Daring Greatly

Daring Greatly Brené Brown

Resenhas - Daring Greatly

Gustavo Simas 21/02/2023

Ousar ser vulnerável como forma de viver plenamente
Ela é inspiradora, engraçada e muito inteligente. Brené Brown é uma pessoa incrível que nos traz obras valiosas. Em Daring Greatly ("A Coragem de Ser Imperfeito" em pt-br) Brené discute sobre vulnerabilidade, amor, pertencimento, medo, (des)conexão e meios para podermos viver plenamente.

"Vulnerabilidade não é fraqueza, e a incerteza, o risco e a exposição emocional que enfrentamos todos os dias não são opcionais. Nossa única escolha é uma questão de engajamento. Nossa disposição de reconhecer e lidar com nossa vulnerabilidade determina a profundidade de nossa coragem e a clareza de nosso propósito; o nível em que nos protegemos de sermos vulneráveis é uma medida de nosso medo e desconexão"

Seus anos de pesquisa em doutorado frutificaram descobertas que nos são resumidas nessa bela obra. Um livro que desperta percepção, ideias para auto-eficácia e coragem para ousar grandemente.

Sofia 01/07/2022

Coragem nem sempre é confortável, mas nunca fraqueza?
Gostei do livro, achei vários pontos interessantes sobre como as pessoas tem medo de serem vulneráveis e serem elas mesmas, e como isso nos afeta ao longo da vida. Achei bem interessante, e como a autora também fala das experiências dela e das pessoas que ela entrevista

Jaque 21/11/2021

O livro é complementar aos Ted Talks e à palestra da Brene Brown para a Netflix.
Gostei bastante dos conceitos e das explicações, especialmente no contexto familiar e amoroso. Entendo que assumir a vulnerabilidade é essencial para relacionamentos saudáveis.
Entretanto, infelizmente, ainda acho utópico nos mostrarmos vulneráveis em uma sociedade que nos cobra e nos violenta tanto.

Patrihpereira 12/10/2021

My favorite quote
When I look at narcissism through the vulnerability lens, I see the shame-based fear of being ordinary. I see the fear of never feeling extraordinary enough to be noticed, to be lovable, to belong, or to cultivate a sense of purpose(Brené Brown)

Lis 30/05/2020

Bom livro
Se conseguir passar as vinte primeiras páginas, que são um pouco arrastadas, você vai entender bem os conceitos que a autora trabalha nos ted talks. Muito bom para aprofundar a temática que relaciona escassez, vergonha, vulnerabilidade e coragem em prol de uma vida plena.

Léo 15/07/2019

Conheci Brene Brown numa conversa com um amigo. Discutíamos sobre vida, sobre aceitar dificuldades e correr atrás, sobre como algumas pessoas que conhecemos sempre reclamam dos problemas e não fazem nada para mudar. Então num comentário o Ted talk da Brene surgiu.
Busquei o Tedx Houston, de 8 anos atrás, fiquei realmente surpreso. Olhei outras palestras dela e acabei encontrando a palestra dela no Netflix.
Terminei a palestra e sabia que tinha de ler o livro.
Sim, o livro é uma expansão da palestra. Sim, vários exemplos que ela usa no livro são os mesmo já discutidos nas palestras. Mas o livro mesmo assim é um outro meio de revisitar e gravar o assunto.
Me percebi revendo as palestras, mas também compreendendo um pouco mais sobre as dificuldades em aceitar algumas das descobertas dela e em abraçar algumas das atitudes propostas pela autora.
Para mim, o livro é muito bom e interessante. Mas se você olhou os vídeos e não gostou, nem perca tempo lendo os primeiros parágrafos.