Ecos da Mente

Ecos da Mente Richard Powers

Resenhas - Ecos da Mente

Mônica 23/09/2020

Ecoa da mente ...
Pois bem, pela quantidade de páginas que ele tem poderia ser muito melhor trabalhado.
Eu fiquei com a sensação que o final da história foi fraco, mal acabado. Alguns personagens poderiam ser mais desenvolvidos.
Considerei a leitura cansativa, muitos detalhes e mudança de tema sem ser dividido por capítulos contribuiu para isso.
A história tinha tudo pra ser envolvente e interessante, mas a narrativa não foi boa, infelizmente. Esperava mais desse livro.

Marcela.Lança 19/06/2017

Leitura densa
Ecos da mente é um livro que exige persistência do leitor. A história é narrada de forma cansativa, com muitos detalhes e descrições. Os relatos em relação aos pássaros grous, atração da cidade em que contextualiza a trama, são frequentes e difíceis de serem compreendidos no contexto da história. Muitas vezes senti como uma leitura frustrante, pois o autor relata situações que ele não conclui, a impressão é de que ficamos "no vácuo" precisando preencher lacunas. O fato do livro não ser dividido em capítulos também tornou a leitura mais cansativa (a história é dividida em 4 partes, a sensação é a de que não termina nunca). Assim, a mudança de perspectiva de cada personagem principal não é dinâmica, exigindo do leitor redobrada atenção. Outro fator cansativo são os relatos a respeito da neurologia e funções cerebrais (que podem ser interessantes em alguns momentos, mas no geral, tornam a leitura densa). No entanto, a história tem pontos positivos. Há momentos em que a trama dos personagens prende a atenção, algumas informações são interessantes e o mistério sutil em torno de uma das personagens, Barbara, fez com que eu insistisse na leitura. Outro ponto que considerei positivo foi a construção do personagem Mark. Sua história estava bem construída e foi fiel ao quadro diagnosticado após o acidente (e explicado pelo autor na narrativa de outros personagens). No final do livro, fiquei com a sensação de que a história, além de densa, é construída com uma narrativa extenuante que nos oferece trechos interessantes para reflexão, mas que se perdem em um conflito mal solucionado.