Black Sabbath: Destruição Desencadeada

Black Sabbath: Destruição Desencadeada Martin Popoff

Resenhas - Black Sabbath: Destruição Desencadeada

Andre.S 17/03/2023

Otima biografia do Black Sabbath!! O autor Martin Popoff desfia a intrincada história dos inventores do Heavy Metal, sempre tendo como objetivo principal a análise faixa a faixa dos álbuns. Esta edição da Darkside tem dois apêndices não presentes na edição original, sobre o Heaven and Hell e o álbum 13.

Daniel 08/02/2023

Livro magnífico para conhecer a história de umas das maiores bandas de todos os tempos, no livro podermos conhecer cada álbum da banda que mudou a história da música.

Clari.Monise 15/06/2021

Foi maravilhoso saber toda a trajetória dessa banda incrível! Fiquei meio triste por coisas que aconteceram com o Dio e (principalmente) com o Bill Ward. Passei a ouvir mais e conhecer mais coisas da banda que ainda não conhecia. Recomendo muito pra quem curte a eterna BLACK SABBATH ??
Paulo2144 02/08/2021minha estante

Emerson.Cardin 06/01/2016

Os país do Heavy Metal
Livro indispensável para os fãs do Black Sabbath e para todos os apreciadores de Heavy Metal. O livro detalha a história da banda disco a disco de forma envolvente.

Paulo Silas 10/06/2014

Preciso e abrangente. A biografia do Black Sabbath exposta de forma coesa e hipnotizante.

Neste livro, que esmiúça na íntegra toda a carreira da banda responsável pela criação do Heavy Metal, o autor abrange toda a parte técnica do material de gravação do Sabbath desde a sua formação até os dias atuais. Em que pese algumas ou outras particularidades dos vários membros que passaram pela banda acabem sendo relatadas, o livro foca mais no aspecto profissional do grupo em si. Para tanto, os capítulos são divididos de acordo com cada álbum (do “Black Sabbath” ao “13”), de modo que o autor descreve todo o processo de criação de cada qual, comentando sobre a fase na qual a banda se encontrava, a escolha da capa, a formação e, o mais interessante e magnífico, tece comentários acerca de cada faixa, seja sobre a letra e seu significado, seja sobre a parte instrumental, ou ainda sobre o processo como um todo.

Os fatores e conflitos que resultaram na constante substituição de baixistas, bateristas e vocalistas também são abordados no livro, quando o autor procura sempre assumir uma posição o mais imparcial possível. Neste ponto, bastante esclarecedor (por mais que continue ainda pairando uma pequena nebulosidade de dúvidas) o relato sobre a transição Martin/Dio/Martin ocorrida em 1992, que culminou no lançamento do grandioso “Dehumanizer”. Entre os conflitos, destaque ainda para a exposição das três ocasiões em que o Sabbath contou com Dio nos vocais, das quais nas duas primeiras a separação deu-se por divergências espinhosas, enquanto na última o encerramento de tal fase se deu pela lamentável fatalidade com este grande vocalista.

O livro merece todo o crédito, principalmente porque destrincha não somente as fases Ozzy e Dio na banda, mas analisa e relata com acertada criteriosidade as demais fases. Nada fica de fora, nem mesmo os músicos de turnê ou aqueles que pararam na etapa dos testes. Glenn Hughes, Tony Martin, Ian Gillan, Rob Halford, Ray Gillen, Dave Walker, Dave Donato, enfim, e sem contar ainda com os diversos instrumentalistas que são mencionados, o livro acaba abrangendo, mesmo que ligeiramente, todos aqueles que passaram pela banda.

A edição original conta a história até o “Reunion”. Mas a edição brasileira vai além, com dois capítulos extras, contendo a narrativa que segue a mesma linha do autor sobre os álbuns que vieram na sequência: “The Devil You Know” (do Sabbath com um nome alternativo temporariamente) e “13”.

Recomendo! Para os fãs, a leitura é indispensável!

Ana Elisa 30/01/2014

O tipo de livro que todo fã da banda vai amar!
O tipo de livro que todo fã da banda vai amar!
Eu não sou fã de Black Sabbath, mas conhecia algumas músicas, e poder conhecer a história dessa banda foi incrível, recomendo para qualquer um que se interesse por biografias também!