The Mysterious Affair at Styles

anabê @anabialeiroz 21/06/2018

Um bom começo
The mysterious affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles), Agatha Christie
Nota: 3.5/5

Iniciei o projeto pessoal de leitura que considero o mais audacioso da minha vida: recheado de releituras, estou lendo Agatha Christie em ordem cronológica.
Abrindo ainda timidamente essa epopéia, finalizei ontem a leitura The mysterious affair at Styles (TMAS).

Não utilizei a edição física que tenho porque achei a diagramação ruim e acabei lendo no original pelo Lev. O reencontro com meu personagem favorito da ficção, Hercule Poirot, depois de muito tempo esperando foi quase aquilo que eu imaginava.

Como torna-se sua marca, nesse livro Agatha brinca com sugestões e induções, tudo de uma forma quase aristocrática e bastante regada a chás ingleses e método. Nesse romance, Mrs Inglethorp, uma viúva que acaba de casar-se com um homem 20 anos mais novo, é envenenada com estricnina na sua casa, em Styles. Hastings, um capitão inglês reformado na guerra, está hospedado no casarão e por coincidência conhece Poirot, o detetive belga que está morando próximo a Styles e é contratado pela família para descobrir o assassino.

Poirot une as evidências, numa atitude que entendemos ser quase atípica com o que torna-se seu usual, e resolve o crime de maneira espetacular. Não antes de a autora brincar com o que a gente conhece sobre plot twists.

É um livro introdutório bom, mas sentimos que Agatha ainda está tateando e construindo aquilo que será a obra consistente de sua vida. Alguns elementos que sabemos que serão suas marcas registradas, assim como de seus detetives, já estão ali mas acredito que precisarão de outras histórias para florescerem. Foi uma boa forma de começar esse projeto e é um livro que indico muitíssimo.

Instagram: @anatomialiteraria