Crepúsculo de Outono

Crepúsculo de Outono Antonio Demarchi - Irmão Virgílio

Resenhas - Crepúsculo de Outono

Ju 04/09/2013

Crepúsculo de Outono
Eu gostaria que vocês lessem essa resenha desarmados. Sim, é um livro espírita. Traz a visão do espiritismo, claro, mas seu foco é sempre em Deus, e em sua infinita bondade e sabedoria. Vocês não precisam acreditar em tudo que ele diz, só precisam respeitar uma visão diferente da que possuem, se for o caso.

Augusto é um médico que se mudou com a família para o interior, após ter ocorrido um assalto a sua casa em São Paulo. Mesmo que isso tenha acontecido enquanto estava vazia, ele preferiu adotar um novo estilo de vida, em que os riscos fossem bem reduzidos.

Em uma noite de tempestade, vê um vulto se aproximar da porta da frente de seu novo lar. Tomado pelo medo, atira sem mirar em lugar algum... Qual não é sua surpresa ao notar que o tiro foi certeiro, e que a vítima era um vizinho, um homem humilde que veio lhe pedir socorro para o filhinho, que estava doente.

Augusto é tomado pela culpa, mas mesmo assim decide esconder seu crime. Esse é o ponto de partida dessa história sensacional, que não nos deixa esquecer, por nenhum momento, da misericórdia Divina. Que nos faz refletir e ser muito gratos pelas oportunidades que recebemos.

"Tenho sentido que a bondade do Pai não tem limites. Nem sei se mereço tudo que tenho recebido, mas tenho vontade de fazer alguma coisa em retribuição a tudo que recebi."

Crepúsculo de Outono me emocionou de uma forma diferente. Chorei várias vezes no decorrer da leitura, mas sempre por um mesmo motivo. Me tocava muito ver provas tão diversas do amor incondicional de Deus por nós. Não que eu duvide disso. Mas é muito bom ler um livro que nos relembra a todo momento de que somos capazes de ser pessoas melhores do que imaginamos. Que fomos criados para nos melhorarmos a cada dia. Que Deus é soberanamente justo e bom, e está sempre disposto a nos dar uma nova chance.

"Não existe privilégio para quem quer que seja. Tudo são conquistas do espírito que, com seu esforço e vontade, progride sempre, ao mesmo tempo que em sua jornada aprende a estender as mãos aos menos afortunados e felizes. Aprende a conviver com seus inimigos do passado e a perdoar sempre."

O livro tem muitas personagens, algumas que se encontram encarnadas na Terra, outras que estão no plano espiritual. Aos poucos conhecemos o passado de algumas dessas pessoas, e passamos a entender como chegaram onde estão hoje. Torci muito por elas, cada vitória enchia meu coração de alegria. Foi fantástico acompanhar o crescimento moral de todas. Crepúsculo de Outono mostra as pessoas se reerguendo através do exercício da caridade.

"Não existe alegria maior do que servir em nome do Cristo e de sua Mãe, iluminando as trevas, levantando os caídos, amparando os desvalidos, resgatando os desviados do caminho e esclarecendo os tristes e os aflitos."

Ele toca no assunto delicadíssimo do aborto. Mostra que, segundo a doutrina espírita, o espírito já está presente desde o momento da concepção, e fica muito perturbado quando sua mãe o rejeita e toma essa atitude. Eu sempre fui contra o aborto, e ninguém precisa me convencer de que é um crime contra a vida, mas é sempre bom ter um argumento a mais.

O livro tem conceitos que talvez alguém que não conhece nada da doutrina espírita tenha um pouco de dificuldade para assimilar. Não acredito que deva ser o primeiro contato de alguém com o assunto. Mas, para mim, foi uma leitura realmente especial.

"Não importa qual seja a religião, importa o bem que se faz em nome de Deus e termos nosso coração com o Cristo a todo instante. Recordemos a máxima do Evangelho que nos orienta com profunda sabedoria: fora da caridade não há salvação, mesmo porque caridade não tem rótulo religioso."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-crepusculo-de-outono.html
Juh 05/09/2013minha estante
Nossa Ju esse livro deve ser bem reflexivo, é muito bom ler livros que falem do amor de Deus e o quanto é importante estarmos sempre agradecendo a ele por tudo!! A capa do livro eu achei mediana, mas o título e a sinopse é chamativa!

Michelli Prado 05/09/2013minha estante
Não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha...Fiquei surpresa com a historia, imagina o culpa que ele tinha e um segredo desses e não dividir com ninguém...Gosto bastante de livros sobre espiritismo, acho importante pra variar na leitura, pensar de uma forma diferente...

; Gii 05/09/2013minha estante
Respeito as crenças de cada um, mas não leria.
Primeiro por não acreditar naquilo que o livro quer passar como realidade.
E segundo porque ele parece ter uma história muito triste.

Narinha 06/09/2013minha estante
Bom, já disse antes que não é muito meu estilo, mas finalmente vou dar uma chance - apesar de você dizer que não deve ser o primeiro contato da pessoa com o assunto -, mas eu realmente estou curiosa para saber o que acontecera com Augusto e o filho do vizinho que agora é orfão de pai. Enfim não vou dizer que vou ler em breve, mas colocarei o livro na minha lista de leitura...

Lore 06/09/2013minha estante
Então Ju, não tenho preconceito com livros espíritas, muito pelo contrário, tenho até alguns que eu ganhei em minha estante por ler ainda.A sinopse é bem interessante e legal até. A história me parece ser bem legal, se tem uma coisa que eu gosto na doutrina espírita é essa coisa de reflexão interna, e externa também, essa coisa de que precisamos nos melhorar sempre, amarmos mais os outros, respeitar o próximo, e todas essas coisas boas que são abordadas pela doutrina que confortam nossa alma e nos faz querer sempre sermos melhores, termos atitudes mais íntegras e justas. Confesso que ainda não li um livro espirita, tenho-os ainda por ler, mas creio que gostaria, pois gostei da história do livro. A única coisa que não gostei foi a capa. Adoro leituras que nos toquem da forma como tocou você, quem sabe eu não o leia em breve :)

Adriane Rod 07/09/2013minha estante
Não gosto de livros espíritas nem como eles misturam o espiritismo com Deus. São coisas diferentes, lados diferentes. Não gostei do livro.

Mas fico feliz em saber que você se emocionou e que elevou os seus pensamentos a Deus. Ele é tudo que precisamos para viver melhor.

;)

Estela | @euviestrelas 07/09/2013minha estante
É muito bom quando um livro nos toca do jeito que este te tocou, parece ser um livro muito bom mas eu não curto muito livros desse tipo, se curtisse pode ter certeza que eu leria ele. Ótima resenha. Beijos

Thaís 07/09/2013minha estante
Ju, não sou fã de livros espiritas, realmente não é minha praia, mas é muito bom ser tocado por um livro, eu nunca havia falado nesse, mas quem sabe algum dia o leio?

Leilane 10/09/2013minha estante
É muito bom quando um livro nos toca de tantas maneiras positivas, amei a resenha, mas acho que não é meu tipo de livro, pois percebi muitas características do gênero drama.
Beijos

Renata CCS 11/09/2013minha estante
Gosto de livros espíritas e este me pareceu bem interessante.

Crica 09/08/2016minha estante
undefined

Vanessa Sueroz 26/09/2013

Antes de tudo é necessário que todos que lerem a resenha e o livro venham sem preconceito, é um livro espirita então ele segue os caminhos espiritas. Para mim que sigo a religião o livro condiz com minhas crenças e ensinamentos, porém para alguns, algumas coisas podem ser bem ‘fantasiosas’.

O livro conta a história de Augusto um médico que se muda para o interior com sua família depois de sofrer um assalto em São Paulo.

“Não existe privilégio para quem quer que seja. Tudo são conquistas do espírito que, com seu esforço e vontade, progride sempre, ao mesmo tempo que em sua jornada aprende a estender as mãos aos menos afortunados e felizes. Aprende a conviver com seus inimigos do passado e a perdoar sempre.”

Em uma noite como outra qualquer que estava chovendo muito, Augusto vê um vulto porto da porta de sua casa, medroso e apavorado ele atira na porta sem pensar, porém para piorar as coisas ele acaba atingindo um vizinho bem humilde que veio até sua casa lhe pedir ajuda, por causa de seu filho doente. Augusto fica tomado pela culpa, mas mesmo assim prefere esconder o crime a correr riscos.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/crepusculo-de-outono/

Lina DC 01/11/2013

Antes de começar a falar sobre o livro em si, é importante ressaltar que trata-se de um livro espírita e essa resenha não tem a intenção de analisar ou avaliar a religião, apenas a trama e os personagens.
O livro começa mostrando a vida do Dr. Augusto em São Paulo, mas após ter sua casa assaltada, ele irá se mudar para o interior com a família. O problema é que em uma noite na nova residência, movido pelo medo, Augusto tira a vida de um inocente e passa a esconder o fato e vive repleto de culpa.

"Naquela noite, mais uma vez o céu se fez enfurecer com pesadas nuvens de cúmulos e nimbos pairando no ar. Soprava uma aragem tépida e em pouco tempo nova tempestade desabou, com chuva torrencial". (p. 22)

O livro é repleto de lições, que falam de perdão, superação e amor. Existem diversos personagens, tanto no plano terrestre quanto no plano dos espíritos que irão trazer profundidade e ensinamentos.

"Irmãos, temos que nos armar de paciência, da tolerância, perdoar sempre e incondicionalmente, pois estaremos sendo sempre chamados a dar testemunho, muitas vezes de forma dolorosa". (p. 47)

Independente da crença do leitor, "Crepúsculo de Outono" é emocionante. Suas lições, seus ensinamentos e os personagens são muito bem descritos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples e não chama muito a atenção.

Saleitura 05/12/2013

O SANGUE DERRAMADO AINDA CLAMA POR VINGANÇA
O Crepúsculo de Outono é um livro baseado na doutrina espírita com uma história emocionante que levanta temas por demais conflitantes que nos leva a refletir sobre nossas atitudes, tirar lições “inesquecíveis” mostrando que na vida ainda temos muito que aprender.

Vamos conhecer o médico Augusto que tinha pouco tempo que estava residindo em uma chácara no interior da cidade. Preocupado com a segurança de sua esposa e filha , após sua casa ter sido assaltada em São Paulo, resolvera passar a viver uma vida em um lugar mais pacato.

Em um dia de tempestade, após fortes trovões, a escuridão o deixou preocupado e ainda traumatizado não pensou duas vezes em pegar a arma que havia adquirido. Avistando um vulto na entrada de sua porta atirou para assustar quem fosse. E o pior é que para sua surpresa constatou que acertara o seu vizinho, Aprígio, que em suas últimas palavras dissera que viera pedir ajuda, pois seu filho Carlinhos estava muito doente.

Augusto no intuito de proteger sua família omite o crime escondendo o corpo de sua vítima. E assim sua vida segue caminhos por demais dolorosos carregando esse peso na consciência.

Acolhera a viúva e seu filho para morar em sua casa e com isso permitir que sua esposa,Helena, pudesse voltar a trabalhar com ele. Tornou-se um médico conceituado na região, mas sua esposa mudara suas atitudes preocupando-se com sua aparência e certos luxos que o deixavam triste.

Entregue a sua tristeza e sentindo aquele peso sobre seus ombros, pois sua vida não tivera mais paz depois do acidente daquela noite, acabou parando no centro que seu amigo Francisco trabalhava antes de ir para casa. Este o convidou a entrar.
“- Foi bom que veio, meu amigo! O Evangelho da noite ir,a lhe fazer bem, com certeza.”página 44

A vida nos prepara para aceitar mudanças em nossas vidas e assim aconteceu com Augusto. Chegara em casa e sua esposa pedira a separação. Foi um choque ao saber que a mulher o renegara e que não poderia estar junto a sua filhinha.
“Se alguém te bater na face direita, apresenta-lhe também a outra”
Se alguém quiser demandar contra ti para tomar tua túnica, dá-lhe também teu manto.”
“Se alguém quiser te obrigar a andar mil passos como ele, anda mais dois mil.” Página 46/47

Vamos ser levados a conhecer várias histórias emocionantes onde aprendemos a perdoar, aceitar as pessoas como elas são, a ajudar aos necessitados.

“Conhecemos de perto, os bastidores de uma clínica de abortos – onde espíritos perversos atentam contra a vida. Descobrimos os perigos que cercam os desavisados que se entregam, de corpo e alma, aos festejos carnavalescos.“

Confesso que é raro pegar uma leitura espírita, mas esta história foi muito emocionante e com muitos ensinamentos primordiais que é praticar a caridade, dar amor aos necessitados que não custa nada e quem o faz só tem a ganhar para a sua paz interior.

resenha por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/12/resenha-do-livro-o-crepusculo-de-outono.html

Mila 29/02/2016

Bons Ventos
No fatídico momento, Dr.Augusto sente a dor de um grande erro, dor na consciência. Helena sua esposa, mãe de Lucimar, é uma mulher companheira. Enfermeira.
Dr.Augusto morava na chácara com a família, pois sentia medo da vida na cidade grande onde já haviam sido assaltados.
Aprígio era pai de Carlinhos, marido de Milene, pessoas simples que vivem uma vida cheia de dificuldades.
No dia que o médico atira em direção do perigo que se aproximava do seu lar, nem mesmo imaginava as consequências de tal atitude.
Então um último pedido é feito, pedido que não se pode negar.
O corpo é escondido e assim o médico Dr.Augusto torna-se prisioneiro de sua própria consciência.

"Deus colocou na natureza as quedas d'água, para que o homem pudesse observar quanta energia ele pode tirar de suas próprias quedas."-quote pág.78

Resolvi adicionar esse quote, para que vocês pensem no seu significado, imaginem o quanto podemos fazer em benefício do nosso próximo mesmo sem ter causa alguma de queda. Sendo assim a melhor maneira de seguir a lei maior: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"

Nesse livro encontramos explicações sobre o que acontece com as pessoas no carnaval, no natal e também fala bastante sobre aborto, tema que sempre devemos reforçar sua importância.
Uma coisa inusitada para mim foi a descrição completa da reencarnação, desde sua vinda de lá pra cá e como ela acontece nos nossos corpos de uma forma muito linda relacionada aos futuros papais. Há 33 anos conheço o espiritismo kardecista e é a primeira vez que leio tantos detalhes sobre a reencarnação!
Também encontramos como modificar coisas ruins que já foram semeadas, somente nosso coração juntamente com a razão sabe como fazer.Questionem-se e busquem dentro de si mesmos como alterar as fronteiras de uma realidade dura sem precisar se entregar ao mais profundo dos sonhos.
E para melhorar a nossa vida, a vida dos que nos rodeiam e de todos que amamos sem ao menos conhecer... Como fazer?
Nesse livro encontramos a inspiração para novas decisões que modificam um todo de maneira grandiosa e todos nós podemos fazer isso, basta ter força de vontade e ajudar quem precisa e quer ser ajudado.
Tenho visto muitas pessoas dizerem que gostam de livros diferentes do livro espírita, no entanto precisamos abrir nossas mentes para a globalização literária formando nossa opinião pela nossa própria conclusão.
Quanto ao livro preciso dizer que guarda a essência da humanidade, cidadania e a grande chave para o sucesso de uma vida plena.
Cheguei a seguinte conclusão, faz-se necessário ter a consciência pronta para receber novas ideias, isso além da religião (religação com Deus, que é o seu significado) ler tudo o que nos passa pelas mãos retirando sua essência e moldando ao nosso jeito de ser de acordo com o que somos.
Sei que isso soa voluntariamente, além da apresentação do livro, uma forma de nos fazer pensar no que fazemos nas nossas vidas e aos poucos vamos encontrando preciosas soluções para tudo o que vamos encontrar durante a nossa passagem na Terra.
Forte abraço à Petit Editora, grande parceira de momentos de luz!

site: http://scraplivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-crepusculo-de-outono-por.html