Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Bia 29/09/2013

Eu ainda não havia lido nenhum outro livro escrito pela autora, então não sabia o que esperar. Mas depois de ler algumas resenhas de outros livros publicados pela Susane, fiquei animada e não perdi tempo para começar a ler Tipo Destino.

O livro conta a história de duas amigas, Lani e Erin. Melhores amigas desde pequenas, elas são ligadas por muito mais do que só o tempo. As duas adoram e acreditam em tudo relacionado ao destino, astrologia e horóscopos, então quando Erin arruma um novo namorado, tudo indica que ele é sua alma gêmea.

Mas bastou Lani conhecer Jason, o namorado de sua amiga, para perceber que tinha algo errado. Mesmo tentando negar, ela começou a se apaixonar por ele, e as vezes podia jurar que esse sentimento era recíproco.

Será que a amizade delas será forte o suficiente para aguentar tudo isso?

Quando comecei a leitura, estava com grandes expectativas, mas o livro não chegou me prendeu completamente. A história em si, embora seja previsível, é boa e até interessante; embora não tenha gostado muito da forma como as coisas de resolveram, posso dizer que foi uma boa leitura.

A narrativa da autora é level e fácil, você avança as páginas e quase não percebe. Gostei muito dos personagens, principalmente de Blake, melhor amigo de Erin. Não poderia deixar de falar do Jason, embora ele seja fofo, não consegui me cativar muito por ele.

A diagramação do livro está maravilhosa, letras grandes, boa margem e folhas amarelas (as melhores não?). A capa me encantou, é muito bonita e tem bastante ligação com a história. Preciso comentar também sobre a lombada do livro, acho que nunca gostei tanto de uma, como gostei dessa.

site: http://www.escrevendomundos.com/2013/09/resenha-tipo-destino.html

Eri Guimarães 17/09/2013

O Que Fazer Quando Sua Alma Gêmea Está Com Sua Melhor Amiga?
Bonjour Anges!!

A resenha de hoje me fez rir um pouco, afinal, foi com outro livro da mesma autora que estreei a nossa “Pilha do Anjo”. Foi tão nostálgico lembrar a primeira pilha de livros que a Anjinho Milena me proporcionou (e que ainda há alguns deles para ser lidos). Então, seguindo o exemplo da minha primeira aparição, vamos falar sobre romance adolescente.

Susane Colasanti é expert em abordar os temas juvenis universais. Ela constrói com maestria o universo jovem e trabalha bem com os sentimentos em expansão, a mudança hormonal que deixa a todos loucos, o medo da vida adulta.

A protagonista da vez é a Lani, uma taurina nascida no dia 5 de maio, louca por Astrologia, ativista ativa tentando desesperadamente ajudar o planeta, uma garota caseira, tranquila. Em um primeiro momento, devo confessar, achei que iria detestar a personagem. Por quê? Bem, digamos que seja um trauma pessoal, afinal, uma taurina nascida no dia 6 de maio já me fez tanto mal que eu simplesmente fujo desse signo (sim, a Eri aqui também curte bastante a Astrologia, não como a Lani, sou BEM mais light nesse assunto).

Mas, voltando ao assunto principal, Lani é uma personagem cativante. Tem como amigos mais próximos Erin e Blake. Esse é um trio interessante. Erin é uma leonina típica, é bem badalada, gosta de crianças, é popular e sempre está cercada por todos, faz parte do “Circulo de Ouro” do colégio (os que não são tão populares quanto os atletas, mas que todos adoram). Já Blake, é um garoto capricorniano mais calmo e, muito mais próximo de Lani, sendo seu confidente.

Para falar a mais pura verdade logo do inicio, Lani percebe que sua amizade com Erin está meio abalada. Há algum tempo ela vem percebendo que já não tem muita coisa em comum com sua melhor amiga e tem lentamente se afastado, mesmo que não seja intencionalmente. E quando Erin conta que está apaixonada, Lani percebe que está sendo jogada lentamente para fora da vida da amiga e tenta de qualquer forma restaurar esse laço.

Você deve estar se perguntando o motivo para que Lani não siga seu caminho de uma vez, bem isso é simples: quando as duas garotas eram mais jovens sofreram um acidente de carro, onde, em um dia de tempestade a mãe da Erin perdeu a direção e o carro onde estavam caiu no lago. Se não fosse pela rapidez e calma de Erin, Lani teria se afogado. E a cicatriz que Lani leva na testa não a deixa esquecer a importância de Erin em sua vida.

Dessa forma, Lani tenta de todas as formas manter o laço entre Erin e ela intacto, mas ao conhecer Jason, o garoto por quem a amiga está apaixonada é impossível negar a química imediata.

Lani tentou se enganar de que só queria a amizade de Jason, mas a cada instante descobria que tinha TUDO a ver com o garoto, desde o pôster de O Pequeno Príncipe até o parquinho onde brincavam quando pequenos. Era inegável o dedo do destino a uni-los. A única coisa que mantinha Lani centrada em se afastar do rapaz era o fato dele namorar Erin.

E então, o destino dá mais um empurrãozinho e Erin vai viajar por dois meses, para ser treinada em um acampamento, para ser monitora de crianças menores. E nesse meio tempo, estar com Jason acaba fazendo com que o clima entre os dois se torne mais intenso, até que seja impossível fugir desse sentimento.

E aí, entra o motivo de uma grande crise existencial: a quem Lani deve ser leal? Ela deve pensar em si mesma ou pensar na amiga que lhe salvou a vida? O que vale mais, o amor verdadeiro ou uma amizade de anos?

Com esse enredo, Susane Colasanti explora todo um universo de possibilidades, mostrando aos jovens que sempre há outras escolhas, outros caminhos a seguir. A autora trabalha muito com a mágoa da traição, seja ela entre amigos ou namorados.

Mas, não apenas o romance está em foco, uma das coisas que é mais marcante no texto é o Bullying sofrido tanto por Lani quanto por Blake e como isso pode ser cruel e desestruturar toda uma vida.

Um personagem que chama muito a atenção por sua fofura e meiguice é Connor, um canadense que no decorrer da historia vai tendo uma importância gigantesca para o rumo que as coisas tomam.

Se comparado com “Bem Mais Perto”, o outro livro da autora, “Tipo Destino” mostra um texto mais encorpado e melhor trabalhado, apesar de seu final também dar o sentido de ser aberto.

Pra quem curte um bom romance juvenil e um jogo intenso entre lealdade e amizade, “Tipo Destino” é um prato cheio com sua narrativa leve e envolvente. Mais um que recomendo com segurança.

Bu 24/11/2013

Tipo Destino
Tipo Destino, da autora Susane Colasanti, foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

Quando esse livro chegou aqui em casa, já o peguei e comecei a ler na mesma hora. Eu estava ansiosa pela leitura, porque particularmente eu queria ler alguma coisa da autora, que também escreveu Bem mais perto e Esperando por você, só que ainda não tinha tido a oportunidade. A sinopse tinha me interessado muito, fora a capa que está linda. Eu gosto dessas histórias de romances proibidos que nesse caso, envolve um amor pelo namorado de sua melhor amiga, ou seja, Lani, a protagonista do livro, estava ligeiramente ferrada, quando descobriu como Jason, namorado de Erin, era simplesmente perfeito.

As duas amigas, cresceram juntas e possuem um grande interesse pelo destino. Por conta disso, cada mês elas escolhem um tema para ser estudado sobre destino, como tarô, leitura de mão, astrologia, sonhos e todas as outras coisas que o envolvam. Mesmo elas possuindo o mesmo interesse, a semelhança entre elas acaba por ai, já que Lani é uma menina que adora ficar em casa e se envolver em projetos de meio ambiente, enquanto sua amiga Erin é a baladeira. Por isso, Lani nunca pensou que algum dia poderia gostar de algum rapaz de Erin se interessasse, até que ela conheceu Jason.

"Se não fôssemos tão amigas, talvez eu sentisse inveja por Erin ter um garoto que gosta dela e eu não. Mas só sinto feliz por ela. Erin e eu estamos ltigadas para o restante da via. E isso não é o mesmo que sermos melhores amigas. Quero dizer, somos melhores amigas, mas nossa relação vai além disso."

É bem complicado essa coisa de você gostar no namorado de sua amiga, e na vida real, acredito que o mais correto é você se afastar dele, para que esse sentimento não seja alimentado. Eu sou o tipo da pessoa que dá mais valor a amizade, mas ao mesmo tempo é difícil quando você se apaixona por essa pessoa, então o negócio é você não dar oportunidade para isso acontecer. Só que não é isso que Lani faz, mesmo ela sabendo que tinha grandes chances de se apaixonar por Jason, ela não deixa de estar junto dele, principalmente após sua melhor amiga viajar no verão.

Ok, tudo bem que Jason tem muito mais haver com Lani, e que eles seriam o casal perfeito, mas o que vocês achariam de sua melhor amiga ficar com o seu namorado enquanto você está em uma viagem de verão? Bem, são esses questionamentos que não saem da cabeça enquanto você está lendo o livro. Só que não tem como você também ignorar todo o romance fofo entre Jason e Lani. É bem contraditório meu sentimento com esse livro, tem horas que eu penso: a tudo bem eles foram feitos um para o outro, como diria Lani, é o destino, e em outras horas eu penso: meu Deus, como ela pode ficar como namorado da melhor amiga?

Fora de todo esse drama nós temos um segundo plano, onde existe uma questão sobre homossexualismo. Blake, amigo de Erin e Lani é gay, porém ninguém sabe até que algo acontece que abala toda a amizade entre ele e Erin. A partir disso ela se vê sozinha em um momento onde ela mais precisava de um amigo.

A história é gostosa de ler e a Susane Colasanti tem esse estilo de escrita leve e rápida, que torna a leitura bem prazerosa. É um livro legal para passar o tempo, mas não existe nada muito além.

site: http://www.segredodeumundo.com/

Caverna 23/11/2013

Lani tem como fiel companheira sua melhor amiga Erin, mesmo que elas tenham poucas coisas em comum. Isso é, até Lani conhecer o mais novo paquera de Erin, chamado Jason. Querendo que todos se reúnam, Erin marca de ir à pizzaria com o paquera, Lani, e Blake, o amigo gay delas, mas que mantinha aquela confissão em segredo. É a partir desse dia que Lani e Jason passam a conversar mais, e percebem o quanto tem em parecido. No decorrer da história, eles convivem cada vez mais um com o outro, já que Erin acreditasse ser boa aquela aproximação, assim Lani poderia lhe contar tudo o que Jason falava sobre ela. Mas na verdade, Jason não falava sobre absolutamente nada que envolvesse Erin. Ele preferia muito mais se deixar ser levado pelas conversas confortáveis e tranquilas que tinha com Lani. Até que ambos percebem que o que estão sentindo um pelo outro, já não é mais amizade. Mas eles não podiam magoar Erin daquele jeito. Então, o que fazer?

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2013/11/tipo-destino.html

PorEssasPáginas 23/11/2013

Resenha Tipo Destino - Por Essas Páginas
Quando eu entrei no site para saber os lançamentos da Novo Conceito, Tipo Destino foi o primeiro livro que me chamou atenção. A protagonista se chama Lani e eu já fiquei “Eu querooo!”. Continuando a sinopse, descobri que ela era taurina, exatamente o meu signo! Isso é Destino ou o quê? Então, mesmo sendo da Susane Cosalanti, autora que eu já tinha lido Esperando por você e não tinha gostado, resolvi me arriscar.

Susane conseguiu montar um background bem interessante para os seus personagens. Lani e Erin são amigas há muito tempo. As duas acreditam na força do Destino (sim, com letra maiúscula) e por isso elas estudam sobre todos os campos da adivinhação, desde leitura de mãos até tarô. Apesar dessa semelhança, as duas são bem diferentes. Lani se interessa muito pelos problemas ecológico e ela prefere ficar em casa ou trabalhar nos seus projetos de meio ambiente. Enquanto isso, Erin já é mais espansiva, ela gosta de sair com os amigos e ir para baladas. As duas achavam que elas tinham gostos bastante diferentes no quesito “rapazes”. Mas não é bem assim, porque Erin começa a namorar Jason e Lani começa a sentir uma forte atração por ele…

E é nesse ponto que começam os problemas. Para escrever um bom romance, não basta só a protagonista dizer que ela sente algo pelo seu interesse romântico. São necessárias situações que mostrem que isso é verdade. Por mais que Lani dissesse que ela e Jason tinham uma conexão muito forte, eu não conseguia sentir isso. No decorrer da história, acontecem algumas cenas que me fizeram começar a acreditar nisso. Por que não colocar essas cenas antes de toda a divagação sobre Destino e sentimentos? Ela poderia até sentir que ele era diferente, mas ela não podia falar que os dois eram tão parecidos se ela não tinha provas disso.

Lani esconde os seus sentimentos porque ele era o namorado da sua melhor amiga. Por causa disso, ela não se afasta dele, porque ela acha que nunca teria chance. Mas Lani e Jason acabam ficando bem mais próximos do que deveriam e cada vez mais ela começa a acreditar que ele é o seu Destino. E é nesse ponto que a história perde a sua força.

Eu sei que eles são adolescentes e estavam em uma situação muito complicada. Eu sei que nessa idade os problemas são muito maiores do que verdadeiramente eles são e por isso nós tendemos a errar mais. Mas todos os personagens fizeram escolhas péssimas durante a história. Infelizmente eu não posso contar aqui os que mais me incomodaram porque são spoilers, mas tem um que eu posso contar porque é do início do livro. Lani e Jason almoçavam no mesmo horário, e como ele era namorado da amiga dela, nada mais justo do que eles sentarem juntos para se conhecerem melhor, certo? Até esse ponto tudo bem. Mas com o tempo eles acabam distorcendo um pouco essa linha tênue entre “amizade” e “algo mais” e as pessoas começam a perceber. E o que a Lani faz? Fica muito revoltada quando as pessoas ficam a encarando na mesa do almoço. O que ela deveria ter feito? Ela deveria ter percebido o que estava acontecendo, e em respeito a sua amiga, ter se afastado do Jason. Esse é só um pequeno exemplo.

Mesmo não concordando com vários pontos da história, algumas cenas foram muito bem construídas. Inclusive, assim como “Esperando por você”, a autora trabalha um tema separado com um dos coadjuvantes. O melhor amigo de Lani é homossexual e isso gerou um enredo separado muito interessante.

Enfim, eu tive sentimentos muito conflitantes com Tipo Destino. Ele não é bom… Mas também não é de todo ruim. Eu não fiquei tão desesperada em querer acabar logo como aconteceu em Esperando por você, mas esse livro também não teve nada de especial durante a leitura. Por isso eu fiquei em uma dúvida cruel se eu dava 2 ou 3 estrelas para ele. 2 é pouco porque eu dei essa nota para o outro livro dela mas 3 é demais, comparando com outros livros que eu dei essa mesma classificação. Acho que o ideal seriam 2,5 estrelas!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-tipo-destino

Ana Luiza Silva 19/11/2013

Além de tratar de um tema o qual tenho grande interesse, o livro aborda um dos conflitos mais comum do que podemos imaginar: amizade ou amor? E o que fazer quando esse amor pode interferir da forma mais negativa na amizade? O conflito é corrosivo, ainda mais quando você está completamente convencida que o garoto é sua "alma gêmea" - Lani acredita que o Destino tem algo preparado para ela e Jason. E mesmo sabendo que Jason também está apaixonado, ela está em uma constante luta interna, pois sabe que Erin gosta de Jason e, além do mais, como trair sua irmã de alma?

A escrita é fluida, dividida em capítulos médios, com a visão de Lani ao longo de sua "divisão". O que ela acha que acontecerá se Erin descobrir que ela e Jason estão namorando, o que os colegas irão achar - principalmente porque estão todos no último ano do colégio, e você com certeza já assistiu a algum um filme americano cujo protagonista está no colegial e sua vida é arruinada socialmente por causa de boatos espalhados ao vento. Além de tudo, o livro é fisicamente lindo, como vários outros da Novo Conceito - claro que ajuda muito quando a história é boa, aí o livro cega de tanta beleza. Me lembrou bastante o "Não Sou Este Tipo de Garota", da Siobhan Vivian (se você quiser ler a resenha, clique aqui), outro livro que gostei, que também aborda o universo adolescente durante o colegial e ambas as protagonistas perdem o controle diante de uma situação. Também recomendo a leitura deste.

Aborda também, ainda que em segundo plano, outro conflito tão desgastante quanto o primeiro. Blake, o melhor amigo de Lani, é gay e seu pai não sabe. Ambos brigam constantemente e Blake enfrenta a rejeição todo dia e Lani é seu ombro amigo. O que fazer quando aquele que devia te amar é o que mais te rejeita e, além de tudo, de repente você também é rejeitado no colégio? Quando as pessoas que você acham que são suas amigas do nada te traem da forma mais horrível possível, de um jeito que você nunca imaginou possível para elas. Todas essas questões são abordadas de forma natural e divertida, o que deixa a leitura mais deliciosa ainda.

Se quiser indicar mais livros com esse cenário estudantil, sinta-se á vontade para comentar suas dicas. Boa leitura!

site: http://www.feedyourhead.com.br/2013/09/resenha-tipo-destino-susane-colasanti.html

Poly 17/11/2013

Quem já leu algo da Susane Colasanti não deve esperar nenhuma grande inovação ou mudança no estilo.
Só achei esse livro um pouco mais parado em relação aos outros dois que eu li, mas isso quer dizer que a leitura seja ruim. Não consegui ler em um dia, como eu esperava e cochilei duas vezes em cima dele, o que demonstra o tom monótono da história.
Lani e Erin são melhores amigas desde crianças, dessas que fazem tudo juntas e trocam confidências.

Se não fôssemos tão amigas, talvez eu sentisse inveja por Erin ter um garoto que gosta dela e eu não. Mas só sinto feliz por ela. Erin e eu estamos ligadas para o restante da via. E isso não é o mesmo que sermos melhores amigas. Quero dizer, somos melhores amigas, mas nossa relação vai além disso.
P. 23

Então um dia Erin começa a sair com Jason, ela está animada e empolgada com o relacionamento como nunca esteve antes. Só fala do rapaz com Lani e pede ajuda à amiga para descobrir mais sobre ele.
Lani começa a almoçar todo dia com Jason, eles começam a trocar confidencias e a conversar muito e percebem que eles têm mais em comum do que jamais imaginaram.

Jason me entende. Ele entende até as coisas que nem mesmo eu sabia que estava tentando dizer.
P. 83

Mas Erin sempre acreditou na fidelidade da amiga e nunca desconfiou que pudesse ter nada demais entre Lani e Jason. Nem Lani queria se envolver com Jason para magoar a amiga.

Erin não se importa que Jason e eu nos sentemos juntos no almoço. Ela adora que sejamos amigos. Antes daquele dia em que todos saímos junto para comer pizza, Erin estava preocupada com a possibilidade de que eu e Jason não nos gostássemos, o que teria acabado com sua empolgação para que todos saíssemos juntos.
P. 93

Só que eles se apaixonaram e não sabem o que fazer.

Tenho vontade de contar a ele tudo o que venho pensando, mas não posso. O que é péssimo. É péssimo que Erin e eu estejamos apaixonadas por ele, mas ele só tenha se apaixonado por uma de nós.
P. 116

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é Abril – Maio, a segunda, Junho – Agosto e a terceira, Setembro – Outubro. Os capítulos são curtos e isso facilita bastante a leitura.
A linguagem é simples e o vocabulário utilizado é bem jovial.
Gostei bastante do livro, mas não amei. Gostei de como a Lani é ligada em Astrologia e coisas místicas. Ela acredita piamente em Destino e que tudo acontece por um propósito.
Não sei se é uma fase da adolescência, mas eu e minhas amigas também tivemos nossas fases de “viciadas” em horóscopo e foi bem divertido relembrar disso por meio de Lani e Erin.
A história só fica interessante mesmo quando Lani e Jason resolvem assumir o romance. Isso cria inúmeros conflitos e é quando há mais ação e emoção.
Mas é tudo bem previsível.
Um personagem que eu amei foi o Blake. Adoraria ter tido um melhor amigo gay na minha adolescência como ele. Blake é o sonho de consumo de toda garota e ele é um fofo.
O canadense Connor também me cativou e adoraria se esses dois personagens tivessem sido mais explorados, eles fizeram toda diferença.

Sarah 11/10/2013

"O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe"
Ahhh eu gostei desse livro! A leitura é um tanto quanto fácil e rápida e o final bem vago, poderia ser melhor, é claro. Mas a posição em que a personagem se encontra é arrasadora. Mas acho tbm que ela é um tanto quanto bobinha e a Erin uma leonina (o que não me surpreende nada) acha que tudo gira ao seu redor, sempre! Lani devia ter simplesmente falado: Adeus colega e olá Jason bonitão, mas nós dois sabemos que a vida pode ser tudo, menos fácil. Então Lani se encontra em diversos problemas de uma hora para a outra, ela é humilhada na escola por "roubar o namorado da melhor amiga" e sofre cada dia mais e mais por Jason não estar perto dela.Céus, isso doí profundamente dentro de si, consome todas suas lágrimas! Mas a questão é que o Destino também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida.
Eu gostei muito, claro que tem seus pontos negativos, mas a história em um todo, apesar de clichê, é diferente e charmosa a sua maneira.

Chrys 30/09/2013

Gostosinho para jovens e adultos
Lani e Erin são duas adolescentes de uma cidade pequena e estão acostumadas a fazer tudo juntas, a amizade é fortalecida por um acidente em que ambas estavam presentes e isso só fez com que o sentimento aumentasse.

Blake também é amigo das duas, é gay e esconde isso de todos; a única que sabe desse segredo é Lani. Todos eles acreditam muito em horóscopo, adivinhações e coisas ligadas ao destino. Elas são estudiosas e tomam muitas decisões baseadas nesses estudos.

Erin começa a sair com um garoto da escola, Jason, e logo eles se tornam 4 amigos inseparáveis, Erin acredita estar desesperadamente apaixonada, mas Blake logo percebe que o garoto não está tão entusiasmado assim e que olha de um jeito especial para Lani.
Lani luta o tempo todo contra esse sentimento, mas os dois realmente tem uma ligação especial, gostos e atitudes parecidos, já Erin está mais preocupada em aparências e outras coisas um tanto quanto fora da realidade. Erin vai viajar durante as férias de verão e com isso, Lani e Jason vão ficando cada vez mais próximos.

Começa então uma nova história para todos os envolvidos, incluindo Blake, que acaba tendo seu segredo revelado de uma forma triste.

Esse é o segundo livro de Susane Colasanti que eu leio, já tive uma experiência com Bem Mais Perto e pude perceber que é um livro voltado para um público mais jovem. Acabou rolando a mesma coisa que na outra história, um triângulo amoroso, duas garotas e um garoto, um amigo(a) fiel, cidade pequena, conflitos escolares, enfim tudo aquilo já muito previsível.
Mas eu gostei muito, o livro trata acima de tudo, sobre amizade, Lani apesar dos conflitos internos entre ceder ou não a paixão que sente pelo namorado da amiga, preza muito pela amizade. Ela tem atitudes que eu não esperava de uma adolescente e por isso eu gostei tanto desse livro, ele fala de conflitos e romance de uma forma que atingiria a minha filha que é jovem e a mim também. A autora finalmente conseguiu me ganhar.

Na amizade de longos anos das duas, é impressionante perceber como se pode conhecer uma pessoa por um longo tempo e, então, um dia simplesmente a vemos de um jeito diferente. É muito forte essa característica abordada no livro, ela soube retratar bem como uma pessoa pode nos decepcionar e ainda assim continuarmos a gostar dela.

A leitura é "jovial", o livro é divido em três partes, e no início de cada uma, temos citações deliciosas, como:

O Esperado é apenas o começo. O inesperado é que muda a nossa vida . Meredith Grey, do seriado Grey's Anatomy.

Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evita-lo. Jean de La Fontaine.

Me incomodou um pouco a parte "mística", tudo é o destino, tudo é o cosmo, tudo é voltado para horóscopo, mas é a proposta do livro, está dentro de um contexto bem definido. Eu comecei a ler com um pé atrás porque a capa já me irritou profundamente, mas não é assim que se desenrola, todo mundo vai ficar do lado da Leni, porque algumas coisas simplesmente tem que acontecer, olha ai o tal destino aparecendo de novo. Erin acaba se tornando a vilã da história, com sua mania de querer achar que não pode perder nunca, acaba deixando a amizade em segundo plano.

A história tem um final lindo com lições de superação para todos personagens. É um livro pra ler sem compromisso, eu li em menos de um dia, porque a leitura te da prazer, indicado para adolescentes, mas também a todos aqueles que gostam de um romance gostosinho.

Raíssa 09/10/2013

Resenha completa em: http://trouxesteachave.wordpress.com/2013/10/02/tipo-destino/
O livro nos conta a história de Lani, uma taurina (aniversário dia 5 de Maio que nem… eu mesma!) caseira, que adora pizzas simples, defender a natureza, astrologia e não sabe nadar. A trama toda do livro gira em torno do novo romance de Erin e como nossa protagonista certinha e boazinha se vê apaixonada pelo dito cujo. A verdade, é que a amizade de Erin e Lani é basicamente sustentada por um acontecimento há muito passado e as duas não tem mais tantas coisas em comum agora. A não ser, talvez, a nova paixão das duas — Jason.

Então, a verdade é que a probabilidade de eu adorar um livro cuja protagonista fizesse aniversário na mesmíssima data que eu era altíssima e, bom, não tentei lutar contra isso. O enredo apesar de soar extremamente previsível conseguiu me surpreender e, como não havia uma saída fácil a ser tomada, achei bem legal a visão dada pela autora. Apesar de discordar do final. Até entendo que é mais correto, mas discordo. Teimosia mesmo.

Bom, sobre os personagens, só posso elogiar. Gostei muito da Lani, acheia personagem bem coerente, companheira, mas um pouquinho imatura, o que fez parte da evolução da história. Eu adorei Blake! Gostei muito mais dele do que das “amigas” da Lani. Ele sempre foi mais companheiro e confiável, um amigo maravilhoso que me fez lembrar alguns amigos meus. Acho, inclusive, que ele merecia um destaque maior na história. Também gostei de Jason e Connor, de jeitos diferentes, mas acabei simpatizando com ambos e, sabe, acho que Colasanti acertou a mão na hora de escrever todos esses meninos ótimos.

10/10/2013

Um romance divertido e... Clichê
Esse é o segundo livro que li da autora, dos três que já foram lançados no Brasil pela Editora Novo Conceito.
Em "Tipo Destino" Susane nos apresenta a história de Lani e Erin, elas são melhores amigas desde crianças, unidas por um acidente horrível elas juraram serem melhores amigas para sempre, porem num belo dia... As coisas começam a mudar entre as duas, para ser mais exata, quando Erin conhece Jason.
Lani e Erin são fascinadas pelo Destino, signos, tarot e tudo o que envolve astrologia, elas criaram um cronograma em que todo mês estudam algo diferente relacionados ao assunto, como por exemplo numerologia, e analise de sonhos.
Ao começar a namorar Jason, Erin resolve apresentar ele a sua melhor amiga, e sem perceber ela cometeu um erro terrível, ou talvez não fosse tão terrível assim, ela apenas adiantou o que ia acontecer de qualquer forma.
Desde o primeiro momento ficou claro a atração que Jason e Lani sentem um pelo outro, e mesmo tentando negar o que sentia por Jason - por não querer trair sua melhor amiga - Lani acaba se entregando a esse forte sentimento que crescia entre eles.
Confesso que inicialmente, ao fazer a solicitação do livro pela NC criei muitas expectativas ao ler a sinopse e tudo o mais, no entanto não posso deixar de dizer que acabei me decepcionando um pouco. O livro é ótimo, ou tem tudo para ser, você percebe isso no decorrer da história, uma leitura rápida e simples, personagens cativantes que te prendem desde o inicio mesmo tendo um enredo pouco clichê, porem achei que o final deixou um pouco a desejar.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2013/10/tipo-destino-susane-colasanti.html

Ká Guimaraes 15/10/2013

Resenha feita pela Ká Guimarães
Mais um livro da Susanne Colasanti que eu gostei...
Poxa Ká você gosta de todos os livros??? Não, tem livro que dou 5 estrelas e tem livro que avalio com 3 estrelas, mas esse eu dei 4 estrelinhas. Ele foi bom, mas ainda faltou alguma coisa ali.

Como os demais livro da autora, esse livro conta a história de adolescentes. Sabe aquele dramalhão todo que os adolescentes fazem? É isso que encontramos em "Tipo destino". Eu não sou muito ligada a esse tipo de história, mas desde que vi a resenha desse livro no Blog do Júlio ( Clique aqui) eu decidi que assim que fosse publicado no Brasil iria ler, e quando o livro chegou, eu o coloquei na meta de um livro por dia.

Em "Tipo destino" conhecemos Lani, assim como todo mundo ela tem uma melhor amiga. Sua melhor amiga é Erin, e ela é a garota popular: tem vários amigos (já tive amigas assim), é divertida e foi um acidente que acabou unindo mais as duas. No livro também tem o amigo delas, o Blake, um rapaz divertido que tirou várias risadas de mim.

Tudo está normal até que Erin aparece com um novo namorado: Jason. Confesso que também me apaixonei pelo garoto, é lógico que percebi que ele desde o início do livro está vidrado na Lani, está muito na cara, mas ela não quer roubar o namorado da melhor amiga, é errado. Digamos que é contra as regras né? É isso que posso contar sobre o livro, para não soltar spoilers.

Susane Colasanti escreve de uma maneira que quando você percebe já terminou de ler o livro. É sempre assim quando pego um livro dela para ler, e não posso deixar de falar que sempre dou muitas risadas. Outra coisa é que o Destino é bem retratado aqui nesse livro, pois Erin e Lani são obcecadas por cada coisa que envolve ele. A Lani tem que ler seu horóscopo semanal toda segunda-feira, afffff confesso que tive amigas assim...

Então, por que eu não gostei tanto do livro e dei 4 estrelinhas? Porque eu achei que faltou alguma coisa ali, não consigo dizer o que exatamente ( existe pessoa mais estranha do que eu?) E tudo acabou rápido demais. Mas não pense que o livro é ruim.

Beijos
Ká Guimarães

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/2013/10/resenha-tipo-destino-e-se-sua-alma.html