As Aventuras de Huckleberry Finn

As Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

samucacn 22/05/2023

As Aventuras de Huckleberry Finn (Adventures of Huckleberry Finn no original em inglês) é um romance do escritor norte-americano Mark Twain, publicado em 1884. Nele, o protagonista, amigo de Tom Sawyer, vive inúmeras aventuras pelo rio Mississippi em uma balsa.

Marcos 21/05/2023

Nostalgia, sessão da tarde e maturidade apressada
?Nostalgia, primeira infância e maturidade apressada?, assim começo a alinhar mentalmente a experiência que acabo ter ao final desta leitura. ?Stand by me?, a música que tá rolando agora é a mesma eternizada no clássico filme que carrega o mesmo nome. Sim, aquele que narra as aventuras dos quatro amigos que resolveram solucionar um mistério a sua maneira.

Nesta obra, somos apresentados a Huckleberry Finn, um moleque errante por natureza, mas que é detentor de uma mentalidade incompatível com a sua idade biológica. Logo nas primeiras páginas, nosso protagonista precisa escolher se continuará tendo que suportar uma rotina que não acomoda a sua natureza libertina ou se voltará a se submeter aos mais terríveis abusos possíveis de se imaginar.

?Huck? então resolve rejeitar as opções postas a mesa e passa a ser arquiteto de seu próprio destino quando foge de casa e por acidente encontra Jim, um escravo fugitivo que acaba se tornando seu companheiro nessa jornada rumo à liberdade de ambos. E nesse ponto entendemos o porquê de um livro escrito em 1884 ser tão revolucionário até os dias presentes.

Em suma, toda a inocência da obra se acaba aí ? ou quase toda ? vemos despontar um cenário de injustiças, mentiras e traições que se contrapõe à virtude e ao bom senso que faz despertar a desobediência civil como o único antidoto capaz de trazer serenidade ao coração do protagonista que agora se encontra refém de um processo de ?adultização? que nunca desejou.

Mark Twain escancara a moral de uma sociedade lacerada pela escravidão e pelas aparências em contraponto às atitudes de uma criança que rejeita submeter-se a uma sistemática incauta, injusta e sobretudo imoral.

E por que livro mexeu tanto com o meu brio? Apesar da temática sombria, a narrativa traz aquela sensação nostálgica de sessão da tarde e o mais importante nos lembra do que às vezes queremos esquecer: a felicidade está sempre nas coisas mais simples.

Só posso terminar isso aqui de uma forma, agradecendo a Mark Twain, a Huckleberry Finn e a Zahar que fez essa edição especialdo 🤬 #$%!& . É isso. Leiam.

Daiane316 17/05/2023

O pai da literatura norte-americana
Huckleberry Finn ao contrário de seu antecessor, Tom Sawyer, é escrito em primeira pessoa, como se fosse sua autobiografia. O autor o escrevera após a guerra de secessão, embora o romance se passe 40 anos antes, nos apresenta um pano de fundo detalhado e coeso de sua época. Para além da narrativa divertida, Samuel Clemens, vulgo Mark Twain, apresenta assuntos sérios entremeados com a leveza de seu personagem. As condições sociais, o período escravocrata, e a falta de acessibilidade à educação nos concerne uma experiência entusiasmante e completa como um quadro situando de forma precisa e sem soar apelativo. A obra de Clemens é única e vívida sob muitos aspectos, dentre eles, a sua variação linguística e sua singularidade como um livro que extrapola o gênero infantojuvenil, e conduz leitores de várias idades a diversão e a reflexão sobre seu período histórico e o desenvolvimento de grandes amizades.

Kiarmy 04/05/2023

As aventuras de Huckleberry Finn
Essa leitura demorou mais do que imaginei mas gostei bastante. Apesar que após a aparição do Tom Sawyer, minha vontade era sair pulando um monte de partes. Não entenda mal, mas o Tom estava realmente chatinho aqui e fazendo toda uma enrolação para algo que já tinha conclusão. O fato do Huck sempre seguir as ideias do Tom como se fossem as melhores, sendo que ele mesmo tem ideias melhores e mais facilitadas, me pegou um pouco.

Chegando ao centro do livro, literalmente foi uma grande aventura toda essa jornada do Huck. Houve tantos acontecimentos, alguns até irritantes (culpa do Rei e do Duque) mas que de certa forma senti que contribuíram para o amadurecimento do Huck. A relação dele com o Jim foi trabalhada de forma leve e quase imperceptível, na medida que a relação entre os dois foi subindo degrau por degrau. Senti que houve a criação de um laço como de pai e filho, na minha visão.

Um ponto que não posso deixar de falar é a questão da forma que os negros são retratados aqui. Comecei o livro tendo em mente a época que ele foi escrito e a própria forma que a sociedade infelizmente era nesse período. E consegui entender que muita das falas do próprio Huck (que me deixaram até um pouco desconfortável) eram porque ele já estava condicionada à ter aquela visão referente a pessoas de pele mais escura e pele mais clara. Até mais por conta do próprio pai, que é basicamente o grande estopim de início e fim dessa jornada. Então, é interessante a forma que o Huck vai amadurecendo conforme ele tem mais convívio com o Jim e vai moldado seu próprio caráter e visão.

Na minha opiniao, esse livro não é um livro PROFUNDO. Mas sim um livro leve e jovial que fala nas entrelinhas, não precisando de muito para entender.

Leonardy.Negrini 08/04/2023

Um Chaves do Século XIX
Quando Mark Twain escreveu "As Aventuras de Tom Sawyer", logo depois, em 1884, ele escreveu "As Aventuras de Huckleberry Finn", personagem que havia aparecido no primeiro livro, retratado como um menino humilde, sem referências familiares e que gostava de dormir e "morar" em um barril.
O livro conta a história das aventuras de Huck Finn, em uma jangada com o negro Jim, que fugira da mesma casa que Huck. Simulando a própria morte, Huck, auxiliado por Jim, percorrerá o rio Mississipi em uma balsa, passando por uma série de histórias bizarras como o falso Duque e o falso Rei, a vendetta entre duas famílias sulistas e finalmente o reencontro com Tom Sawyer quando Jim está preso e o incrível e trabalhoso plano para libertar o Jim.
Para os brasileiros há algo de "Chaves" no personagem de Huck Finn. Infelizmente ele acaba sendo engolido pela astúcia e pelos planos mirabolantes de Tom Sawyer.
É uma leitura leve e prazerosa, com várias referências a Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Para quem leu livros da Coleção Vagalume, algumas memórias virão à tona.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdehuckleberryfinn #número14doano

sasa 05/04/2023

Eu simplesmente amei esse livro. Amo como o Huck, um garoto que foi criado e ensinado que quem ajudasse pessoas "como o Jim iriam para o inferno", mas ao decorrer do livro, por conhecer alguém com o coração bom como o de Jim, teve essa visão mudada. A tradução de Monteiro Lobato, pelo menos em minha opinião, não é totalmente fiel a visão que Mark Twain queria passar, pois muitas palavras extremamente ofensivas foram trocadas para "negro". Se eu fosse pegar esse livro novamente, leria outra versão.

Roberto 23/03/2023

Fugindo da sociedade pelo Mississipi
O livro retrata a jornada do adolescente Huckleberry "Huck" Finn pelo rio Mississipi, junto com um escravo fugido chamado Jim, e de suas desventuras e contratempos pelo caminho; Interessante notar que Huck não suportava viver a vida 8 ou 80 que tinha na pequena cidade, ou ele moraria com uma viúva austera e levaria uma vida séria e cheia de regras, ou viveria com o pai alcóolatra e violento, vivendo em meio a espancamentos com cheiro de manguaça; um totalmente desregrado, a outra totalmente austera.
Pelo caminho, a dupla se depara com personagens notáveis nas cidades que visitam, mostrando pessoas com sua vida destruída pelos diversos tipos de vícios, como bebida, jogo e o vício de matar, como foi o caso de uma família que se destruiu inteira por conta de uma antiga rinha com outra família, a qual nenhuma das duas lembrava mais da causa ( referência à famosa tragédia dos Hatfield e McCoy)
Um livro que muitas vezes nos faz rir, com seu humor picaresco, e nos faz refletir sobre relações humanas, tornando- o uma leitura bem densa para ser considerado simplesmente como "infanto juvenil"

Andrezza.Braga 11/03/2023

Muito bom e cativante!
Ao assistir um filme, o personagem cita este livro, eu anotei e comprei, tem um bom tempo já que comprei, mas só o li agora.
Leitura maravilhosa fluida, de engolir 100 páginas em 1 dia.
O livro tem um garoto aventureiro que desce o rio Mississipi e encontra um homem negro que está fugindo?
Recomendo demais este romance americano.
Ele me permitiu desligar, em alguns dias bem difíceis.

Cintia295 28/02/2023

Finalmente acabei esse livro, não gostei, a escrita não me pegou, não gostei dos personagens, não gostei das aventuras.
Nossa foi ficando cansativo isso pq intervalo com outras leituras diferentes, foi perdendo a graça mais ainda.
Não acho que esse livro é infantojuvenil tem muitos temas pesados, linguagem pesada.

Enfim leiam e tirem suas próprias conclusões mas comigo não rolou mesmoooo.

Bia 26/02/2023

Entre confusões, trapalhadas e lealdade
O livro te prende pela forma carismática que o personagem é construído e da sua lealdade e cumplicidade com aqueles que estão em sua vida.
A trama é muito bem desenvolvida, trazendo reviravoltas e momentos cômicos que não tem como não prender sua atenção e te fazer ter prazer durante a leitura.
Recomendo fortemente, e mais uma vez enalteço as obras de Twain, um grande escritor de fato, e que merece todo o mérito que tem.

jujubss0 20/02/2023

Uma obra simplesmente maravilhosa!
Em As Aventuras de Huckleberry Finn- ?Moralidade?, apesar de ser influenciada diretamente por fatores como a comunidade, a igreja e a família, é conduzida principalmente pela religião e pelas experiências pessoais.
Na história, o autor critica como a religião da *época* defende uma moral corrompida e hipócrita ao apresentar pessoas que usam a Bíblia para justificar preconceitos provenientes diretamente de sua ignorância humana.

Ao longo da história, o leitor acompanha a linda jornada de Huck em busca de sua liberdade- não somente física, mas de sua identidade! Ao ter que lidar e questionar com olhos de uma criança/ pré adolescente temas como racismo, intolerância religiosa & hipocrisia humana.

Me emocionei demais com esse livro, o dialeto enfatiza ainda mais a voz do narrator e nos imerge por completo nas aventuras e emoções de Huck, um menino que demonstra ser mais maduro que muita gente por aí. ?

Lele 08/02/2023

As aventuras de Huckberry Finn
É uma doideira atrás de outra. O livro consegue acordar assuntos importantes de uma forma muito leve . Amo que esse menininho passa por tanta coisa e continua inocente. Super indico é um livro longo (965 páginas), mas a leitura é muito simples e leve. Estou lendo por conta do desafio da Rory de Gilmore Girls e não me arrependo. Leria de novo!

Bryannie 25/01/2023

As aventuras de Huckleberry Finn
As aventuras de Huckleberry Finn é a história de um menino que fugiu do pai abusador e um escravo também a fuga e juntos eles passam por várias aventuras.

Este livro é um clássico americano, porém eu não gostei assim tanto, sim, o livro tem muitas aventuras mas eu não o considerei cativante nem interessante.

Dou 2,5 estrelas a esse livro

Tarso 18/01/2023

Mais um clássico, porém racista
É uma obra clássica e deve ser lida com a consideração de que os termos utilizados e o modo como algumas passagens são retratadas no livro, acabam nos dando um visão do mundo em que o autor estava inserido. Considero a obra racista, mas não sou a favor de censura-la ou bani-la.

Roberto.Vasconcelos 15/01/2023

Um clássico americano
Essa é uma história infantil, simples e sem muita profundidade mas ela consegue ser divertida e o Huck e o Jim são encantadores.
A história gira em torno de uma fuga em que a realidade da escravidão na época é explorada e o Huck se tornou um personagem sensacional , a forma como ele fica em conflito devido as crenças da época e a religião , várias vezes ele se questiona se faz o certo ajudando um escravo e se vai pro inferno por isso, mas escolhe ajudar o amigo mesmo se isso for considerado pecado.
Não gostei do tom Sawyer , ele entra aqui só pra complicar as coisas e criar dificuldades e isso se torna chato, mas o final foi excelente.
Enfim uma história divertida e que crianças e até adultos podem vir a apreciar.