Sangue e Champanhe

Sangue e Champanhe Alex Kershaw

Resenhas - Sangue e Champanhe

Verissimo 24/03/2022

o homem que se inventou
A vida de Capa, para fotógrafos e artistas de um modo geral, pode parecer um tanto quanto invejável. Talvez pela personalidade estoica que dificilmente se encontra em artistas que alcançam a fama.

Alberth 11/02/2022

Muito além da fotografia
O livro é sobre a história do maior fotógrafo de guerras da história, Robert Capa, mas além de falar de suas aventuras e em conflitos por todo mundo, o livro trás muito conteúdo histórico. Minha leitura foi mais demorada do que imaginei, pois, conforme ia lendo, ia buscando na Internet sobre os lugares, as guerras, as pessoas. Excelente!

Patricia.Pedersoli 26/04/2021

Sangue e Champanhe:A vida de Bob Capa - Alex Kershaw????????
Robert Capa é um daqueles ícones que, pela grandeza da obra e brevidade da vida, nos despertam enorme curiosidade e desejo de conhecer seu trabalho, sua vida, seus pensamentos e suas motivações.
Fiquei algum tempo procurando sua biografia (Ligeiramente fora de foco), mas confesso que não achei nenhuma que coubesse no meu bolso (?)! Então me rendi a essa biografia não autorizada e me surpreendi com a sensibilidade, a sutileza e a riqueza de detalhes que encontrei.
O livro é muito bem escrito, o que torna a leitura fácil e fluida (mas, se vocês são iguais a mim: mantenham o celular nas mãos para pesquisar as fotos, as pessoas, os lugares... faz toda a diferença!).
Sangue e Champanhe é um livro que procura reconstruir a vida de Robert Capa, o maior fotojornalista do século XX, sua trajetória profissional, seus dramas pessoais e toda a aura de glamour que envolvia o maior fotojornalista que já existiu. Alex Kershaw faz isso brilhantemente!
No livro nós conhecemos Robert Capa, o homem que se reinventou, sua coragem, sua inquietude, suas manias, seu magnetismo pessoal e seu fraco por belas mulheres, bebidas e jogos de azar...
Também conhecemos um homem atordoado, um homem marcado pelas guerras, marcado pelos horrores que viu e fotografou e que deixou, literalmente, fotografado a sua visão sobre o que era a guerra. Um homem que odiava a guerra, mas não conseguia viver longe dela...
É um livro fantástico que compartilha conosco todo esse processo pelo qual um judeu húngaro se tornou uma lenda, cujo trabalho nos impressiona até hoje. Recomendo muito a leitura.

Wes Janson 12/01/2021

Belo documento de uma época!
Ótimo retrato (perdão pelo trocadilho) da vida do que é considerado o maior fotógrafo de guerra que tivemos! O livro é quase uma reportagem jornalística, contendo relatos diretos de pessoas que conviveram com Robert Capa, colegas, amigos, namoradas. É bom ressaltar que não é uma biografia autorizada, o que permite mais liberdade na concepção.
Ao nos mostrar a intensa, porque curta talvez, vida de Capa, traz uma imagem detalhada de uma época, de um estilo de vida, que hoje pode parecer estranho ao estarmos cercados de tantos aparatos tecnológicos que nos permitem contato e informações em tempo real na palma de nossas mãos, sem nenhum esforço. Capa era uma boêmio, um "bon vivant", vivendo ao extremo nos prazeres da bebida, mulheres e jogos.
Um homem que se tornou uma lenda justamente por ter partido jovem ainda e fazendo o que mais gostava, e o que sabia que fatalmente o levaria a esse desfecho. O autor consegue mostrar as motivações de Capa, suas angústias, suas inúmeras conquistas amorosas das mulheres mais belas de seu tempo, ou melhor dizendo, beleza atemporal, como Ingrid Bergman. Que mesmo podendo ter uma vida dos sonhos para qualquer ser humano, sempre optava pelo risco, por não se assentar, por sempre estar em movimento, não ter endereço nem relacionamento fixo. Para Robert Capa sua casa era a Terra e sua maior paixão, sua câmara Leica.
Livro recomendado para todos em geral, pois serve para os amantes da fotografia, como documento histórico, para quem gosta de biografias.

JB 26/11/2019

Um panorama de uma vida complexa.
Robert Capa, o homem que se inventou, tem sua história incrivelmente bem escrita escritor britânico Alex Kershaw. Em poucos livros que li sobre o famoso correspondente de guerra, poucos percorreram com tanta riqueza de detalhes o "processo" pessoal que moldou a personalidade, as afirmações e contradições que marcariam toda a vida do grande fotógrafo húngaro.
O texto é de leitura corrida e agradável e é de se lamentar que a correspondência de guerra, nos moldes que viveu Capa não mais exista!

monique.gerke 20/06/2018

Biografia fantástica e muito bem escrita do lendário fotojornalista Robert Capa;
Sobre o biógrafo Alex Kershaw, merece cinco estrelas pela qualidade da escrita. Leitura muito fluída e prazerosa;
Sobre o biografado, literalmente um homem que se reinventou, de André Friedmann - um judeu húngaro - a Robert Capa, fotojornalista de mais de quatro guerras, sendo reconhecido como o maior fotógrafo de guerras . Sem dúvida, personalidade marcante, e por vezes contraditória; Um tipo de sujeito, que na convivência diária, gerou sentimentos intensos de amor ou animosidade, mas que nunca se passou em branco.

Alair R 30/10/2017

Uma verdadeira aventura!
Pré-requisito para quem quer se tornar ou mesmo conhecer como é a vida dos correspondentes de guerra em especial dos fotojornalistas, o livro traça toda a carreira de Robert, momentos trágicos, alegres e emocionantes mas sem nunca perder o objetivo em registrar um pouco da história mundial através de suas lentes, Capa foi e continua sendo influência para muitos fotojornalistas até os dias de hoje, super recomendado.