A Crônica do Fogo

A Crônica do Fogo John Stephens

Resenhas - A Crônica do Fogo

duartesamanda 12/03/2022

Tem algum tempo que venho tentando terminar essa série de fantasia e acabava sempre empacando no segundo livro que tem um ritmo um pouco mais lento que o primeiro e com uma quantidade de mistérios um pouco mais desinteressantes.

A história foca no segundo livro do princípio e em seu protetor, o irmão do meio do trio, Michael. No entanto eles perdem a força principal, sua irmã mais velha Kate, que para tentar fugir dos comparsas de Magnus Medonho usa o poder do atlas para pular no tempo mas acaba presa nesse passado e em uma aventura própria para tentar voltar para seus irmãos.

Um grande problema para mim é que nunca fui muito fã do Michael, sempre achei um personagem extremamente irritante e ele só melhora realmente bem próximo do final do livro, o que torna a leitura bem arrastada para mim. A história de Kate também é um tanto desinteressante e poderia ter sido diminuída em muitos aspectos. Emma foi um personagem que senti bastante falta de aparecer mais, assim como o mago Dr. Pym, que aparece somente no final quando tudo já está resolvido.

Apesar de um pouco incomodada com os personagens, o final da história se tornou muito interessante e acabei devorando as últimas 100 páginas de uma vez só, ansiosa para saber como tudo se resolveria e amei o gancho deixado para o último livro da trilogia.

Beatriz B. 28/12/2013

Literatura MAIS QUE fantástica com toques de Harry Potter, Senhor dos Anéis e Desventuras em Série? O resultado foi uma leitura MAGICAMENTE leve. Go:
Alguns meses se passaram desde o final do último livro, (juro que se eu lembrasse, escreveria aqui como foi). Kate, Emma e Michael estão em seu antigo orfanato o Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis. Só Leitores Sabem o quanto esse nome perfeito significa. Mesmo depois de meses, os acontecimentos continuam latejando em suas memórias e a falta de um novo plano por parte do mago Pym, na verdade a falta de qualquer notícia dele, faz a mente dos irmãos de transformar uma pilha de nervos.

A velha chata dona do orfanato (que de tão importante na minha vida, nem lembro o nome) organizou uma festa para tentar "vender" alguns órfãos. (Não sei porque usei aspas, ela queria vender mesmo). E assim como a calda de um cometa, a confusão parece seguir os três irmãos em todo lugar, logo os gritões/soldados malvados saídos do pântano e com a aparência de um chegam para acabar com a festa e ocasionalmente com a vida dos três. Agora eles sabem que há um mago poderossímo chamado Magnus Medonho (cof, nem fui no Google pra descubrir, cof) que até o grande Pym teme, atrás disso tudo a Condessa que enfrentaram no livro anterior parece ser só uma entrada. Mas agora Kate também já sabe do seu poder ligado com o Atlas/Livro que controla o tempo e tenta mandar os gritões para o passado. But, something it's wrong e Kate é sugada para dentro do Atlas, levada para o desconhecido.

Michael sabe que agora ele é o irmão mais velho e quem deve comandar as rédeas, pois para manter Emma na linha não é preciso fazer algo muito diferente disso. E se no livro anterior, as atenções eram só para Kate e sua ligação com o primeiro Livro do Princípio, agora é a vez de Michael encontrar o seu livro.
Antes da curiosidade que eu sei que vocês estão sentindo em descubrir qual será o poder de Michael, já que Kate controla o tempo, é hora do programa "Explicações com o professor/mago Stanislaus Pym".

Há muito, MUITO tempo, (tanto tempo que eu não lembro direito, so sorry me se alguns erros surgirem), esses livros foram criados. Um controlava o tempo, o outro a vida e o último (adivinhem, te dou o tempo que será necesssário para ler essa frase completa...) a morte (selo Hades de qualidade). Então houve uma guerra entre os magos interessados pelos Livros do Princípio que não estavam mais entrando em um acordo. Isso obrigou alguém a escondê-los em lugares e tempos diferentes (Dumbledore nunca deixaria isso acontecer, mas enfim) e encontrá-los ficou ainda mais difícil que ir e voltar pelo mesmo caminho no Labirinto de Dédalo. (Percy não aprova). Anyway, depois de muita briga o tal mago malvado do Magnus Medonho conseguiu ser contido, mas nada nunca é para sempre (só se você for vilão. Ai sim se você ganhar será para sempre. A vida tem dessas coisas), "a promessa de retorno" sempre foi certa. Nesse caso combinaria mais com renovação, but no spoilers. Enfim, fim da aula de explicações com o professor/mago blá-blá.

Agora Michael junto com Emma, Pym e Gabriel/o gigante preferido de Emma (E meu também) "embarcam nessa jornada" (frases sessão da tarde) para ir em busca do 2° livro do princípio, but remember, nem tudo é SÓ que parecer ser e Michael acaba encontrando muito mais coisas que apenas um livro.

MAS NÃO ACABA POR AQUI NÃO. Lembra da perdida Kate? Pois bem, ela acorda na rua, em uma manhã de nevasca em Londres, perto da virada de ano 1889 (ao invés de se achar sortuda, ela reclama, como pôde?). E galera, Londres vitoriana foi muito bem retratada. Lá encontra um orfanato, sim, Kate, orfanatos everywhere, onde descobre crianças que foram abandonadas por poderem fazer magia e muitas vezes são capturadas para trabalharem como escravos. Outra coisa que ainda a supreendeu foi o fato de o mundo magico e o normal/mundano coexistirem juntos, ou seja, você podia andar na rua e ver anões (sem piadas maldosas!), poções a venda (se bem que hoje ainda tem pregado nos postes o telefone de onde encontrar poções do amor, nevermind), entre outras coisas fora do comum para humanos. Mas antes que possa se acostumar com isso, tudo acabará nessa virada de ano. O pior de tudo? Bem, como não pode existir 2 Atlas ao mesmo tempo na mesma época, o exemplar que a trouxe desapareceu e a cópia original está no castelo de Cambrigde Falls, há centenas de quilômetros.

Dentre os órfão que conhece, há Ralfe o mais velho e responsável por fazer... trabalhos fora, digamos. Ralfe tem muitos segredos (afinal, os melhores sempre são misteriosos). Um deles é o de já ter visto Kate em algum lugar, e vou parar por aqui para chantagiar vocês a ler. Minha bondade nunca acaba, eu sei.

Eu não tenho o que reclamar do livro. Como a sinopse já fala, "o autor faz referências claras a J.K. Rowling e Tolkien" (e Desventuras em Série também, que eu estou ligada). Mas lendo o livro, só posso concluir que Stephens é um nerd viciado em ficção que teve uma ótimo ideia de enredo e mesclou um pouco com detalhes dos livros desses autores divos. O resultado eu já contei, volte 10 parágrafos e reveja. A narrativa é em terceira pessoa, o que geralmente não me agrada quando o autor não sabe nos manter próximos dos acontecimentos, mas John não teve esse problema. Ele possue humor engraçado, (afinal se não for engraçado não é humor, am I right?) e os diálogos são HILÁRIOS, até mesmo os personagens que 'fazem papel' de chatos soam como se estivesse ironizando eles mesmos. Okay, acho que não deu para entender nada da última frase (do texto inteiro), mas okay. E, queridos aspirantes de literatura fantástica, nesse livro, The fantasy NEVER ends! E não foi preciso uma linguagem rebuscada, ao contrário, babies. Se eu fosse comparar a escrita com comida (papo de gordo agora), eu diria que sairia uma mistura de creme de sorvete com pedaços de algodão doce. Diabetes mode on.

Última nota and I promise that I stop: personagens cativantes, você pode esquecer os nomes, mas seu coração nunca esquecerá deles! Elfos à la filhos de afrodite. "Crescimento e amadurecimento dos personagens principais". E fãs de Smaug do Hobbit, há uma surpresa BIGGER para vocês.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2013/12/livros-entre-linhas-cronica-do-fogo.html

Gabriel369 23/09/2013

A Crônica do Fogo: Leve e bem humorado.
Os toques de bom humor e aventura já se tornaram marca registrada do John Stephens. Em A Crônica do Fogo, segundo livro da série Os Livros do Princípio, Kate é levada novamente ao passado, onde se envolve e conhece segredos do Magnus Medonho que ela jamais poderia imaginar. Enquanto isso, no presente, Michael e Emma vão atrás do Livro da Vida, ou A Crônica, e se envolvem com elfos e até com um intrigante e sarcástico dragão. Michael assume os dons do livro, que é capaz de trazer à vida qualquer pessoa morta ou à beira da morte, mas cobra um preço que talvez Michael não esteja disposto a pagar. Encontros marcantes e desfechos inesperados tornam esse livro realmente bem imprevisível aos leitores, o que acho um ponto bem positivo. Eu particularmente não gosto de livros com finais previsíveis.
Eu achei que o escritor perdeu bastante o ritmo nesse segundo volume, não me envolveu tanto como o anterior e achei que faltou mais ação. Mas enfim, é um bom livro, e acredito que o terceiro volume venha a nível do primeiro ou melhor ainda.

Morning 27/11/2013

A Crônica do Fogo
Ganhei o primeiro livro da trilogia Os Livros do Princípio há mais ou menos uns dois anos, num sorteio do blog Bla Bla Books. O segundo livro demorou bastante para ser lançado (tanto aqui quanto nos EUA) então logo que lançou já comprei. Tinha me esquecido o quanto essa trilogia é boa!

Tenho que admitir que lembrava muito pouco da história do primeiro livro. Mas a medida que fui lendo o segundo, fui lembrando. Kate, Michael e Emma são crianças especiais. Esses três irmãos estão destinados a encontrar Os Livros do Princípio, uma coleção de três livros extremamente poderosos. O primeiro, o Atlas, já foi encontrado, mas ainda faltam dois. Neste livro os irmãos terão que se aventurar mais uma vez para encontrar o próximo livro, a Crônica, e tentar encontrar seus pais. Além disso terão que descobrir como lidar com Magnus Medonho, um mago poderoso que deseja usar o poder dos livros para dominar o mundo.

Os Livros do Princípio é uma trilogia fantástica. Apesar de misturar criaturas já conhecidas como anões, elfos, magos, dragões e mais a história em si é complemente diferente do que se encontrar na literatura hoje em dia. Três livros e três crianças que têm o poder de mudar a história da humanidade. Só isso já faz a trilogia ficar no mínimo intrigante. Cada um dos três Livros do Princípio tem um poder. O Atlas, descoberto no primeiro livro da trilogia, tem o poder de viagem no tempo. A Crônica, que as crianças buscam neste livro, têm um poder ainda mais surpreendente. Fiquei muito chocada foi de descobrir do que se trata o terceiro e último livro.

John Stephens criou personagens riquíssimos e envolveu seres mitológicos na história de uma maneira brilhante. Tudo isso em meio ao mundo real. Os novos personagens que foram introduzidos à trama, como Wilamena e Rafe, me conquistaram totalmente. Os cenários também são incríveis e inesperados, dando um toque especial à história.

A cada situação que as crianças passam, podemos acompanhar seu amadurecimento. Neste livro o de Michael, principalmente. O irmão do meio teve uma participação [...]

Visite o link abaixo para continuar a ler:

site: http://oblogdazoey.blogspot.com.br/2013/11/livro-cronica-do-fogo.html

AndyinhA 15/12/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Ahh finalmente um bom infanto-juvenil para nos fazer sonhar e embarcar em uma grande aventura. Estava sentindo falta desse tipo de livro, geralmente nessa faixa etária é 8 ou 80, ou fazem os personagens bobos demais ou querem transformar em mini adultos, mas Stephens acertou a mão nessa continuação e me deixou feliz em saber mais sobre sua história.

No primeiro livro a gente fica meio perdido com o que de fato é a ideia da história. Crianças órfãs, fugindo de sei lá o quê e que são ajudadas por magos e precisam salvar o mundo. Super clichê, tem bastante aventura, briga entre irmãos e muitos mimimis, algumas coisas foram difíceis de aturar no outro livro, mas aqui o autor acertou a mão e realmente mostra o que ele quer dizer com a sua história e quem são seus personagens.

As crianças estão mais fortes e mais espertas, claro que elas comentem erros, claro que há alguns deslizes, mas são coisas aceitáveis, elas estão em fuga e não sabem exatamente quem é do bem ou do mal, afinal todos estão interessados nos tais livros que eles precisam achar. O primeiro já está com eles e a busca do segundo vai trazer muitas surpresas e revelações.

Falando dos livros, isso foi uma grande melhora. Aqui realmente a gente entende o que eles são, o que significam e o motivo de metade do mundo brigar por eles, são poderosos, tem uma história incrível e aposto que a busca do último será espetacular. A história realmente começou a fazer sentido. Antes, confesso estava meio perdida.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/12/poison-books-cronica-de-fogo-john.html

cotonho72 20/02/2018

Excelente!!!!
Nesse segundo livro Kate, Emma e Michael estão novamente em seu antigo orfanato o Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados, deixados pelo mago Stanislaus Pym para escondê-los dos inimigos, mas esse esconderijo logo é descoberto durante uma festa organizada pela diretora Crumley em homenagem ao sr. Hartwell Weeks, que era presidente da Sociedade Histórica de Maryland. De repente bem no horizonte do céu um amontoado de nuvens negras se formou, e foram se movendo e indo em direção à festa, ficando maiores e mais escuras a cada segundo, logo uma chuva torrencial caiu e o caos foi geral.

Aquela tempestade repentina era estranha, logo Kate, Emma e Michael estavam em mais uma perseguição e sendo atacados pelos Gritões, essas criaturas queria as três irmãos e o atlas, eles se veem encurralados na sala da srta. Crumley e um dos Gritões agarrou o braço de Kate e estava conseguindo entrar na sala, então Kate usa o Atlas para ir ao passado com aquela criatura para livrar seus irmãos.
Por outro lado, Michael e Emma ficam tremendo de medo, Michael sabe que agora ele é o irmão mais velho e que está responsável por Emma, Kate o fez prometer que cuidaria dela antes de desaparecer dentro do Atlas. Michael e Emma partem em uma viagem com o Dr. Pym e com a ajuda de Gabriel para encontrar o segundo dos Livros do Princípio.
Graças a várias dicas eles são levados a um mundo secreto, eles vão enfrentar uma terrível tempestade de neve e serão ajudados por elfos e um dragão, perseguidos por gritões e trolls, eles escapam de um perigo após o outro na busca do livro e vão conhecer Declan Rourke, o assistente do Magnus Medonho, um homem realmente malvado. Kate por sua vez acorda em uma Rua em Nova York, em uma manhã de nevasca no ano de1889, lá ela é ajudada por Jake e Beetles, que levam ela para uma igreja velha e abandonada onde descobre crianças que foram abandonadas por poderem fazer magia e muitas vezes são capturadas para trabalharem como escravos. Com a ajuda do misterioso Rafe e Henrietta Burke, Kate vai buscar o mais rápido possível uma maneira de retornar aos seus irmãos, mas essa tarefa não será nada fácil.

O autor John Stephens não decepcionou nesse segundo livro, que é tão bom quanto o primeiro, a narrativa é em terceira pessoa e flui muito bem, os personagens são bem construídos as descrições dos lugares também, durante a história vamos acompanhando o amadurecimento de Michael e o estreitamento da relação com sua irmã Emma, o que não falta são aventuras, suspense e humor, a capa é muito bem elaborada e tem a ver com uma cena da história e o título igualmente, o final é inesperado, um livro infanto juvenil que vai agradar a todas as idades, não vejo a hora de ler o terceiro livro, recomendo com certeza.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Lívia 15/11/2022

O começo foi arrastadinho, mas depois me prendeu
Por mais que a história dessa série tenha alguns furinhos e algumas cenas sejam meio confusas, o mundo e os personagens que foram criados aqui são incríveis. Sinto que me aproximei mais dos personagens do que no primeiro livro, e estou super curiosa pra ler já o próximo.

Lila 06/12/2022

Eu não esperava muito, mas esse livro superou todos os limites. Ele me fez ver a vida de uma outra forma por meio da aventura desses três irmãos brilhantes e principalmente de Michael, que é um personagem que me identifiquei muito. A crônica do fogo realmente incendiou meu coração e fez as lágrimas escorregarem pelo meu rosto e além disso ele não deixa decepcionar a aventura e as criaturas mágicas.

triz 27/11/2016

Uma fantasia divertida para crianças
Depois de um ano com esse livro abandonado na minha estante, achei que seria um bom momento pra retomar a leitura. No fim não posso dizer que me arrependi, porque agora quero muito ler o último volume, mas também não quer dizer que tenha gostado. Em parte a decepção é culpa minha: o livro já não me tem como público-alvo, como o primeiro volume tinha.
Quando li O Atlas Esmeralda há quase quatro anos, achei algo simplesmente incrível, por ser um dos meus primeiros contatos com o gênero da fantasia. Quando comprei esse daqui alguns meses depois, cometi o erro de esperar algum tempo antes de ler.
E essa espera simplesmente destruiu o livro para mim. A Crônica do Fogo é um livro infanto-juvenil, com elementos clássicos e até repetitivos de fantasia. Não consegui aproveitá-lo por completo por já ter tido muito contato com fantasias adultas nesse meio tempo, e acabei por abandoná-lo.
Mas é um livro bacana de se ler sim. Me trouxe nostalgia do primeiro volume, até mesmo uma vontade de relê-lo (embora não seja uma boa ideia, pois posso acabar desgostando dele haha)
No mais, é um livro que indicaria para um amigo mais jovem, ainda começando no mundo das leituras, e que goste do estilo de As Crônicas de Nárnia e As Crônicas de Spiderwick. Uma aventura bem leve, com irmãos órfãos, livros mágicos, anões, magos e elfos.

Nat 27/05/2017

Dr. Pym, depois de uma aventura perigosa, manda Kate, Michael e Emma de volta pra o Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Incorrigíveis e Desamparados, mas seus inimigos acabam invadindo o lugar e na tentativa de fuga, Kate acaba viajando para uma Nova York de cem anos atrás. Lá, ela conhece Rafe e sem saber como, sente que ele está ligado a ela de alguma forma. No presente, Michael e Emma se vêem as voltas com o desaparecimento da irmã. Esperando que ela volte logo, eles e o Dr. Pym vão em busca do segundo volume dos Livros do Princípio, e acabam se metendo em várias confusões e enfrentando inimigos cada vez mais perigosos. Kate acaba voltando ao presente, mas o preço desse retorno será sentido por todos.

Eu não me lembrava de muita coisa do primeiro livro. Aliás, eu fiquei um pouco confusa e só fui entender a história no final. Já neste segundo livro, apesar de demorar para pegar o embalo, a partir da metade do livro a história melhora e muito e não se consegue largar. Tem uma única viagem no tempo, dessa vez, e o mistério sobre quem seria o garoto Rafe prende a atenção. O legal é que os capítulos alternam entre passado e presente e no final, tudo se interliga. E o final mesmo é simplesmente enlouquecedor, não vejo a hora de ter o terceiro livro em mãos, até porque depois que você descobre que Michael é destinado ao segundo livro e qual é o terceiro volume, não dá para não imaginar que algo de muito triste pode vir a acontecer no final da trilogia. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/05/a-cronica-de-fogo-john-stephens-52.html

Lanny 18/09/2019

E vai melhorando
Se o início é confuso, agora que já conhecemos os personagens seus objetivos as coisas acontecem e vão te deixando cada vez mais empolgado pra o que vem depois. Já to pensando em relerpra desfrutar melhor da história.

calixxverse 06/09/2021

"Um grande líder não mora no coração, mas em sua cabeça."
Imagino que nada seja mais justo para iniciar a resenha desse livro do que com a citação favorita de Michael de O Compêndio do Anão. Sendo o segundo livro de uma trilogia que desde o seu início me envolveu por completo, não esperava menos que mais de uma história completamente imersiva e cativante, do tipo que te faria devorar o livro rapidamente ? e posso assegurar qualquer um de que de maneira alguma me decepcionei, mas sim fui surpreendida com muito mais do que minhas expectativas já resguardavam para com este livro.
A história ser voltada em grande parte para Michael, já que esse livro do princípio equivale à ele, é algo que não chegou a me incomodar. Todos os três irmãos são devidamente envolventes e cativantes por si só, com o ponto de vista de qualquer um deles te prendendo até o final. A evolução de Michael em comparação aos seus primeiros momentos de coragem no primeiro livro para todos os ocorridos no segundo é surpreendente, te deixando com o pensamento caloroso de que conseguiu vê-lo crescer e se tornar um ser ainda mais grandioso.
Novamente, os novos personagens que nos são apresentados conseguem ser cativantes, sendo algo impossível não acabar gostando de todos eles ? embora, devo dizer, Rafe e Wilamena vieram a ser meus grandes favoritos novos. Essa é uma das histórias nas quais o quão mais você conhece sobre o vilão, tende a conseguir ao menos compreender seu ponto de vista e concordar com ele em certo ponto.
Os plots twists do livro são impecáveis, e embora alguns deles possam vir a serem um tanto previsíveis, isso não quebra de maneira alguma sua imersão na história. Confesso que ao mesmo tempo em que estou ansiosa para começar o último livro da trilogia, me mantenho em certa negação por não querer me ver sem o universo destes três irmãos excepcionais.

lari 09/10/2021

Surto, dedo no uc e gritaria!
Eu nem sei o que realmente escrever nesta resenha, pois ainda estou toda do avesso e com as emoções à flor da pele. Que leitura, meus amigos... que leitura!

Eu me surpreendi muito pelo fato de eu ter gostado muito mais deste livro, que é uma sequência, do que do primeiro propriamente, pois a lógica é o que o primeiro seja melhor. Mas este foi simplesmente perfeito e com certeza mereceu as cinco estrelas e mais o favoritado.

Eu senti tanta coisa com essa história, eu adorei que o autor intercalou entre o ponto de vista do Michael e da Kate, que o Michael tenha tido tantos destaques, tantos momentos incríveis e em como eu pude ver ele amadurecer. Ele foi um dos personagens que eu jurava que não ia me apegar tanto e agora é o meu favorito e queridinho do coração que irei proteger com unhas e dentes. As cenas da Kate também foram incríveis, amei ter conhecido o Rafe e os momentinhos dos dois foi tudo pra mim, vivo por eles.

Enfim, eu nem sei mais o que dizer, mas estou extasiada de tantos sentimentos bons que senti no decorrer dessa leitura.

Emily.Medina 12/05/2023

Trilogia maravilhosa, comecei a ler a série com medo de ser mais do mesmo, porém me surpreendeu muito em vários aspectos.

Luana 02/04/2024

Muitas aventuras, emoções e sensações de uma vez só, não de um jeito ruim, mas acaba q tem momentos q vc n tem "interesse" de certa forma no livro, mas continuo a gostar muito dele??

P.S wilamena é minha personagem preferida!!