Deus uma biografia

Deus uma biografia Jack Miles




Resenhas - Deus uma biografia


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Felipe Novaes 14/07/2020

A ontogênese do solitário Javé
Joseph Campbell tem um livro clássico chamado O Herói de Mil Faces, no qual fala sobre a Jornada do Herói, ou seja, como que uma mesma estrutura narrativa se manifesta em diferentes sociedades, mudando só os elementos conteudísticos superficiais.

Deus, Uma Biografia, pode ser lido como uma versão desse herói de mil faces. Mas não porque diferentes culturas chegaram a esse modelo monoteísta de divindade. O ponto é que a visão monoteísta de divindade, pelo menos essa nascida entre os povos semíticos, na verdade é uma colcha de retalhos costurada organicamente ao longo de gerações para fazer sentido. O resultado disso é o surgimento de um Deus de várias faces, porque cada face sua vem de uma divindade pré-existente adorada pela pluralidade de povos que habitava o Oriente Médio, que era uma passarela para diferentes pessoas, culturas e ideias vindos dos quatro cantos do mundo.

Apesar de dizer que não é sua intenção, Jack Miles constrói um livro cheio de pinceladas sobre o judaísmo primitivo e sobre a história dos povos que interagiram com os israelistas. A ideia do autor nesse livro de quase 500 páginas é entender como a personalidade do Deus de Israel vai sendo construída ao longo do Tanach, ou do Antigo Testamento (não têm uma correspondência exata, mas ok). A tese do autor é que independente do pano de fundo histórico dos livros que compõem o Antigo Testamento, eles foram enfileirados de certa forma que começou a compor uma narrativa sobre a ontogênese de Javé, que primeiro é um Deus protetor de uma família, para depois ser o protetor do povo gerado por essa família, e, ainda mais tarde, para ser visto como o Deus supremo, como o substrato último da realidade -- algo que quase deixa de ser o antigo culto israelita para se tornar uma espécie de neoplatonismo.
comentários(0)comente



Paulo Silas 19/12/2012

Muito bom!
Trata-se de uma crítica literária à bíblia, mais especificamente, ao "Tanach" ("Velho Testamento"), onde a bíblia judaica é tida como literatura e o seu personagem principal, Deus, consequentemente o personagem principal.
Deixando de tecer comentários sobre questões históricas, religiosas ou acadêmicas sobre o "Tanach" (mesmo porque não é a intenção do livro), o autor se limita (de forma bastante extensa e aprofundada) a fazer uma análise crítica literária da obra comentada, estudando o personagem Deus (no contexto em que é abordado neste livro) desde a sua primeira aparição (Gênesis) até um dos "seus vários finais", estruturando as modificações e desenvolvimento deste personagem durante as passagens bíblicas.
Dotado de grande eruditismo, o autor disseca a construção do "personagem Deus" analisando ponto a ponto, passagem por passagem bíblica, no intuito de conceituar a evolução deste "protagonista".
Recomendo!
comentários(0)comente



Tati 11/04/2011

Corajoso
O livro analisa a Bíblia sob um aspecto literário, sem tirar nem pôr, e desnuda a vida de Deus desde sua participação ativa na humanidade até o ponto em que ele observa, de longe, os frutos dessa relação (concentra-se no Tanach ou, para os cristãos, Antigo Testamento).

Interessantíssimo mesmo para aqueles não teístas, meu caso, mas que admiram os complexos dramas e tragédias pelos quais a religião é interpretada e o poder que certos símbolos e alegorias exercem atráves dos anos.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 13/11/2023

Deus, uma biografia a Bíblia é tratada como obra literária cujo personagem principal não é o ser humano, a criatura, mas Deus, o criador. A questão não é provar se Deus existe ou não existe de fato, já que, na condição de personagem literário, ele é uma realidade. Dessa perspectiva, aprendemos que o "personagem" Deus não surgiu pronto e completo nas primeiras páginas da Bíblia, mas foi desenvolvendo sua personalidade infinitamente rica e complexa aos poucos. Para tanto, fundiu em si mesmo aspectos do caráter de outros deuses para atender às necessidades da contínua evolução social e psicológica da sua "imagem e semelhança", a espécie humana.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788571646339
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR