Arsène Lupin, Gentleman-Burglar

Arsène Lupin, Gentleman-Burglar Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin gentleman cambrioleur

Isa Sales 21/02/2024

Peguei o livro do Lupin para ler em francês, para poder ter contato com uma língua que eu gosto com uma história que eu gosto. Mas achei esse livro meio desconexo, com uma narração confusa. Em alguns capítulos parece que o Lupin quase nem aparece, ou ele aparece de uma maneira muito simples, como por exemplo seu nome sendo citado como aquele que achou certo tesouro e o devolveu. Pensava que fosse mais parecido com a série, com vários esquemas e de uma maneira mais contínua, mas não foi isso o que eu recebi.

Brisa.Duarte 23/01/2023

Lupin é brilhante e carismático!!
Foi o primeiro livro sobre Arsène Lupin que li e quis ler em francês, o idioma original.

Lupin possui uma inteligência e astúcia impressionantes!! Ele se organiza de uma forma que parece que todo mundo só obedece àquilo que ele já previu que fosse acontecer.

As fugas, disfarces e reviravoltas são envolventes, engraçadas e surpreendentes!

Cada capítulo é uma história independente, achei as duas últimas as melhores e foram as que li mais rápido!

Porém, não sei se foi a edição que li ou se a linguagem é mais complexa mesmo por ser uma escrita um pouco mais antiga. Com isso, demorei bastante pra terminar porque alguns capítulos não foram muito fluídos...

Enfim, apesar disso, gostei! Vale a pena a leitura.

Manu 18/04/2022

Quem não ama um anarquista?
Meu deusss, esse livro foi surreal...
Eu já conhecia um pouco as histórias mas ler esses contos foi ainda melhor.
Sério, o homem tem um deboche que supera todas as expectativas.
Realmente adorei cada conto!

dani 29/12/2021

Fazia um bom tempo que não lia nada em francês. Esse livro foi uma ótima escolha para retomar o contato com a língua e tirar a ferrugem.

Arsène Lupin vai entrar para minha lista de protagonistas mais carismáticos. Cada aventura do nosso "ladrão de casaca" revela a sagacidade do personagem, que nunca perde a classe. E o que dizer do encontro com Herlock Sholmes? Perfeito e hilário! Já quero ler mais histórias sobre Lupin.

Andrea170 05/12/2021

Boa distração
Leitura sem grandes pretensões, mas um bom passatempo. Leitura fácil e rápida. Bom para quem está aprendendo o Francês.

Hera 17/10/2021

O famoso
Uma fama que se justifica sobre um personagem maravilhoso de bom.

São contos polícias com aquelas boas doses de incógnitas em que o famoso ladrão de casaca está direta ou indiretamente envolvido. Ele tem características nacionalistas mas o melhor de tudo é que o negócio do Arsène Lupin é apenas dar golpe em ricos.

Pra quem gosta do gênero eu recomendo demais.

Rodrigo Scarabelli 04/07/2021

Com vocês, o famoso ladrão de casaca!
O seriado 'Lupin' da Netflix instigou-me a conhecer o personagem e seu universo, criado por Maurice Leblanc. Sim, até então não conhecia os livros, porém sua fama sempre me circulou. Um amigo fascinado pelo atrevimento do cambrioleur aqui, uma resenha instigando a ler as peripécias do gatuno acolá. Foi o seriado caprichado do streaming, porém, o que tornou inadiável a vontade de ler.

E agora o requintado larápio ganha mais um fã, transportei-me para junto da população francesa das histórias, ávida por ler estampada nos jornais qual a última peripécia aprontada pelo sardônico "Robin Hood" que roubava dos muito ricos, gananciosos, avarentos e inescrupulosos. Se não distribuía necessariamente aos pobres como aludiria a comparação, ao menos no imaginário popular ele dava uma lição aos poderosos, baixava a bola dos considerados "invencíveis" com umas pitadas de humilhação pelo atrevimento e assim conquistava o coração geral.

Esse livro funciona muito bem como introdução aos contos de Lupin. Entre as histórias temos a relação 'gato-e-rato' com o inspetor Ganimard e a inusitada consideração mútua nesse jogo; a criação do mito Lupin que mexia com o imaginário das pessoas fornecendo ele próprio suas histórias para a imprensa (visionário!); um vislumbre da infância do anti-heroi; o início da amizade com um amigo, o seu "Watson"; a primeira e única vez em que Lupin é quem fora ludibriado e surrupiado pela 'vítima'; a história do colar que inspirou o seriado; até uma paixonite do ladrão. Por fim, o livro encerra com os dois gigantes da literatura investigativa se esbarrando: Arsène Lupin e Sherlock Holmes (no livro aparece com o nome trocado, Herlock Sholmès, por divergências com o outro autor ao usar seu personagem).

Nesse livro também já aparecem bem estabelecidas as características fascinantes do gentleman cambrioleur. Além da inteligência avançada e engenhosidade dos roubos, o atrevimento e ironia das suas ações e falas (sem perder a educação refinada e espirituosidade) trazem ao leitor entretenimento de primeira!

Já providenciei meu próximo livro do ladrão de casaca: 'Arsène Lupin contra Herlock Sholmès'. Promete!!

Leila.Cavalcante 24/05/2021

Achei legalzinho, apesar de ter ficado com a impressão de que Arsène Lupin passa mais tempo se gabando do que realmente sendo top, mas enfim. A primeira parte foi a que eu achei mais interessante, tem uma mistura na voz do narrador que torna o capítulo bem legal e instigante, porém os capítulos seguintes são um pouco chatos. No final o autor dar uma triolada num certo detetive inglês, boa jogada,

DTG 16/02/2021

Pour distraire
??
Il y a peu d'émotion dans les histoires. Pas de grand mystère pour penser, comme on retrouve dans les histoires de Conan Doyle. C?est bien pour distraire.

??
É um conjunto de histórias curtas, sobre um ladrão fora de série. Falta emoção nos contos, nem de perto senti aquela sensação de mistério ou enigma por resolver, que encontramos tanto nas histórias de Conan Doyle.
Vale para ler como distração.

Mah 25/01/2021

Mais uma experiência literária
O livro é bem interessante do ponto de vista de "uma nova experiência literária". Demorei para ler por ter uma escrita um pouco cansativa e que não me prendia. Porém algumas das histórias foram bem legais e divertidas por conta da ironia de Lupin e sua inteligência. Oque mais me agradou foi o plot twist do final com Miss Nelly e claro o ilustre aparecimento de Herlock Sholmes (Na verdade eu esperava muito mais dele, Arsène Lupin se mostrou muito superior). Não é um livro que eu leria novamente, porém como eu disse é válida a experiência, e caso você nunca tenha lido nada sobre Lupin é interessante pra você ter um gostinho da perfeição das peripécias e ironias de Arsène Lupin, o ladrão de casaca.

Carol 23/01/2021

Faites attention à vos montres - Arsène Lupin est là!
Bendito foi o momento em que eu decidi assistir ao novo fenômeno da Netflix, Lupin. Isso porque, logo depois, descobri uma vontade imensa de imergir nos contos do personagem de Maurice Leblanc que dá origem e inspira a série.

Arsène Lupin é todo mundo e está em todo lugar. Possui todos os tipos de aparência mas, ainda assim, é invisível. Seu pensamento perspicaz e suas habilidades de gentleman-cambrioleur o permitem furtar qualquer coisa debaixo do seu nariz. Ao longo dos capítulos deste primeiro livro, acompanhamos a sagacidade de Lupin e, diversas vezes, somos surpreendidos pelo personagem.

Falar mais do que isso seria estragar a experiência para quem ainda não teve contato com Arsène Lupin. Entretanto, acho que é importante apontar que até Herlock Sholmes (sim, Herlock Sholmes) foi enganado pelo cambrioleur. E digo mais: não se furte de se meter nas aventuras de Lupin, só tenha atenção pro seu relógio.