O Herói Anônimo

Resenhas - O Herói Anônimo

Ju Zanotti 24/07/2013

O herói anônimo
Publicado originalmente em blog LiteRata dia: 23/07/2013

John Bryan é um jovem nascido e criado na cidade de Montana, ele particularmente não aparenta ter nada de especial e nem aptidão para ser um grande herói ou valentão. Um jovem comum que depois de ser ridicularizado pelo temido bandido e "mandante" da cidade Tico Ramirez muda-se para longe com sua família voltando a ser visto apenas muitos anos depois. John volta para Montana com a aparência e habilidade de um temido pistoleiro, mas nem tudo que parece ser é, por isso eu lhe digo: preste atenção em John Bryan por que os heróis não precisam de grandes feitos para serem o que são.

Apesar de te ouvido vários elogios ao livro aqui na cidade confesso que peguei este livro com um certo receio, alguns autores estreantes na maioria das vezes não conseguem fisgar o leitor apesar de ter uma excelente história, e fico feliz em dizer que este não é o caso de Renan Rangel. É certo dizer que em alguns momentos eu simplesmente não me identifiquei com a história e teve alguns fatores que me incomodaram, mas ao terminar de ler o livro senti que tinha uma boa narrativa em mãos, nada espetacular mas mesmo assim não dispensável.

O personagem principal na minha opinião é um tanto quanto pacato e muitas vezes me vi torcendo para que ele agisse, mas isto não condizia com a personalidade do mesmo o que instigou minha curiosidade em saber porque no final ele se tornaria um herói, apesar disso no início da narrativa não temos um clímax, nenhum grande problema a resolver apenas a vontade de descobrir o que leva John Bryan a ser um herói. Quando John volta para Montana ele não aparenta ser mais o mesmo de antigamente, algo nos diz que a vida lhe ensinou como se defender da pior forma possível e mesmo assim o personagem mantém a sua serenidade e seu senso de honra.

Além de John também acompanhamos outro núcleos na narrativa que são interligados e fazem parte da história deste herói. Montana é uma pequena cidade e nosso narrador é o Carteiro da mesma, através dele conhecemos a história de John e os vários moradores do lugar, que vivem sua vida submetidos a Tico Ramirez sem que ninguém nunca tenha tido a coragem de enfrentar o velho bandido, que já não é mais tão mau assim ao que tudo indica. Há outros personagens que tornam-se bem importantes no fim da narrativa e que pode ter certeza você não dará importância nenhuma a eles antes do fim. Eu sinceramente me senti surpreendida em alguns momentos.

James, o carteiro, é um dos moradores. Ele nos conta a narrativa pelo seu ponto de vista e muitas vezes faz uma alternância entre presente e passado, narrando tanto em primeira como terceira pessoa. Com isso temos apenas a visão de James sobre os fatos, eu confesso que senti vontade de saber um pouco mais sobre como John e alguns outros personagens viam o que se passava ao seu redor, mas como vocês sabem com o narrador personagem isso nem sempre é possível. Enfim é um faroeste no melhor estilo e significância, mas não espere um herói justiceiro. John Bryan é um homem comum tão comum como você, eu e o carteiro da pacata cidade de Montana.

As folhas são em página branca o que geralmente não agrada muito aos leitores e a capa apesar de ser bem significativa não me chamou tanta atenção. Encontrei alguns pequenos erros de revisão e a diagramação é bem simples, mas recomendo a história se vocês está procurando algo legal para ler. O Renan Rangel é um autor da cidade em que eu moro e acredito que não deva ter disponível o livro em grandes livrarias, mas abaixo deixo o contato do autor no Facebook e o site da editora para compra do livro.

Quotes do Livro:

"Não tenha medo de cometer erros, pois, na maioria das vezes, os melhores prêmios vêm quando se faz aquilo que se teme."

"E se todos nós somos irmãos, porque esse pobre homem não se sentou à mesa como todo mundo, ainda teve que comer nosso resto e entrar pela porta dos fundos?"

"- Mas, James, eu não me deixo amargar pelas decepções da vida, isto é o mais importante e o passado fica para trás, talvez você não consiga o que deseja ou até consiga mais do que imaginou, a vida é assim."

"Quando seu coração se quebra você vê pedaços em todos os lugares."