As Aventuras de Huckleberry Finn

As Aventuras de Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Huckleberry Finn

Clio0 22/06/2023

Não tenho certeza do quanto alguém com menos de trinta anos ou com uma existência puramente citadina vai conseguir se relacionar com As Aventuras de Huckleberry Finn.

O livro de Mark Twain é um apanhado de diabruras típicas das crianças do século retrasado mas que persistiram até o fim do século XX. Assim, muitos se lembrarão das histórias contadas pelos avós, mas como explicar um cachimbo de sabugo de milho para uma geração que em sua maioria só tem acesso ao craque?

Huckleberry é uma criança negligenciada e isso se reflete em sua violência e agressividade, contudo, é possível perceber a doçura de alguém que precisa apenas de atenção. É difícil dizer se essa foi a intenção de Twain ainda que essa seja sua mensagem.

Não é uma obra tão popular quanto sua predecessora, Tom Sawyer, mas segue o mesmo estilo e exige as mesmas coisas. Resta saber se a mudança de público - pois essa é uma obra infanto-juvenil - conseguirá acompanhar a sutileza de mentalidade que ela pressupõe hoje em dia.
Rubens.Memari 07/07/2023minha estante
Eu acho que não conseguirá.

Michela Wakami 29/09/2021

Eita meninos levados.
Apesar de ter dado algumas gargalhadas, a leitura foi arrastada, não me conectei com a história.
Aventura é o que não falta, e muita maluquice.
Pena que não me prendeu.
CPF1964 29/09/2021minha estante
Estou bege com listras vermelhas... Deixa ver se eu entendi...?? 2 estrelas em razão de serem levados. E se eles fossem calminhos ? ?? Livro obrigatório no sistema de ensino nos EUA.

Michela Wakami 29/09/2021minha estante
Eu dei algumas risadas com as peraltices deles, o que eu não gostei foi o fato da história ser arrastada em muito pontos e não ter me prendido tanto.

Michela Wakami 29/09/2021minha estante
Eita, a criança depois de ler esse livro, corre sério risco de vida, se for colocar os ensinamentos dos meninos em prática.???????

Michela Wakami 29/09/2021minha estante
Meu filho leu, quando tinha uns 9 anos, ainda bem que ele é sossegado. ?

Indicação do pai. ??????

CPF1964 29/09/2021minha estante
No aspecto literário este casal está em uma DR constante...??? Aqui não tem problema. Minha mulher nunca leu um livro na vida... Pelo menos nos últimos 27 anos.

Michela Wakami 29/09/2021minha estante
Meu marido lê muito mangá e fantasia, e alguns clássicos.
Temos gostos literários bem diferentes.
??????

Flávia Menezes 12/12/2022

???? EU FICO COM A PUREZA DA RESPOSTA DAS CRIANÇAS...
?As Aventuras de Huckleberry Finn?, é um livro que foi planejado por um período de sete anos, e foi considerado como ?O Maior Romance Americano?, escrito pelo escritor, humorista estadunidense crítico do racismo Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo seu pseudônimo Mark Twain, tendo sido publicado em 1885.

Foi ao experimentar uma carreira no jornalismo, e após escrever o conto humorístico ?The Celebrated Jumping Frog of Calaveras? que Mark Twain alcançou sua popularidade, atraindo para si a atenção nacional, e através dos seus diários de viagem, que também foram lançados posteriormente com grande sucesso, o escritor encontrou sua aptidão.

Mark Twain ainda teve muito êxito como palestrante, e com seu raciocínio perspicaz e suas sátiras taxativas, foi enaltecido pelos críticos, e laureado como o ?maior humorista americano de sua época?.

Um dos seus críticos foi o grande escritor Ernest Hemingway, que acreditava que ?toda a literatura americana moderna se origina de um livro escrito por Mark Twain, chamado Huckleberry Finn (...). Não havia nada antes. Não houve nada tão bom desde então?. Ele ainda foi considerado como o ?pai da literatura americana? pelo aclamado escritor William Faulkner. E quando lemos esse livro, entendemos bem o porquê de todo esse sucesso e enaltecimento.

Muito embora esse seja um livro infanto-juvenil, seu enredo é tão cheio de aventuras, e seu protagonista é tão cativante, que é impossível não se entusiasmar com a leitura, mesmo que já tenhamos passado uns bons anos da idade indicada. Afinal, não existe nenhuma restrição de idade máxima para se divertir, não é mesmo?

O que mais me encanta ao ler Mark Twain, é ver como ele tem essa narrativa que descreve com tamanha exatidão a pureza da alma infantil. E combinada com esse tempo em que não existiam celulares, ou mesmo televisores para tomar a atenção das crianças, a quantidade de aventuras que o Huckleberry vive é algo impressionante, e ficamos naquela expectativa para o que vai acontecer a seguir, que chega a ser impossível não querer devorar essa história.

Huckleberry Finn foi um personagem criado para ser o companheiro de aventuras de Tom Sawyer, mas acabou ganhando um livro somente para si, tamanho o seu carisma. E como é tocante a forma como o autor traz a figura do seu primeiro grande protagonista (Tom Sawyer), concedendo a ele esse lugar de destaque que lhe é devido. É como se a figura de Tom tivesse essa autoridade sobre qualquer outro protagonista já criado por Mark Twain. E a forma como Huckleberry se porta com tanto respeito diante dele é algo tão bonito, e que facilmente nos fascina e nos faz estabelecer um vínculo com os dois na mesma medida.

Huckleberry é um menino simples, que quando é apresentado até nos faz lembrar do personagem do seriado mexicano ?Chaves?, de Roberto Gómez Bolaños, porque ambos costumavam dormir em um barril. Aliás, essa é uma analogia perfeita a se fazer, porque ambos possuem essa alma tão pura das crianças. Sem contar que, muito embora suas histórias de vida sejam marcadas pelo abandono, pela rejeição e maus tratos, esses meninos (Huck e Chaves) nunca se deixam amargurar pelos infortúnios da vida, nos contagiando com toda a sua empatia e alegria, nos fazendo rir com essa sua inteligência travessa de quem sabe muito bem como se livrar das maiores enrascadas.

Não estou dizendo aqui que seja algo ao estilo ?Poliana de ser?. Não é como se ele (Huckleberry) tentasse tirar algo bom das coisas ruins, porque de fato não é o que ele faz. Mas quando olho para seu jeito de ver a vida, vejo um menino que não tem expectativas. Ele só deixa a vida acontecer, e vai se divertindo com o que a vida lhe presenteia. Não é algo bonito de ver? Tão desprendido, tão puro, e até evoluído?

Afinal, não é isso o que dizem? Que são as nossas expectativas que tornam a nossa vida mais difícil, porque não conseguimos ser felizes no presente, e tudo por estarmos sempre desejando algo que ainda não aconteceu? Ou querendo voltar para um tempo que nunca mais voltará? É exatamente isso o que o Huckleberry não faz. Nem ele e nem Tom Sawyer. Eles estão sempre buscando por aventuras no presente, e se divertindo com o que de bom a vida lhes dá.

E isso é tão gostoso de ler, pois torna a leitura tão mais leve, que você nem sequer percebe o tempo passar. E não é isso o que muitas vezes precisamos? Mergulhar em aventuras que tirem um pouco a nossa cabeça dos momentos difíceis que aparecem na vida? Ainda mais com essa energia infantil que não tem maldade, e é só amor e oferta de carinho, sem nada pedir em troca. Seria tão bom se guardássemos isso para a vida toda, não é mesmo?

Para mim, Mark Twain é mesmo esse mestre do gênero infanto-juvenil, e suas histórias, embora falem de um tempo tão distante dos nossos tempos modernos, nos faz perceber que para sermos verdadeiramente felizes, não precisamos de luxo nem de riquezas. De fato, precisamos mesmo é de muito pouco.
Francisco 12/12/2022minha estante
Que resenha, Flávia!. Realmente Huck Finn é um livro que todos deveriam ler. De fato, para alcançarmos a felicidade não precisamos estar condicionados à bens materiais. Huck no mostra isso através de sua grande amizade com Jim, que apesar das dificuldades e percalços continuam unidos.

Flávia Menezes 12/12/2022minha estante
Francisco, eu confesso que acho difícil até descrever a grandiosidade desse autor. Que livro, não é? Tanto do Tom Sawyer quanto do Huckleberry. E realmente. Que linda a amizade dele com o Jim. Uma parceria despretenciosa?. E que final! Me emocionei demais com o final. Tem tanta coisa boa, que nem dá pra descrever em uma resenha! :)

Francisco 12/12/2022minha estante
O final é muito emocionante mesmo. A grandiosidade de Twain é difícil de descrever, mas sua resenha deu uma noção geral de como Huckleberry Finn é desenvolvido e sem dúvida alguma é um grande incentivo aos leitores. :)

Flávia Menezes 12/12/2022minha estante
Muito obrigada, Francisco! Como uma fã de Mark Twain, ficarei feliz mesmo em poder inspirar mais pessoas para conhecer esses meninos incríveis! ;)

Fabio 12/12/2022minha estante
Resenha fantástica, para um autor fantástico!
Há muito quero ler este livro, e ronda minhas listas de todo ano, porém, sempre acabo deixando para uma outra oportunidade. Agora, entretanto, depois desta resenha, tão maravilhosa, com toda a certeza, vou lê-lo em 2023.
Flávia, sempre nos cativando com suas resenhas e nos deixando com aquele desejo de iniciar imediatamente a leitura, até mesmo daqueles que não são tão bem recomendados.
Parabéns por mais esta resenha!
Minha resenhista favorita!

Flávia Menezes 12/12/2022minha estante
Ah, Fábio, confesso que fiquei sem palavras agora. Obrigada, meu querido. Me sinto lisonjeada com tudo o que disse. E ficaria muito feliz mesmo em te ver lendo esse livro, porque é uma aventura tão gostosa. Já fico aqui, toda curiosa pra saber sua opinião desse. ?

Juci 04/04/2024

Adorei o Huck e o Jim. A travessia do rio Mississipi é uma aventura incrível. Só detestei a crueldade desmedida de Tom Sawyer!

trizisreading 11/03/2024

As Aventuras de Huckleberry Finn
Em "As Aventuras de Huckleberry Finn", de Mark Twain somos transportados para uma América pré-Guerra Civil por meio dos olhos curiosos e sagazes do menino Huck Finn. A narrativa, enriquecida por autenticidade e expressões regionais, desvenda as complexidades de uma sociedade profundamente dividida. Personagens variados, como o escravo Jim e os ardilosos Duque e Rei, destacam as desigualdades sociais e preconceitos enraizados. A trama entrelaça desafios educacionais, conflitos morais e a busca pela liberdade, oferecendo uma visão crítica da sociedade sulista. Cada personagem, representando diferentes estratos sociais, contribui para uma reflexão penetrante sobre as complexidades morais e sociais da época.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: @trizisreading

edzlke 09/07/2022

Feliz!
?Quem tentar encontrar um motivo nesta narrativa será processado; quem tentar encontrar a moral da história será banido; quem encontrar um enredo será fuzilado.?
Lindo, lindo, lindo!

Cosmonauta 06/11/2022

Huckleberry Finn
"Descrito por Hemingway como o livro do qual toda a literatura moderna descende, As aventuras de Huckleberry Finn permanece como o essencial conto americano de chegada à maturidade ... "

Fonte: 501 Grandes Escritores

Diego 12/05/2022

Aventuras e críticas suaves
Este livro, que em seu começo se percebe como uma continuação d?As aventuras de Tom Sawyer (eu mesmo ia lê-lo antes deste, mas em função de seu início, inverti a ordem de leitura) tem um caráter mais claro de crítica a uma realidade social que cercava o autor, sulista.
As críticas são feitas mais no nível de raciocínio e consciência e são leves, ocupando o espaço que, imagino, a sociedade lhe permitia.
A mim pareceu que a principal questão tratada é a da escravidão e da humanidade dos escravos.
Gostei muito do livro!

Valéria Cristina 09/09/2022

Um Clássico
Aventuras de Huckleberry Finn é considerado um clássico da literatura americana.

Uma história repleta de aventuras, descreve uma personagens espetaculares. Huck e Jim, em sua balsa, partilham inúmeras aventuras no rio Mississipi, em época pré-guerra civil.

O cenário da narrativa é descrito com precisão e a escravidão humana é relatada no decorrer da história.

Huck Finn é um menino de 13 anos, inteligente e inventivo que enfrenta situações, muitas vezes perigosa, com ingenuidade e humor. É extremamente levado, avesso à escola e a todo tipo de autoridade. Ao saber que uma tia o quer adotar, Huck foge da «civilização», de que se mostra farto, dirigindo-se para o Oeste ainda por desbravar.

Jim, é um homem escravizado que foge e tem sua vida ligada a de Huck por circunstâncias bastante fortuitas.

O livro é narrado em primeira pessoa e apresenta um desafio à tradução, tendo em vista a linguagem utilizada pelo autor: os dialetos falados pelos habitantes da região de “Pike County”, no estado do Missouri.

Samuel Langhorne Clemens (Florida, Missouri, 30 de novembro de 1835 - Redding, Connecticut, 21 de abril de 1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista estadunidense crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (As aventuras de Tom Sawyer,1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano".

FalaLud 02/08/2022

Esse livro é um abraço!
Coisas que o Huck Finn me ensinou:

1. Só conte seus planos e seus próximos passos a quem você confia
2. Se você não entende ou não consegue fazer alguém entender algo, é melhor não ?esquentá? com isso
3. Procure sempre se colocar no lugar do outro e ajudá-lo, ainda que você ache que ele não mereça
4. Deixe pensarem que você é menos inteligente do que realmente é
5. Se fazer de doido evita muita encrenca
6. Confie na Providência, porque ela sempre guia quando tudo parece perdido!

Já estou com saudade do Huck e do Jim e fiquei com uma vontade enorme de pegar ele pra ?sivilizar?, mas ele não ia gostar, já viu como é. ??

Suéllen 22/01/2021

Literalmente uma grande aventura
O que Huck Finn não faz pela liberdade de seu amigo escravo fugitivo Jim, com talvez a ingenuidade de acreditar estar cabulando todas as regras, inclusive as "regras divinas", Huck e Jim seguem por caminhos desconhecidos se metendo em muitas aventuras e grandes maus bocados com mentiras, muitas patifarias e fugas.
Um clássico, reflete muito a sociedade da época e de certa forma, a de hoje também.

#DesafioLiterárioSkoob2021
Mês de Janeiro - Um livro indicado por uma celebridade - (Owen Wilson)

Caroline Vital 23/10/2023

Lido em 2018
Livro polêmico. Racista ou anti-racista? Me senti mal algumas vezes, principalmente em cenas com Tom Sawyer. Porém, no fim descobrimos que estava tudo sob controle, o tempo todo. Uma espécie de Dom Quixote, mas com crianças que só querem aventuras.

Cintia295 28/02/2023

Finalmente acabei esse livro, não gostei, a escrita não me pegou, não gostei dos personagens, não gostei das aventuras.
Nossa foi ficando cansativo isso pq intervalo com outras leituras diferentes, foi perdendo a graça mais ainda.
Não acho que esse livro é infantojuvenil tem muitos temas pesados, linguagem pesada.

Enfim leiam e tirem suas próprias conclusões mas comigo não rolou mesmoooo.

Reccanello 23/01/2024

O grande épico americano
Considerado como o grande épico norte-americano (muitos comparam a obra à própria Odisseia de Homero, sendo Huck Finn, como Odisseu, um arquétipo do herói que busca compreender seu lugar no mundo e desafia convenções sociais), "As Aventuras de Huckleberry Finn", de Mark Twain, nos leva por uma narrativa que, conquanto à primeira vista pareça uma típica e simples aventura infanto-juvenil às margens do rio Mississippi, em realidade transcende todas e quaisquer expectativas ao explorar temas muito profundos e adultos como o racismo, os valores da liberdade e da amizade e o desafio de romper com valores sociais pré-estabelecidos e sem sentido.
===
Desde seu início, o livro destaca e evidencia a genialidade de seu autor, Mark Twain, na forma como ele tece a jornada de Huck Finn, um protagonista que, mesmo sendo um típico menino branco do sul escravagista dos EUA na metade do séc. XIX, cativa os leitores com sua inteligência e compaixão. Com sua narrativa em primeira pessoa - praticamente uma "auto-biografia" do protagonista - o livro proporciona uma visão única das experiências de Huck, destacando - porém, e é importante que se diga isso, sem qualquer legitimação! - o arraigado racismo da sociedade sulista da época, que se denota e destaca pelo uso constante da famigerada palavra "nigger". Pedra angular na polêmica que sempre envolveu a obra desde sua publicação original, é crucial compreender a contextualização histórica do uso daquela palavra, sem deixar de lado a importantíssima e fundamental evolução do personagem Jim ao longo da trama. Além disso, é impossível não analisar a obra pelo viés do desenvolvimento moral de Huck, que consegue ultrapassar e vencer os preconceitos iniciais típicos de sua sociedade e forma um vínculo profundo de amor e afeto com Jim, destacando uma mensagem positiva subjacente. É, enfim e por qualquer ângulo que se perceba, um romance de formação marcado pela superação de valores pré-estabelecidos, refletindo a forte e característica crença de Mark Twain de que "um coração sadio é um guia mais seguro do que uma consciência mal treinada".
===
Não posso deixar de mencionar a controvérsia existente em torno dos capítulos finais. A chegada de Tom Sawyer e as situações subsequentes podem parecer uma mudança brusca de tom, mas, como Ernest Hemingway apontou, são um aspecto que desafia as expectativas e adiciona complexidade à narrativa, ainda que a divergência de opiniões sobre esses capítulos finais ressalte a subjetividade na interpretação da obra.
===
A riqueza desta edição específica, especialmente com a tradução e os textos de José Roberto O’Shea, é essencial para preservar a autenticidade linguística, embora alguns críticos possam questionar a vulgaridade que permeia a obra. As ilustrações de E.W. Kemble e os elementos adicionais enriquecem a experiência de leitura, oferecendo insights sobre o contexto da época e a vida do autor.
===
"As Aventuras de Huckleberry Finn" permanece, enfim, como uma obra fundamental na literatura norte-americana, desafiando leitores a confrontar a dura realidade da sociedade da época, sendo a controvérsia em torno do livro, em si mesma, um reflexo do desafio que o livro apresenta: mergulhar nas águas turbulentas da história e da moralidade, questionando e evoluindo, assim como seu intrépido protagonista nas correntezas do Mississippi.

site: https://www.instagram.com/p/C2c5iUwgGg1/

Gabrielli 15/01/2024

Já com saudades de Tom e Huck
Uma narrativa maravilhosa de aventura, mas cheia de significado por trás. Um livro adolescente com muitas outras camadas e muitas emoções envolvidas ? amei!