Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Karine.Mesquita 18/04/2024

Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa.

FerP 10/04/2024

Livro tocante, extremamente necessário. Possui muitas informações que normalmente não são chegadas de uma maneira mais facilitada, recomendo demais pra quem gosta sobre o assunto.

Daniele.Rodrigues 24/03/2024

Impactante e Profundo
Schloss compartilha suas experiências de sobrevivência no campo de concentração, descrevendo os horrores e as perdas que presenciou. Além disso, ela reflete sobre a importância de manter viva a memória do Holocausto para que gerações futuras possam aprender com os erros do passado e evitar que tais atrocidades se repitam.
A obra também aborda questões mais amplas, como a natureza do mal, a resiliência humana e a necessidade de perdão e reconciliação. Schloss consegue transmitir uma mensagem de esperança e resiliência, apesar das adversidades enfrentadas.

Adri.RMonteiro 21/03/2024

Eva Schloss narra sua vida desde a infância confortável, o período que começou a perseguição aos judeus, a falência de seu pai e a necessidade de fugir dos soldados nazistas. Foram anos se escondendo, precisando ficar longe de seu pai (que buscava a todo custo promover segurança a sua família). Passou por abusos por parte de um homem que morava numa das pensões que ela se escondia. Nenhum lugar era seguro e ninguém era de confiança. Enfim, foram descobertos e presos. No dia de seu aniversário de 15 anos chega num campo de concentração, onde vai para um lado com sua mãe, seu pai e seu irmão para outro. Viu seu pai apenas uma vez mais. Por conta de uma de uma amiga lá dentro do campo que tinha muita influência, foram pousadas da morte. Relata com detalhes o que viu e o que passou em Auschwitz. A segunda metade do livro conta o ?depois. Para onde foram, o que fizeram e quando se casaram. A mãe de Eva se casou com Otto, pai de Anne Frank e dedicou o restante de sua vida na divulgação do diário da menina.

Eva, por vezes, se comporta como uma pessoa mimada. Não sei como é possível depois de ter visto tanto horror se comportar assim, por outro lado ela assume que nunca fez terapia. Acabou ficando uma pessoa mais dura em muitas situações depois de ver sua riqueza sendo tomada, sua família desmanchada e precisar lutar por comida. Me angustiei com a forma que ela tratava sua mãe, muito incomodada com a ?alegria? dela e com o amor que sentia por Otto e pela divulgação do Diário de Anne Frank. Depois que sua mãe faleceu, com mais de 90 anos, leu cartas que ela enviou para sua avó e viu como ela precisou transparecer alegria, tudo pela filha. Com certeza sentiu remorso e arrependimento por não ter dado mais atenção a sua mãe.

Sempre que leio algum livro relacionado a Auschwitz fico sabendo de algo novo. As maldades cometidas ali foram inúmeras!

Felipe1503 21/03/2024

"Depois de Auschwitz", escrito por Eva Schloss, é uma obra que mergulha nos detalhes da vida da autora antes, durante e após sua experiência no campo de concentração nazista.

Com uma narrativa envolvente, Schloss conduz o leitor por um profundo mergulho neste período sombrio da história humana.

Mais do que apenas relatar os horrores enfrentados, o livro nos convida a refletir sobre as profundas cicatrizes deixadas na vida dos poucos sobreviventes, como no caso da autora, que precisou encarar o desafio de reconstruir sua vida após tamanha devastação.

Bia 18/03/2024

Depois de Auschwitz
Inacreditável pensar que algo tão cruel aconteceu quantas pessoas. Ler a história de uma sobrevivente é impactante, difícil e doloroso. E mesmo assim, esses sentimentos não chegam nem perto do que a Eva e todas as vítimas do holocausto sentiram. Livro muito necessário

LariCoe 18/03/2024

Eva relata sua história e de sua família na 2°Guerra Mundial onde o Holocausto assassinou pelas mãos dos Nazistas cerca de seis milhões de pessoas entre Judeus, ciganos,pessoas com limitações físicas e mentais, opositores políticos dentre outros. E depois relata como foi importante esses relatos pelo mundo onde ela tinha esperança de que os jovens aprendessem com o passado para que não voltasse a acontecer no futuro.

Tiago Santos 16/03/2024

O pior lado da humanidade
Um livro que demonstra o pior momento da humanidade, um relato forte e assombroso do pior lado que a humanidade já mostrou.
Porém de todo lado obscuro e maldoso, temos a mensagem que há uma luz no fim do túnel. E que a esperança nunca deve ser abandonada.
Um livro que não pode cair no esquecimento...

Janaina 10/03/2024

Depois de Auschwitz
Eu sempre fico pensativa quando leio livros de histórias reais, especialmente sobre esse período tão obscuro.
Não consigo imaginar como essas pessoas conseguiram sobreviver a tudo aquilo e como o ser humano pode ser tão cruel.
Testemunhos como o de Eva neste livro nos mostram que o sofrimento se estendeu muito além dos campos de concentração. Vidas foram desfeitas e refeitas do zero, com traumas e ausências...
Eu me emociono e valorizo ainda mais tudo que tenho.

Maria 09/03/2024

Auschwitz
A história do Holocausto é um capítulo sombrio e devastador da humanidade que jamais deve ser esquecido.
Um livro bastante importante para refletir sobre as atrocidades cometidas durante esse período e honrar a memória das vítimas.
Uma ótima biografia!!
Mariana.Quintana 09/03/2024minha estante
Ameia resenha e agora quero ler tbm pq sou judia kk

Maria 09/03/2024minha estante
leiaaa, é muito bom e sensível!!!

Manú 01/03/2024

A história de Eva
A triste história de uma sobrevivente do Holocausto !
A Judia Eva a mãe, pai e irmão foram presos pelos nazistas e enviados para Auschwitz, somente ela e a mãe sobrevivem aos horrores daquele lugar.

Larissa2872 28/02/2024

"Isso é maravilhoso, sinto que sou uma pessoa de novo!"
Depois de Auschwitz é um livro que vai ficar marcado no meu coração e na minha consciência pro resto da vida.
Aprendemos oque foi o Holocausto, mas ler relatos reais me impactou indescritivelmente, é uma dor única que não pode ser descrita em palavras, muitos trechos do livro me deixaram reflexiva e com lágrimas nos olhos diante de tantos horrores que a Eva e tantas outras milhares de crianças, mulheres, homens, idosos, ciganos, homossexuais

Que relatos como esse sirvam de reflexão para que nunca mais permitamos, apoiemos, ou ignoraremos algo tão terrível como o Holocausto na Europa Nazista ocorra novamente.

"Sim, vocês podem ver o quanto a discriminação é perigosa. É preciso coragem para falar quando se vê a injustiça. Você tem uma voz."

"Aprendi que não importa o quanto a vida fica difícil, você precisa ter vontade de sobreviver, é isso que vai te manter no caminho.?

"Era uma representação muito pequena e insignificante da maior e da ideologia mais maléfica que o mundo já havia conhecido"

"Isso é maravilhoso, sinto que sou uma pessoa de novo!"

"Ele nos alertou em relação ao caminho fácil da
"ignorância contra a maneira diferente de viver dos outros", e da busca por bodes expiatórios."

?Pensar sobre os seus valores, sentir empatia pelas outras pessoas que são diferentes de você e ser uma pessoa humana."

"Embora saibamos que Deus é misericordioso, suplicamos a ele que não tenha misericórdia com pessoas que criaram esse lugar"

?Anne Frank escreveu no final de seu diário, pouco antes de ser capturada, que ainda acreditava que as pessoas tinham bons corações, mas eu me pergunto o que ela pensaria se tivesse sobrevivido aos campos de concentração. Minhas experiências revelaram que as pessoas têm uma capacidade única para crueldade, brutalidade e completa indiferença aos sentimentos humanos. É fácil afirmar que o bem e o mal existem dentro de cada um de nós, mas eu vi a realidade de perto, e isso me levou a uma vida de questionamentos sobre a alma humana.?

Luiza Cavalcante 25/02/2024

Antes, Durante e Depois de Auschwitz
Eva foi uma criança aventureira e destemida que possuía boas amigas. Ela tinha um irmão mais velho com alma de artista e os dois eram filhos de um casal formado por um empresário bem sucedido e uma exemplar dona de casa.
         Porém, a década era 1930, Eva era austríaca, uma de suas amigas era a própria Anne Frank, sua família era judia e a Segunda Guerra Mundial estava começando.
         Em sua autobiografia Eva Scholss, nascida Eva Geiringer, conta sua história 'antes', 'durante' e 'depois' de ser deportada para Awschwitz no dia de seu aniversário de quinze anos.
          Em Auschwitz, Eva viveu as piores experiências que o ser humano pode imaginar. Após sua libertação e o fim da guerra, uma Eva adulta e traumatizada trava uma batalha interna com seu passado reprimido ao mesmo tempo em que tenta levar uma vida "normal".
         "Depois de Auschwitz", como tantos outros relatos da época, não é uma leitura agradável e pode carecer de um certo sangue frio para ser concluida. Por outro lado, também é uma leitura que enriquece, emociona, exercita a empatia e nos lembra de estarmos sempre vigilantes para que os erros do passado não se repitam.