Uma Pequena Cidade na Campina

Uma Pequena Cidade na Campina Laura Ingalls Wilder

Resenhas - Uma Pequena Cidade na Campina

raq 14/12/2009

Infelizmente minha cópia deste livro veio com defeito - faltam uns dois capítulos inteiros. Depois li inteiro e comprei a edição americana, mas queria a edição em português inteira. Se alguém quiser trocar ou vender por favor entre em contato.

Katherine 15/10/2016

Aconchego em forma de livro
Confesso que fui atrás dos livros de Laura por causa do seriado. No primeiro ano do ensino médio eu assistia Os pioneiros quando chegava em casa. Antes de ler esse, eu li Uma casa na campina e O jovem fazendeiro. Dos três esse é o que gosto mais.
Comecei a ler com expectativa, e elas foram supridas. Acho o máximo como a Laura consegue fazer romance histórico de modo tão juvenil, aprendi muito sobre os Estados Unidos com ela, mas sei também que há bastante romantização de coisas que não foram tão doces como são nos livros dela.
Em muitos momentos fica claro o machismo da época, mas isso não é um ponto contra o livro, pois as narrativas são retratos do seu tempo.
Me identifiquei tanto, tanto com os sentimentos da Laura, principalmente no final, o que tornou a leitura ainda mais emocionante e próxima de mim.
Preciso dos próximos livros, e dos anteriores também!

neli.nuts 07/12/2023

Laura CLT
?Não entendo como é que você pode ser tão boa.?
?Mas eu não sou ? disse Mary, ? Bem que eu procuro ser, mas se você soubesse como eu fico revoltada e como me sinto má as vezes, se você pudesse ver como é que eu sou mesmo, por dentro, você não ia mais querer ser como eu.?
Nós mulheres meio Mary.

Aqui a Laura começa a trabalhar bordando e consegue juntar uma boa quantia para que Mary vá para a escola para cegos (so proud of my girl). Ela vai para a escola e defende a Carrie da Srta. Wilder (aquela cachorra) e é uma das minhas cenas favoritas. Início da adolescência e a Laura entra no mood ?I?m just a girl? e é muito divertido de ler ? especialmente a reação da Ma com o corte de cabelo da Laura (mas eu bem sei q na época da Ma ela prendeu o cabelo mostrando as orelhas, oq nao era permitido na época, pasmem). Houve também as reuniões com os cidadãos, oq me lembrou as ?noites-familiares? que eu vivenciei com minha família, o Almanzo começa a mandar foguinho na dm da Laura (alguns chamam de cortejar), e então em dezembro: BOOM! Laura vai lecionar.