Tipo Destino

Tipo Destino Susane Colasanti

Resenhas - Tipo Destino

Luiz Carrilho 27/07/2014

Tipo Destino - E Se Sua Alma Gêmea Fosse o Namorado de Sua Melhor Amiga?

Título: Tipo Destino
Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Edição: 1/2013
Páginas: 288

Lani, um jovem vidrada no destino. Fazia parte de um grupo conhecido como "circulo de fogo", porém a um tempo vem se afastando mantendo como seus amigos de verdade Erin e Blake.
Erin se apaixona por Jason, um amigo de curso, mas teme que Lani e Blake não gostem dele.
Erin começa a se encontra com Jason, que um dia resolve se encontrarem com Lani e Blake na pizzaria.
Diante da carona que Lani ganha de Jason, conversa vai e vem, ela percebe que eles tem tudo a ver. Jason é sua alma gêmea.
Lani e Jason ficam cada vez mais próximos, ate que ele se declara.
Lani, com medo de magoar Erin, resolve se afastar de Jason um pouco.
Nas férias de verão, Erin vai para um acampamento de férias deixando Lani e Jason sozinhos um com o outro.
Jason termina o namoro com Erin por carta para que possa viver seu romance com Lani, que no começo resiste mas acaba cedendo.
Lani e Jason se encontram várias vezes escondidos, até que decidem contar a verdade para Erin assim que ela voltasse do acampamento.
Como Erin está com ódio de Jason, não quer escutá-lo, portanto, como único jeito de Jason contar a verdade a Erin é mandar-lhe um e-mail.
Ao descobrir tudo, Erin encaminha o e-mail para o restante da escola, porém o texto todo modificado pela mesma. A escola se volta contra Lani tornando sua vida um inferno.

Será que vale apena acabar com uma amizade para viver uma história de amor?

" A questão é: será que podemos ser amigo de uma alma gêmea quando queremos muito mais?"
"QUANDO VOCÊ ENCONTRA SUA ALMA GÊMEA, ACONTECE UMA CONEXÃO IMEDIATA. UMA COISA QUE VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR EXPLICAR...MAS QUE TAMBÉM NÃO VAI CONSEGUIR NEGAR."

"O ESPERADO É APENAS O COMEÇO
O INESPERADO É O QUE MUDA A NOSSA VIDA"
MEREDITH GREY.

site: http://resenhandoosromances.blogspot.com/2014/04/tipo-destino-susana-colasanti.html

Fabi Brandes 16/07/2014

Costumo dizer que não sou muito fã de livros para adolescentes, e com esse, posso afirmar. Comecei a ler Tipo Destino, da editora Novo Conceito, com muito ânimo. Gosto de ler coisas que me desafiam, entretanto, me decepcionei.

A narrativa é muito morna. O vocabulário poderia ser um pouco mais criativo, e as linhas que tratam da paixão de Lani pelo namorado da melhor amiga poderiam ser mais reais.
Ora, uma autora que já viveu a adolescência, falando do amor e das descobertas. Achei que as passagens tinham de ser mais intensas, visto que a autora deve ter passado por isso já antes na vida.

Falando de aspectos bons, gostei da formatação do livro e gostei também da capa. Muitos dirão que já ficaram chateadas com Lani pela traição na capa, já que aparece Lani de mãos dadas com o namorado DA MELHOR AMIGA.
De fato, a capa é intrigante.

Porém, achei que Erin deveria ter sido mais incisiva. De todo, não acho que é um livro que acrescentará na vida do leitor, principalmente se esse for um adolescente.

Cabe dizer também, que o livro lida com certos aspectos esotéricos, isso sim, pra mim, foi o que deu o encantamento na medida certa para a história.

site: www.amoreselivros.blogspot.com

Arca Literária 08/07/2014

Decepção
Por: Caroline TEixeira

Música tema da resenha: Sandy & Júnior - Quando você passa (turu-turu).

Música citada no livro: Death Cab - Transatlanticism

Quando comecei a ler o livro só me veio essa música acima que citei! Não teve jeito! Por isso essa foi a escolhida como música tema da resenha. E assumo, adoro essa música! Fofíssima! Achei a cara do triângulo amoroso! Kkkkkkk...E a música citada no livro eu amei, não conhecia!

Lani é uma garota de 16 anos. Morena, magra, com uma aparência bonita, mas ela não reconhece isso. Ela possui um amor incondicional pela natureza e a todo tempo se dedica à atividades de conscientização, principalmente no colégio que estuda.

Ela possui uma amiga inseparável, a Erin. São amigas há muito tempo e após um acidente, as duas se uniram ainda mais. Como se tornassem "unha e carne". Ambas são apaixonadas por astrologia e suas vidas são totalmente influenciadas pelas previsões astrológicas.

Elas não possuem gostos semelhantes para escolher os seus parceiros amorosos, porém o destino decide aprontar e se por no meio dessa amizade e testar até que ponto uma amizade pode sobreviver à uma provação dessa, quando o assunto é o Coração.

Minhas impressões:

Inicialmente, confesso que tinha grande expectativa sobre esse livro. A capa é bem sugestiva e gostei bastante, considerei apropriada. Infelizmente, me decepcionei. A história não prende muito, eu ficava olhando direto o número de páginas que faltava para terminar.

Até gostei da forma que nasceu e foi retratada a relação entre Lani e Jason; muito fofa a afinidade. O amor quando nasce sempre é muito bonito independente da idade. Mas achei que faltou algo mais. O "código" foi o que mais gostei.

A amizade de Erin e Lani não me convenceu, e soou como se a relação entre as suas se restringisse ao acidente e à astrologia. E uma reação que a Erin teve por se sentir traída desencadeia uma atitude muito maldosa e humilhante. E, ainda depois, a Lani ( que foi vitimada pelo ataque de fúria da primeira) ainda querer abrir mão da sua felicidade foi demais para mim.

A temática do livro é realmente adolescente. Gosto dos livros que envolvem jovens, mas aprecio mesmo quando eles são mais maduros e conscientes. Por isso, foi meio chata a leitura.

Para mim, faltou intensidade e mais enredo. Achei pobre a história. Sinceramente, não tenho vontade de ler outro livro da Susane. Esse foi o primeiro e o último.

Se você gosta da Susane, é provável então que goste desse. Pelo que li nas sinopses dos demais livros dela, esse não foge do universo adolescente.

No skoob ele está sendo muito bem avaliado.

Para aqueles que irão ler, desejo uma Boa Leitura. E depois que lerem, não deixem de compartilhar sua opinião por aqui.

Beijokas.

Citação que mais gostei:

" O amor não tem lógica, e nem se quer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe".

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

Julia 18/05/2014

Acabei de ler o livro "tipo o destino", e sim eu AMEIIIII como eu tbm amei varios... Mas vamos ao que enteressa. Este livro fala de Lani, uma garota que acredita no 'destino', e que ele pode mudar sua vida de uma hora para a outra, e ela tem uma melhor amiga que se chama Erin, juntas desde dos 10 anos, todos em sua volta consideram elas 'irmãs de alma'-explicaçao no livro- sao unidas, tipo, ate a morte. mas -como a foto do livro ja deduz- uma garoto entra na vida de Erin chamado Jason, na qual Lani se apaixona logo em seguida que o conhece melhor, e os dois percebem que o amor é reciproco, e acontece um monte de rolos ai que se eu contar acaba com a graça de ler a historia,o legal deste livro e que o final fica nas entre linhas. é lindo o livro eu super recomendo para quem gosta de romance, e um suspense romantico. ele ensina que o 'destino' existe, e que ele nao só existe para momentos feliz, mas para todos os momentos, e uma hora o outra o próprio vai estar mudando sua vida a cada segundo, pois uma hora você esta sorrindo, e na outra está chorando,no livro percebe-se que sozinhos em um mundo tao grande, nao modemos confiar em ninguem, as coisas se tornam diferentes

Gil 07/05/2014

Desde crianças, após um acidente Lani e Erin são melhores amigas. Erin é a garota popular, namoradeira, Lani é mais tímida. Erin apresenta seu novo namorado Jason, para seu amigos Lani e Blake e meio que ficou evidente como eles (Lani e Jason) se deram muito bem.Lani loo percebeu que estava apaixonadapelo namorado de sua melhor amiga e ai ela passa a tentar evitá-lo, mas Erin curiosa como é, pede pra Lani se aproximar dele para saber o que ele realmente sente e isso acaba aproximando ainda mais os dois. E mais uma vez Lani está pronta pra se afastar dele, sua amiga resolve viajar por 3 meses e ai já viu né.

A narrativa é simples e rápida. Muitas vezes critiquei a Lani, já que ela se deixou levar pelos sentimentos e poxa mesmo eles não terem ficado quando ainda ele tava com a Erin, ainda sim, terminar do jeito que foi, nossa, tenha dó né. O jason é um fofo, apesar dos pesares, a autora o construiu para nos cativar, pois ao mesmo tempo que o crucificamos, também torcemos por ele ou melhor pela Lani, mas eu torci também pelo fato de ver como era Erin. Claro que é errado ficar com o namorado da melhor amiga, mas a Lani poderia ter escolhido jeito melhor para conduzir isso. O personagem que eu adorei foi o Blake, divertido e decidido, sempre em sua própria batalha. O enredo é algo bem normal e comum, mas é uma boa leitura para uma tarde.

Amanda 16/04/2014

Tipo, nada emocionante.
Tipo Destino, é um livro legal, mas nada o tipo muito extravagante e meloso no quesito amor. Pelo menos pra mim não me pareceu assim,embora o livro tenha partes um pouco chata. O livro é sobre duas amigas que se apaixonam pelo mesmo menino. De início, Lani não estava interessada e apaixonada por ele como sua melhor amiga Erin, mas com a ida e Erin para o acampamento de verão, Lani e Jason passam algum tempo junto, até um admitir por outro seus verdadeiros sentimentos. Com dois meses pela frente,sentimentos são ignorados e a descoberta de um novo amor está encoberto pelo medo que Lani tem de perder uma grande amizade.

Mas o amor dos dois falam mais alto e eles decidem em contar toda verdade para Erin quando ela voltar. Magoada por ter sido descartada por uma carta, Erin não quer falar com Jason e ele se vê obrigado a mandar um Email para ela, Email este que deixa a vida de Lani totalmente bagunçada. Arin encaminhara o Email de Jason de forma distorcida pra toda a escola, fazendo a amiga parecer uma 'vadia ladra de namorados de amigas'.

Em meio a tudo isso, ainda há o caso de Blake. Ele é gay e tem muito medo de contar ao pai por causa do modo de como ele vai reagir, então ele não fará isso até terminar o ensino médio. Mas, uma conversa entre Jason e Lani em uma sala onde dá pra escutar tudo, ela fala pra ele que Blake não é seu namorado porque ele é gay.

Os casos se contornam e os desfechos só saberá quem ler. Tipo Destino não é nada emocionante como muitos livros de romance, mas pra quem gosta desse tipo de leitura, é um bom indicativo. ^_^

Literatura 01/04/2014

Eu, minha melhor amiga e o namorado dela
Lani e Erin são melhores amigas mesmo que tenham gostos muito distintos. O destino às uniu em um momento que poderia ter sido trágico e desde então nunca se separaram. Lani acha que deve algo para Erin, por isso, apoia a amiga e quer vê-la feliz, mesmo que isso custe à própria felicidade.

Quando Erin diz que está apaixonada por Janson, Lani se sente feliz pela amiga e quer que esse relacionamento dê certo, mas Jason não tem nada em comum com Erin e parece não sentir o mesmo que ela. Lani se aproxima de Janson e os dois descobrem que ambos tem gostos em comum, na verdade, os dois são muito parecidos e essa amizade inesperada começa a mudar.

“Não podemos escolher quem amamos. Blake sabe disso melhor do que ninguém. O amor não tem lógica, e nem sequer é uma escolha nossa. O amor nos escolhe.” – Tipo Destino

Lani se apaixona pelo namorado da melhor amiga e ele parece sentir o mesmo que ela, mas Lani não pode trair a amiga dessa maneira! Mas o destino parece querer unir essas almas gêmeas e, apesar de suas tentativas, Lani irá ver que quando o destino decide algo, ninguém pode pará-lo.

Tipo Destino é o primeiro livro que eu leio da autora Susane Colasanti. O livro é contado pela perspectiva na Lani e tem um narrativa super gostosa. É um livro muito rápido também, perfeito para quem quer se jogar em um romance fofinho que coloca em prova questões como amizade e confiança. O meu personagem preferido na história foi o Blake, o melhor amigo da Lani que a apoia e quer ver a amiga feliz.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-tipo-destino-eu-minha-melhor-amiga-e-o-namorado-dela/#.UztZOvldWSo

Literatura 01/04/2014

Eu, minha melhor amiga e o namoravw dela

Veja resenha complera no site

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-tipo-destino-eu-minha-melhor-amiga-e-o-namorado-dela/#.UztFbvldWSo

@APassional 23/03/2014

Tipo Destino * Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Lani é uma adolescente apaixonada por Astrologia e artes adivinhatórias em geral. Toda segunda-feira, lê seu horóscopo para estar sempre preparada para o que o Destino lhe reservar, um dos grandes mistérios da vida para Lani é: “O quanto de nossas vidas já foi decidido e o quanto podemos influenciar?”.

A melhor amiga dela é Erin, com quem compartilha poucos gostos, a única coisa que as duas tem em comum (além de olhar o horóscopo) é uma terrível lembrança de algo que aconteceu quando elas tinham dez anos, mas Lani pensa que todos já se esqueceram do acidente, e não gosta nem de tocar no assunto.

Tudo estava bem entre as duas até Erin começar a namorar Jason.

De cara, Lani começa a sentir certas conexões com Jason, é como se fossem feitos um para o outro, como se o Destino quisesse que os dois se conhecessem mais cedo ou mais tarde, como se fossem Almas Gêmeas. Mas é claro que Lani procura ignorar isso, afinal... Jason está com Erin, assim Lani só se aproxima dele a pedido da amiga, que tem muitos planos de passeio onde os quatro (Lani, Erin, Jason e Blake, o amigo delas) possam sair juntos.

Lani luta bravamente contra seus sentimentos até o verão, quando Jason termina por carta o namoro com Erin, que está viajando...

Susane Colasanti já tem alguns livros publicados aqui no Brasil, mas esse foi o primeiro que li da autora, não sabia o que esperar, pela capa e sinopse essa parece uma história de traição entre amigas, que uma rouba o namorado da outra e depois começam a brigar, mas não é bem isso. Desde o começo do livro, Lani deixa bem claro que não quer roubar Jason de Erin, eles apenas se tornam amigos, não classificaria Lani como alguém que traiu a amiga (lembrando que Jason terminou o namoro primeiro).

Ao longo da história vamos nos tornando amigas de Lani, já que a narrativa é feita por ela em 1ª pessoa de forma super leve, Lani não fica de mimimi nem é muito dramática, apenas fala de seus sentimentos e tudo que ocorre dentro de sua cabeça de adolescente! É impossível sentir raiva dela, na verdade a gente só quer que ela fique bem e que tudo dê certo! A narrativa é excelente, é como se estivéssemos lendo o diário de alguém.

O livro é dividido em três partes. Na parte 1, temos o fim das aulas, período em que Jason e Erin começam o namoro. Na parte 2, vêm as férias de verão, quando Jason termina o namoro por carta e por último, na parte 3, inicia-se o último ano do ensino médio, quando as coisas ficam feias e depois começam a se resolver. Minha parte preferida foi a terceira, achei mais detalhada e rica (em confusões, problemas, pensamentos, sentimentos...), o livro fica melhor a cada página.

Os personagens foram a muitos lugares, praias, clubes, escola, isso faz com que conheçamos melhor a cidade, gostei do fato de a história inteira não ser trancada numa escola! Um tema bem explorado foi a amizade, Lani vai descobrindo quem são seus amigos de verdade conforme as coisas acontecem, ela também erra (só para deixar claro), mas vai aprendendo com seus erros, para que eles não comprometam suas amizades.

Gostei bastante da autora, quero ler os outro livros dela em breve. Mega recomendo!
Beijos Destinados... Samantha Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 23/03/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/03/resenha-tipo-destino-susane-colasanti.html

Leeh 17/03/2014

Tipo Destino
Sobre a escrita da autora:

Eu particularmente, achei a escrita no inicio bem carregada, digo arrastada, não foi aquele tipo de escrita que trazia coisas novas e interessantes, acabou sendo um pouco chato o livro no inicio. Mas a autora fez uma jogada de mestre, ela dividiu o livro em 3 partes e muitos capítulos, esse capítulos são bem curtos, uma ou duas folhas as vezes. Porém a divisão de conteúdos foi o ponto chave do livro e da escrita da autora, que por ser a primeira vez que leio algo dela eu gostei bastante. Nada estupendo, mas eu gostei.

O livro:

O Livro apresenta 3 partes, essas partes foram muito bem divididas, na primeira parte nós conhecemos todos os personagens presentes na narrativa. E principalmente a Lani, que é uma menina cheia de medos e inseguranças, apaixonada pelo meio ambiente e fissurada no destino. Lani têm o costume de ler seu horoscopo toda segunda feira , para poder começar a semana sabendo o que lhe aguarda. Além de seu mapa astral, Lani e Erin, sua melhor amiga , gostam de aprender sempre um pouco mais sobre astrologia. Nesta primeira parte conhecemos também o Black , um rapaz muito estudioso que é amigo de Lani e Erin, mas que esconde do pai a sua sexualidade. Black sempre diz que quer ir logo para faculdade, assim poderá parar de se esconder e ser quem ele realmente sempre foi.

Neste meio tempo, Erin se vê apaixonada por Janson, que tudo indica desde o primeiro minuto que ele entra na estória , ser apaixonado por Lani. Lani no entanto mesmo percebendo que o rapaz não tem nada em comum com sua amiga, e nem mesmo mostra algum interesse maior por ela, insisti em que os dois fiquem juntos, um dos erros de Lani começa logo no inicio do livro.

A Segunda parte do livro, gira em torno de Lani e Janson, já que a Erin está no acampamento de verão, esse é o segundo erro de Lani. Lani se deixa envolver por Janson que até pouco tempo namorava sua melhor amiga. Mesmo que a intensidade do amor dos dois fosse muito maior do que qualquer coisa, os dois erram e muito feio no começo mal resolvido desse romance. A Lani, sempre se sentiu culpada por estar com o menino de quem a melhor amiga é apaixonada, mas ao mesmo tempo deixou isso passar por que a amiga não estava por perto, sabendo ela que quando a amiga voltasse tudo seria diferente e por culpa dela, somente dela.

Quando pequenas as amigas sofreram um grave acidente de carro e pela cidade ser muito pequena o assunto ficou no ar por muito tempo. Lani no entanto desde então deve sua vida a Erin, que supostamente a salvou da morte. ( Quando eu me refiro ao supostamente é só pelo fato que eu não achei que ela foi salva pela amiga.). Esta divida que Lani tem com a amiga, praticamente a deixa atormentada, ela deixa de viver coisas que ela sabe que são certas só por causa da "divida" que tem com Erin, o que é outro absurdo.

Então eis que chega a terceira e ultima parte do livro, gente aqui a estória , passa de um romance sem graça entre Lani e Janson, para um livro cheio de surpresas e muito bom. A Narrativa toma um rumo totalmente diferente e o livro pega um ritmo ótimo, li tão rápido a ultima parte que deu até vontade de ler ela de novo.

O que eu achei:

Eu dei 4 estrelas, então isso significa que eu gostei bastante do livro e isso é verdade. No inicio eu achei que fosse ficar a vida toda naquele chove e não molha, de ele é o namorado da minha amiga, mas ele gosta de mim o que fazer? Depois quando veio a segunda parte eu me conformei um pouco com o romance, porque de certa forma só era proibido por que eles deixaram que fosse, os personagem não tomaram uma atitude a respeito do que eles sentiam, ou melhor a autora quis deixar tudo para o final. Até a segunda parte o livro estava muito previsível e não tinha nada de muito surpreendente. Mas quando a terceira parte chegou , fiquei até sem folego, o desfecho que a autora deu não poderia ter sido melhor, ela realmente entrou na cabeça dos jovens e reproduziu tudo que eles fazem, mesmo que não seja a maneira mais correta de lidar com o assunto. Ela arrasou com o final amei demais. As 4 estrelas, foram pela obra completa, essa uma estrela a menos foi pela autora não ter dado um toque mais " amor de adolescentes " no romance, pois eu creio que foi isso que faltou, a intensidade dos jovens, o romance do casal é bem fofo , mas não acontece nada de muito, nossa isso sim é um casal apaixonado.

Melhores Quotes:

" As pessoas estão sempre dizendo que sou muito dura comigo mesma. Essa é outra das características taurinas. Posso ser tão determinada em fazer as coisas saírem perfeitas que acaba não parando para perceber que elas já estão boas o bastante. "

" nada vai deter a minha jornada em busca de você"

" É assustador como o ódio pode ser poderoso."

" O destino é assustador. Sempre terei medo do futuro. Mas a questão é que o destino também pode ser empolgante. Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida. "

É Isso, meus amores e minhas amoras. Espero que tenham gostado. Deixem ai nos comentários a opinião de vocês, vou adorar saber. Beijinhos da Lêeh

site: http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/01/resenha-tipo-destino-susane-colasanti.html

Ellinha 17/03/2014

Não foi basicamente uma TRAIÇÃO .
Esse livro pra mim não foi muito uma traição . Eu acredito em Destino e acredito que Lani e Jason foram feito uma para o outro. O modo que Erin, foi uma atitude muito infantil, não precisa fazer aquilo tudo que ela fez. Uma livro bom, toda vez que você ler uma página, mais sente vontade de ler tudo.

Isabella Pina 06/03/2014

É o Destino.
Nossa, não acredito que eu já li três livros da Susane! Essa autora ainda está na média comigo, não me conquistou totalmente, mas, aos poucos, estou me acostumando com sua escrita e aprendendo a ver a beleza nela.

Tipo Destino contava a história de duas melhores amigas, Lani e Erin, que apesar de serem tão próximas, não são nada parecidas, tirando o amor por astrologia. No entanto, o relacionamento delas é muito bom, até Jason surgir, o novo namorado de Erin, com quem Lani, sem explicação alguma, sente uma ligação forte. O pior é que Jason também sente isso, mas e Erin?

Narrado por Lani, nós logo vemos como ela leva a sério essa coisa de signos, leitura de mãos e tudo o mais. Inclusive, ela acaba “convertendo” seu melhor amigo, Blake, para esse tipo de coisa, o que acaba ajudando, afinal, Blake é gay, mas não pode se revelar por causa de seu pai, que jamais aceitaria isso.

Eu até que gostei da Lani, se compararmos com as outras protagonistas da Susane. Ela é, apesar de ser meio calma, comparada com Erin, inteligente e legal. Claro, não é uma maravilha, mas Blake é bem legal, o que acaba compensando a falta de carisma que Lani tem. Aliás, por mais que eu também acredite no destino, Lani falava o TEMPO TODO sobre isso tantas vezes que chegava a ficar irritante, principalmente quando isso é usado como justificado para não fazer nada, afinal, “é o destino”.

Erin até deve ser uma boa amiga, mas nesse caso, eu a achei extremamente cruel e egoísta. Não, eu não tenho noção de como seria se minha amiga roubasse meu namorado, mas, pelo o que a história passou, o relacionamento dela com Jason não era tão forte assim, tornando seu comportamento um pouco exagerado. Jason é fofo, legal, bonitinho e um excelente namorado, que claramente combinava muito mais com Lani do que com Erin, desde o começo é notável isso.

As demais histórias que vão surgindo não possuem nada de mais, aliás, são uma característica da Susane criar essas mini-histórias e, no final das contas, elas acabam se juntando com a principal para explodir tudo na cara da protagonista e depois ter uma resolução que eu ainda não acho das melhores, porque deixou algumas pontas soltas que, pra mim, se resolvidas, tornariam o livro mais especial!

Tipo Destino é legal? Sim. No entanto, apesar de eu gostar da escrita da Susane, o meu maior problema quase sempre são as histórias, que nem sempre são bem desenvolvidas, impedindo que eu ame (como eu normalmente amo) os livros desse jeito.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-tipo-destino-de-susane-colasanti.html