The Adventures of Huckleberry Finn

The Adventures of Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - The Adventures of Huckleberry Finn

Ricardo.Silvestre 03/05/2024

As aventuras de Huck Finn?
Iniciei esta leitura à espera de uma grande aventura. Tom Sayer e Huckleberry Finn fizeram parte das minhas sessões de consumo de desenhos animados quando era miúdo e o tema do genérico da série foi algo que nunca mais me esqueci. Contudo, poucas outras coisas retive dessa altura (e menos ainda de Huck Finn) de modos que este livro foi todo ele uma novidade.

A história começa a bom passo, com personagens cativantes e uma trama rica em acontecimentos que nos prendem de imediato. Huck é um miúdo aventureiro e avesso a qualquer tipo de disciplina. Para fugir a um pai alcoólico e abusivo e a uma sociedade cheia de regras, acaba por elaborar um plano de fuga onde forja a própria morte. Essa fuga leva-o a cruzar-se com um escravo fugitivo e ambos acabam por partilhar a mesma jangada na viagem que os leva Mississipi acima na busca da liberdade que ambos pretendem alcançar.

O facto de envolver a história de um escravo fugitivo nos EUA da segunda metade do Séc.XIX agradou-me bastante. Temas como a escravatura, o racismo, a mentira e a corrupção são pontos presentes ao longo de toda história. O próprio Huckleberry Finn apresenta alguns comentários racistas mas tal como ele próprio vem a dizer mais tarde, o modo como ele havia sido criado repercute na forma como ele olha para os escravos. O convívio com Jim acabará por lhe abrir os olhos no que toca a este tema.

Já no final, quando surge Tom Sayer e todas as suas ideias mirabolantes, perdi um pouco do interesse que havia conquistado até ali. Huck passa a assumir um papel mais secundário no desenrolar dos acontecimentos (apesar de ser ele o narrador desde o início) e o final foi até um pouco decepcionante. E nunca pensei dizer isto mas achei o Tom Sayer um miúdo bem chato!!!

Resumindo, considero o saldo desta leitura altamente positivo.

Maira.Brigitte 01/04/2024

Um dos primeiros livros que li na 5a serie quando mudei pra Peruibe e pude pegar os livros na biblioteca da escola. Nunca esqueci o quão encapetados esses meninos eram e as histórias do Mississipi.

Caroline 22/08/2023

Um bom livro infantil
Divertido e confuso no mesmo nível, foi uma leitura interessante e adorei o final, estava ansiosa por algo positivo.

Gab 11/07/2023

?Human beings can be awful cruel to one another.?
Desde que eu ouvi Rory Gilmore citando Huckleberry Finn no discurso de formatura eu tinha interesse em ler, e achei um querido esse guri. Mais um em língua estrangeira e experiência bacana, o plot do final me deixou CHOCADA. Ganhou uns mil pontos comigo só por causa dele.

@livrando_com_manu 28/04/2023

Não gostei
Demorei horrores para ler tudo, achei muito arrastado e alinguagem acabava dificultando um pouco, se a pessoa não souber um pouco do contexto historico em que o livro se passa fica um pouco complicado, pela existência de muitos pontos polêmicos e racistas. Eu queria muito ter gostado, mas não rolou pra mim

Shiva.Sanka 15/12/2022

Huckleberry finn
Oque posso dizer e as histórias e boa e engraçada.
As vezes meio confusa
E tudo acontece muito rápido
Pra um livro de história de aventura que e algo que não to acostumada a ler até que eu gostei.

Manu 22/07/2022

Um livro legal pra quem tá começando a aprender inglês
Tem uma linguagem bem simples e aborda vários temas importantes. Normalmente as frases estão no passado, então pra quem está com dificuldade nisso, ler esse livro pode ajudar.
A história é bem leve e a leitura bem rápida.

Jahyne 04/06/2022

Ah, eu amo esses meninos!
Leitura cativante! É um pouco difícil de entender o inglês "caipira", mas vale super a pena.

Tanto este livro, como o do Tom Sawyer são leituras obrigatórias pra se conhecer a história e os costumes dos Estados Unidos.

Helena365 26/05/2022

Achei bem legal, embora tenha achado o king e o duke ridiculos, huck e jim sao muito legais e eles deixam a historia legal.

valentina 17/10/2021

difícil de definir
a história de aventura é interessante, bem escrita e divertida. esse foi o meu primeiro contato com a obra do Mark Twain, não conheço muito dele, então tendo como base só esse livro dá pra perceber que a história tenta muito fazer com que o leitor crie empatia pelo Jim, um homem negro, escravo fugitivo. só que isso é feito a partir da cabeça de 1800 do autor, então muita coisa que eu imagino que na época tenha sido vista como um posicionamento "positivo" sobre igualdade racial, envelheceu de jeito.... desconfortável, e não no bom sentido. deixando até mesmo de lado a questão do Huck Finn, um garoto branco, passar de se surpreender que o Jim "também" se preocupa com a saúde e bem estar de seus filhos e achar que a antiga senhora do Jim tratava ele muito bem, e por isso ele estava desrespeitando ela ao fugir, ao próprio Huck decidir impedir que o Jim seja capturado (ele ainda acredita que vai pro inferno por ajudar uma pessoa negra) é interessante (?) num sentido educacional, talvez, de entender a mentalidade da época.

(SPOILERS A PARTIR DAQUI:)

mas mesmo colocando de lado a própria mentalidade dos personagens, o que não se pode esperar que fosse diferente, considerando a época que o livro foi escrito e se passa, acho que pessoalmente, o momento que a questão racial pesou mais foi no final, quando Huck e Tom Sawyer resolver libertar o Jim, que fora aprisionado pelo tio do Tom e seria vendido em breve. O Tom resolver construir um plano desnecessariamente complexo e que leva semanas pra ser realizado porque ele lê muitos livros de aventuras e quer que a fuga seja heroica, e heroísmo para ele só é possivel com muitas dificuldades. no final, eles até fogem, mas o Jim é capturado novamente porque o Tom Sawyer havia se machucado. logo depois o Tom revela que na verdade o Jim estava livre ha dois meses, sua antiga "dona" havia morrido e em seu testamento ela libertou todos seus escravos,e todo o plano sofrido que ele havia planejado era só porque ele mesmo, Tom Sawyer, menino branco, queria viver uma aventura. o momento é claramente feito em tom de comédia, e eu acredito que poderia ter achado graça, se não fosse o perigo da escravidão que ameaçava a vida do Jim e que, por muitas vezes no decorrer da historia, é um perigo minimizado pelo narrador-protagonista branco.
Pereira 18/01/2022minha estante
Vale ressaltar que essa versão não se rende ao politicamente correto.

Ricardo.Silvestre 03/05/2024minha estante
Eu achei o Tom Sayer um garoto bem chato e sem noção, completamente diferente da ideia que eu tinha quando assistia os desenhos animados dele. O tempo me fez ver esta questão da escravidão de uma outra forma e por isso não gostei muito do rumo que o final do livro tomou mas como um todo foi uma leitura bem interessante.

Luli 15/10/2021

The Adventures of Huckleberry Finn
Mais uma leitura obrigatória da escola. Não curti muito não. Deveria ter lido o livro 1 antes para entender melhor esse.

dani 23/04/2021

Aventuras loucas
Huck Finn embarca em uma longa aventura para se livrar de sua família e encarar a liberdade junto a um escravo fugido. Leitura super fluida, capítulos curtos e gostosos de ler. Ler em inglês foi desafiador por causa dos dialetos, mas ouvir o audiobook junto ajudou a entender melhor (o inglês falado não tem o som tão diferente assim).
Pereira 18/01/2022minha estante
Usei a mesma estratégia.
No começo fiquei um pouco assustado com o uso do "dialeto".
Mas, como você mencionou, ouvindo não faz tanta diferença assim.

alicendf 23/02/2021

medo.
li quando criança, e caguei minhas calças no processo. tinha medo de tudo que acontecia no livro pois achava que o personagem sempre ia tomar no cu (o que não deixa de ser verdade). creio q lendo agora mais velha ele não seja tão assustador.
Dudinha89 23/02/2021minha estante
mdsss!! Que coisa horrível pobre criança

Mila 23/02/2021minha estante
Kkkkkkkk