Aventuras de Huckleberry Finn

Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

becaesousa 14/04/2024

Diferente de tudo o que já li
O livro é bom, apesar de fugir do tipo de literatura que gosto. Mark Twain conseguiu ser um ótimo Huck Finn!

Juci 04/04/2024

Adorei o Huck e o Jim. A travessia do rio Mississipi é uma aventura incrível. Só detestei a crueldade desmedida de Tom Sawyer!

Phil.Surniche 02/04/2024

As aventuras de Huck Finn é uma biografia de um personagem que ganha o protagonismo após o livro de Tom Swayer.
A história se passa após finalizado as primeiras aventuras do qual eles "enricaram". A tentativa de civilizar o Huck não dá certo e ele acaba por se enfiar em uma confusão ao lado de Jim, um escravo fugido. O legal do ambiente histórico, é que se passa nos anos aonde a escravidão no Sul dos EUA ainda era legalizada. A fuga para o Norte faz com que Huck e Jim se enfiem em diversas situações por vezes engraçadas..uma narrativa legal, com uma linguagem propositamente errada para representar o "caipira" do sul. Gostei bastante.

Renata 24/03/2024

Final emocionante
Esta obra clássica descreve as aventuras do jovem huck Finn enquanto ele foge da sua vida monótona com o escravo fugitivo jim pelo rio Mississipi. Ambientado no sul dos Estados Unidos pré Guerra civil o livro aborda questões profundas como racismo, liberdade e moralidade. Huck e Jim encontram uma série de personagens excêntricos e enfrentam desafios ao longo da sua jornada, revelando a hipocrisia e a injustiça da sociedade da época. Twain utiliza uma linguagem vivida e um humor sarcástico para destacar as contradições e absurdos do mundo em que vivem. Vale a leitura!

Taiana 12/03/2024

Surpreendente
Eu não li as aventuras de Huckleberry Finn, eu engoli!
Eu não tinha nenhuma expectativa quando comecei a ler, mas o livro é surpreendente, a cada pagina que passava mais interessada eu ficava com a historia (fazia tempo que não ficava genuinamente interessada em alguma historia).
Mesmo sendo um livro infantojuvenil, os diálogos, as ideias, os dilemas internos do Huck são incríveis. E pensar que esse livro foi escrito não muito tempo depois da abolição da escravidão deixa ele ainda mais interessante. Ele é forte e deixa um fundo de esperança na humanidade.
Além disso, essa edição é mais surpreendente ainda, tem mais de 140 notas de rodapé o que faz a compreensão do livro e do contexto histórico em que ele está envolvido muito mais fluído e de fácil entendimento!
A tradução também é algo que deve-se elogiar! Não deve ter sido nada fácil traduzir e transcrever essa obra de arte. É preciso um domínio absurdo da língua pra fazer um livro inteiro ?coloquial? e com linguagem falada. É incrível! E não vou cansar de dizer: surpreendente!

Bruna 11/03/2024

As aventuras de Huckleberry Finn
Essa foi uma leitura muito leve e fluida. Me despertou tanto muitos risos, quanto muitas lágrimas.

Nessa história acompanhamos o menino Huck e o escravo foragido Jim, através de sua fuga pelo rio Missisipi abaixo.

Enquanto Huck é inteligente e sempre arruma uma saida engenhosa para todo e qualquer problema em que se enfia, o preto Jim é o personagem mais cativante e com o coração mais puro que já conheci na literatura.

Durante a andança dessa dupla vamos conhecendo varias supertições, superações, dialetos e vemos um pouco da sociedade escravocrata da época. E vamos torcendo pra que no final o Jim consiga sua tão sonhada liberdade!

Com certeza uma das minhas melhores leituras de 2024.

Huck e Jim cativaram meu coração!

trizisreading 11/03/2024

As Aventuras de Huckleberry Finn
Em "As Aventuras de Huckleberry Finn", de Mark Twain somos transportados para uma América pré-Guerra Civil por meio dos olhos curiosos e sagazes do menino Huck Finn. A narrativa, enriquecida por autenticidade e expressões regionais, desvenda as complexidades de uma sociedade profundamente dividida. Personagens variados, como o escravo Jim e os ardilosos Duque e Rei, destacam as desigualdades sociais e preconceitos enraizados. A trama entrelaça desafios educacionais, conflitos morais e a busca pela liberdade, oferecendo uma visão crítica da sociedade sulista. Cada personagem, representando diferentes estratos sociais, contribui para uma reflexão penetrante sobre as complexidades morais e sociais da época.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: @trizisreading

Rubinho.Meneses 25/02/2024

Belo livro
Muito bom ter lido esse livro, é o tipo de aventura que eu gosto.

Onde o personagem sai em uma viagem onde vai acontecendo muita coisa e conhecendo muitas pessoas.

Muitos detalhes marcantes onde podemos ver o amadurecimento de Huck Finn.

Ótimo.

Renata_ Pandora 20/02/2024

Leitura mais densa que Tom Sawyer, Huck é mais inteligente e bem mais sofrido. Gostei mais da leitura do Sawyer, por ele ser mais engraçado e travesso. É um livro triste, que traz verdades terríveis disfarçadas pela leveza das aventuras de um menino. Huck passa por todo tipo de perrengue e com sua astúcia consegue se safar enganando a todos. Como um verdadeiro sobrevivente, ele tem total ignorância das leis. É muito bem construído, mas prefiro Sawyer ???

Cristiano Mützenberg 14/02/2024

Humor com crítica social
Quem leu apenas o livro ?As aventuras de Tom Sawyer?, espécie de prévia deste livro, pode esperar encontrar também aqui uma uma história meramente infantojuvenil.

De fato, encontramos novamente um pouco da leveza e bom humor neste que se tornou a obra-prima de Mark Twein: As aventuras de Huckleberry Finn. No entanto, o livro se tornou clássico, ou mesmo um divisor de águas da literatura norte-americana, porque o autor conseguiu unir de forma magistral o bom humor e a sátira com que criticava o racismo nos Estados Unidos.

Na história - que se passa em meados de 1840 - encontramos Huckleberry Finn, um jovem pária e maltrapilho que havia sido ?criado? apenas pelo pai (que, além disso, era o maior bêbado da cidade). Mesmo tendo recebido em dado momento uma oportunidade de mudar de vida e ser ?bem criado? (foi adotado por uma bondosa viúva), não se encontrava naquele novo estilo de vida e, por isso, resolve fugir de casa e seguir a vida ao acaso, navegando pelo Rio Mississipi.

A partir daí poderíamos ter uma história de aventuras que, mesmo em um bom livro, seria apenas um agradável porém simples passatempo. No entanto, logo no começo da sua fuga o personagem principal encontra um escravo fugitivo.

Os dois - um fugindo do conforto e outro da escravidão - unem-se e seguem viagem pelo rio. Em meio às diversas aventuras que se revelam, a grande descoberta que vai acontecendo pouco a pouco no livro é que Huck Finn começa a ver que naquele escravo fugitivo há um ser humano, que inclusive pode ser uma pessoa melhor que ele.

Em meio à sequência de fatos narrados, Mark Twein vai apresentando algo que aconteceu com a sua própria vida: Huck Finn, assim como o autor, cresceu em um mundo onde todos encaravam com normalidade a escravidão e aos poucos foi percebendo que havia um mal naquela situação.

Um ponto que pode fazer refletir é que Huck Finn encontra pessoas na história que tem bons valores, são cordiais, ?não fazem mal a ninguém?, se dizem cristãos, mas, mesmo assim, vêem com normalidade alguém ser escravizado.

Podemos refletir também até que ponto nós não somos capazes de, senão defender, ao menos tolerar ou encarar com normalidade que um ser humano ?não seja tão humano assim?, como acontece hoje, quando aceitamos que dificuldades de ordem material justifiquem o aborto, por exemplo.

Será mesmo que, vivendo naquela época, ouvindo desde pequenos que escravizar alguém era ?normal?, que um negro era um ser inferior, etc, ainda assim seríamos contra esse absurdo de modo tão veemente como somos hoje?

O desenvolvimento do personagem Huck Finn vai nos conduzindo de forma natural pela sua aceitação da escravidão sem questionamentos até uma percepção - ainda frágil - do mal que havia ali. Tudo isso com um tom leve, satírico e bem humorado, que, por isso, não faz do livro um panfleto moralista, mas uma leitura agradável e que, de brinde, conduz a boas reflexões.

Mari Palma | @a_maripalma 03/02/2024

Uma baita surpresa!
Eu nem ia falar nada sobre esse livro.
Foi divertidinho durante a leitura, foi rápido de ler, tem algumas sacadas muito boas. Mas o final foi bem bleh.

Aí eu assisti as aulas do Raul Martins.

Eu antes das aulas: final bem meia boca 😴
Eu depois das aulas: o miserável é um gênio! 🤯

Eu simplesmente preciso registrar aqui como foi que eu mudei minha percepção sobre o livro, da água pro vinho. E o pior é que não posso nem contar o motivo porque isso seria um baita spoiler do final dessa "aventura". As aulas do Raul enriqueceram demais essa leitura, credo!
É uma história que se passa no sul dos EUA antes da guerra civil. O menino Huck acaba viajando pelo longo rio Mississipi junto com Jim, um negro que está fugindo pro norte pra se ver livre da escravidão. Só aí a gente já sente o peso da história, mas Twain consegue levar de maneira relativamente leve quando a faz ser descrita pelo ponto de visto do Huck. Inclusive uma característica bem marcante e relevante dessa obra pra literatura é que Twain optou por se manter o mais fiel possível aos dialetos da época, tanto o das pessoas sem instrução quanto o dos negros, o que torna a leitura super fluida.
Eu sempre pensei "poxa, são clássicos por algum motivo né", mas gente, que rasteira que eu tomei com esse livro. Sabe aquelas imagens que tem um animal escondido na vegetação e ninguém consegue ver, mas quando te falam onde está tu não consegue mais desver o bicho? É exatamente essa a sensação com a qual fui dormir depois das aulas. Eu estava embasbacada.
Quero deixar aqui meus agradecimentos ao sarcástico Mark Twain e ao Raul por essa experiência maravilhosa!

"Eu estava aqui o tempo todo só você não viu." Filósofa Pitty

Insta: @a_maripalma

Emille Dias 28/01/2024

Que ótima surpresa foi ler As aventuras de Huckleberry Finn!

O que faz o livro se configurar como uma obra prima, na minha opinião, é a forma como o autor consegue pegar toda a desgraça, toda a tristeza vivida pelos personagens, e transformar aquilo em humor.

Ao ler, nós sentimos o incômodo, sentimos que algo não está certo, mas o autor deixa aquilo ?leve? e engraçado.

O livro é uma sátira, e faz crítica ao contexto escravocrata da época em que viveu o autor. Nele acompanhamos as aventuras de Huck e Jim, os protagonistas.

Cada capítulo do livro conta alguma aventura. Os capítulos da herança e das mocinhas foram os melhores, na minha opinião. Os capítulos finais só servem pra fazer raiva (em todo mundo que lê hahahah).

Só senti o final um pouco apressado, como se o autor não quisesse desenvolver aquelas temáticas afim de dar maiores explicações. Gostaria de saber mais sobre a vida e aventuras do Huck, o livro deixou um gostinho de quero mais.

Recomendo a leitura!

Reccanello 23/01/2024

O grande épico americano
Considerado como o grande épico norte-americano (muitos comparam a obra à própria Odisseia de Homero, sendo Huck Finn, como Odisseu, um arquétipo do herói que busca compreender seu lugar no mundo e desafia convenções sociais), "As Aventuras de Huckleberry Finn", de Mark Twain, nos leva por uma narrativa que, conquanto à primeira vista pareça uma típica e simples aventura infanto-juvenil às margens do rio Mississippi, em realidade transcende todas e quaisquer expectativas ao explorar temas muito profundos e adultos como o racismo, os valores da liberdade e da amizade e o desafio de romper com valores sociais pré-estabelecidos e sem sentido.
===
Desde seu início, o livro destaca e evidencia a genialidade de seu autor, Mark Twain, na forma como ele tece a jornada de Huck Finn, um protagonista que, mesmo sendo um típico menino branco do sul escravagista dos EUA na metade do séc. XIX, cativa os leitores com sua inteligência e compaixão. Com sua narrativa em primeira pessoa - praticamente uma "auto-biografia" do protagonista - o livro proporciona uma visão única das experiências de Huck, destacando - porém, e é importante que se diga isso, sem qualquer legitimação! - o arraigado racismo da sociedade sulista da época, que se denota e destaca pelo uso constante da famigerada palavra "nigger". Pedra angular na polêmica que sempre envolveu a obra desde sua publicação original, é crucial compreender a contextualização histórica do uso daquela palavra, sem deixar de lado a importantíssima e fundamental evolução do personagem Jim ao longo da trama. Além disso, é impossível não analisar a obra pelo viés do desenvolvimento moral de Huck, que consegue ultrapassar e vencer os preconceitos iniciais típicos de sua sociedade e forma um vínculo profundo de amor e afeto com Jim, destacando uma mensagem positiva subjacente. É, enfim e por qualquer ângulo que se perceba, um romance de formação marcado pela superação de valores pré-estabelecidos, refletindo a forte e característica crença de Mark Twain de que "um coração sadio é um guia mais seguro do que uma consciência mal treinada".
===
Não posso deixar de mencionar a controvérsia existente em torno dos capítulos finais. A chegada de Tom Sawyer e as situações subsequentes podem parecer uma mudança brusca de tom, mas, como Ernest Hemingway apontou, são um aspecto que desafia as expectativas e adiciona complexidade à narrativa, ainda que a divergência de opiniões sobre esses capítulos finais ressalte a subjetividade na interpretação da obra.
===
A riqueza desta edição específica, especialmente com a tradução e os textos de José Roberto O’Shea, é essencial para preservar a autenticidade linguística, embora alguns críticos possam questionar a vulgaridade que permeia a obra. As ilustrações de E.W. Kemble e os elementos adicionais enriquecem a experiência de leitura, oferecendo insights sobre o contexto da época e a vida do autor.
===
"As Aventuras de Huckleberry Finn" permanece, enfim, como uma obra fundamental na literatura norte-americana, desafiando leitores a confrontar a dura realidade da sociedade da época, sendo a controvérsia em torno do livro, em si mesma, um reflexo do desafio que o livro apresenta: mergulhar nas águas turbulentas da história e da moralidade, questionando e evoluindo, assim como seu intrépido protagonista nas correntezas do Mississippi.

site: https://www.instagram.com/p/C2c5iUwgGg1/

Gabrielli 15/01/2024

Já com saudades de Tom e Huck
Uma narrativa maravilhosa de aventura, mas cheia de significado por trás. Um livro adolescente com muitas outras camadas e muitas emoções envolvidas ? amei!