Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

* 07/10/2013

Embora eu não goste do tema: "traição", gostei do livro!
Lani e Erin são completamente diferentes uma da outra. Erin anda com o grupinho popular do colégio e passa seu tempo livre dando aula como monitora de alunos mais novos, é simpática e extrovertida, e claro, como toda boa amiga extravagante que se preze acha que o mundo gira somente ao seu redor. Já Lani é tímida e sossegada, não perde uma oportunidade de ficar dentro de casa. Amo a natureza e passa seu tempo livre se dedicando ao meio ambiente (ela é pirada nisso, maluquinha mesmo). E mesmo com todas essas diferenças as duas ainda são grandes amigas e sempre arrumam tempo para ficarem juntas, fazendo algo que as duas veneram: Descobrindo o destino. As meninas são fascinadas por ele e pelas maneiras de descobri-lo. Sejam elas por meio de cartas de tarô, mapas astrais ou pelos simples horóscopos pelos quais Lani é viciada.

Até que ponto é bom conhecermos nosso destino? Seria mais fácil lidar com o que sabemos quando à hora chegar? Mas e se as noticias forem ruins, seria realmente melhor sabê-las antes do tempo?
Lani e Erin são melhores amigas há tantos anos que nem se lembram mais de quanto tempo faz. Mas a há algo que as duas lembram com freqüência. O motivo de serem tão inseparáveis, o acidente. Algo que as uniu e tornou-as “irmãs de almas”, que criou um laço que nada nem ninguém poderia destruir. Pelo menos até que o destino mudasse as coisas. O nome dado a esse “destino” no caso é Jason.

Assim que Erin começa a sair com Jason faz questão de que Lani o conheça. Afinal quando se é adolescente a opinião das amigas faz toda a diferença na hora de arranjar um namorado. Mas assim que Lane conhece Jason ela percebe que ele é tudo que ela sempre desejou. Bonito carismático engraçado. A conversa entre os dois flui com naturalidade, como se eles se conhecessem há anos e quanto mais tempo passam juntos mais Lani tem certeza de que o destino lhe trouxe Jason da maneira mais difícil, por meio de Erin, mas ela passa a não ter duvidas de os dois foram feitos um para o outro.

O que fazer quando você se apaixona pelo namorado da sua melhor amiga?

A história é voltada para o público adolescente, mas não há como não se identificar com alguns fatos, mesmo que você já seja adulto. Quem não conhece o código de amigas para namorados? É bem simples: Em namorado de melhor amiga não se mexe nem se o cara estiver pegando fogo. Hoje vamos conhecer o outro lado da moeda. O lado do destino. Me identifiquei muito com a personagem principal. Na idade dela eu também era doida para saber o que meu futuro me reservava, adorava ler meu horóscopo e essas cartomantes baratas que sempre falam que você vai casar com um cara muito rico e ter dois filhos. Pouco importava que a mulher não soubesse nada de nada! Bons tempo rsrs. Em “Tipo Destino!” o destino é um assunto muito recorrente, então é corriqueiro que elas assemelhem qualquer situação a sinais do destino. Pensei que isso se tornaria um tanto cansativo porque a autora sempre bate na mesma tecla, mas na verdade acabei gostando. É realmente incrível quando esses sinais chegam até nós e eu tenho provas de que eles acontecem na vida real. RS. Pois é eu também ACREDITO!

A trama em si obviamente é sobre traição entre amigas. Eu já comentei em muitas postagens anteriores o quanto eu odeio esse tópico, traição pra mim é a maior falta de respeito que existe, seja ela com um namorado/marido/ficante, quanto com a melhor amiga, não importa a pessoa em si, o que importa é o fato, não se deve trair ninguém! Então comecei a ler o livro com o pé atrás, poucas vezes realmente dei uma boa nota ou aproveitei uma leitura que falasse do tema. Mas “Tipo Destino” acabou me surpreendendo. Susane Colasanti levou o tema com tamanha doçura e respeito que é impossível odiar qualquer um dos personagens, pelo contrario. Você acaba entendo os motivos para cada tomar as atitudes que tomaram.

Lani tenta ao máximo evitar o que sente por Jason. Ela realmente NÃO QUER magoar Erin. Elas têm um passado, têm uma história juntas, não seria justo que nada fosse feito pelas costas da amiga. Mesmo sabendo que Jason também gosta dela, ela simplesmente não se permite ir adiante. Até chegarem as férias de verão e como todo ano Erin acaba por ir para um acampamento. Agora Lani e Jason têm um verão inteiro juntos para se descobrirem e chegarem a uma conclusão. O amor é mais importante que a amizade? Vale à pena magoar alguém que amamos porque temos a necessidade de nos colocarmos em primeiro lugar?

Eu adorei a trama. Entendi a dor de Lani, que mesmo extremamente apaixonada não conseguia seguir seu coração, afinal Erin era boa de dona parte dele antes de Jason chegar. No lugar dela eu teria resolvido as coisas de outra maneira. Acho muito mais digno à pessoa chegar e falar: “Sabe de uma coisa eu amo seu namorado. Me desculpa.” É fácil de resolver. No caso Jason resolveria qual das duas ele realmente queria e pronto, a outra sofreria, mas acabaria se acostumando. É difícil demais, mas a verdade dói menos do que descobrir que foi traída pelas pessoas que mais confia.
Eu adorei quase todos os personagens. Lani é uma fofa, no começo eu pensei que ela vivia a sombra de Erin, por esta ser a mais extrovertida, mas não é bem assim que funciona essa amizade. As duas são diferentes sim, mas nenhum acaba por ofuscar o brilho da outra. Lani é somente mais tímida mais centrada no quer de sua vida (quase ela realmente sabe o que é essa tal coisa), já Erin é mais impulsiva e claro, se acha o centro do universo, o que pode ser irritante às vezes.

Brake é um dos melhores amigos de Lani e tem grande participação na história, ele também vive seu próprio conflito na trama. É um personagem engraçado e presente. Que por vezes fala a Lani o que nos leitores queríamos falar, mas não podemos. Ele é nossa voz na história. Já Jason é um caso serio. Passe metade do livro irritada com ele. Como alguém que esta apaixonado por uma pessoa consegue levar numa boa um namoro com a melhor amiga dela? Se ele gostava tanto de Lani quanto a autora deixou transparecer porque ele simplesmente saiu com Erin? Começou a namorá-la? Se ele tivesse tido outras atitudes metade dos problemas na trama não existiriam. Mas quando eu pensei nisso me toquei que se ele não tivesse pisado na bola nos não teríamos esse livro em mãos não é? E com o passar dos fatos ele começa a se abrir mais e se torna um ótimo “mocinho”, paciente e calmo. Centrado e sempre preocupado com o que é melhor para Lani, mesmo que isso seja ficar afastado dela.

Você quer saber o que acontece no verão que Lani e Jason passa sozinhos? Será que Erin descobre os sentimentos da mekhor amiga pelo namorado? Se descobre, como será que ela reage? Eles ficam juntos no final? A amizade faz meninas termina? Essas perguntas você terá que ler para saber. Livro recomendado!

Ká Guimaraes 15/10/2013

Resenha feita pela Ká Guimarães
Mais um livro da Susanne Colasanti que eu gostei...
Poxa Ká você gosta de todos os livros??? Não, tem livro que dou 5 estrelas e tem livro que avalio com 3 estrelas, mas esse eu dei 4 estrelinhas. Ele foi bom, mas ainda faltou alguma coisa ali.

Como os demais livro da autora, esse livro conta a história de adolescentes. Sabe aquele dramalhão todo que os adolescentes fazem? É isso que encontramos em "Tipo destino". Eu não sou muito ligada a esse tipo de história, mas desde que vi a resenha desse livro no Blog do Júlio ( Clique aqui) eu decidi que assim que fosse publicado no Brasil iria ler, e quando o livro chegou, eu o coloquei na meta de um livro por dia.

Em "Tipo destino" conhecemos Lani, assim como todo mundo ela tem uma melhor amiga. Sua melhor amiga é Erin, e ela é a garota popular: tem vários amigos (já tive amigas assim), é divertida e foi um acidente que acabou unindo mais as duas. No livro também tem o amigo delas, o Blake, um rapaz divertido que tirou várias risadas de mim.

Tudo está normal até que Erin aparece com um novo namorado: Jason. Confesso que também me apaixonei pelo garoto, é lógico que percebi que ele desde o início do livro está vidrado na Lani, está muito na cara, mas ela não quer roubar o namorado da melhor amiga, é errado. Digamos que é contra as regras né? É isso que posso contar sobre o livro, para não soltar spoilers.

Susane Colasanti escreve de uma maneira que quando você percebe já terminou de ler o livro. É sempre assim quando pego um livro dela para ler, e não posso deixar de falar que sempre dou muitas risadas. Outra coisa é que o Destino é bem retratado aqui nesse livro, pois Erin e Lani são obcecadas por cada coisa que envolve ele. A Lani tem que ler seu horóscopo semanal toda segunda-feira, afffff confesso que tive amigas assim...

Então, por que eu não gostei tanto do livro e dei 4 estrelinhas? Porque eu achei que faltou alguma coisa ali, não consigo dizer o que exatamente ( existe pessoa mais estranha do que eu?) E tudo acabou rápido demais. Mas não pense que o livro é ruim.

Beijos
Ká Guimarães

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/2013/10/resenha-tipo-destino-e-se-sua-alma.html

Maria5792 06/10/2013

Infelizmente eu não posso tecer elogios sobre esse livro...
A começar que se trata de um assunto um tanto que complicado: traição entre amigas. Para escrever uma história com essa temática e conseguir algum êxito a autora tem que ser incrível e eu sinto em dizer que a Susane não foi feliz nessa obra.

Achei tudo muito superficial, a emoção dos personagens, o relacionamento entre eles...E havia aquele típico colégio “americano” em que tudo é levado a sério e todos se tornam maus...Incrível como as pessoas podem ser malvadas por causa de simples boatos e nem se importam em descobrir a verdade.

E então a autora tentou usar exoterismo para dar algum conteúdo ao livro, a protagonista, Lani é muito viciada nesse tipo de coisa, lê o horóscopo, pratica meditação, vê essas coisas de leitura de mão, vidência, tarô, numerologia, mapa astral e mais alguns outros. E não é que eu seja preconceituosa ou tenha algo contra essas...crenças, mas a autora simplesmente pegou todos os assuntos exotéricos e despencou em cima da Lani, de forma que realmente se tornou um exagero.
Erin no começo era como qualquer amiga...era popular, falava muito e tinha certo...egocentrismo, mas eu via algumas qualidades nela. E então, lá pro final, se tornou uma vaca total e você pode até pensar que foi com razão dado ao acontecimento obvio que terá, mas não...

Logo no início estava óbvio a atração entre Lani e Jason, todos viam isso, menos, é claro, a namorada dele e melhor amiga dela, Erin. E aí eu me pergunto, por que é que ele estava namorando com a Erin, a princípio?
Grande parte da história se passa na escola, mesmo que haja várias cenas na casa de Lani, no entanto, é na escola que ocorre basicamente a maioria das coisas. E isso inclui as ruins e as boas. A autora em vez de ter tentado fazer algo diferente, mudar a visão que temos de que os norte-americanos são uns idiotas no colegial, apenas reforçou mais ainda essa imagem para os leitores.

No final do livro eu não sabia quem odiava mais, se era Lani por ser tão passiva e idiota ou Erin por ser uma egoísta e mentirosa. Sério, as duas me irritaram profundamente. E há também Danielle, que eu acreditei ser uma personagem maravilhosa e que me surpreendeu totalmente depois.

O final então foi a coisa mais sem-noção do mundo. Terminei o livro e fiquei encarando a última página durante alguns minutos não conseguindo acreditar que foi só aquilo. Eu queria...argh, falar umas poucas e boas pra autora.

Concluo este livro não o recomendando a ninguém, porque realmente não vale a pena perder tempo com algo tão sem-noção, sem conteúdo e sem um final que presta. Só dou duas estrelas (o que pra mim foi muito) por causa dos personagens Blake e Jason, esses sim quase valeram a pena todo o sacrifício que foi ler este livro. Quase.

site: http://www.paixaoliteraria.com/

Gabi 06/10/2013

Tipo Destino
Tipo Destino é um livro de romance adolescente. A história é daquele tipo de paixão que acontece do nada. Você conhece alguém e tem aquela "química" incrível. Na primeira conversa já tem a impressão que é o amor da sua vida e que já se conhecem tem tempo. Desse tipo!!
O problema é quando sua melhor amiga conhece o amor da sua vida antes de você! hahahahaha Aí a coisa fica complicada, né?
E foi o que aconteceu. Lani e Erin eram melhores amigas. Um acidente as uniu para sempre. Quando Erin começou a sair com Jason, não era nada demais. Mas Lani e eles se conheceram e já sentiram algo diferente! Erin queria que Lani fosse amiga de Jason, pra saber o que ele pensava sobre ela. hahahaha Tadinha! Complicou a vida da amiga.
Lani e Jason se tornaram grandes amigos. Descobriram várias coisas que tinham em comum. Mas Lani resolveu não se importar com seus sentimentos, afinal, Jason era o namorado da sua melhor amiga. Só que a vida tem dessas coisas! Ela complica tudo pra gente e ...

Jung Angel 02/10/2013

Resenha Tipo Destino
Com relação ao material gráfico, e a finalização do livro tenho a dizer que, o trabalho gráfico realizado pela editora no exemplar, preciso ressaltar a vocês que amei ela ter mantido o padrão do seu outro livro já lançado pela mesma editora aqui com o título Bem mais perto.

A narrativa da autora, é muito fácil e tranquila de se ler. Como de praxe Colasanti, traz a nós leitores mais um romance adolescente que já não se encaixa mais com minha idade material, mas se encaixou direitinho com a idade espiritual.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Chrys 30/09/2013

Gostosinho para jovens e adultos
Lani e Erin são duas adolescentes de uma cidade pequena e estão acostumadas a fazer tudo juntas, a amizade é fortalecida por um acidente em que ambas estavam presentes e isso só fez com que o sentimento aumentasse.

Blake também é amigo das duas, é gay e esconde isso de todos; a única que sabe desse segredo é Lani. Todos eles acreditam muito em horóscopo, adivinhações e coisas ligadas ao destino. Elas são estudiosas e tomam muitas decisões baseadas nesses estudos.

Erin começa a sair com um garoto da escola, Jason, e logo eles se tornam 4 amigos inseparáveis, Erin acredita estar desesperadamente apaixonada, mas Blake logo percebe que o garoto não está tão entusiasmado assim e que olha de um jeito especial para Lani.
Lani luta o tempo todo contra esse sentimento, mas os dois realmente tem uma ligação especial, gostos e atitudes parecidos, já Erin está mais preocupada em aparências e outras coisas um tanto quanto fora da realidade. Erin vai viajar durante as férias de verão e com isso, Lani e Jason vão ficando cada vez mais próximos.

Começa então uma nova história para todos os envolvidos, incluindo Blake, que acaba tendo seu segredo revelado de uma forma triste.

Esse é o segundo livro de Susane Colasanti que eu leio, já tive uma experiência com Bem Mais Perto e pude perceber que é um livro voltado para um público mais jovem. Acabou rolando a mesma coisa que na outra história, um triângulo amoroso, duas garotas e um garoto, um amigo(a) fiel, cidade pequena, conflitos escolares, enfim tudo aquilo já muito previsível.
Mas eu gostei muito, o livro trata acima de tudo, sobre amizade, Lani apesar dos conflitos internos entre ceder ou não a paixão que sente pelo namorado da amiga, preza muito pela amizade. Ela tem atitudes que eu não esperava de uma adolescente e por isso eu gostei tanto desse livro, ele fala de conflitos e romance de uma forma que atingiria a minha filha que é jovem e a mim também. A autora finalmente conseguiu me ganhar.

Na amizade de longos anos das duas, é impressionante perceber como se pode conhecer uma pessoa por um longo tempo e, então, um dia simplesmente a vemos de um jeito diferente. É muito forte essa característica abordada no livro, ela soube retratar bem como uma pessoa pode nos decepcionar e ainda assim continuarmos a gostar dela.

A leitura é "jovial", o livro é divido em três partes, e no início de cada uma, temos citações deliciosas, como:

O Esperado é apenas o começo. O inesperado é que muda a nossa vida . Meredith Grey, do seriado Grey's Anatomy.

Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evita-lo. Jean de La Fontaine.

Me incomodou um pouco a parte "mística", tudo é o destino, tudo é o cosmo, tudo é voltado para horóscopo, mas é a proposta do livro, está dentro de um contexto bem definido. Eu comecei a ler com um pé atrás porque a capa já me irritou profundamente, mas não é assim que se desenrola, todo mundo vai ficar do lado da Leni, porque algumas coisas simplesmente tem que acontecer, olha ai o tal destino aparecendo de novo. Erin acaba se tornando a vilã da história, com sua mania de querer achar que não pode perder nunca, acaba deixando a amizade em segundo plano.

A história tem um final lindo com lições de superação para todos personagens. É um livro pra ler sem compromisso, eu li em menos de um dia, porque a leitura te da prazer, indicado para adolescentes, mas também a todos aqueles que gostam de um romance gostosinho.

Bia 29/09/2013

Eu ainda não havia lido nenhum outro livro escrito pela autora, então não sabia o que esperar. Mas depois de ler algumas resenhas de outros livros publicados pela Susane, fiquei animada e não perdi tempo para começar a ler Tipo Destino.

O livro conta a história de duas amigas, Lani e Erin. Melhores amigas desde pequenas, elas são ligadas por muito mais do que só o tempo. As duas adoram e acreditam em tudo relacionado ao destino, astrologia e horóscopos, então quando Erin arruma um novo namorado, tudo indica que ele é sua alma gêmea.

Mas bastou Lani conhecer Jason, o namorado de sua amiga, para perceber que tinha algo errado. Mesmo tentando negar, ela começou a se apaixonar por ele, e as vezes podia jurar que esse sentimento era recíproco.

Será que a amizade delas será forte o suficiente para aguentar tudo isso?

Quando comecei a leitura, estava com grandes expectativas, mas o livro não chegou me prendeu completamente. A história em si, embora seja previsível, é boa e até interessante; embora não tenha gostado muito da forma como as coisas de resolveram, posso dizer que foi uma boa leitura.

A narrativa da autora é level e fácil, você avança as páginas e quase não percebe. Gostei muito dos personagens, principalmente de Blake, melhor amigo de Erin. Não poderia deixar de falar do Jason, embora ele seja fofo, não consegui me cativar muito por ele.

A diagramação do livro está maravilhosa, letras grandes, boa margem e folhas amarelas (as melhores não?). A capa me encantou, é muito bonita e tem bastante ligação com a história. Preciso comentar também sobre a lombada do livro, acho que nunca gostei tanto de uma, como gostei dessa.

site: http://www.escrevendomundos.com/2013/09/resenha-tipo-destino.html

Katrine 28/09/2013

Resenha: Tipo Destino - Susane Colasanti
Lani e Erin são melhores amigas e depois de certo acidente, a amizade de ambas fortaleceu muito. Mas esse acidente também fez com Lani acredita-se que não teria sobrevivido se Erin não a ajuda-se. Como todas as pessoas, as duas são bem diferentes uma das outras, compartilham de uma ou duas coisas em comum, o resto é completamente diferente. Erin conhece um garoto, Jason, e logo começam a namorar, mas o que ninguém imaginava é que Lani e Jason teriam muito mais afinidade do que Erin e o garoto. Por causa da grande amizade entre as duas meninas, Lani fica muito tempo com Jason também, e claro, que um sentimento muito forte mais rolar entre os dois.

Quando solicitei Tipo Destino, estava com grandes expectativas, porque tinha adorado “Esperando por Você” escrito pela mesma autora. Assim que recebi meus kits da NC, escolhi o livro da Susane para começar a ler.

O livro não foi tudo aquilo que eu esperava, mas foi um livro bom. A história construída pela Susane segue como todos os outros livros em YA. Um triângulo amoroso, duas garotas, um garoto, escola [...] coisas bem adolescentes. Então é óbvio que o final do livro é totalmente previsível.

A escrita da autora continua com a mesma leveza e agilidade, ela consegue elaborar uma história bem simples e que prende a atenção de quem esta lendo. Eu gosto disso. Livros que te prendem.

Lani é aquele tipo de garota que esta tudo ali na cara dela, e perde o tempo pensando “será?” ou então “ah, isso deve ser coisa da minha cabeça, ele não esta olhando para mim” ou pior ainda “mas eu vou magoar a minha amiga se fizer isso” fora esse “mimimi” um pouco irritante, a protagonista é bem agradável. Ajuda em causas do meio ambiente, é uma garota engraçada e inteligente, além de ser bem carinhosa!

No princípio do livro Erin é uma garota bem bacana, não é aquela pessoa irritante, esta sempre envolvida em ajudar alguém e tudo mais, mas após determinados acontecimentos ela se transforma em um monstro, um.monstro! Me deu vontade de socar a cara dela, ai novamente mais coisas acontecem e ela volta a ser um doce de menina.

E temos o Jason! Susane Colanti sabe construir um personagem masculino bom! Ele é todo fofinho e cativa as leitoras de primeira! Além do triangulo amoroso, temos vários outros personagens, uns excelentes – como o melhor amigo da Lani – e outras irritantes e nojentas – como a Bianca.

Como eu disse o livro é bem clichê e previsível, mas a autora consegue escrever bem nesse estilo. Além do livro abordar vários assuntos como: destino, signos, previsões de signos e luas! Bem divertido.

Indico esse livro, é claro.

site: http://www.garotadolivro.com/2013/09/resenha-tipo-destino-susane-colasanti.html

Amy 27/09/2013

Tipo Destino - Susane Colasanti
Introdução

Em Tipo Destino, Lani e Erin são melhores amigas. Erin até salvou Lani de uma situação de vida ou morte. Porém, quando Jason aparece, Lani se encanta por ele aos poucos, mas Jason está namorando Erin. A cada dia que passa, Lani e Jason vão encontrando várias coisas em comum e na primeira oportunidade em que Erin vai a um acampamento, Lani e Jason se entregam a paixão. Porém, esse sentimento e atitude terão consequências para Lani e consequentemente para Jason.

Narrativa

A narrativa de Susane é bem previsível, porém seus personagens tendem a um nível de fofura que encanta. Por exemplo, Lani é uma pessoa de fácil identificação. É uma garota tranquila, bonita e bastante amigável. Erin é uma menina metida e que sempre quer os centro das atenções. Ou seja, há um distanciamento da personagem. Jason é o tipo de garoto que toda menina deseja (é bem imaginário). Lani e Jason fazem o casal das galáxias. Embora Erin esteja nesse triângulo amoroso. Susane só coloca situações corriqueiras em sua trama, o que acaba desgastando de certa forma. Pois não propõem algo diferente no gênero, pelo contrário, mantêm o que ela mesma já havia feito em livros anteriores.

Diagramação

A Novo Conceito desenvolveu uma padrão nas capas dos livros da autora. Confesso que essa foi a que mais gostei. A imagem é bonita e deixa bem claro o teor do livro.

Quote Favorito

Não podemos fazer isso – eu digo. – Por que não? – Erin é minha melhor amiga. – Então ela quer que você seja feliz, certo? – Sim, mas… – Lani – Jason sussura. – Nós pertencemos um ao outro.

Considerações Finais

O livro é bonitinho, doce e encantador. É bem previsível, talvez seja por isso que eu não me apego aos livros da autora. Todos já se sabe o que acontece. Falta um drama, uma situação não imaginada pelo leitor. Porém, é um livro altamente viciante, quando o pega, não o larga até concluir e ver se o que imaginava, realmente acontece. Porém, uma novidade na conclusão, não vai mal não, viu Susane?

Link da resenha: http://il-macchiato.com/?p=7933

Marcela Pires 18/09/2013

Bom romance juvenil
"O esperado é apenas o começo.
O inesperado é que muda a nossa vida".

Posso dizer que a Susane Colasanti é a escritora de romances "mamão com açúcar" que eu mais gosto. Eu já tinha lido "Esperando por você" e tanto esse quanto o "Tipo Destino" tratam de relacionamentos, dúvidas e anseios da juventude.

Em "Tipo Destino" ficamos conhecendo Lani que é uma jovem de 17 anos, muito engajada pelas causas ambientais, obcecada por horóscopo e destino.
Sua amiga Erin é uma garota da mesma idade, destemida, corajosa e extrovertida. Elas tem uma forte ligação e se chamam de amigas de alma, pois já passaram por muita coisa juntas, como por exemplo um acidente de carro que as uniu ainda mais, contudonos últimos meses, Lani tem sentido que as coisas entre elas já não eram como antes, os assuntos em comum estão se tornando escassos, e aos poucos estão se distanciando.

"Ambas somos obcecadas pelo Destino. Tudo o que nos ajude a ver sentido nessa vida é fascinante".

Jason é um garoto que estuda na escola e por quem Erin esta encantada, eles marcam de sair com Lani e seu amigo Blake (que é gay e espera a faculdade para poder viver livremente, sem a opressão do pai). É nesse momento que Lani e Jason sentem que tem muita coisa em comum, mas a garota sente como se tivesse uma dívida de honra com Erin, pelos anos e intensidade dessa amizade, então ela faz de tudo para se afastar de Jason, mas chegam as férias e Erin viajará, deixando Lani e Jason sozinhos o verão todo.

Será que a amizade entre essas garotas é forte o bastante? Será que Jason ficará com Lani?

Apesar de ser uma estória bem juvenil, eu adoro a narrativa de Susane! Ela nos coloca ao lado dos personagens e nos faz sentir o que eles sentem, e isso é o que eu busco num bom livro. A narrativa é fluída, rápida e inteligente.
A autora nos dá a chance de enxergamos outros caminhos para solucionarmos nossos problemas, e como podemos superar a mágoa, traição, e entender o outro.

É um bom romance adolescente.

site: www.mulhericesecialtda.com

Eri Guimarães 17/09/2013

O Que Fazer Quando Sua Alma Gêmea Está Com Sua Melhor Amiga?
Bonjour Anges!!

A resenha de hoje me fez rir um pouco, afinal, foi com outro livro da mesma autora que estreei a nossa “Pilha do Anjo”. Foi tão nostálgico lembrar a primeira pilha de livros que a Anjinho Milena me proporcionou (e que ainda há alguns deles para ser lidos). Então, seguindo o exemplo da minha primeira aparição, vamos falar sobre romance adolescente.

Susane Colasanti é expert em abordar os temas juvenis universais. Ela constrói com maestria o universo jovem e trabalha bem com os sentimentos em expansão, a mudança hormonal que deixa a todos loucos, o medo da vida adulta.

A protagonista da vez é a Lani, uma taurina nascida no dia 5 de maio, louca por Astrologia, ativista ativa tentando desesperadamente ajudar o planeta, uma garota caseira, tranquila. Em um primeiro momento, devo confessar, achei que iria detestar a personagem. Por quê? Bem, digamos que seja um trauma pessoal, afinal, uma taurina nascida no dia 6 de maio já me fez tanto mal que eu simplesmente fujo desse signo (sim, a Eri aqui também curte bastante a Astrologia, não como a Lani, sou BEM mais light nesse assunto).

Mas, voltando ao assunto principal, Lani é uma personagem cativante. Tem como amigos mais próximos Erin e Blake. Esse é um trio interessante. Erin é uma leonina típica, é bem badalada, gosta de crianças, é popular e sempre está cercada por todos, faz parte do “Circulo de Ouro” do colégio (os que não são tão populares quanto os atletas, mas que todos adoram). Já Blake, é um garoto capricorniano mais calmo e, muito mais próximo de Lani, sendo seu confidente.

Para falar a mais pura verdade logo do inicio, Lani percebe que sua amizade com Erin está meio abalada. Há algum tempo ela vem percebendo que já não tem muita coisa em comum com sua melhor amiga e tem lentamente se afastado, mesmo que não seja intencionalmente. E quando Erin conta que está apaixonada, Lani percebe que está sendo jogada lentamente para fora da vida da amiga e tenta de qualquer forma restaurar esse laço.

Você deve estar se perguntando o motivo para que Lani não siga seu caminho de uma vez, bem isso é simples: quando as duas garotas eram mais jovens sofreram um acidente de carro, onde, em um dia de tempestade a mãe da Erin perdeu a direção e o carro onde estavam caiu no lago. Se não fosse pela rapidez e calma de Erin, Lani teria se afogado. E a cicatriz que Lani leva na testa não a deixa esquecer a importância de Erin em sua vida.

Dessa forma, Lani tenta de todas as formas manter o laço entre Erin e ela intacto, mas ao conhecer Jason, o garoto por quem a amiga está apaixonada é impossível negar a química imediata.

Lani tentou se enganar de que só queria a amizade de Jason, mas a cada instante descobria que tinha TUDO a ver com o garoto, desde o pôster de O Pequeno Príncipe até o parquinho onde brincavam quando pequenos. Era inegável o dedo do destino a uni-los. A única coisa que mantinha Lani centrada em se afastar do rapaz era o fato dele namorar Erin.

E então, o destino dá mais um empurrãozinho e Erin vai viajar por dois meses, para ser treinada em um acampamento, para ser monitora de crianças menores. E nesse meio tempo, estar com Jason acaba fazendo com que o clima entre os dois se torne mais intenso, até que seja impossível fugir desse sentimento.

E aí, entra o motivo de uma grande crise existencial: a quem Lani deve ser leal? Ela deve pensar em si mesma ou pensar na amiga que lhe salvou a vida? O que vale mais, o amor verdadeiro ou uma amizade de anos?

Com esse enredo, Susane Colasanti explora todo um universo de possibilidades, mostrando aos jovens que sempre há outras escolhas, outros caminhos a seguir. A autora trabalha muito com a mágoa da traição, seja ela entre amigos ou namorados.

Mas, não apenas o romance está em foco, uma das coisas que é mais marcante no texto é o Bullying sofrido tanto por Lani quanto por Blake e como isso pode ser cruel e desestruturar toda uma vida.

Um personagem que chama muito a atenção por sua fofura e meiguice é Connor, um canadense que no decorrer da historia vai tendo uma importância gigantesca para o rumo que as coisas tomam.

Se comparado com “Bem Mais Perto”, o outro livro da autora, “Tipo Destino” mostra um texto mais encorpado e melhor trabalhado, apesar de seu final também dar o sentido de ser aberto.

Pra quem curte um bom romance juvenil e um jogo intenso entre lealdade e amizade, “Tipo Destino” é um prato cheio com sua narrativa leve e envolvente. Mais um que recomendo com segurança.

arebecalopes 22/01/2024

Livro que me irritou mas foi um bom entretenimento
Esse livro me passou uma energia um pouco adolescente, que eu particularmente amo! Gosto mesmo, e li muito rápido. É fácil de ler, mas a parte que a amiga se apaixona pelo namorado da melhor amiga, não consegui engolir (eu sei isso está na capa) mas pela mor de Deus não consegui entender como isso é possível. Tirando essa parte, o livro dá algumas lições de vida e coisas para refletir. Gostei da leitura só me irritei com a protagonista algumas vezes. No geral, recomendo.

Caroline 09/09/2013

Decepção
Música tema da resenha: Sandy & Júnior - Quando você passa (turu-turu).

Música citada no livro: Death Cab - Transatlanticism

Quando comecei a ler o livro só me veio essa música acima que citei! Não teve jeito! Por isso essa foi a escolhida como música tema da resenha. E assumo, adoro essa música! Fofíssima! Achei a cara do triângulo amoroso! Kkkkkkk...E a música citada no livro eu amei, não conhecia!

Lani é uma garota de 16 anos. Morena, magra, com uma aparência bonita, mas ela não reconhece isso. Ela possui um amor incondicional pela natureza e a todo tempo se dedica à atividades de conscientização, principalmente no colégio que estuda.

Ela possui uma amiga inseparável, a Erin. São amigas há muito tempo e após um acidente, as duas se uniram ainda mais. Como se tornassem "unha e carne". Ambas são apaixonadas por astrologia e suas vidas são totalmente influenciadas pelas previsões astrológicas.

Elas não possuem gostos semelhantes para escolher os seus parceiros amorosos, porém o destino decide aprontar e se por no meio dessa amizade e testar até que ponto uma amizade pode sobreviver à uma provação dessa, quando o assunto é o Coração.

Minhas impressões:

Inicialmente, confesso que tinha grande expectativa sobre esse livro. A capa é bem sugestiva e gostei bastante, considerei apropriada. Infelizmente, me decepcionei. A história não prende muito, eu ficava olhando direto o número de páginas que faltava para terminar.

Até gostei da forma que nasceu e foi retratada a relação entre Lani e Jason; muito fofa a afinidade. O amor quando nasce sempre é muito bonito independente da idade. Mas achei que faltou algo mais. O "código" foi o que mais gostei.

A amizade de Erin e Lani não me convenceu, e soou como se a relação entre as suas se restringisse ao acidente e à astrologia. E uma reação que a Erin teve por se sentir traída desencadeia uma atitude muito maldosa e humilhante. E, ainda depois, a Lani ( que foi vitimada pelo ataque de fúria da primeira) ainda querer abrir mão da sua felicidade foi demais para mim.

A temática do livro é realmente adolescente. Gosto dos livros que envolvem jovens, mas aprecio mesmo quando eles são mais maduros e conscientes. Por isso, foi meio chata a leitura.

Para mim, faltou intensidade e mais enredo. Achei pobre a história. Sinceramente, não tenho vontade de ler outro livro da Susane. Esse foi o primeiro e o último.

Se você gosta da Susane, é provável então que goste desse. Pelo que li nas sinopses dos demais livros dela, esse não foge do universo adolescente.

No skoob ele está sendo muito bem avaliado.

Para aqueles que irão ler, desejo uma Boa Leitura. E depois que lerem, não deixem de compartilhar sua opinião por aqui.

Beijokas.

Citação que mais gostei:

" O amor não tem lógica, e nem se quer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe".

site: blogandolinhas.blogspot.com.br