Fator Nerd: Contatos Imediatos do 1º Amor

Fator Nerd: Contatos Imediatos do 1º Amor Andy Robb

Resenhas - Fator Nerd: Contatos Imediatos do 1º Amor

Fernanda 14/10/2013

Resenha: Fator Nerd
Resenha: “Fator Nerd” de Andy Robb possui uma história sensacional de como uma pessoa que está acostumada a viver em seus próprios costumes se abre para uma nova experiência. A trama gira em torno do adolescente Archie, que tem 14 anos e está naquela fase de descobertas e diversos outros problemas e dramas da época. Aquele momento em que ele se questiona sobre seus atos, a própria identidade e novos sentimentos.

Conhecemos sua vida diante de pais separados: a mãe é bem amorosa e compreensiva do jeito dela, já o pai é ausente. Como se não bastasse, entra em cena um padrasto (Archie quer deixar claro que ele ainda é namorado de sua mãe) que por sinal é bem sem noção. A dúvida que não quer calar é: será que Tony é idiota por que quer ou faz apenas tipo?!

Fora isso, Archie se sente muito bem acompanhado de seus amigos Matt, Ravi e Beggsy – é sério! Essa amizade merece ser destacada com todos os seus altos e baixos – e da sua rotina com os jogos de RPG e batalhas fictícias, e ele adora ir numa loja de jogos chamada Casebre. Ele não pensa em mudar nada sobre essa situação. Até que aparece uma menina em sua vida. Uma garota gótica – uma linda gótica – que a propósito, se chama Sarah.

É claro que o Monólogo Exterior (ME) e Monólogo Interior (MI) de Archie entraram em conflito... Porque oras, garotas bonitas não vinham falar com ele e porque ele era um Nerd. Isso justifica? Essas citações do ME, do EP (Eu, psíquico) e principalmente do MI dão um ar dinâmico às cenas e valorizam as ações dos personagens, sem falar que fazem com que o leitor dê boas risadas.

Este é aquele livro que todos deveriam ler, e não implica a faixa etária. Não importa que o protagonista seja um adolescente e você não. O caso é que VOCÊ provavelmente já deve ter passado por uma sensação parecida – ou vai saber, ainda vive – e Fator Nerd só veio pra comprovar que essa etapa de auto-descobrimento é muito importante. De qualquer modo, o humor de Archie já consegue envolver a todos.

Archie faz suas observações com tanta precisão que é difícil não se admirar ou simplesmente pensar: “Nossa, eu também tenho esse costume” ou “Eu também pensaria dessa maneira”. Sendo um livro sobre um nerd, é claro que haveria referencias – como O Senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas e O Homem-Aranha, entre outros.

Como não simpatizar e sorrir com Archie e sua turma? E como essa capa está maravilhosa!

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-fator-nerd-thatandybloke.html
Daniela 14/10/2013minha estante
Ansiosa para ler esse livro!

Isabella.taylors 12/02/2023

Título longo demais
Chato, arrastado, o personagem principal é chato, nada é muito interessante, e toda essa situação dele colocando a garota por cima de tudo e todos e demonizando as outras pessoa por pura birra me irritou, puberdade é irritante.

Marezinha 15/04/2014

Gostei do livro.
Não considerei nem um pouco nerd, pelo contrário: trata-se apenas de um livro sobre adolescentes com problemas normais da idade e o contato com o primeiro amor. É um romance infantil, gostosinho de ler. Mas nada de nerd. Afinal, que nerd (nerd de verdade, não os da moda onde agora todo mundo se acha nerd), vai ler um livro desses? Nem os nerds-mirins leriam isso.
Mas é uma boa história. Demora um pouco para a história engatar, mas quando começa, torna-se irresistível.
A narrativa é excelente. Estava com dúvidas quanto a leitura do livro por não fazer o meu estilo, mas depois de ler uma página e meia optei por comprá-lo. Créditos ao autor (tradutor?) haha
Enfim, recomendo a leitura para adolescentes (achei esclarecedor em vários pontos, até crítico vide o MI) e pessoas que estejam com vontade de (re?)viver/lembrar um primeiro amor :)

Luara Cardoso 10/11/2013

Um livro genial!
A primeira palavra que me vem à cabeça quando penso em Fator Nerd é GENIAL. Assim que a editora Galera Record anunciou o lançamento, fui atrás de tudo o que podia: li a sinopse, entrei no site do autor, vi vários vídeos e, por causa disso, eu sabia que iria ser um livro que me conquistaria. Não deu outra: o enredo criado pelo autor britânico Andy Robb me encantou, me deixou acordada durante uma madrugada inteira só para poder saber o que ia acontecer. Sinceramente? Preciso de mais para ontem!

Em Fator Nerd – Contatos Imediatos do 1º Amor conhecemos Archie, um garoto de 14 anos que está naquela fase em que tudo parece feito para dar errado: seus pais acabaram de se divorciar e estão formando novas famílias; não tem o mínimo de jeito com garotas e sua maior diversão é jogar RPG com os amigos e pintar miniaturas de personagens de fantasia. Ou seja, ele é o que se pode ser considerado o estereótipo de nerd. O que ele acha disso? Para ele tudo bem, obrigado. O que ele não esperava era que Sarah, uma linda gótica, entraria em sua vida e viraria tudo ao avesso...

Em outro mundo, sou um Mago Nível 5, capaz de invocar um exército de mortos-vivos para fazer o que mando. Neste aqui, sou um nerd com tanta chance de enfrentar esses imbecis quanto um peido de enfrentar um furacão. p. 46

Tenho que confessar que eu sou louca por qualquer livro ou filme que envolva esse mundo das pessoas que são consideradas nerds (vide Jogador nº1, um dos meus favoritos de todos os tempos). Não sei o motivo, talvez seja pela minha alta identificação com personagens um pouco desajustados em relação ao padrão que a sociedade pede. E, ao saber tudo o que Fator Nerd tinha a me oferecer, não hesitei e, assim que chegou aqui em casa, não resisti e o passei a frente de todas as minhas leituras. Foi paixão à primeira leitura!

Sendo uma narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista do Archie, vemos o seu conflito entre o MI (Monólogo Interior – o que ele realmente pensa, mas não diz) e o seu ME (Monólogo Exterior – aquilo que ele faz para agradar aos outros, mas não gostaria de fazer) e isso dá uma dinâmica totalmente especial ao enredo, porque deixa a narrativa um pouco menos linear e afasta a possibilidade de que a leitura fique maçante. Pessoal, isso é genial! O autor Andy Robb atingiu perfeitamente o seu objetivo. Além disso, o diálogo de Archie com ele mesmo chega a ser cômico, além de altamente inteligente e instigante, porque, afinal, quem não se identifica com esse conflito interior?

Andy Robb consegue colocar de forma sutil em Fator Nerd vários assuntos que permeiam a vida de qualquer adolescente de 14 anos: a aceitação em grupos, a dificuldade com os relacionamentos, uma família que está passando por várias transformações. São poucos os autores que conseguem fazer isso sem tornar o livro pesado e ainda colocar isso de forma engraçada e inteligente, trazendo um entretenimento de primeira qualidade. Robb não subestima o leitor: nem todo livro adolescente precisa ser infantilizado para atingir todo o potencial que pode ter.

MI: Puta merda.
p. 126

Mas vamos a uma das coisas que mais me agradou e que com certeza vai agradar a todos os leitores: vemos diversas referências è cultura pop em geral. Várias vezes Harry Potter, Senhor dos Anéis ou Dungeons & Dragons são citados e eu, como uma fã daquelas, adorei quando eu reconheci algumas cenas que são descritas. Inclusive, o meu desafio para a minha releitura desse livro será identificar e registrar todas as referências do autor nesse livro. Porém, você não está familiarizado com as referências, não vai ficar perdido. O autor não joga as informações: ele explica e te guia pelo enredo de forma que tudo faz sentido.

Fechei Fator Nerd já pensando em minha releitura. Para mim, um dos melhores livros que eu li no ano e já entrou para a minha seleta lista de favoritos. Andy Robb criou um enredo altamente original, divertido e que te deixa preso até a última página. E, para aqueles que ficaram iguais a mim, loucos para ter um pouquinho mais do Archie, o autor já lançou uma continuação! Ok, sem desespero: o final desse primeiro livro é redondo e dá para ler como um livro único sem problemas! Mas, vão por mim, vocês vão ficar loucos querendo mais.

site: Blog Estante Vertical - http://www.estantevertical.com.br/

Ju Martins 15/10/2020

Contatos imediatos do 1° amor
O livro conta sobre a primeira experiência de um garoto nerd com uma garota. Mas quase sempre, ele retrata ela como uma deusa inalcançável, talvez seja porque nessa idade e sendo muito tímido qualquer contato se torne um evento.
Não gostei do livro, porque não consegui me conectar com a história. O que já era esperado já que não sou o público alvo do autor. Mesmo assim não tenho lembranças de ser tão imatura nessa idade, qualquer aperto de mão já fazia o personagem principal se apaixonar. E sinceramente passei boa parte do livro revirando os olhos.
Outro ponto negativo é que toda a escrita é extremamente machista. O autor fala muito sobre como é surpreendente uma garota bonita se interessar por "assuntos nerds". O que pode reforçar na cabeça de crianças a ideia de que meninas só se ocupam com tarefas fúteis e desinteressantes como comprar roupas.
O que eu achei legal foi que ensina e mostra pra pré-adolescentes como lidar com situações escolares e que ter sentimentos muito intensos sem razão é normal nessa fase. Também gostei do final, que teve uma reviravolta no relacionamento dos personagens principais mostrando como homens geralmente confundem simpatia com paixão!

Lori 28/01/2023

É um livro leve, meio bobinho e tudo que eu precisava depois da minha última leitura, que foi mais densa e mexeu bastante comigo. A leitura é gostosinha, as delícias e os dramas de ser adolescente e estar lidando com sentimentos confusos que aparecem o fim do mundo.

Zilda Peixoto 22/10/2013

Fator Nerd -Contatos Imediatos do 1º Amor
Divertido. Inteligente. Brilhante. São estes os primeiros adjetivos que definem a obra de Roob Ryan ou seriam os três adjetivos adequados para definir o talento indiscutível do autor? Difícil saber. Pois só mesmo sendo um cara extremamente inteligente e brilhante para escrever um livro tão perfeito como Fator Nerd _ Contatos Imediatos do 1º Amor.

Foi amor à primeira vista. O interesse pelo livro surgiu primeiramente pela capa. Ai, gente! A capa do livro é ou não é fofa? A sinopse também instigava, dizia algo mais sem revelar muito. Logo, eu não poderia deixar de ler este livro. Fico feliz que minha intuição não tenha me pregado uma peça. À primeira vista, Fator Nerd pode lhe parecer apenas mais um livro infanto-juvenil. Mas não se engane com a aparência infantil que a capa deixa transparecer. Apesar do livro falar diretamente sobre o universo dos nerds e geeks, qualquer leitor, independentemente do grupo social que pertença ou se encaixe poderá se identificar ao longo da narrativa. O cerne escolhido para ser explorado não traz nada de muito diferente do que certamente, muitos de vocês já tenham lido por aí. Fator Nerd abordará alguns temas que provavelmente qualquer leitor já vivenciou ao longo de sua adolescência, seja você um nerd ou geek.

Essa coisa de se intitular nerd ou geek é muito complicada e controversa. Costumo dizer que todo mundo que gosta muito de uma determinada coisa e se identifica muito com ela é um nerd de carteirinha. Têm nerd pra todos os gostos: os que gostam de séries, filmes, jogos, e obviamente, os que gostam de livros. Não seríamos todos nerds?

Eu lhes apresento Archie _ o nerd mais medroso e encantador de todos os tempos!

E se você ainda tem algum tipo de preconceito em relação ao modo como essas pessoas se comportam, após conhecer Archie sua visão certamente será modificada.
Em Fator Nerd somos apresentados a Archie, um menino de 14 anos, muito tímido e que têm como seu passatempo favorito jogar RPG às sextas-feiras com os amigos Matt, Ravi e Beggsy.

O templo de Archie e seus amigos é o Casebre, uma loja onde eles encontram todos os utensílios que precisam para dar vida as suas batalhas épicas e fictícias e, é justamente neste lugar que Archie têm o seu primeiro contato imediato com o amor. Archie perde totalmente o sentido ao conhecer Sarah, a garota gótica mais linda que já vira.

É de se esperar que Archie seja um menino meio desajustado, desajeitado e que não sabe muito bem lidar com a situação, visto que, sendo ele um nerd, jamais teve a oportunidade de se aproximar de uma linda garota.

Archie têm uma vida comum a qualquer adolescente de sua idade. Passa pelos conflitos e incertezas que todo adolescente vive. Porém Archie não consegue lidar muito bem com a separação de seus pais e a nova família que ambos construíram. Sua mãe agora vive ao lado de Tony, um cara gordo, meio espaçoso e que faz de tudo para se aproximar, ainda que de maneira desastrosa. Archie não têm muito contato com o pai a não ser pelo bate-papo no Facebook. Além de se sentir excluído pelos pais, ele ainda tem de enfrentar o brutamontes Humphries, um típico jovem agressivo e revoltado que persegue ostensivamente todos os nerds da escola. Mais uma vez o bullying é um dos temas centrais a ser discutido, mas o que diferencia a abordagem de Andy Robb é sua genialidade em construir um duelo entre o subinconsciente do personagem principal.

Archie vive um conflito interno com seu MI (Monólogo Interior _ o que ele pensa e gostaria de dizer, mas não consegue) e seu ME (Monólogo Exterior _ aquilo que ele diz, mesmo não querendo dizer apenas para agradar o outro) e seu EP (Eu Psíquico _ o que ele realmente deveria fazer ou pensar, ou seja, mostrar-se para os outros, mas que em hipótese alguma ele seria capaz). Achou tudo muito complexo? Não se assuste! O diálogo construído por Andy é simplesmente fascinante. Certamente lhe renderá boas risadas. O jeito inocente e atrapalhado de Archie faz com que o leitor desconstrua aquela visão estereotipada que todo nerd possui. Archie é um menino extremamente inteligente, porém nada arrogante e pretensioso. E, é justamente por esse motivo que a narrativa de Andy Robb é tão fantástica. É óbvio que houve momentos que me irritei muito com seu comportamento infantil no que diz respeito ao seu padastro Tony. O cara era gente boa, mas Archie só queria chamar e repetir que Tony era um imbecil. Mas, ainda sim, em momento algum pensei em abandonar a leitura por causa dos ataques de pelanca de Archie.

A amizade de Archie e seus amigos é um dos pontos favoráveis da narrativa. Mas o duelo entre o seu MI, ME e EP é, sem sombras de dúvidas, o ponto mais GENIAL da narrativa. Sarah, a menina que surge para desestruturar a vida de Archie também tem sua relevância, mas confesso que ela não conquistou o meu coração. Eu esperava muito mais da personagem. E como não poderia deixar de destacar que Andy Robb superou todas as minhas expectativas com aquele desfecho MAIS QUE PERFEITO.

Fator Nerd não é um livro fofinho no que diz respeito à linguagem utilizada. Por mais que seja um livro que fala sobre e para os adolescentes, qualquer leitor, independente da faixa etária poderá se identificar.

Os fãs da série O Senhor dos Anéis poderão se deleitar com tantas referências e citações sobre a obra ao longo da narrativa. E quem curte ou se acha um Peter Parker também terá sua vez. Andy faz diversas comparações com um dos mocinhos e heróis mais conhecidos de todos os tempos. E obviamente que batalhas épicas como Guerra nas Estrelas e Jornadas nas Estrelas também não poderiam ficar de fora. Então não se assuste se de repente você estiver falando como Darth Vader.

Entre tantas citações e referências emblemáticas que constituem o universo nerd, Fator Nerd é um dos melhores livros que já li ao longo deste ano. É um livro que deve ser lido por todos. Archie é um personagem simplesmente encantador. O livro foi marcado do início ao fim com quotes excelentes, um melhor do que o outro, mas irei compartilhar um em especial que me fez arrepiar.

"Bibliotecas são lugares maravilhosos. Algumas pessoas relatam uma enorme sensação de paz e bem-estar quando entram em igrejas: algo a ver com o silêncio, o espaço e provavelmente uma sensação de união com os outros iniciados. É isso que as bibliotecas são para os nerds _ santuários onde podemos espreitar a salvo, sabendo que os únicos outros habitantes são companheiros adoradores. O silêncio engana, no entanto, pois se escutar com calma, pode ouvir os espíritos nerds cantando todos juntos seus anseios de ser Outra Coisa_ ser como os heróis dos livros, conquistar os corações de heroínas coquetes, ferir poderosos inimigos. Ser qualquer coisa além de um Nerd. Mas em vez de serem lugares tristes ou abandonados, bibliotecas são os templos onde os nerds podem conquistar esses objetivos, suas almas planando em arrebatamentos de glórias impressas."

O livro fala a todos que já passaram por esta fase e para aqueles que passam ou ainda irão passar, até porque os questionamentos e conflitos vivenciados pelo personagem são atemporais. Vale ressaltar a delicadeza com que o autor abordou certos temas, como a separação dos pais e como o adolescente se sente diante deste problema. O conflito interno existente entre pais e filhos, a falta de diálogo, a chegada da puberdade, a descoberta do primeiro amor, a autoafirmação e todos os outros temas levantados ao longo da narrativa. Andy Robb soube falar deste universo sem recorrer ao diálogo infantilizado por tantos outros autores que já se propuseram a falar a respeito.

Preciso dizer que estou completamente apaixonada pelo autor? Que estou pensando seriamente em pedi-lo em casamento? Hahaha #aloucaqueseapaixonapeloautor

É isso aí, pessoal! Espero que todos deem uma oportunidade ao livro, pois realmente valerá a pena. Acredito que têm muita gente que vai pensar duas vezes antes de sair por aí falando mal de algum nerd.

site: http://www.cacholaliteraria.com.br/2013/10/resenha-fator-nerd-contatos-imediatos.html

Be 12/12/2013

Gárgulas, padrastos e valentões
"Fator Nerd - Contatos Imediatos do 1º Amor" realmente me surpreendeu.
Para ser sincera, de primeira, pareceu um livro infantil para mim. E eu entendi porquê: Archie é bobo. Sim, o protagonista é um bobo; um bobo que está tentando se encontrar dentro de diversas dúvidas, depois de Sarah, a 'Linda Gótica' atrapalhar toda sua vida e bagunça-la violentamente.
O livro tem uma questão muito real escondida detrás de todo esse universo Nerd em que Archie vive junto á seus amigos. Esta é; ás vezes pensamos que nossa vida está em completa ordem, que estamos felizes dentro de nossa redoma de vidro; mas não. É isso que o protagonista percebe: que sua vida precisa de uma arrumação, que ele precisa encontrar seu 'Eu Psíquico'. E quem o leva á vontade de mudar é, nada mais, nada menos, que a tal da 'Linda Gótica', Sarah.
No começo da história eu me peguei um tanto... entediada. Mas a partir do momento em que você se envolve com a trama e começa a relaciona-la com sua própria vida, ele se torna interessantíssimo. Além de que Sarah não é aquela típica personagem feminina John Greeniana, misteriosa e problemática; está mais para uma Miss Sunshine mais amadurecida. Ela é verdadeira e irradia luz interior, e passei a admirar Andy Robb depois de perceber que o livro transmite essa energia de uma forma incrível.
Sensacional.

dricagallo 15/01/2014

Resenha - Fator Nerd
'Contatos Imediatos do 1º Amor' é o primeiro livro lançado no Brasil - pela Galera Record - da série Geekhood, escrito pelo autor Andy Robb.
Me encantei logo de cara pelo livro, levando em conta a capa super linda (com verniz localizado: nos bonequinhos e nas letras) e o título, afinal quem não se considera um pouco Nerd?!

Logo após atualizar no skoob que havia lido o livro, adivinhem quem me enviou um tweet?! O autor Andy Robb, isso mesmo! Eu quase cai dura no chão! rs...
Mas após a euforia, vamos prosseguir! rs... :D
Archie é um adolescente de 14 anos - caracterizado como um nerd, pois o mesmo se considera um 'Mago Nível 5' do mundo do RPG - que não está vivendo um de seus melhores momentos da vida - mudança de rotina, pais separados (pai ausente), famílias sendo reconstruídas, mãe companheira para todas as horas mas que encontrou pelo caminho um namorado chato.

"Em outro mundo, sou um Mago Nível 5, capaz de invocar um exército de mortos-vivos para fazer o que mando. Neste aqui, sou um nerd com tanta chance de enfrentar esses imbecis quanto um peido de enfrentar um furacão." - Pág. 46

Apesar dos acontecimentos, Archie sempre apresentou-se como um garoto diferente dos demais, ele tem como hobby o fascínio por pintar miniaturas de personagens de fantasia e jogar RPG com seus melhores amigos (Matt, Ravi e Beggsy), durante a noite, em um bar super popular da cidade. Mas é em uma noite igual a todas as outras (ou não), que ele é pego de surpresa ao conhecer Sarah - uma garota gótica que o deixa completamente em êxtase e que pretende mudar completamente o rumo de sua vida.

"MI: Três horas até o lançamento.
MI: Puta merda." - Pág. 126

Archie fica disposto a deixar de lado todos os seus hábitos, ou melhor, suas paixões nerds - até mesmo a de jogar com seus amigos - afinal, garotos nerds não têm oportunidades com garotas lindas como Sarah. Até ele descobrir o contrário.

"Conto tudo a ela: sobre Tony, o divórcio, a mudança de cidade de meu pai, o quanto amo minha mãe, como sou nerd, como sou fraco, como não converso de verdade com ninguém, meu MI, a Gárgula, o Sonho; sai tudo numa grande, bagunçada, melequenta, e chorosa confusão. E em seguida me calo, exausto, atormentado apenas pela tremedeira e pelos suspiros lacrimosos. Nem percebo os braços de Sarah à minha volta até ter conseguido recuperar um pouco de controle sobre os espasmos em meus pulmões." - Pág. 179

Tenho que confessar que independente de já ter lido e ouvido críticas sobre a construção de enredo criado por Andy, é realmente digno ressaltar que o mesmo foi muito bem elaborado - ainda mais por termos Archie narrando toda história (primeira pessoa) - ele nos apresentar durante a narrativa, as idas e vindas das discussões ocasionadas pelo MI (monólogo interno), ME (monólogo externo) e do EP (eu, psíquico), fazendo com que os mesmos deem um ar engraçado e dinâmico entre as cenas vivenciadas pelo personagem, durante a leitura.

Leitura recomendada e FAVORITADA! :)
Tenho certeza que irão se deliciar com a história, afinal, de Nerd todo mundo tem um pouco!

site: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com.br/2014/01/resenha-fator-nerd.html

Jess 07/05/2014

Que a força esteja com você!
A primeira vez que vi “Fator Nerd” achei a capa super fofa, mas infantil, por isto eu sabia que nunca iria comprar, porém um dia participando de uma promoção ao qual eu poderia ganhar ou Fator Nerd ou outro livro, que agora não me recordo, acabei sendo a segunda colocada, fazendo com que a primeira escolhesse. Bem, recebi então esta obra do Andy Robb já pensando em trocar por algum outro livro no skoob ao qual eu estivesse interessada, porém não consegui qualquer tempo para analisas as opções que tinha fazendo com que o tempo se passasse e eu continuasse com o livro, assim como vendo resenhas que aos poucos fizeram com que eu acabasse cedendo a leitura de Fator Nerd.

“Quem sou eu? Tem certeza de que quer saber? Se alguém lhe dissesse que sou apenas um cara normal, sem nenhuma preocupação na vida, alguém estaria mentindo.”

Vocês já podem ver que eu o comecei desanimada, esperando morrer de tédio, não é? Diferentemente do que eu tinha em mente, este livro é incrível, delicioso de ler e dar boas risadas com os pensamentos loucos do Archie.

"MI: Três horas até o lançamento.
MI: Puta merda."

Realmente devo dizer que me surpreendi, desde a primeira página fiquei admirada com a forma a qual o Andy escreveu e desenvolveu o enredo, cada página que eu lia logo desejava a próxima e assim foi que passei os dias devorando as linhas sobre a vida do confuso e nerd, Archie.

- # -

"Então aí está: meu nome é Archie, e sou um NERD. Mas apenas nesse mundo..."

Archie é um garoto tímido de 14 anos ao qual faz parte de um grupo de nerds (Matt, Ravi e Beggsy). Ele e seus amigos gostam dos famosos jogos de RPG, livros do gênero de "Senhor dos Anéis" e de pintar estatuas para seus jogos.

“MI: Não vamos nos esquecer da sua habilidade em citar Guerra nas Estrelas, de sua obsessão com livros de fantasia, sua inabilidade de passar por uma loja de quadrinhos sem comprar alguma coisa e sua falta de jeito com as garotas.”

O garoto está passando por um momento difícil de sua vida que é a separação dos pais, além de também seu pai está meio que o deixando de lado pelos filhos da mulher que agora está casado, porém o garoto não deixa seus sentimentos quanto a isto transparecerem, o que lhe causa alguns problemas.

“Conto tudo a ela: sobre Tony, o divórcio, a mudança de cidade de meu pai, o quanto amo a minha mãe, como sou nerd, como sou fraco, como não converso de verdade com ninguém, meu MI, a Gárgula, o Sonho; sai tudo numa grande bagunçada, melequenta e chorosa confusão…”

Porém, nem tudo é tão terrível assim na vida do garoto. Um dia, quando está no Casebre, em um evento, uma garota linda com vestimentas góticas se aproxima e lhe faz algumas perguntas sobre aquele lugar, deixando Artiche bem nervoso, afinal de contas, ele é um nerd e não sabe como lhe dar com garotas. A partir daí ele e Sarah começam a se conhecer e criar uma grande amizade, entre tanto, algo a mais cresce no coração do garoto, fazendo-o mudar um pouco para se adaptar ao mundo de Sarah e assim tentar conquistá-la. Mas será que abandonar sua “nerdice” vai funcionar?

- # -

Este livro é realmente encantador e não vejo a hora de ler a continuação, espero realmente que a editora o traga para o Brasil, pois depois de ter lido a sinopse de “Geekhood: Mission Improbable” fiquei muito curiosa.

“Bibliotecas são lugares maravilhosos. Algumas pessoas relatam uma enorme sensação de paz e bem-estar quando entram em igrejas: algo a ver com o silêncio, o espaço e provavelmente uma sensação de união com os outros iniciados. É isso que as bibliotecas são para os nerds _ santuários onde podemos espreitar a salvo, sabendo que os únicos outros habitantes são companheiros adoradores. O silêncio engana, no entanto, pois se escutar com calma, pode ouvir os espíritos nerds cantando todos juntos seus anseios de ser Outra Coisa_ ser como os heróis dos livros, conquistar os corações de heroínas coquetes, ferir poderosos inimigos. Ser qualquer coisa além de um Nerd. Mas em vez de serem lugares tristes ou abandonados, bibliotecas são os templos onde os nerds podem conquistar esses objetivos, suas almas planando em arrebatamentos de glórias impressas.”

Este quote ai em cima é um dos meus favoritos. Espero que tenham gostado da resenha e que vocês possam ler este livro divertido.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=7495

Thaisa 16/07/2014

Um livro fofo e muito divertido!
Sou uma pessoa apaixonada pela cultura pop/geek. Sou uma nerd assumida e não me envergonho disso. No dia em que vi o lançamento desse livro fiquei enlouquecida e queria lê-lo a todo custo. Apesar de saber que seria um livro voltado para adolescentes, sabia que a história iria me agradar, afinal, estamos falando do universo Nerd! Certo, livros voltados para o público jovem estão começando a fazer parte das minhas leituras preferidas.

Fator Nerd: Contatos imediatos do 1º Amor (Primeiro livro da Série Geekhooh) não me decepcionou em nada! O livro está cheio de referências que pude reconhecer de imediato. Usando uma linguagem simples, cheia de humor e altamente inteligente, Andy Robb abordou assuntos que fazem parte dos conflitos cotidianos dos adolescentes de uma maneira fantástica! Com uma narrativa em primeira pessoa, conhecemos o ponto de vista de Archie, de uma maneira muito interessante. Utilizando o MI (Monólogo Interior – aquilo que ele tem vontade de falar, mas não fala), o ME (Monólogo Exterior – o que ele fala para agradar aos outros) e mais pra frente o EP (Eu Psíquico – aquele que quer mudar), o autor conseguiu dar uma dinâmica incrível ao enredo. O MI de Archie é aquela voz crítica interior que dá todo o diferencial na narrativa. Dei muitas risadas com os comentários sarcásticos e as tiradas inteligentíssimas dele.

Confira a resenha completa no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2014/07/resenha-fator-nerd-contatos-imediatos-do-1o-amor/

Vivendo a Vida 20/11/2016

Contatos Imediatos do 1º amor
O personagem principal nos cativa com sua fofura sendo um tipico geek tímido e tendo um amor platônico com a linda gótica. E, para aqueles que tem um amor nerd, recomendo muito ler esse livro. Muito fofo, nos leva as asas da imaginação com esse livro. Interessante as citações que o autor se apropia de assuntos nerds, como senhor dos anéis e mesmo o título, que se refere a alienígenas. Bem bacana nesmo e uma leitura típica de geeks apaixonados.

Bela Lima 08/03/2017

A primeira vista, esse livro é um livro nerd para nerd, mas... O que é ser nerd?
Archie é um nerd com N maiúsculo e está bem com isso. Ele tem três amigos nerds – Matt, Ravi e Beggsy – com que pode ser ele mesmo, lendo e assistindo coisas de nerds, jogando RPGs e pintando seus próprios personagens para os jogos. Ou tão ele quanto possível, sem dizer todas as coisas que seu Monologo Interior (MI) gostaria de dizer. E seu MI gostaria de dizer muitas.

“Isso faz de mim um duas caras? Acho que não. Encaro mais como sendo uma forma silenciosa de alívio. Se eu não desabafasse comigo mesmo, diria algo estúpido e magoaria alguém. Admito que às vezes meu MI se deixa levar um pouco demais e talvez perca um pouco de perspectiva, mas ninguém é perfeito.”

Tudo na vida de Archie está bem. Isso é, tirando fato de seus pais terem se separado, o namorado da sua mãe ser um Imbecil e ela não perceber, o pai ligar mais para os filhos da sua nova esposa do que para o próprio filho. Tudo está bem. Até que Sarah, a Linda Gótica, aparece e Archie tem que reavaliar sua vida e os fatores nerds que a compõem.

“É agora ou nunca. Agora é um lugar bastante assustador no momento. Nunca é seguro e pacífico.”

Hum... Sentimentos conflitantes. Eu estava gostando do livro quando do nada houve uma mudança no personagem que não gostei. EP é o verdadeiro Imbecil da história na minha opinião. Depois de dois capítulos mais ou menos, você acaba superando... Não realmente, porque “É adeus, Ep, e olá, MI renovado!” Não que eu esteja reclamando! Eu já disse que gostei do MI? Porque eu realmente gostei do MI.

“Usar a palavra “amigo” é um método Nerd de deixar claro que se está desarmado. A não ser, é claro, que estejam discutindo, quando aquilo sugere alguma intenção hostil. É complicado.”

A primeira vista, esse livro é um livro nerd para nerd, contendo várias referências a cultura nerd e explicações detalhadas sem ser entediante de como jogar RPG e pintar suas estatuetas, são dicas úteis e interessante para quem não conhece esse universo (eu sou uma geek, uma nerd mais refinada por assim dizer, e não sei nada sobre isso), mas... O que é ser nerd?

Archie é apenas um garoto tímido que gosta de se divertir com os seus amigos e que não sabe o que fazer quando se apaixona pela primeira vez. No caminho desse aprendizado, ele descobre quem ele é e o que ele quer ser. Contatos Imediatos do 1º Amor é um livro de autodescoberta ainda na adolescência.

site: https://sougeeksim.blogspot.com.br/2017/03/resenha-contatos-imediatos-do-1-amor.html