Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Xanda 30/04/2018

Ai ai, esses conflitos adolescentes...
Adorei o livro, ele me lembrou muito dos meus 17 anos, da escola, dos amores e infelizmente do bullying.
O que você faria se tivesse sentimentos pelo namorado da melhor amiga? Então, é complicado não é mesmo gente, pois ao mesmo tempo que firmamos os pés para afirmar que traição é traição, e devemos condenar quem fez isso(não estou dizendo que é certo, mas é tudo um ponto de vista, ao meu ver) não vemos o outro lado, e os sentimentos dos envolvido... Concordo que deveriam ter agido de outra forma, mas eles estavam naquela fase, aquela que achamos que sabemos tudo, e na verdade não sabemos muito, na fase em que se algo der errado, por mínimo que seja, o mundo vai acabar...
Eu gostei da abordagem do livro e da escrita. É rápido e gostoso.

Luana Moraes 10/03/2018

Um romance inteligente e tipicamente adolescente
Tipo destino tem uma série de elementos que deixam o YA mais gostoso, uma amizade verdadeira, problemas típicos adolescentes, um amor que parece mais vivo e brilhante, e também está recheado de descobertas e lições valorosas para qualquer idade.

A sinopse te faz acreditar que o envolvimento de Lani com Jason acontece de forma instantânea e que ele é um mau caráter, mas NÃO. A sinopse é enganosa.

Sou um pouco resistente para ler YA, mas sempre que e da Colasanti, eu leio sem medo, eu ia dizer de olhos fechados, mas quem lê de olhos fechados? Não é mesmo. kkkk.

Lani é uma menina que acredita no destino mais do que tudo, uma apaixonada por horóscopo e coisas exotéricas, a possibilidade do incerto a faz perder o sono, e junto com sua amiga Erin elas buscam todos os meios de garantir que o Destino não as pegue de surpresa. Estudiosa e entusiasta de projetos que salvam o planeta, adora filmes e ficar em casa, assim é Lani.
Já sua melhor amiga, Erin é o oposto, extremamente sociável, baladeira, adora pessoas e projetos que envolvem diretamente pessoas.
Lani e Erin são diferentes quando se trata de garotos, gostos para esporte e pessoas, mas tudo parece mudar quando Erin começa a namorar com Jason.
Jason é um garoto popular e encantador. Ele possui um código secreto para passar bilhetes durante a aula, inteligente e muito bem humorado.

Quando Jason é apresentado a Lani, conseguimos sentir a conexão que sentem um pelo outro. É como um formigamento que começa na ponta dos dedos e depois já tomou sua mão, é incômodo no começa, mas depois de um tempo você se acostuma, e então ele passou.

A narrativa de Susane é extremamente inteligente e fácil, a autora constrói enredos tipicamente adolescentes com uma boa linguagem e boas sacadas, é engraçado ver como na adolescência os sentimentos são mais intensos. Eu me vi em Lani em vários momentos, os questionamentos sobre o futuro, como as amizades parecem que vão durar para sempre. E como tudo é o fim do mundo.
Susane me deixa mais leve e empolgada com suas histórias.

Em alguns momentos eu quis bater na personagem principal, mas depois eu percebi que suas atitudes são compreensíveis pela sua pouca idade e maturidade.

A única coisa que me incomodou no decorrer do romance e como tudo se resolveu rapidamente, a autora poderia ter aprofundado mais um pouco a situação e a resolver de forma mais branda. Tirando isso. Eu amei o enredo, o romance, a fixação de Lani pelo destino e todas as suas loucuras.

Os leitores de YA deem uma chance a narrativa da Colasanti.

Ah, foi uma delicia embarcar na história de Lani, Erin, Jason, é possível se identificar com os personagens e refletir sobre as consequências de nossas atitudes. E também que infelizmente não controlamos uma série de coisas.

Recomendo para quem gosta de YA, seja adulto ou jovens adolescentes. Um romance leve que me deixou querendo mais.

Jeniffer 11/02/2017

Tipo Destino
Susane Colasanti me surpreendeu em Bem mais perto, outro livro da Novo Conceito, que amei a leitura. Em Tipo Destino pensei que aconteceria o mesmo, mas parece que após outras leituras, minhas preferências literárias andam mudando e o livro não se encaixou nelas.

Lani e Erin são melhores amigas, mesmo atualmente sendo tão diferentes, as duas mantém um contato grande, principalmente após um acidente de carro quando Erin acaba salvando a vida de Lani. Porém, tudo muda quando Erin começa a namorar Jason, o garoto da escola que mudou e que Lani antes não o tinha percebido. Até agora. A conexão estranhamente boa que Lani sente com Jason torna-se mais do que isso e agora a garota precisa decidir-se com quem ficar: Jason, provavelmente o amor da sua vida ou Erin, a garota que a salvou e que viveu tantas histórias juntas.

Pela sinopse percebemos que o livro é bem romance adolescente e talvez por isso a leitura não tenha sido tão boa para mim. Lani acredita em horóscopos, destino e cartas, ela procura sempre melhorar o ambiente à sua volta com campanhas para reciclagem e conscientização ambiental. Sua mãe tem uma horta em que Lani a ajuda de vez em quando. Diferente de Erin, que faz parte do grupo dos alunos mais populares da escola e parece conseguir tudo o que quer, a qualquer hora.

Jason torna-se o típico garoto que toda garota do colégio quer como namorado e Erin o consegue. Porém Lani, após alguns momentos com Jason e conversas avulsas sente uma forte atração por ele e parece que é correspondida; ao longo da trama vemos o casal primeiramente lutando contra a traição e depois tendo que enfrentar as conseqüências por estarem juntos.

São personagens tipicamente adolescentes e a estória em si também, salvo algumas diferenças que vi em Lani, por ter uma consciência ambiental e acreditar em horóscopos, ‘destino’ e tarô, algo que não encontramos muito em outros livros do gênero. Além da trama ainda ter Blake, que é gay, mas encobre isso de todos, principalmente por prever a reação de seu pai ao saber sobre isso. Blake não tem uma relação saudável com ele e prefere esconder tal fato, esperando ansiosamente pela faculdade e a liberdade que tanto almeja. Durante a trama, temos esse 'núcleo' sobre os dilemas da homossexualidade na escola, como ela é enfrentada não só por quem é, mas por outros, conhecidos ou não do indivíduo.

Tipo Destino não foi uma leitura surpreendente por ser um típico livro para adolescentes. Talvez por ter certa (ainda pequena) experiência literária de livros com estórias mais maduras ou por estar em um momento onde prefiro ler outros livros, com outros temas, esse livro não tenha sido uma boa leitura.
É uma leitura leve e rápida, ótima para fins de semana tediosos, sem muito o que fazer. A narrativa de Colasanti não deixa a desejar, pelo contrário. Mas sua estória não me cativou tanto assim. Ainda assim recomendo a todos que gostam de uma leitura leve, sem compromissos.

site: https://monautrecote.blogspot.com.br/2014/11/resenha-tipo-destino.html

Kariza 27/08/2016

Esperava mais!
Esperava mais, apesar que não ter criado tanta expectativa ainda assim me decepcionou.

jessie santos 20/08/2016

É ótimo!!
É uma leitura rápida e divertida,mas na minha opinião, o final poderia ser melhor.

Dessa 07/06/2016

Um romance leve, mas divertido. O que fazer quando se está apaixonada pelo namorado da melhor amiga? A resposta mais simples seria ignorar o sentimento, mas isso torna-se cada vez mais difícil conforme o tempo que passam juntos.

Não é uma história muito emocionante ou interessante, mas é uma ótima leitura para passar o tempo. Desde o começo já sabemos que é meio óbvio que as almas gêmeas devem ficar juntas, então o mistério está em como isso acontecerá.

Essas são apenas minhas impressões, leiam mais sobre a história e o que achei do livro (capa/diagramação) no blog.

site: https://citandopalavras.wordpress.com/2016/05/19/resenha-tipo-destino-de-susane-colasanti/

Biah 26/05/2016

E se sua alma gêmea fosse o namorado da sua melhor amiga? E aí, o que você faria? Lani teve que viver essa situação é descobrir como sair desse problemão! Uma boa história para passar o tempo, senti falta de um final mais completo, mais detalhado talvez, mas ainda assim uma boa história.

site: https://www.instagram.com/p/7LgYZnBM8Z/?taken-by=b_lima94

Tracinhas 19/01/2016

por Lídia Rayanne
Tipo Destino é um típico romance adolescente, mas não tão clichê quanto parece. Os personagens foram bem desenvolvidos e trabalhados de forma sincera, de forma que conseguimos entender a motivação deles - pelo menos na maior parte do tempo.

Porque, vejam bem, Lani está apaixonada pelo namorado de sua melhor amiga. E não é uma coisa de mão única. Eles gostam das mesmas coisas e se entendem num nível tão profundo que meio que completam as piadas um do outro. Só que…

(SPOILER, PULE PRO PRÓXIMO PARÁGRAFO. É SÉRIO, EU TÔ AVISANDO!!!)

Quando Jason termina com Erin enquanto ela está no tal acampamento, Lani reluta muito para assumir o relacionamento com receio do que as pessoas vão pensar. Ao contrário do que a sinopse nos faz acreditar, o Jason é um cara super fofo e digno, e ele realmente gosta da Lani, tanto que prefere arriscar sua reputação na escola pra ficar com ela. Agora a Lani… Meus amigos… Sabe daquelas protagonistas que você não sabe se gosta ou se dá umas tapas na cara dela pra acordar pra vida? Pois então. Quando Erin volta do tal acampamento e descobre o motivo pelo qual Jason terminou com ela, começa uma campanha anti-Lani que é de dar dó, com direito a montagens de fotos pornográficas soltas na internet e tudo. E mesmo tendo sua imagem depreciada perante toda escola pela “melhor amiga”, Lani é tão tola ao ponto de romper com o amor da sua vida para tentar ser perdoada por ela. E mesmo entendendo o lado da personagem, a forma como ela aceita essa “punição” degradante me aborreceu profundamente. Dava vontade de dizer: “Lani, minha filha, se for pra ser rechaçada perante toda escola, que seja ao lado do seu boy magia, e não sozinha!” u.u

A narrativa em primeira pessoa no presente me incomodou (pela primeira vez!) em alguns momentos, mas porque Lani ficava divagando sobre coisas importantes enquanto fazia coisas cotidianas, e tinha horas que isso era entediante. Mas quanto ao romance, é bem fofinho e gostoso de ler. É impossível não torcer para que Lani e Jason fiquem juntos!

Enfim, Tipo Destino não é um livro memorável, mas uma boa recomendação para matar o tempo.

site: http://jatracei.com/post/137597256977/resenha-122-tipo-destino

Dani 10/09/2015

Romance teen
Não sei o que acontece comigo e a Susane Colasanti!
Eu sei que os livros dela são bobinhos demais, teens demais, mas mesmo assim, eu vou lá e leio!
Tudo bem que o público alvo da autora não é uma pessoa na casa dos 20 e alguns anos, mas não acredito que esse tipo de história venha a agradar os adolescentes de hoje em dia...
Enfim, é um passatempo? Sim, mas não espere muita coisa.

Paula 07/09/2015

E se a sua alma gêmea fosse o namorado da sua melhor amiga? Essa foi a frase que chamou minha atenção para o livro, e confesso que, ao ler a sinopse, crucifiquei a Lani. Porém, a Susane Colasanti conseguiu me deixar de queixo caído e rever meus conceitos, foi até engraçado.

Lani e Erin são melhores amigas, e já digo que isso é meio esquisito. A única coisa em comum entre as duas é a crença forte em astrologia. Olham horóscopos diariamente e tomam aquilo como um mantra, o que tem tudo a ver com o título e os ocorridos do livro. É mesmo "tipo destino" o que acontece com Lani quando conhece o namorado da amiga, Jason. Eles estabelecem uma conexão incrível, tem gostos muito parecidos... enfim, sabe aquele negócio de alma gêmea? Mais ou menos assim.

Eles seriam um casal perfeito, com ênfase no seriam. Que tipo de amiga roubaria o namorado da outra? Mas ela não consegue parar de pensar no cara e ficar encantada com tudo que ele faz. Além disso, quando parecia que tudo iria melhorar e Lani esqueceria Jason, o verão chega e Erin resolve viajar, o que consequentemente aproxima o casal. E agora, o que ela deve fazer: abrir mão da amizade por quem ama ou deixar partir sua alma gêmea em honra à amiga?

Apesar de ser um romance bem clichê, muito focado em astrologia, a história em si é legal. As amigas tem um acontecimento da infância na memória, o que dá a entender que Lani teria uma dívida com Erin. Tudo bem se fosse ela que pensasse assim, mas é a amiga que fica cobrando isso, sabe? Força a garota a fazer algumas coisas com frases que dão a entender "ah, você me deve isso, lembra?", é muito irritante. Acho que cobrar favores das pessoas porque você as ajudou é antiético, isso deve acontecer naturalmente. Temos que fazer as coisas sem esperar algo em troca, e tudo que vier é lucro.

A Erin é exatamente assim: acha que o mundo deve girar em torno dela, não gostei da personagem. Achei que faltou alguma coisa na Lani e no Jason, talvez mais pulso para lutar pelas coisas. Em compensação, gostei muito do Blake, que também é amigo das meninas, e super divertido.

Helena 21/08/2015

Estou em mais da metade do livro e até agora a história não me convenceu. O que me atraiu no livro foi a capa, parecia uma boa leitura mais até agora estou decepcionada. Vou terminar porque sou persistente.

Carina 30/05/2015

Legalzinho
Shakespeare disse em O Menestrel que "não devemos mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam". Discordo.
O bom da vida é a evolução, percebermos que pensamos de modo diferente conforme amadurecemos, mudamos ideias que antes eram imutáveis.
Nada mais natural que novos amigos que compartilhem o mesmo propósito acabem surgindo.
Devemos respeitar o passado sempre aceitando o inesperado.
Esse livro não é excepcional, mas vale a leitura se você tem o hábito de manter amizades que já não tem mais nenhuma afinidade.
Como eu ja tinha aprendido essa lição não fiquei maravilhada com o livro. Mas os Shakesperianos que pensam dessa forma devem ler o livro.

SaraFranAa 28/05/2015

Resenha – Tipo Destino.
Comecei a leitura desse livro com as expectativas em alta, aliás, como sempre porque sou uma eterna otimista. Adoro um romance como bem sabem não é? Infelizmente Tipo Destino não me cativou tanto assim. Foi o primeiro livro que li de Susane Colasanti e não foi uma boa opção de leitura.

Lani e Erin são melhores amigas, com muito pouco em comum. O que as amigas têm em comum é a fascinação pela Astrologia. Elas são – Lani principalmente – obsecadas no futuro e no que ele reserva. Lani como eu é do signo de Touro, mas não me identifiquei em nada com ela.

Lani não poderia imaginar que ao conhecer o namorado de Erin, Jason iria se identificar com ele de uma maneira assombrosa. Eles são muito parecidos em quase todas as coisas que fazem. Lani é a favor da natureza e da reciclagem e Jason após Lani lhe mostrar os benefícios de se preservar o planeta também adere à causa.

Blake é o melhor amigo de Lani e é gay ele esconde isso de todo mundo menos de Lani em quem confiou seu segredo. Esconde até do próprio pai que não aceitaria um filho gay. Sinceramente Blake foi um dos personagens que mais gostei e foram bem poucos.

Erin e Jason estão namorando e apesar de saber que não deve Lani não consegue parar de pensar que Jason é sua alma gêmea, mas ela não pensa em fazer nada a respeito disso. Na infância as duas amigas sofreram um grave acidente no qual Erin salvou a vida de Lani. A garota se sente em dívida com a amiga, fato que Erin não a deixa esquecer. A dita melhor amiga Erin faz uso desse senso de obrigação que Lani tem para com ela e força a garota a tomar decisões que ela não deveria tomar.

Erin então resolve passar o verão fora e a atração que Lani e Jason sentem vêm à tona de vez.

Achei Lani muito focada em não magoar a amiga e em adivinhações do futuro o que achei cansativo durante a leitura. E mais cansativo ainda foi ela mudar de opinião a cada momento. Em um segundo ela assume que Jason é sua alma gêmea e que gosta dele para logo em seguida mudar de ideia novamente.

Achei Jason fofo, mas não foi um mocinho que tenha me empolgado. Achei que ele demora muito a tomar decisões.

Erin é a típica garota que acha que tudo e todos têm que estar sempre a sua volta.

Temos alguns outros personagens, mas nenhum que tenha marcado a minha leitura e que vá ficar na minha memória.

Para quem quer um livro basicamente adolescente é esse sem dúvida. Então se estão pensando em ler dêem uma chance. Não deixem que minha opinião não muito favorável impeça vocês.

site: http://nosleitoras.com/resenha-tipo-destino/
Helena 21/08/2015minha estante
Gostei da sua resenha, nela você fala exatamente o penso a respeito do livro. Não chega a ser uma perda de tempo(estou lendo) mas não cativa em nada, é fraco e sem perspectiva... mas enfim, toda leitura é válida! Vamos em frente.