alguém está doente e vai ao hospital e após tratamento recebe alta, mas quando chega em casa esse indivíduo não tem saneamento básico, condições precárias de moradia" esse indivíduo teve alta de saúde, mas não teve alta social certo? será que ele vai ter condições para continuar saudável em tal situação? São reflexões assim que o livro te leva a pensar! Leitura mais que recomendada.

Mesquita 19/07/2020

Um bom ponto de partida
Esse livro, escrito pela importante e reconhecida epidemiologista social Rita Barradas Barata, faz parte de uma coleção que se propõe a ser uma leitura acessível ao grande público sobre temas em saúde. Acredito que a linguagem, apesar de didática, não é exatamente acessível a todos os públicos.

Sua estrutura se subdivide em:
1. O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?
2. A posição social e seus reflexos sobre a saúde
3. Ser rico faz bem à saúde?
4. As desigualdades étnicas necessariamente significam racismo?
5. Relações de gênero e saúde: desigualdade ou descriminação?
6. Políticas para o enfrentamento das desigualdades

A autora passeia por esses temas trazendo os pilares de entendimento para cada um deles e, de fato, faz um apanhado bastante coerente sobre as questões e solidifica seus argumentos trazendo resultados de pesquisas científicas. Minha maior ressalva, entretanto, se dá ao quarto capítulo. A discussão sobre raça é demasiadamente rasa e incompleta e traz como argumentos científico pesquisas em saúde principalmente dos EUA, que não abarcam a realidade brasileira. Ao passo que não se apropria produções essenciais para o entendimento da saúde da população negra no Brasil, como as obras da doutora Jurema Wernek e da doutora Neusa Santos Silva (há muito publicadas e reconhecidas quando do lançamento do presente livro).

No mais, é uma boa indicação de leitura para quem deseja iniciar os estudos na área.

ithalo 10/04/2020

O livro é comp de 6 subtítulos que disserta o assunto em vários ambientes