As Aventuras de Huckleberry Finn

As Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

Gabrielli 15/01/2024

Já com saudades de Tom e Huck
Uma narrativa maravilhosa de aventura, mas cheia de significado por trás. Um livro adolescente com muitas outras camadas e muitas emoções envolvidas ? amei!

Mariana Rodrigues 13/01/2024

As aventuras de Hucleberry Finn
Huckleberry Finn ? o parceiro de Tom Sawyer ? escapa de casa para embarcar em uma série de aventuras junto com o escravo fugitivo Jim. A bordo de uma jangada, os dois sobem o Mississippi e vivem situações extraordinárias com personagens inesquecíveis ? como o ?Rei? e o ?Duque?, uma das maiores duplas de vigaristas da história da literatura.

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Huck, a viagem de formação que une o menino rebelde ao escravo negro perseguido atravessa questões sérias e profundas que continuam a nos desafiar: o racismo e a escravidão, a brutalidade das relações humanas no ?mundo adulto? e o puritanismo religioso e cultural. Em conflito com os valores corruptos e hipócritas da sociedade, Huck enfrenta o dilema de salvar o amigo ou entregá-lo às autoridades.

Eliane406 12/01/2024

Problemas sociais
? O livro foi lançado em 1884 e conta a história de um garoto Huckelberry Finn que vive aventuras depois que foge das mãos do pai bêbado e abusivo, fingindo a própria morte. Ele foi lançado no pré guerra civil, no sul dos Estados Unidos, em uma época que a escravidão ainda existia no Sul. A literatura moderna americana se origina a partir desta obra. Mark Twain explora neste livro questões sérias sobre problemas sociais, políticos e morais com que precisou lidar durante a guerra civil dos Estados Unidos,muitos dos quais ainda estão presentes nos dias de hoje.
Recomendado para todas as idades, inclusive para quem trabalha com o ensino fundamental ele vai muito bem. A tradução fez um trabalho muito bom de manter os dialetos dos negros do Sul, com modulações com muita orientação.

Renato375 04/01/2024

Desafio - Cujo autor já faleceu

?????????

Ter coragem para ir contra o senso comum e criticar de forma criativa algo, a ponto de que as pessoas não se sintam ofendidas, tamanha a sutileza, é uma qualidade dos grandes escritores. Dessa maneira, As Aventuras de Huckleberry Finn é elogiado por sua narrativa envolvente, humor e crítica social. No entanto, também tem sido objeto de debates devido ao seu uso de linguagem e representações que refletem a mentalidade da época em relação à escravidão e aos afro-americanos.

P.S. Tom Sawyer é um chato de galocha, e quando ele está presente, a leitura fica cansativa e sem graça.

Essa edição conta com comentários que são muito bons.

Suzana.Kawai 26/12/2023

Descendo o Mississipi com Mark Twain
Há uma longa lista de clássicos literários que ainda não tive a oportunidade de ler e, até ontem, "Huckleberry Finn" era parte dessa categoria. Iniciei a experiência sem acessar a crítica especializada, pois queria ter minhas próprias impressões antes de qualquer coisa. E então?
Tal como o menino Finn desce o rio Mississipi a bordo de uma jangada, provando das irregularidades das águas, das estações, das cidades, paisagens e tipos humanos, fui mobilizando memórias e emoções variadas ao longo da narrativa. Primeiro, achei que se trataria de uma história de aventura típica, tal como "A ilha perdida, da Vaga-Lume, que marcou minha infância. Depois, conforme Finn se questiona sobre o certo e o errado na sua relação com o Jim, homem negro e escravizado que viaja lado a lado com ele, fui lembrando de "O sol é para todos", de "Tia Nastácia", do Lobato, e apostei que se tratava de um drama sobre as tensões raciais nos EUA. Então vieram o "Rei" e o Duque", me fazendo pensar em aventuras picarescas, tais como as de D.Quixote. O aparecimento de Tom Sawyer no final, trouxe cores de fantasia.
Eu gostei da experiência de leitura, simpatizei profundamente com a inocência e a esperteza do Finn e concluo com a sensação de que há muito mais para ver e apreciar nessa obra, especialmente se você conhece a alma de um americano.
Me deu o que pensar, assim como se espera de um clássico.

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Livro polêmico. Racista ou anti-racista? Me senti mal algumas vezes, principalmente em cenas com Tom Sawyer. Porém, no fim descobrimos que estava tudo sob controle, o tempo todo. Uma espécie de Dom Quixote, mas com crianças que só querem aventuras.

Kaled 20/08/2023

Considerações
Eu realmente apreciei a obra. Embora não seja fã da temática de aventura, ela traz reflexões importantes sobre racismo, moralidade e hipocrisia. Uma crítica à sociedade daquela época, levando a uma ponderação sobre a natureza humana. Mesmo tendo ressalvas em relação a certos pontos das ideias do autor, foi enriquecedor conhecer um pouco mais sobre a vida dele. Entendo algumas perspectivas, mas discordo de algumas de suas afirmações.

Dumalis 03/08/2023

PERFEITO
Cara, tudo nesse livro foi uma novidade pra mim, e uma novidade MUITO GOSTOSA.
Toda a história é muito boa, polêmica, apocalíptica! Aaaah vou reler essa obra com toda certeza! Aliás, amei a forma de escrita meio ?caipira?, parece que estamos ouvindo o Huck em pessoa narrar a história.
Leiam! É realmente muito bom ??

gab 28/07/2023

Simplesmente não é pra mim, me diverti em algumas partes, o racismo, comum pra época em que foi escrito, me incomodou, mas apesar de tudo foi uma leitura até que boa. Eu REALMENTE não sou da de clássicos americanos.

Fabio.Nunes 15/07/2023

Engraçado e emocionante
As aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
Editora: Zahar, 2019.

Mais uma edição primorosa do selo "clássicos Zahar". Peguei esse livro para ter algo mais leve para ler e acabei sendo surpreendido.
Não por que não seja uma leitura leve e prazerosa, o é; mas por que eu não fazia noção da comoção e da profundidade que ia encontrar aqui. Houve momentos em que literalmente gargalhei e outros em que fiquei emocionado.
Basicamente é a estória do menino Huck Finn e de Jim, um escravizado foragido em busca de liberdade. A narrativa se dá no sul dos EUA do século XIX, uma sociedade teocrata e escravocrata.
Ao longo do texto nós vemos Huck narrando em primeira pessoa os acontecimentos, utilizando uma linguagem preconceituosa própria da sua época e da sua cultura, motivo pelo qual a palavra "preto" (nigger) aparece em diversos momentos e nos deixa uma sensação estranha.
Mas é exatamente aí onde Twain mostra a que veio.
Ele nos apresenta uma personagem que é obviamente fruto do seu meio social, mas que possui uma humanidade que não é vista nos outros brancos, tão obedientes às normas religiosas e legais.
Huckleberry Finn é uma personagem assolada pela culpa ao longo de todo o texto. Mas o erro do qual ele se culpa é exatamente sua virtude de olhar para o escravizado Jim como um ser humano, reconhecer nele sua dignidade humana. A sociedade da qual Huck emerge é que estava permeada pelo preconceito e pela ignorância de uma sociedade escravocrata, e por esse motivo o pecado se transfigura na mente de Huck em virtude e vice-versa.
A parca educação formal de Huck o manteve sensível e humano. Virou fora da lei por agir em prol de um direito humano, em detrimento ao direito de propriedade.
Huck Finn é uma pessoa sofrida e sozinha, que encontra uma amizade verdadeira no escravizado Jim, ainda que por isso ele se digladie internamente.
Veja o que ele diz a si mesmo: "Tinha as aula de catecismo; você podia ter ido naquelas aula, e se tivesse ido, eles tinha te ensinado que gente que faz com aquele preto o que eu tava fazendo acaba no fogo eterno. Eu arrepiei todo. E quase resolvi orá, pra vê se não dava pra mim pará de ser o tipo de menino que eu era, e melhorá."

Decide então entregar Jim às autoridades, mas começa a lembrar de momentos que viveram juntos e decide:

"Tá bem, então, eu vou pro inferno."

Não vou contar o final, mas recomendo demais essa leitura.

juliasena 04/07/2023

Nss veyr esperava mais, o começo tava mto bom ai foi passando os capítulos foi ficando chato sla veyr o começo tava bom
isabella1400 05/07/2023minha estante
é livro acadêmico?

Luiz Villas 27/06/2023

Um Mississippi, dois Mississippi?
Navegando pelo rio Mississippi, Huckleberry Fin , Tom Sawyer e Jim, têm grandes aventuras nas cidades que eles encontram ao longo do rio.

Carol Passinho 25/06/2023

As Aventuras de Huckeberry Finn
A curiosidade às vezes me move na hora de escolher minhas leituras, para essa obra do Mark Twain ela foi o combustível. Queria entender porque esse livro é tido como tão controverso; entendi que a linguagem é o fator principal. Mesmo com um conteúdo escrevista é um livro muito bom, me diverti muito e dei várias risadas durante a leitura.

Clio0 22/06/2023

Não tenho certeza do quanto alguém com menos de trinta anos ou com uma existência puramente citadina vai conseguir se relacionar com As Aventuras de Huckleberry Finn.

O livro de Mark Twain é um apanhado de diabruras típicas das crianças do século retrasado mas que persistiram até o fim do século XX. Assim, muitos se lembrarão das histórias contadas pelos avós, mas como explicar um cachimbo de sabugo de milho para uma geração que em sua maioria só tem acesso ao craque?

Huckleberry é uma criança negligenciada e isso se reflete em sua violência e agressividade, contudo, é possível perceber a doçura de alguém que precisa apenas de atenção. É difícil dizer se essa foi a intenção de Twain ainda que essa seja sua mensagem.

Não é uma obra tão popular quanto sua predecessora, Tom Sawyer, mas segue o mesmo estilo e exige as mesmas coisas. Resta saber se a mudança de público - pois essa é uma obra infanto-juvenil - conseguirá acompanhar a sutileza de mentalidade que ela pressupõe hoje em dia.
Rubens.Memari 07/07/2023minha estante
Eu acho que não conseguirá.

Matheus 14/06/2023

?Sempre seu, Huck Finn?
Depois da maravilhosa experiência que tive com Tom Sawyer, decidi ler Huck Finn e não me arrependi. Nessa obra Mark Twain nos presenteia com uma história encantadora. Huck Finn nos é apresentado ainda no livro de seu amigo, como um garoto pobre, órfão e independente. Porém, enquanto nessa obra Huck é um personagem que vai amadurecendo e se tornando mais responsável, seu amigo Tom Sawyer regride, se tornando um personagem meticuloso e chato. Essa foi a única decepção que tive com a obra, no geral super recomendo a leitura.

Publicada originalmente em 1884. O livro conta a história do protagonista Huckleberry Finn, um jovem rebelde e aventureiro, e suas diversas experiências enquanto foge de sua vida monótona e opressiva.

Uma das principais características da obra é o uso da narrativa em primeira pessoa, na qual Huckleberry Finn relata suas próprias aventuras e observações. Através desse ponto de vista, Mark Twain cria uma voz autêntica e única para o personagem, utilizando uma linguagem coloquial e regionalista para retratar a realidade do sul dos Estados Unidos do século XIX.

"Aventuras de Huckleberry Finn" aborda temas importantes e polêmicos, como racismo, escravidão e preconceito. A relação entre Huck e Jim, um escravo fugitivo, é um aspecto central da trama. Huck, inicialmente influenciado pelas visões racistas da sociedade em que vive, questiona gradualmente esses preconceitos à medida que desenvolve uma amizade genuína com Jim, percebendo a humanidade e dignidade do homem.

Pelo que percebi a crítica social e política é uma marca registrada de Mark Twain. Ele expõe a hipocrisia e a injustiça da sociedade sulista, retratando a crueldade da escravidão e a mentalidade segregacionista da época. Twain utiliza o humor e a sátira para desafiar as normas estabelecidas, revelando a hipocrisia e a estupidez dos personagens e das convenções sociais.

Além disso, a obra também aborda temas como a liberdade individual, a moralidade e a coragem de seguir seus próprios princípios. Huck Finn é um símbolo da busca pela liberdade e da luta contra as restrições impostas pela sociedade. Ele desafia as normas, rompendo com a estrutura social para tomar suas próprias decisões e buscar seu próprio caminho.

No entanto, é importante mencionar que "Aventuras de Huckleberry Finn" recebeu críticas e controvérsias ao longo dos anos, principalmente por causa do uso frequente de palavras e linguagem consideradas ofensivas e racistas. Embora seja importante reconhecer o contexto histórico e a intenção crítica do autor, essas questões linguísticas têm sido motivo de debate sobre a inclusão do livro no currículo escolar.

Em resumo, "Aventuras de Huckleberry Finn" é uma obra literária clássica que aborda questões sociais e políticas importantes, como o racismo e a escravidão. Mark Twain utiliza a voz autêntica de Huckleberry Finn para criticar a sociedade e suas convenções, desafiando os leitores a questionarem seus próprios preconceitos e a buscaram a liberdade individual. A obra continua sendo relevante e inspiradora, apesar das controvérsias em relação à linguagem utilizada.