Futuros Homens

Futuros Homens Douglas Wilson

Resenhas - Futuros Homens

Geolê 27/10/2013

Fenomenal!
O autor descreve o padrão de masculinidade bíblica e então aplica isso na educação de filhos.

É interessante como muitos detalhes passam despercebidos diante de nossos olhos acomodados, e Douglas Wilson mostra que há pecado em tantas áreas.

Destaque para o caráter da responsabilidade. Ser homem é ser responsável. Tomar para si a responsabilidade de proteger, responsável por seus próprios erros... enfim, saber assumir responsabilidades e sofrer as consequências por ela. Meninos não gostam disso, mas se eles um dia serão homens, precisam mudar esse gosto.

Para pais que tem filhos, é importantíssimo, mas recomendo pra jovens/adultos que precisam de uns toques, como é meu caso.
Leonele 24/03/2017minha estante
Ora ora,o Geolê por aqui :D

Maciel 27/04/2023

O padrão de masculidade que precisamos cultivar em nossos filhos não deve ser menos que a do perfeito varão: ?Ao olharmos para as Escrituras buscando um padrão de masculinidade que possamos apresentar aos nossos filhos, iremos encontrá-lo perfeitamente manifesto na vida do Senhor Jesus Cristo.?
Esse livro é dividido em 4 partes: Entendendo o futuro homem, Moldando o futuro Homem, O futuro homem contra si mesmo e O Futuro Homem e a Sociedade; ainda dois apêndices sobre Liberdade e Provérbios.
A primeira parte é abordada sobre o alvo da masculinidade bíblica e os equívocos como a ?macheza? ou a efeminação.
?Os homens foram criados para exercer domínio sobre a terra; foram moldados para lavrar, cultivar a terra; equipados para ser salvadores, livrando do mal; espera-se que cresçam em sabedoria, tornando-se sábios; foram criados para refletir a imagem e glória de Deus.?
Perfil de masculinidade bíblica é um sério tema a ser tratado em nossas casas. Douglas Wilson fala sobre liderança, importância do homem assumir a responsabilidade e o princípio do equilíbrio entre os extremos ? efeminação e ?macheza?:
?O primeiro princípio do equilíbrio é a obediência estrita. Não devemos nunca subestimar a importância de fazer as coisas exatamente como Deus exige?.
Na segunda parte, Moldando o Futuro Homem, Wilson trata sobre como o Homem bíblico deve ser como pai, esposo e líder do lar. Ainda fala sobre o lar pactual e a responsabilidade da família da Aliança em preparar seus homens para a guerra espiritual com sólido alimento doutrinário.
?Nossos garotos precisam aprender a ser humildes, e também necessitam aprender a ter bravura e a coragem. O único modo de alcançar isto de forma equilibrada é através do entendimento de quem é Deus?
A terceira parte do livro envolve pecados e tentações comuns aos homens como ocultamento de pecados e a importância de seu tratamento na família da Aliança.
?Pecado secreto é apenas temporariamente secreto. De Deus não se zomba?.Quando um jovem peca, sua igreja peca. Ao esconder seu pecado, a entidade da aliança coorporativa à qual ele está ligado também está ?escondendo? pecado.?
O autor segue falando sobre a importância do trabalho, do descanso e a ?desgraça da preguiça? que, se negligenciada e não tratada levará à fraude. Em seguida o livro fala sobre dinheiro e sobre remir o tempo, ser honesto, cuidar do sono.
?Um pai deve ensinar seu filho a administrar seu bolso, dar o dízimo, poupar, ser generoso e, por fim, gastar?.
O último capítulo da terceira parte fala sobre o uso indevido da ?liberdade cristã?, quando em nome dessa liberdade, levantam a bandeira de ?fazer tudo o que quiserem?, e o propósito, longe de ser servir em amor o próximo, é apenas o seu próprio prazer.
?A liberdade cristã nada mais é do que escravidão a Deus. A única alternativa a isto é a escravidão ao homem e aos seus desejos.?
Por fim, na última parte do livro, Wilson fala sobre o Futuro homem na sociedade em suas relações com as mulheres (mães e irmãs), igreja, literatura adequada, amigos, esportes, garotas.
Os conselhos dados tanto aos pais como às mães em como se portar para treinar seus filhos a serem respeitosos à sua mãe e mulheres em geral sem precisarem ser ?delicados como a irmã? é especialmente valioso. Preciosas lições podem ser colhidas ao demostrar a importância do culto e a atenção em não exigir um comportamento feminino ? emotivo- durante o mesmo assim como a educação também deve ser individualizada para o padrão masculino biblicamente adequado.
Douglas Wilson é muito cuidadoso ao falar sobre escolha das amizades e o ensinar a cuidar dos relacionamentos entre amigos, bem como ao falar sobre Lutas, Esportes, e competições.
?A fé cristã não é pacifista? mas ?quando lutamos, estamos modelando as características do amor redentivo de Cristo. Devemos lutar contra alguém, e por alguém.?
Seguindo para o final, Wilson fala sobre ?garotas?, riscos de pecados na área sexual e a preparação para o casamento com uma mulher piedosa.
?Um rapaz deve primeiramente buscar ser o tipo de jovem com quem essa jovem mulher (como a de Provérbios 31) gostaria de casar?.
Por fim, certamente é um livro que trará lições importantes aos filhos dos pais que o lerem. Sim, certamente mães piedosas terão muitas lições a repensar ? afinal, não nascemos com um cérebro masculino, não é?
?Garotos são futuros homens. Rapazes são futuros homens. Isso significa que são futuros maridos e futuros guerreiros. Quando chegarem a esse ponto, as responsabilidades que encontrarão não devem surpreendê-los.?
Que o Senhor seja o alvo para a criação dos nossos filhos, que eles sejam homens corajosos, valorosos, futuros líderes e, numa geração corrompida, honrem a Cristo acima de tudo.

Marii 29/06/2021

Nescessário!!
Eu gosto da escrita do Douglas Wilsom, ele é direto e aborda o assunto sem rodeios.
O livro fala como Criar meninos para se tornarem homens, e Homens bíblicos. Não é um manual de instruções ou um tutorial, é completo com muita base bíblica e direcionamentos necessários na criação de filhos Homens.
Fala sobre a verdadeira masculinidade bíblica, sobre o comportamento dos homens em relação a garotas, sexo, dinheiro, etc.
Super recomendável e necessário para essa geração que tem gerado homens frouxos que abrem mão de sua masculinidade por um padrão anti bíblico de "ser homem".

Barrabás 11/08/2016

Um pequeno manual de masculinidade
Leitura agradável, daquelas em que poderiam haver mais o dobro de capítulos e eu não reclamaria nem ficaria desejando a conclusão..
O autor aborda muitos temas com muita sabedoria, bom-humor e principalmente embasamento bíblico. E tudo para que possamos entender a importância e abrangência de princípios que devemos observar na criação de filhos homens.
Recomendo muito essa leitura, como um pequeno manual de masculinidade.

Amer.Hamdan 02/01/2017

Muito bom!
O melhor livro sobre educação de meninos. Com fina ironia, o autor trata de vários assuntos sobre a educação de meninos (do básico ao acabamento). Recomendo.

denis.caldas 12/12/2020

Para enfrentar gigantes
Esse livro pertence a uma série que trata sobre a família cristã, trazido ao Brasil pela editora do Centro de Literatura Reformada (CLIRE). Não identifiquei de qual denominação cristã especificamente é esta editora, mas me parece que atende a todos que professam a fé calvinista, puritana e/ou protestante reformada.

O livro traz 18 capítulos e dois apêndices, distribuídos em cinco partes, a saber (1) Entendendo o futuro homem; (2) Moldando o futuro homem; (3) O futuro homem contra si mesmo; (4) O futuro homem e a sociedade; e, (5) Conclusão - Lutando contra os ídolos.

Mais uma leitura que não foi fácil para mim, devido às exortações e à exigência de se prestar atenção na leitura para perder nada. Não é um livro de auto-ajuda, com dicas e tweets, mas 212 páginas densas e sem papas na língua, no melhor estilo "fala, que eu lhe escuto". Vou precisar ler novamente, porque de fato é muita informação e, para o meu caso, com muitas novidades na exegese cristã.

Não dei cinco estrelas devido à minha pequenez doutrinária, rígida em alguns dogmas que se transformaram em forte superstição, mas por outro lado mais aberto com quem pensa diferente. Tem coisa que não dá pra relativizar... Por exemplo, embora não tenha sido explícito e eu posso estar completamente equivocado, concorda com a imposição de algumas leis civis baseadas na doutrina cristã; eu sou mais adepto da doutrina agostiniana da separação Igreja e Estado, isto é, a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens.

Enfim, é uma literatura escassa em nosso meio, ainda mais com a crescente onda de relativização de tudo quanto há. Por mais dragões, capa e espadas, e menos tratados de importação, exportação e escoamento superficial!

Augusto 21/06/2018

Douglas Wilson nos trás um excelente material sobre educação de meninos. É um livro com muita ironia do autor, mas o mais importante é o ensino biblicamente embasado. Vivemos tempos onde há uma efeminização dos homens e D. Wilson faz esse alerta e instrui para que criemos nossos filhos para serem homens.
Ruth.Dombele 28/03/2021minha estante
Porfavor se alguém tiver este livro em formato digital agradeceria muito se me enviassem dombeleruth27@gmail.com

Paulo 02/12/2019

Um livro excelente sobre masculinidade, aborda com sabedoria e cristianismo a educação para homens, tem belos insight. É um belo livro para qualquer pai de menino

Eber.Cruz 11/01/2022

Moldando os Homens do amanhã.
Wow, fui chacoalhado por esta obra.
Uma abordagem confrontante, desafiadora e acima de tudo bíblica sobre a Educação e criação de filhos sob a ótica da Cosmovisão Cristã.
Sem mi mi mi.
Pais criando Homens!

Sarinha 26/07/2022

Leia com cuidado
No geral, o livro é muito bom. Contudo, devemos refletir cuidadosamente sobre algumas afirmações do autor. Um dos trechos sobre a "feminilização (ou afeminação) de homens em razão de hinos cantados na igreja" é uma das opiniões dele que exigem mais senso crítico do leitor - com base em que fato ele faz tal declaração?
Fora isso, acho proveitoso, principalmente para quem é pai (ou mãe) de menino.

Yann.Lessa 14/04/2023

Inspirador e Educativo
Douglas Wilson nos oferece um panorama resumido dos principais pontos que pais e mães de garotos deveriam observar na sua criação.

O livro é abrangente, tratando de assuntos como sexualidade, finanças, espiritualidade, entre outros. Todo o livro é construído com extensa base bíblica, não tomando argumentos baseando-se em ideologias ou opiniões, mas embasado na sabedoria bíblica.

Todo homem deveria ler este livro para identificar os problemas que teve em sua própria criação e também se preparar para ser um bom pai. Mães também deveriam ler para compreender melhor a mente dos meninos e como a educação de garotos e garotas deve ser diferente em alguns pontos.

Apesar de abrangente, não é exaustivo. Senti a falta de mais referências para estudos aprofundados.