Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Greice Negrini 25/10/2013

Duas amigas, um drama!
Lani é viciada em horóscopos. Completamente crente que tudo o que está escrito nas linhas diárias sobre Astrologia pode mudar consideravelmente a sua vida em todos os aspectos. Acredita tanto que faz com que seu amigo Blake comece a considerar as hipóteses verdadeiras.
Lani faz o possível e quase o impossível para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Cuida do meio ambiente com todo o coração e tem um grupo na escola para as ações do gênero.

Erin é totalmente extrovertida e adora acampamentos de verão. Seu desejo é se tornar uma líder nata e todos os anos não perde o acampamento no período do verão. Adora festas e muito glamour e ser a pessoa que está sempre em evidência.

Apesar de todas as circunstâncias, Lani e Erin, ambas com 17 anos, são melhores amigas há muitos anos e Lani tem uma enorme admiração por Erin que um dia salvou sua vida de um terrível acidente que acabou ligando as duas por muito mais do que sentimento de irmãs.

E eis que surge Jason. Um garoto que parece ter o perfil de ambas as garotas mas que acaba se envolvendo com Erin durante um certo momento. Isto até o horóscopo não dar uma ajuda ao destino.
Lani se torna amiga de Jason por insistência de sua amiga que deseja que eles passem mais tempo juntos para que em seu mundo irreal, sua melhor amiga e seu namorado, possam sempre estar por perto.

Porém Jason começa a demonstrar mais do que apenas amizade por Lani e Blake, o amigo que esconde sua sexualidade até completar a maioridade por medo de seu pai, mostra a verdade para sua amiga.
Porém já é tarde demais. Lani também tem uma ligação com Jason e aos poucos o romance acontece. Lani se vê sem saída e não quer trair a amiga ao mesmo tempo que não quer perder o possível único amor de sua vida.

Até que Erin vai ao acampamento de verão passar suas férias. Serão dois meses longe e é durante este tempo que Jason e Lani terão para colocar tudo em panos limpos. A amizade pode ser destruída, o amor pode ser dilacerado. Dependerá do destino e da vontade de Lani fazer com que tudo fique perfeitamente em seu devido lugar.

Minha opinião:

Em relação a capa original, a Novo Conceito utilizou a mesma capa para o lançamento aqui no Brasil. Por ser um livro mais adolescente considero uma capa atraente. E na verdade onde eles estão sentados, o sofá e a sorveteria é um lugar bem especial para todos os personagens. Então não é somente uma capa qualquer sem nenhum significado além de uma suposta "traição".

Eu gosto das narrativas de Susane Colasanti por ser de um capítulo de cada personagem e geralmente em primeira pessoa. É bem fácil e rápido ler os livros dela. A história que ela criou para este livro é bem natural e quem passa pela idade que as personagens passa, com certeza deve ter uma amiga, uma conhecida que tenha passado pela mesma situação. ( Eu tive! ).

Foi estranho em certos momentos ver a atitude das personagens perante a situação causada. Porque alguém iria brigar por causa de um garoto e abrir mão de uma longa amizade? Ou então porque deveria haver tanto drama quando algo poderia ser resolvido mais naturalmente?
Acredito muito que depende da pessoa que vá ler o livro. Meninas com certeza terminariam a amizade ou teriam o mesmo comportamento das garotas Lani e Erin. As primeiras paixões são arrebatadoras e nos levam a utilizar mais a emoção.

Susane soube utilizar isto. O ruim foi ver o personagem de Jason ser tão murchinho e ficar sempre esperando algo acontecer ou tomar providências tão bobas mas, assim não agem os garotos em certas atitudes também?

site: www.amigasemulheres.com

Juliana 23/10/2013

Tipo Destino
Tipo Destino conta a história de Lani e Erin, melhores amigas desde a infância as duas tem uma ligação forte com essas coisas de astrologia e outras artes adivinhatórias, Erin começa a namorar Jason mas assim que Lani conhece o namorado da amiga sente que tem uma enorme ligação com ele e nega de todo jeito esse sentimento, mas o que ela descobre é que Jason também sente algo por ela, mas ainda tem Lani a namorada e melhor amiga, mas um dia Lani viaja durante todo o verão.
Bom, sobre o que EU achei do livro, é um livro bem legal, a história é bem desenvolvida, mas não entra na lista de livros que mexeram comigo, vou falar um pouco de cada coisa, bem, vamos começar pelo mocinho, Jason, ele é um cara legal, mas não conseguiu fazer eu me apaixonar por ele, na verdade eu achei ele meio bocó, mas confesso que em algumas partes ele me arrancou suspiros. Agora vamos falar da Erin, a namorada e melhor amiga, ela é terrível! Simpática porém terrível, quem leu vai concordar comigo que ela foi muito ruim com a Lani, ta certo que a Lani “roubou” o namorado dela, mas gente, ela pegou pesado demais com a menina. Lani, a Lani é um amorzinho, eu não tenho muito o que falar dela, ela é meio insegura eu acho, também tem o Black, o amigo gay das duas, ele foi um dos personagens que eu mais gostei no livro, a história dele é bem bonita, a relação conturbada com o pai e o jeito dele “ficar no armário”, ele é bem alegre e simpático e dá ótimos conselhos a Lani.
Tipo Destino é um livro bom, mostra bastante como a vida dos adolescentes pode ser meio bagunçada, eu gostei de aprender um pouco mais sobre o destino e essas coisas, é uma leitura que flui, um livro gostoso, vou ser sincera, ele não me prendeu completamente, mas é bom de ler, eu li ele bem rápido, enfim, o livro é bom, eu não sei ver o lado ruim de qualquer livro que eu leia, eu só achei que a história foi meio vaga, acho que isso se deu porque eu fiquei numa expectativa muito grande por ele eu meio que esperava que ele me conquistasse como Anna e o Beijo Francês me conquistou, ele não foi um livro que me marcou, foi mais um livro que você lê quando não quer ficar sem ler nada, é um livro gostoso, mais uma história pra guardar no coração, é isso!

Rafaela Regis 22/10/2013

Tipo Destino - Susane Colasanti
Tipo Destino da autora Susane Colasanti já me prendeu de cara pelo tema, sim isso mesmo, quem nunca teve uma quedinha pelo namorado da amiga ou até mesmo passou por uma situação em que o namorado da amiga se engraça para cima de você, então sim a minha curiosidade foi aguçada.

Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, unidas por um acidente horrível elas juraram ser melhores amigas para sempre, mas como nós bem sabemos algumas coisas podem mudar, principalmente em uma fase tão conturbada como a adolescência e as coisas começam a mudar entre as duas, para ser mais exata, quando Erin conhece Jason.

Lani e Erin são fascinadas pelo Destino, signos, tarot e tudo o que envolve astrologia, elas criaram um cronograma em que todo mês estudam algo diferente relacionados ao assunto, como por exemplo numerologia, e analise de sonhos. No entanto tirando isso elas não tem muito em comum, claro que também tem o Blake, amigo das duas que tem um segredinho guardado a sete chaves.

A atração do Jason e da Lani é bastante rápida, mas como a amiga já tinha chegado primeiro ela não podia fazer nenhum tipo de movimento, mesmo sofrendo por amar um garoto comprometido, ainda mais com sua melhor amiga.

- página 132 -

A Susane já conhecida minha, porém os outros livros dela que eu li, achei bobo e os personagens fracos, ou seja não me identifiquei, mas com esse pelo menos o tema me prendeu.

O livro é gostoso e fácil de ler, mas não espere mais que uma leitura agradável porque ele não passa disso. Claro que tem umas partes interessantes como a astrologia e o tarot porém é uma leitura que não deixa marca ou saudade. A autora segue o mesmo ritmo de seus dois livros anteriores: trata de temas importantes com leveza e uma narrativa descontraída e gostosa de acompanhar. Um livro para passar o tempo sem nenhum compromisso.

Saleitura 19/10/2013

E se sua alma gêmea fosse o namorado de sua melhor amiga?
Lani é uma adolescente Linda, alta, magra e dócil. Amante da natureza e acredita que a vida gira em torno do “destino”, ela acredita muito no que a astrologia diz. Ela tem uma melhor amiga chamada Erin. É baixinha, bonita e popular. Mesmo sendo tão amigas elas s totalmente diferentes uma da outra.

Lani poderia sempre com sua melhor amiga Erin como também com Blake. Ele é divertido, muito fofo e poderia até chegar a se sentir atraída por ele, caso ele não fosse gay. Ninguém sabe disso. É um segredo- “jurei que não contaria a ninguém” - e como estão sempre juntos surge até rumores de que estão juntos.

“Ele tinha um bom argumento. Não podemos escolher quem amamos. Blake sabe disso melhor do que ninguém. O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe.” página 132

Um dia Erin foi apresentar o seu namorado Jason, para Lani. Ela acreditava que eles eram perfeitos um para o outro. No primeiro encontro Jason e Lani sentiram uma conexão instantânea. Começa uma amizade onde era impossível esconder o grande sentimento que surgia entre eles. A afinidade deles era visivelmente aparente e inegável. Como eles estudavam na mesma escola passaram a se encontrar sempre na hora do almoço. Isso só piorava a situação, pois, eles não conseguiam esconder sua ligação. Lani tentou com todas as suas forças não desejar Jason, mas isso se tornou praticamente impossível. Parecia que tinham nascido um para o outro.

“E se o Desconhecido pode, inesperadamente, mudar nossas vidas para sempre, quanto nós podemos realmente controlar? “

Nas férias de verão Erin foi viajar para um acampamento deixando Lani e Jason sozinhos. O que fazer quando você descobre que o grande amor da sua vida é namorado de sua melhor amiga?
Lani e Erin quando eram pequenas sofreram um acidente de carro. Lani achava que devia sua vida a amiga, pois ela a salvara.

“Como eu poderia fazer isso com ela? Ela salvou a minha vida “

Isso tudo fez somente crescer a amizade que as duas já tinham. Só que quanto mais se afastava de seu grande amor, mais ela sentia que morria por dentro.

O que fazer agora? Como conseguir conciliar o amor com a amizade?

“Um romance único sobre o fascínio do primeiro amor e sobre traição entre melhores amigas.”

A capa é bem sugestiva e aborda o tema do livro. Narrado em primeira pessoa por Lani seguiu como todo livro da autora sendo este dedicado totalmente a astrologia e ao destino. A história não conseguiu me prender totalmente no decorrer da leitura, mas tem pontos que até paramos para refletir. Já tendo lido “Esperando por você” da Susane Colasanti que sempre nos traz temas adolescentes com

Resenhado por Michelle Manhães

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-tipo-destino-de-susane.html

Nita 18/10/2013

E se sua alma gêmea fosse namorado de sua melhor amiga?
Dos livros da Susane Collasanti que eu li, esse ficou em segundo lugar, não foi o melhor, mas está bem longe de ser ruim.
Esse livro como outros da autora tem o gênero romance adolescente. Tenha isso em mente na hora de ler para depois não dizer que tem muitos ‘’mimimi’’ juvenis irritantes rs.

Lani e Erin são as best friends, unidas por um acidente de carro onde Erin salvou a vida de Lani, acidente que transformou as duas em almas inseparáveis.
Ambas as meninas são ligadas nas coisas místicas, viciadas em ler o horóscopo, em estudar leitura de mãos, pedras... E tudo mais que envolva adivinhação. Acreditam no destino, em almas gêmeas, tudo bem adolescente mesmo.

Erin é em minha opinião a mais superficial, adora aparecer, é mais descolada e popular, porém é muito ligada em crianças, adora dar uma de babá e e dar aulas de reforço.
Lani é a garota natureza, do tipo que recicla tudo, coloca as mãos na terra e não é muito popular. Do tipo esquisitona.
Ambas são muito unidas, até que Erin conhece Jason e, de forma totalmente superficial começa um relacionamento com ele.
A questão é que quanto mais tempo Lani passa com o casal, mais coisas em comum ela e Jason descobrem ter. São tantas as coincidências, e as esquisitices em comum, que realmente parecem almas gêmeas, e quanto mais os vemos junto mais pensamos, Erin não tem nada a ver com ele!

Mas como todas as garotas sabem, namorado de amiga é tipo padre.
Porém Erin viaja para um acampamento, e quem ela pede para fazer companhia ao solitário namorado Jason? Lani!
Então começa aquela paquera, ela foge, ele investe... Jason termina com Erin por carta (credoo).
Ambos estão apaixonados. É claro que Lani se sente péssima pela amiga, e quando Erin volta descobrindo tudo é que o livro fica bom! A escola inteira odiando eles, a vingança de Erin.

‘’Não há como Jason estar gostando de mim. E mesmo que estivesse eu não poderia gostar dele também. Que tipo de pessoa faria isso com a melhor amiga?’’

Confesso que antes disso o livro estava me estressando um pouco, apenas porque não fui muito com a cara das personagens. Se fosse na vida real, elas não seriam minhas amigas.
Creio que estou ficando impaciente para os dramas adolescentes (será que estou ficando velha? kk).

Como todos os livros da autora esse foi bem escrito, porém achei pouco envolvente, se você estiver passando por algo parecido, ou se já passou, pode ser melhor estimulado a ler. Acredito que os ‘’teens’’ vão gostar ainda mais por poderem se identificar melhor com o tema e os personagens.

''O amor não tem lógica, nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe.''

Algo que realmente amei foi o personagem Black, melhor amigo de Lani. Black é gay, porém ninguém além dela sabe, não por ele ter vergonha ou medo da opinião das pessoas, mas por seu pai ser um homem de mente fechada e que normalmente o trata muito mal.
Mas Black é um cara muito resolvido, muito maduro, apesar de não ter tantos diálogos os poucos em que aparece valem muito a pena de se apreciar.

‘’- E quanto a todo mundo no colégio?- Um bando de imbecis. Não tenho tempo para ignorância. ’’

Eu adorei a capa, porém esperava um pouco mais do livro, mesmo sendo adolescente vi pouca história nele, achei os personagens meio... chatinhos, tirando Black claro. Poucos dramas além de gostar do namorado da amiga. Sem falar que a amizade delas foi meio chinfrim, afinal Erin detona Lani, sendo que nem gostava muito do Jason, e sem aceitar explicações. Que amizade é essa?

Se for para falar da história como um todo, eu gostei mais do livro ''Bem mais perto'' da autora.

Quando aos detalhes técnicos... Os livros da Novo Conceito são sempre muito bem trabalhados, capas lindas, folhas amareladas, letras de bom tamanho, não temos do que reclamar no quesito diagramação.

Título: Tipo Destino
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

site: http://paposobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-tipo-destino-susane-colasanti.html

Fernanda 16/10/2013

RESENHA: TIPO DESTINO.
Lani é uma adolescente vivendo seu penúltimo ano do Ensino Médio, presidente do grupo de meio ambiente da escola, ela sempre foi apresentada aos riscos que o ser humano pode causar a Terra. Lani vive em uma casa ecologicamente correta, junto com seus pais, que partilham do mesmo amor pela natureza, e além de todo o amor pelo eco-sistema, ela sente uma incrível afinidade pela astrologia, acreditando que sua vida é controlada pelo Destino, que é revelado através do horoscopo, o qual ela nunca deixa de ler, acreditando assim, estar preparada para encarar mais uma semana.

O Ensino Médio é um ambiente confuso e hostil para qualquer adolescente, todos divididos em seus grupos, e assim o equilíbrio permanece até o próximo ano, e por sorte Lani, tem Blake e Erin, seus melhores amigos. Blake, com suas energia positiva e seu bom humor, tornou-se o melhor amigo após anos de convivência e momentos compartilhados, mas infelizmente, ele e Erin não se dão muito bem. Ela, que vive em seu próprio mundo, andando com o grupo mais popular do colégio, acha que será assim para sempre, até Lani começar a se afastar do grupo.

O laço que mantém Lani e Erin foi selado após um terrível acidente, ocorrido quando elas eram muito jovens, e desde então Lani deve sua vida, a pessoa que hoje é sua melhor amiga. Totalmente diferentes, isso não as impediu de ter conflito algum, até Erin começar a se envolver com Jason, e ser apresentado a Lani, onde a partir deste momento, o Destino dos dois se cruza de maneira inesperada e um pouco violenta.

Conhecer Jason foi o novo trabalho de Lani, a mando de sua amiga, afim de saber o que namorado pensa sobre ela. Quanto mais eles passavam o tempo juntos, mais Lani percebe o quanto eles tem em comum, e o quão encantador e divertido ele pode ser. Arrumando desculpas para sí mesma que Jason e Erin são a combinação perfeita, Lani começa a ignorar sua fascinação por Jason, e agora o mais importante é não demonstrar a felicidade que ele causa quando está por perto.

Em um conflito pelo qual nunca passou, Lani se vê passando mais tempo com Jason, e em momento algum Erin parecia se importar, como sempre focada no seu mundo, até o dia em que ela anuncia que passara o verão todo fora, e quando Lani percebe, Jason está por perto a todo o momento em que não estão em seus respectivos trabalhos de verão, o que é muito comum entre todos.

Com dois meses pela frente, sentimentos são revelados e ignorados, momentos são vivenciados, e a descoberta de um novo amor está encoberto pelo medo da perda de uma grande amizade. Lani se vê diante de uma grande decisão:
lutar por seus sentimentos, e ficar com a pessoa que fez brotar os melhores sentimentos e sensações em seu coração ou se manter fiel a sua amiga que salvou sua vida diante do perigo?

site: blog-perceps.blogspot.com.br

lu areias 30/10/2013

Resenha do blog - Lolypop
usane Colasanti
(4/5)
Editora Novo Conceito
2013
288 páginas

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Opinião: Quem já leu algo da Susane Colasanti não deve esperar nenhuma grande inovação ou mudança no estilo.
Só achei esse livro um pouco mais parado em relação aos outros dois que eu li, mas isso quer dizer que a leitura seja ruim. Não consegui ler em um dia, como eu esperava e cochilei duas vezes em cima dele, o que demonstra o tom monótono da história.
Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, dessas que fazem tudo juntas e trocam confidências.

Se não fôssemos tão amigas, talvez eu sentisse inveja por Erin ter um garoto que gosta dela e eu não. Mas só sinto feliz por ela. Erin e eu estamos ligadas para o restante da via. E isso não é o mesmo que sermos melhores amigas. Quero dizer, somos melhores amigas, mas nossa relação vai além disso.
P. 23

Então um dia Erin começa a sair com Jason, ela está animada e empolgada com o relacionamento como nunca esteve antes. Só fala do rapaz com Lani e pede ajuda à amiga para descobrir mais sobre ele.
Lani começa a almoçar todo dia com Jason, eles começam a trocar confidencias e a conversar muito e percebem que eles têm mais em comum do que jamais imaginaram.

Jason me entende. Ele entende até as coisas que nem mesmo eu sabia que estava tentando dizer.
P. 83

Mas Erin sempre acreditou na fidelidade da amiga e nunca desconfiou que pudesse ter nada demais entre Lani e Jason. Nem Lani queria se envolver com Jason para magoar a amiga.

Erin não se importa que Jason e eu nos sentemos juntos no almoço. Ela adora que sejamos amigos. Antes daquele dia em que todos saímos junto para comer pizza, Erin estava preocupada com a possibilidade de que eu e Jason não nos gostássemos, o que teria acabado com sua empolgação para que todos saíssemos juntos.
P. 93

Só que eles se apaixonaram e não sabem o que fazer.

Tenho vontade de contar a ele tudo o que venho pensando, mas não posso. O que é péssimo. É péssimo que Erin e eu estejamos apaixonadas por ele, mas ele só tenha se apaixonado por uma de nós.
P. 116

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é Abril – Maio, a segunda, Junho – Agosto e a terceira, Setembro – Outubro. Os capítulos são curtos e isso facilita bastante a leitura.
A linguagem é simples e o vocabulário utilizado é bem jovial.
Gostei bastante do livro, mas não amei. Gostei de como a Lani é ligada em Astrologia e coisas místicas. Ela acredita piamente em Destino e que tudo acontece por um propósito.
Não sei se é uma fase da adolescência, mas eu e minhas amigas também tivemos nossas fases de “viciadas” em horóscopo e foi bem divertido relembrar disso por meio de Lani e Erin.
A história só fica interessante mesmo quando Lani e Jason resolvem assumir o romance. Isso cria inúmeros conflitos e é quando há mais ação e emoção.
Mas é tudo bem previsível.
Um personagem que eu amei foi o Blake. Adoraria ter tido um melhor amigo gay na minha adolescência como ele. Blake é o sonho de consumo de toda garota e ele é um fofo.
O canadense Connor também me cativou e adoraria se esses dois personagens tivessem sido mais explorados, eles fizeram toda diferença.

Núbia Esther 14/10/2013

**Quem acompanha o blog já deve ter percebido que apesar da aleatoriedade de nossos gostos, eu e a Mari frequentemente gostamos e acabamos lendo os mesmos livros. Não é à toa que há mais de uma resenha para vários livros aqui no blog. Tipo Destino da Susane Colasanti estava cotado para ser mais um título a ter duas resenhas por aqui, mas decidi propor algo diferente para a Mari dessa vez. Como praticamente lemos o livro na mesma época e as resenhas acabariam saindo muito próximas, sugeri que experimentássemos fazer uma resenha dupla, acho a ideia bastante divertida, apesar de confusa como bem salientado pela Mari. Haha, veremos no que isso vai dar. Quem sabe não tentamos isso novamente no futuro? Então, só para situar os leitores segue uma legenda básica:**

Comentários Mari

**Comentários Núbia**

Lani e Erin são melhores amigas. Elas têm aquela ligação que se forma quando se passa por uma situação bem intensa com a outra pessoa, e por isso elas são inseparáveis, o modelo de BFF (best friends forever – melhores amigas para sempre).

**O interessante é que talvez, se não fosse pela situação que viveram no passado, elas não tivessem essa relação tão forte uma com a outra. Afinal, tirando o interesse mútuo pelo Destino, ambas são muito diferentes, na aparência, nos gostos, nos interesses escolares, nos grupos de amigos e no gosto por garotos…**

As duas decidiram estudar o Destino, e aprenderam diversas coisas sobre como interpretar os sinais que a vida dá (a Professora Trelawney ficaria orgulhosa). Lani consegue até mesmo induzir Blake, seu melhor amigo, a ler o horóscopo todas as semanas, e realmente levá-lo a sério.

**Não sou lá muito fã dessa onda esotérica (também não chego a ser um Sheldon da vida), mas confesso que acabei cativada por essa visão de Destino que a autora imbuiu nas personagens. Lani é defensora ferrenha da Astrologia, mas o seu apego tem fundamento, afinal, foi a forma que ela encontrou para enfrentar seu medo do Desconhecido, isso mesmo referido por ela em letra maiúscula, tamanha importância que ela lhe dá.**

É com todo esse conhecimento que Erin descobre (ou define) que o Destino tem planos para ela com Jason, um rapaz da sala dela. E ela aparentemente está correta, pois os dois começam a namorar. E ao invés de prejudicar a amizade entre Erin e Lani, Jason rapidamente vira amigo de Lani e Blake.

Como Lani e Jason dividem a hora do almoço, eles passam a se sentar juntos. Em pouco tempo, Lani percebe que ela e Jason se dão muito bem. Bem até demais. Eles se entendem, e têm tudo em comum. Aos poucos, ela começa a se apaixonar por ele, e percebe que o sentimento é recíproco.

**É impossível não torcer pelo desabrochar da relação de Lani e Jason, mas não pude deixar de me incomodar com a quantidade imensa de “Destino” que a Susane resolveu imprimir nessa relação. Não há como não achar forçada a similaridade em manias, gostos e histórias, alguns para lá de exóticos, entre Lani e Jason. É como se a Susane tentasse amarrar o lance da alma gêmea de todas as formas possíveis, só que amarrou tanto que acabou ficando irreal. E não, não era preciso tanto para nos convencer de que o casal merecia uma chance.**

Ver como Lani lida com a situação foi uma das melhores partes do livro, porque me lembrou demais a minha época de escola, e como as pessoas podem ser malvadas. A autora soube descrever muito bem como adolescentes reagem a essa e outras situações, sem tornar o livro menos interessante.

**Lani é uma ótima personagem, seus pensamentos e diálogos são interessantes e argutos, o que tornou a leitura do livro bastante agradável. Mas, ainda acho que a história seria mais interessante e o desenrolar do drama enfrentado pelas personagens mais palpável, se o outro lado dessa história também tivesse voz. Eu pelo menos gostaria de saber o que Erin achava de seu relacionamento com a panelinha do Círculo de Ouro, sua amizade com Lani e Blake, seu relacionamento com Jason e todo o desenrolar dessa situação. Deixaria a história mais dramática e não deixaria o sentimento de que no final das contas a resolução do impasse, que é a premissa sobre qual a história se apoia, acabou acontecendo muito rápido.**

Embora eu tenha gostado da narrativa, que me fez voltar aos meus quinze anos, eu achei a história de Tipo Destino muito familiar. Na verdade, ela é a versão colegial de O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emily Giffin, um livro do qual eu também gostei muito.

Resumindo, se você ainda está na escola, leia este livro, você vai se identificar na hora com as personagens. E se você já tiver passado dessa fase, leia este livro, você vai se lembrar dos bons momentos.

**Os personagens da Susane, como sempre, são bastante cativantes, me encantei sobretudo pelo Blake que mesmo com tantos problemas para enfrentar com seu pai, sempre esteve presente (na medida do possível) para Lani. Esse é o segundo livro da autora que leio e achei a narrativa mais dinâmica e fluída que a de Esperando Por Você, porém o roteiro é mais fraco. É bem como disse a Mari, uma versão adolescente de O Noivo da Minha Melhor Amiga, uma história sobre primeiros amores, amizade e aceitação. A história é divertida, mas não espere nada além disso. Ainda estou na espera de um livro da Susane um pouco mais profundo, com mais drama e enfrentamentos. Ela escreve muito bem, dá vida a personagens ótimos, mas ainda precisa acertar a mão nas tramas que cria.**

“Talvez eu não precise saber qual é o meu destino para conseguir acreditar que tudo vai ficar bem. Talvez não saber seja o que nos mova para frente.”

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/10/14/tipo-destino-susane-colasanti-2/

Desi 12/10/2013

Nhé...
Lani e Erin são melhores amigas, apesar de serem diferentes uma da outra. Tudo está bem entre as duas até que "alguém" acontece: Jason, o namorado da Erin.
A Lani acredita em destinos, astrologia, quiromancia… Ela acredita que tudo acontece por um motivo e que a vida de todos está entrelaçada.Quando conhece o Jason, ela tem certeza que ele foi feito para ela. Sua alma gêmea. E aí começa a parte irritante! Ela começa a se apaixonar pelo Jason e não para de ficar pensando nele. Sei que ela está amando, então pensar nele é normal, mas essas partes ficam repetitivas e... Chatas. Como se só houvesse Jason no mundo da Lani.
Também não gostei do jeito como o Jason e a Lani combinavam tanto. Sei que parece estranho, mas, em algumas partes do livro, eu não conseguia evitar ficar imaginando se até o cheiro do peido deles é igual. Parecia algo tão forçado.
Ainda tem os amigos dela, a Erin e o Blake. O Blake é o meu favorito. Ele é o típico amigo gay superfofo... nada que eu nunca tenha visto, mas eu gostei dele. Já a Erin... Ela é um pouco egoísta, e eu ficava o tempo todo pensando em como seria bom poder bater nela. A Lani se sente em dívida com a Erin por causa do acidente em que ela acabou salvando sua vida, e acaba fazendo tudo por ela sem titubear. Isso me deixou irritada, eu fiquei o livro todo pensando quando ela iria agir. Se ela fez algo ou não, só dá para saber lendo.
O livro é previsível e, como eu já disse, repetitivo. Ele começa a ficar melhorzinho no final, mas nada demais acontece. A capa é linda, no entanto passa uma mensagem errada sobre a história (não é como se a Lani estivesse colocando chifres na melhor amiga descaradamente, é um pouco mais complicado que isso).
Não gostei muito do livro, porém ele ganhou alguns pontos pelos capítulos com poucas páginas,o que fez com que a leitura não fosse tão arrastada — além de outros detalhes na história que eu achei legal.

Sarah 11/10/2013

"O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe"
Ahhh eu gostei desse livro! A leitura é um tanto quanto fácil e rápida e o final bem vago, poderia ser melhor, é claro. Mas a posição em que a personagem se encontra é arrasadora. Mas acho tbm que ela é um tanto quanto bobinha e a Erin uma leonina (o que não me surpreende nada) acha que tudo gira ao seu redor, sempre! Lani devia ter simplesmente falado: Adeus colega e olá Jason bonitão, mas nós dois sabemos que a vida pode ser tudo, menos fácil. Então Lani se encontra em diversos problemas de uma hora para a outra, ela é humilhada na escola por "roubar o namorado da melhor amiga" e sofre cada dia mais e mais por Jason não estar perto dela.Céus, isso doí profundamente dentro de si, consome todas suas lágrimas! Mas a questão é que o Destino também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida.
Eu gostei muito, claro que tem seus pontos negativos, mas a história em um todo, apesar de clichê, é diferente e charmosa a sua maneira.

Biah @garotapaidegua 11/10/2013

Adoreeei!
Com personagens cativantes em suas manias e uma fascinação por signos, previsões e leituras de mãos, Tipo Destino conseguiu me cativar como eu não acreditei que ele faria. Seu enredo não é novo, com uma garota que se apaixona pela namorado da melhor amiga, mas as personalidades de Lani, Jason e Erin, juntamente com o toque de humor, fazem uma diferença significativa e agradável.

Lani adora horóscopos, leitura de cartas e mãos, e tudo que possa lhe mostrar e preparar um pouco mais para como será seu destino, pois Lani acredita muito em destino. Sua melhor amiga é leonina (como eu!) e ela vive ressaltando as inúmeras características do signo presentes em sua amiga (me identifiquei com muitas delas!! rsrs) o que só a faz acreditar mais ainda nisso. Logo que Jason aparece em sua vida e demonstra ter tantas coisas em comum com ela, Lani se pergunta se o destino está mesmo fazendo isso com ela.

O romance todo é bem tímido. Não há grandes cenas de amor, mas a delicadeza de tudo é muito fofa. O modo como o sentimento deles e as coisas em comum são demonstrados não deixa parecer algo forçado. E há muitas pitadas de humor, através de coisas bestinhas que eles fazem, mas que são engraçadas justamente por causa disso. Não são grandes demonstrações de amor, são pequenas e engraçadas coisas que eles têm em comum.

Gostei mais do livro do que achei que faria, e isso é muito bom, pois significa que, de uma forma ou outra, ele me surpreendeu. Meu único porém é em relação a algumas atitudes de Lani, que se deixou manipular em nome de uma grande amizade, e ao final, que foi um pouco rápido e me deixou querendo saber um pouco mais sobre o 'depois'. Mas mesmo assim foi uma leitura bem proveitosa e apagou um pouco da má impressão que seu outro livro deixou em mim.

site: http://garotapaidegua.blogspot.com.br/

Brunna 10/10/2013

Bem construído, legal e até previsível
Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, apesar de serem um tanto diferentes. Mas elas não são apenas amigas, são irmãs de alma. É isso o que são desde o acidente. Lani acredita que não teria sobrevivido ao incidente se Erin não a tivesse ajudado. Mesmo tendo esse fato tão forte que as une, Lani sente que elas estão se distanciando aos poucos...
Erin sempre foi bem comunicativa, com muitos amigos e agora, para completar, começou a namorar Jason, um rapaz que nem tem tanto em comum com ela (e Lani percebe isso logo de cara). Sendo melhor amiga de Erin, Lani começa a sair com o casal e nota o quanto tem afinidade por Jason, os dois se parecem demais. Isso nunca tinha acontecido antes com Lani, encontrar uma pessoa assim, do nada, que tivesse tanto em comum com ela. Os dois logo começam a se aproximar mais e mais, só tem um problema: ele é um garoto proibido, digamos assim, afinal, ele não só tem namorada como ela é melhor amiga de Lani! Mesmo tendo toda essa semelhança com Jason, Lani não é esse tipo de garota que rouba o namorado da melhor amiga. Ou será que é?
Fica cada vez mais difícil para Lani reprimir seus sentimentos. Os três estudam na mesma escola, se veem praticamente todo dia e, para piorar a situação, Jason parece sentir o mesmo que ela!
Lani é tem 16 anos, é inteligente, carinhosa, preocupada com o meio ambiente e gosta de artes adivinhatórias. É uma boa filha, boa aluna e boa amiga também. Como a maioria das personagens literárias nessa faixa etária, ela tem alguns mimimis, mas não é cansativa. Como é ela quem narra a história, não é enfadonho acompanhar a narrativa.
Jason é tão fofinho, meigo e respeitador. Não chegou a arrancar suspiros, mas sorrisos sim. Em diversos momentos fiquei em dúvida sobre o que pensar sobre ele, não que ele me enchesse de motivos para isso, mas é que sou bem exigente e queria logo saber qual era a dele.
Tipo Destino é um livro que você lê bem rapidinho, que tem a história bem bacaninha e narrativa envolvente. Tem uns acontecimentos bem bonitinhos, que faz um sorriso bobo surgir na face do leitor. Claro que tem ressalvas, como o final, por exemplo. Calma, não é que ele seja ruim, mas apenas não é daqueles OMG. Foi bem construído, é legal e até previsível. Talvez por isso eu não tenha gostado tanto, porque queria que acontecesse outra coisa e fiquei esperando o momento que isso aconteceria, mas... não aconteceu. Aconteceu justamente aquilo que estava programado para acontecer. Nada surpreendente.
O exemplar da Novo Conceito está simples e meigo, como o próprio livro. Letras em tamanho excelente, páginas amarelas e diagramação comum. A capa não é uma das melhores, mas tem cores lindas e a lombada da obra fica perfeita na estante.
Esse livro é para aqueles que querem ler uma obra leve, divertida e encantadora. É entretenimento garantido, com algumas dosagens de momentos de pura curiosidade.

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2013/09/resenha-tipo-destino.html

10/10/2013

Um romance divertido e... Clichê
Esse é o segundo livro que li da autora, dos três que já foram lançados no Brasil pela Editora Novo Conceito.
Em "Tipo Destino" Susane nos apresenta a história de Lani e Erin, elas são melhores amigas desde crianças, unidas por um acidente horrível elas juraram serem melhores amigas para sempre, porem num belo dia... As coisas começam a mudar entre as duas, para ser mais exata, quando Erin conhece Jason.
Ao começar a namorar Jason, Erin resolve apresentar ele a sua melhor amiga, e sem perceber ela cometeu um erro terrível, ou talvez não fosse tão terrível assim, ela apenas adiantou o que ia acontecer de qualquer forma.
Desde o primeiro momento ficou claro a atração que Jason e Lani sentem um pelo outro, e mesmo tentando negar o que sentia por Jason - por não querer trair sua melhor amiga - Lani acaba se entregando a esse forte sentimento que crescia entre eles.
Confesso que inicialmente, ao fazer a solicitação do livro pela NC criei muitas expectativas ao ler a sinopse e tudo o mais, no entanto não posso deixar de dizer que acabei me decepcionando um pouco. O livro é ótimo, ou tem tudo para ser, você percebe isso no decorrer da história, uma leitura rápida e simples, personagens cativantes que te prendem desde o inicio mesmo tendo um enredo pouco clichê, porem achei que o final deixou um pouco a desejar.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2013/10/tipo-destino-susane-colasanti.html

Raíssa 09/10/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/10/02/tipo-destino/
O livro nos conta a história de Lani, uma taurina (aniversário dia 5 de Maio que nem… eu mesma!) caseira, que adora pizzas simples, defender a natureza, astrologia e não sabe nadar. A trama toda do livro gira em torno do novo romance de Erin e como nossa protagonista certinha e boazinha se vê apaixonada pelo dito cujo. A verdade, é que a amizade de Erin e Lani é basicamente sustentada por um acontecimento há muito passado e as duas não tem mais tantas coisas em comum agora. A não ser, talvez, a nova paixão das duas — Jason.

Então, a verdade é que a probabilidade de eu adorar um livro cuja protagonista fizesse aniversário na mesmíssima data que eu era altíssima e, bom, não tentei lutar contra isso. O enredo apesar de soar extremamente previsível conseguiu me surpreender e, como não havia uma saída fácil a ser tomada, achei bem legal a visão dada pela autora. Apesar de discordar do final. Até entendo que é mais correto, mas discordo. Teimosia mesmo.

Bom, sobre os personagens, só posso elogiar. Gostei muito da Lani, acheia personagem bem coerente, companheira, mas um pouquinho imatura, o que fez parte da evolução da história. Eu adorei Blake! Gostei muito mais dele do que das “amigas” da Lani. Ele sempre foi mais companheiro e confiável, um amigo maravilhoso que me fez lembrar alguns amigos meus. Acho, inclusive, que ele merecia um destaque maior na história. Também gostei de Jason e Connor, de jeitos diferentes, mas acabei simpatizando com ambos e, sabe, acho que Colasanti acertou a mão na hora de escrever todos esses meninos ótimos.