The Adventures of Huckleberry Finn

The Adventures of Huckleberry Finn Mark Twain

Resenhas - The Adventures of Huckleberry Finn

Luli 15/10/2021

The Adventures of Huckleberry Finn
Mais uma leitura obrigatória da escola. Não curti muito não. Deveria ter lido o livro 1 antes para entender melhor esse.

Gab 11/07/2023

?Human beings can be awful cruel to one another.?
Desde que eu ouvi Rory Gilmore citando Huckleberry Finn no discurso de formatura eu tinha interesse em ler, e achei um querido esse guri. Mais um em língua estrangeira e experiência bacana, o plot do final me deixou CHOCADA. Ganhou uns mil pontos comigo só por causa dele.

Maira.Brigitte 01/04/2024

Um dos primeiros livros que li na 5a serie quando mudei pra Peruibe e pude pegar os livros na biblioteca da escola. Nunca esqueci o quão encapetados esses meninos eram e as histórias do Mississipi.

alicendf 23/02/2021

medo.
li quando criança, e caguei minhas calças no processo. tinha medo de tudo que acontecia no livro pois achava que o personagem sempre ia tomar no cu (o que não deixa de ser verdade). creio q lendo agora mais velha ele não seja tão assustador.
Dudinha89 23/02/2021minha estante
mdsss!! Que coisa horrível pobre criança

Mila 23/02/2021minha estante
Kkkkkkkk

dani 23/04/2021

Aventuras loucas
Huck Finn embarca em uma longa aventura para se livrar de sua família e encarar a liberdade junto a um escravo fugido. Leitura super fluida, capítulos curtos e gostosos de ler. Ler em inglês foi desafiador por causa dos dialetos, mas ouvir o audiobook junto ajudou a entender melhor (o inglês falado não tem o som tão diferente assim).
Pereira 18/01/2022minha estante
Usei a mesma estratégia.
No começo fiquei um pouco assustado com o uso do "dialeto".
Mas, como você mencionou, ouvindo não faz tanta diferença assim.

@livrando_com_manu 28/04/2023

Não gostei
Demorei horrores para ler tudo, achei muito arrastado e alinguagem acabava dificultando um pouco, se a pessoa não souber um pouco do contexto historico em que o livro se passa fica um pouco complicado, pela existência de muitos pontos polêmicos e racistas. Eu queria muito ter gostado, mas não rolou pra mim

Caroline 22/08/2023

Um bom livro infantil
Divertido e confuso no mesmo nível, foi uma leitura interessante e adorei o final, estava ansiosa por algo positivo.

valentina 17/10/2021

difícil de definir
a história de aventura é interessante, bem escrita e divertida. esse foi o meu primeiro contato com a obra do Mark Twain, não conheço muito dele, então tendo como base só esse livro dá pra perceber que a história tenta muito fazer com que o leitor crie empatia pelo Jim, um homem negro, escravo fugitivo. só que isso é feito a partir da cabeça de 1800 do autor, então muita coisa que eu imagino que na época tenha sido vista como um posicionamento "positivo" sobre igualdade racial, envelheceu de jeito.... desconfortável, e não no bom sentido. deixando até mesmo de lado a questão do Huck Finn, um garoto branco, passar de se surpreender que o Jim "também" se preocupa com a saúde e bem estar de seus filhos e achar que a antiga senhora do Jim tratava ele muito bem, e por isso ele estava desrespeitando ela ao fugir, ao próprio Huck decidir impedir que o Jim seja capturado (ele ainda acredita que vai pro inferno por ajudar uma pessoa negra) é interessante (?) num sentido educacional, talvez, de entender a mentalidade da época.

(SPOILERS A PARTIR DAQUI:)

mas mesmo colocando de lado a própria mentalidade dos personagens, o que não se pode esperar que fosse diferente, considerando a época que o livro foi escrito e se passa, acho que pessoalmente, o momento que a questão racial pesou mais foi no final, quando Huck e Tom Sawyer resolver libertar o Jim, que fora aprisionado pelo tio do Tom e seria vendido em breve. O Tom resolver construir um plano desnecessariamente complexo e que leva semanas pra ser realizado porque ele lê muitos livros de aventuras e quer que a fuga seja heroica, e heroísmo para ele só é possivel com muitas dificuldades. no final, eles até fogem, mas o Jim é capturado novamente porque o Tom Sawyer havia se machucado. logo depois o Tom revela que na verdade o Jim estava livre ha dois meses, sua antiga "dona" havia morrido e em seu testamento ela libertou todos seus escravos,e todo o plano sofrido que ele havia planejado era só porque ele mesmo, Tom Sawyer, menino branco, queria viver uma aventura. o momento é claramente feito em tom de comédia, e eu acredito que poderia ter achado graça, se não fosse o perigo da escravidão que ameaçava a vida do Jim e que, por muitas vezes no decorrer da historia, é um perigo minimizado pelo narrador-protagonista branco.
Pereira 18/01/2022minha estante
Vale ressaltar que essa versão não se rende ao politicamente correto.

Helena365 26/05/2022

Achei bem legal, embora tenha achado o king e o duke ridiculos, huck e jim sao muito legais e eles deixam a historia legal.

Gustavo 11/01/2013

"One of the Greatest American Novels".
Huckleberry Finn é um livro escrito pelo americano Mark Twain em 1884; sequência 'não obrigatória' de "As Aventuras de Tom Sawyer", narra as aventuras de Huckeberry Finn, amigo de Tom.
Não é um livro recomendado para quem não tem muita experiência com livros em inglês ( e foi por isso que "apanhei um pouco" ao lê-lo ); porém, caso se tenha essa experiência, é leitura mais que obrigatória para quem estiver procurando um clássico americano.
Outro fator que dificulta o entendimento do livro é a presença de diversos sotaques neste -o autor narra a maneira como britânicos, sulistas, franceses e escravos falavam 'na época'.
No demais, caso se encare o desafio, é um livro excelente que, com toda certeza, não deve ter sua qualidade ofuscada pelo mais popular "as Aventuras de Tom Sawyer".

Obs: é curioso o fato de que o livro foi banido diversas vezes pela presença de palavras racistas comi "nigger" e "slave".
W.Lúcio 03/11/2016minha estante
Estou na metade do livro e estou apanhando com esse inglês, mas estou gostando bastante do livro. Gostei bastante de Tom Sawyer e achei a leitura dele mais fácil.

Kelly.Neumann 27/02/2017

Aventuras de Huck Finn
Huck é um menino que, para fugir de seu pai, simula sua própria morte e vai morar em uma Ilha, onde encontra Jim, um escravo fugitivo.

Os dois tornam-se amigos e, a bordo de uma canoa, vivem muitas aventuras.

Leitura gostosa e fluída para quem pretende começar uma leitura em língua estrangeira.

Paloma 28/06/2018

Excelente
Lançado em 1884 e escrito por Mark Twain, o livro foi escrito como uma continuação de ?As aventuras de Tom Sawyer?, mas o grande sucesso de ?As aventuras de Huckleberry Finn? tornou-o independente deste.

O livro narra as aventuras do menino Huck Finn, após escapar do seu pai alcoólatra e violento e da viúva que tentava ?civilizá-lo?, tendo como companhia o escravo fugitivo Jim.

Nessa minha primeira leitura do autor, fiz o mais difícil e fui ler o livro no idioma original e sofri um bocado. Mark Twain diferencia (com razão) as linguagens dos personagens: a maioria fala de um jeito ?caipira?, Huck além de falar desse jeito ainda comete erros por ser criança e Jim tem ainda uma linguagem diferente por ser escravo e não ter estudo. Então, para digerir tudo isso em inglês foi bem complicado.

Apesar dessa minha dificuldade específica, o livro tem uma narrativa bem fluida e divertida. As peripécias dos protagonistas são muito engraçadas. Huck é muito esperto e sabe se virar. E como a história é narrada por uma criança tem um toque ingênuo.

Entretanto, o livro é bem polêmico. Por retratar a sociedade sulista da época, é considerado racista por muitos. O que as pessoas não compreendem contudo, é que o autor faz sim uma crítica social e não é porque usa a palavra nigger (que é considerada extremamente preconceituosa hoje em dia) que ele é contra os negros. Pelo contrário, por ele ter feito um retrato extremamente fiel é que as pessoas o condenam. Ademais, muitos que baniram a obra nas escolas públicas não consideram Huck Finn um bom exemplo a ser seguido, já que ele não gosta de estudar nem ir à missa, conta mentiras e ainda ajuda um escravo a fugir.

Acho que o livro é extremamente rico, sabe ir do drama para a comédia sem perder o tom e ainda traz muitas reflexões sobre liberdade, amizade e o que é certo e errado.

Um clássico a ser lido e relido por todos. Livro excelente!

?Mas é sempre assim, não faz diferença se você faz o certo ou o errado, a consciência de uma pessoa não faz sentido, apenas vai pra cima dela de qualquer jeito. Ela ocupa mais espaço que todo o resto das entranhas da pessoa e mesmo assim não funciona?

Pri Lima 09/03/2020

Wish List 1
Huck Finn is the main character along with his companion Jim - a runway slave. They become friends and one protects the other while the two journey along the Mississippi on their raft.