Claro que Te Amo!

Claro que Te Amo! Tammy Luciano

Resenhas - Claro que Te Amo!

Fernanda 04/10/2013

Resenha: Claro que Te Amo!
Resenha: “Claro que te amo” de Tammy Luciano (também autora de Garota Replay) publicado pela Editora Novo Conceito, introduz várias mensagens claras ao leitor, tanto de experiências vividas nas mais diversas situações como redireciona para compreender emoções sublimes e admiráveis. O destaque esta justamente em poder compreender os sentimentos da protagonista Piera, sendo que as palavras se apresentam de modo complexo e revelador. É como se o leitor estivesse lendo anotações pessoais de alguém, como num diário e todas as descrições se encaixam e chamam a atenção por envolvimento, bem como entender o que a protagonista fala porque é como se você estivesse passando por algo assim ou conhece alguém neste estado.

Piera decidiu comparecer no casamento de seu ex-namorado André. Por si só, isso já é uma grande loucura e uma busca para querer sofrer ainda mais – porque é claro que ela está arrasada. Contudo, é como se ela precisasse de uma libertação para parar de pensar nele e de se lamentar. Mesmo que não estivesse tão mal pelo término e sabendo que a relação de ambos estava ruim há um bom tempo, o que a estava frustrando era mais o fato de ter perdido tanto tempo com uma pessoa, ter feito planos em sua cabeça e imaginado que poderia ter se casado também.

“Como ex, perdi o posto, deixei de ser protagonista no meio da novela e me sentia no corredor de algo inacabado, ridícula diante dos amigos, tendo valorizado um namoro sem grandes acontecimentos.
Os convidados chegavam para a cerimônia. Eu conhecia quase todos. Pedaços de mim pareciam jogados pelo chão onde eles pisavam.” Pg. 07

Seis anos pode ser muito tempo ao lado de uma pessoa, você já conhece praticamente tudo: se sente parte da família, tem uma rotina personalizada e conhece os gostos do seu parceiro como ninguém. Com André e Piera nunca foi diferente. Dizem que não funciona se o namoro dura muito tempo. Pode ser que algumas vezes dê certo, mas com esses dois não. E as vezes isso é bom, porque independente do tempo e de outra condição, por outro lado viver ao lado de alguém por um longo período pode fazer entender se é ou não é a pessoa ideal, aquela que você tanto esperava.

Mesmo assim, Piera é uma garota nova e aos 19 anos já se sente bem indo num caminho profissional e com o apoio das suas fiéis amigas e de seu pai. Agora você deve estar se perguntando sobre a mãe. Ela morreu? A resposta é não e ainda requer uma analise mais complicada. Coincidência ou não, seus pais também namoraram durante seis anos. Seu pai sempre desejou ter uma família completa e feliz, porém sua mãe vivia cada vez mais afastada de corpo e alma. Sua mãe nunca quis uma filha. É preciso citar neste momento, que o pai de Pietra foi um dos mais carismáticos da trama, com tanta displicência, compreensão e disposto a perdoar as falhas das pessoas. Ele é o maior apoio para a filha e tudo que ela necessita. Um complementa o outro de uma maneira emocionante. Ate que a mãe – Dona Cecília –resolve aparecer do nada, para confundir ainda mais a cabeça de Piera... Como se não bastasse o momento em que ela se encontrava.

“Não falo da minha mãe. Não falo porque ela simplesmente existiu como um cometa que passou na minha vida e depois a perdi de vista. Não apenas André me abandonou. Minha mãe também faz parte do time largue a Piera. Eu deveria ter alguma espécie de desafio com situações de abandono. Como compreender que tinha uma mãe, mas não tinha uma mãe?” Pg.47

Sua mãe se encontra em um estado difícil e que requer muitos cuidados. Ela se encontra numa depressão profunda, e está num estado emocional muito fraco, desanimada e cheia de pensamentos negativos. Neste momento, o que ela mais precisa é de tratamento, muita atenção e paciência. Marcelo é outro personagem que se destaca. Ele é o administrador da clinica onde Dona Cecília se encontra e tem várias qualidades arrebatadoras. Parece conhecer Piera como ninguém e desperta fortes emoções, além de ser querido, amoroso e inteligente. As amigas da protagonista também entram em cena para incrementar a produção e dinamizar ainda mais os acontecimentos.

“Claro que te amo” é um livro memorável e repleto de pensamentos instigantes. Requer uma leitura critica, e mesmo com sua narrativa ágil, deixa o leitor com ótimas perspectivas e reflexões. É também o tipo de leitura para se ler a qualquer momento, independente do temperamento em que esteja, porque a história, por si mesma, dá um jeito de levantar a moral de qualquer moral. Tammy Luciano está de parabéns por esse trabalho magistral.

(Sério! Como ainda não li Garota Replay?).

Leia a resenha no blog Segredos em Livros:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-claro-que-te-amo-tammyluciano.html

Yasmin Aristo 05/12/2013

Não gostei
Não gostei do livro, não sei se foi por causa de ter lido um livro maravilhoso antes deste, e criei muita expectativa, ou foi porque o livro é ruim mesmo.
O enredo é maravilhoso, acho que a autora deveria ter trabalhado mais, o livro aborda temas interessantes.
A Piera é um caso a parte, que menina chata, imatura, mas não devo culpa-lá, pois só tem 19 anos, desde o primeiro capitulo o meu santo não tinha batido com o dela.
Mas o que falar de Marcelo, me apaixonei por ele. Além de sr lindo, é inteligente, educado, respeitoso.
Enfim, a história conta a vida Piera uma menina de 19 anos, que cresceu sem uma mãe por perto, que teve um relacionamento duradouro de 6 anos com André, um cara que nem sequer tinha afinidade com ela.
Após ser traída por André com uma antiga namorada de infância, e logo depois de se casar com uma outra mulher, lá está ela Piera, vendo teu casamento escondida.
O que me deu raiva foi para o que tudo que acontecesse, Piera falava de André.Podia ser a coisa mais fútil do mundo a fazia lembra de André.
Outra coisa que não me dei bem no livro, foi a questão do tempo, estava na pagina 200 e já havia se passado 2 anos.
Enfim, não gostei do livro, mas isso não quer dizer que você não possa gostar dele.
Barbara Julia 25/03/2014minha estante
Eu acho a escrita da Tamy , parecida com a da Emily Gilffin só que, na boa, esse livro é chato, sem graça, exagerou na Piera e cá para nós, ela poderia melhorar bastante!

Ju 27/09/2013

Claro que te amo!
Faz tempo que eu torcia por um livro novo da Tammy. Amei Garota Replay e queria repetir a dose. Encontrei um livro completamente diferente do que eu esperava, que por isso levou mais tempo para me conquistar, mas acabou me encantando, mesmo com a minha expectativa altíssima tentando atrapalhar.

Piera é uma garota de 19 anos, que teve um último ano bem difícil. Ela teve um namoro de seis anos (dos 12 aos 18), que se transformou em noivado e terminou de forma bem dolorosa: foi abandonada sem uma explicação lógica pelo ex, e descobriu depois que havia sido traída. Não foi a primeira vez que Piera teve que lidar com o abandono em sua vida, e isso a deixou bem traumatizada e com medo de se entregar e sofrer mais uma vez.

"Quem disse que, se não deu certo, deu efetivamente errado?"

Só que o amor não tem hora para acontecer e, num momento bem complicado de sua vida, Piera acaba conhecendo alguém que lhe apresenta um modo diferente de amar, alguém que lhe faz querer ter coragem de viver plenamente e acreditar na felicidade.

"Você não pode atropelar os sentimentos dentro de si, caso contrário, as questões mal resolvidas não vão se resolver nunca."

Como eu disse antes, o livro demorou um pouco para me envolver, nem sei dizer bem quando foi que isso aconteceu, porque de repente eu não conseguia me separar dele. Mais ou menos na metade, senti que tudo estava muito perfeito para continuar daquele jeito, e claro que logo nas páginas seguintes me deparei com fatos que eu não queria de jeito nenhum que acontecessem.

"Às vezes o difícil é necessário."

As personagens de Claro que te amo! encantam - são humanas, têm seus defeitos, mas grande parte delas tem um bom coração. É muito bom ler uma história em que a maior parte das pessoas é do bem.

"Não se preocupe com quem não gosta de você. Às vezes, a pessoa não gosta de si mesma e não gostar de você é extensão dos sentimentos que ela tem por si."

Piera e seu pai são muito ligados, a garota não pode reclamar de nunca ter tido um modelo de amor verdadeiro na sua vida. No decorrer da história, ela acaba vivenciando amores um pouco mais complicados (ou que ela complica), mas garanto para vocês que, apesar de algumas partes mais dramáticas (em que eu chorei), podem ficar tranquilos que tudo se resolve... rs...

As amigas dela são muito divertidas, e tornam todo o enredo bem mais leve. Um quarteto muito unido e fiel, que se conhece já há bastante tempo.

A diagramação do livro está fofa demais, com corações na parte de baixo das páginas da esquerda, e borboletas (lindas!!! *-*) na parte de cima das páginas da direita.

"Borboletas precisam sonhar e se reinventar. (...) Na psicanálise, a borboleta é analisada como um símbolo transformador de início, de renascimento."

Claro que te amo! mostra pessoas superando seus medos e se fortalecendo para seguir em frente. Eu realmente amo ver as pessoas deixando de lado essa coisa detestável que é o medo, nunca vou parar de repetir isso. Aceitar que a vida não dá garantias é um passo muito importante para alcançar a felicidade.

"- Confie na força da vida, que nos ajuda todos os dias a recomeçar. Às vezes, parece que não estamos nos nossos melhores dias, nas na verdade é apenas um período de mudanças para surgir o novo, o melhor."

Como a protagonista, também achei o final coisa de novela, rs, mas um final de novela muito fofo!! Espero que possam ler e que a história da Tammy emocione vocês também.

"De repente, o sonho acontece, só porque sempre existiu dentro de você."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/09/resenha-claro-que-te-amo.html
Juh 28/09/2013minha estante
Sua resenha ficou ótima, que bom que esse livro é bem reflexivo, eu amo ler livros assim, que nos tocam e emocionam e mesmo que tenha um final de novela, rrsrs, é bom porque no decorrer do livro aprendemos tantos com os personagens. Eu já li muitos livros que de inicio não me prendem muito, mas depois não consigo me apartar dele!! Ainda não li nenhum livro da Tammy, mas com certeza vou ler, começando pelo "Claro que te amo", desde que saiu a divulgação desse livro eu me apaixonei por ele!!! (Já add no Skoob)

Narinha 28/09/2013minha estante
Já disse aqui antes ,em outro post, que esse livro já estava na minha lista de leitura e com certeza pretendo ler em breve. Estou louca para ver Piera dando a volta por cima e segundo o que você disse isso irá acontecer em grande estilo. Espero que Piera realmente tenha um final feliz de novela, porque pelo que ela sofreu com o André ela merece isso e muito mais! Espero curtir a leitura!

Lore 29/09/2013minha estante
Acho a capa desse livro a coisa mais fofa do mundo, apesar de eu não gostar de pessoas como capa, não sei exatamente o motivo mas achei a capa desse muito linda, e a combinação de cores ficou bem fofa também. Enfim, lendo apenas a sinopse do livro talvez eu não me interessaria, pois digamos que romance não é um dos meus estilos favoritos, e o tema do livro por mais que eu ache fofo, não me interessou bastante. Todo mundo fala muito bem de Garota Replay, acho que irei procurar saber mais sobre o livro. Enfim, excelente resenha Ju :)

Thaís 07/10/2013minha estante
Ju, Claro que Te Amo, também é um livro que eu quero ler muito, porque eu também me apaixonei pela Garota Replay e pela Tammy - tanto é que eu acabei de reler Garota Replay - Espero gostar desse romance, por que a capa ja é linda!
Beijos

Cris 07/10/2013minha estante
Adorei a história deste livro desde que vi a sinopse. Ainda não li nada da autora, mas todo mundo fala super bem dos livros dela.

Leilane 07/10/2013minha estante
Eu gostei muito de Garota Replay, a Tammy coloca muita reflexões em sua história e eu realmente não esperava aquele final. Claro Que Eu Te Amo parece ser muito bom também, no momento não estou comprando livros, mas um dia eu o terei e lerei.
Amei a resenha!
Beijos

Sarah 12/10/2013minha estante
Eu gosto desse estilo de literatura, mas minha autora preferida nessa linha é a Emily Giffin. Gostei da sua resenha, vc intercalou bem sua percepção da história com trechos do livro. Mas preciso ser sincera, esse livro não me interessou muito.
beijo!

Aninha 11/03/2015

O pior
Infelizmente esse livro não me conquistou, no começo achei ele detalhado demais,demais, demais, a Piera dando uma de louca indo no casamento do ex noivo com quem passou 6 anos, ela passa o livro todo falando isso - 6 ANOS - gostei de todos os personagens do livro menos da Piera que é a protagonista, Ô garota Irritanteeeeeee, chorona, se faz de coitada o livro todo, só porque a mãe abandonou e o ex terminou com ela, ela acha que o Marcelo, que é o cara que faz de tudo por ela, vai abandonar ela e adivinha? ela que acaba com ele SEMPRE! AAAAAVÁAAAAA!!! não via a hora de terminar o livro, sei que tem muita gente que abandona e para de ler, mas tipo, TÔ PAGANOO!! então li tudo! Até a própria Piera falando que ela é burra me dava raiva, ela fazia trabalho social em um lar para crianças e parece que não aprendia nada, tanta gente pior que ela e ela e AAAAAA NÃO APRENDEEEE MENINA!!! dava vontade de entrar no livro e dá uns tapas nela pra ver se ela acordava, sério gente tive muita raiva, até quando o Marcelo pede ela em casamento a menina ainda fica Pensando! com'assim? ela tava com medo que o cara abandonasse ela e quando ele pede ela em casamento ela ainda fica pensando? Não gente sério. Nunca mais leio ele e não indico, mas quem gosta de sofrer e ter raiva fica a vontade!

Fiz a resenha completa no blog

site: http://www.byanak.com.br/2015/03/livro-claro-que-te-amo-tammy-luciano.html
Ellen 12/03/2015minha estante
Depois dessa sua resenha revoltada kkk até tirei da minha estante

Aninha 13/03/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lili 31/10/2015minha estante
Acabei de desistir de ler!com certeza deve ser chato,e nao serei teimosa outra vez,todas as vezes que teimei em ler um livro considerado insuportavel por muitas me estrepei!!!!!KKKKKKK

Alê 12/11/2016minha estante
ahahahaha quase comprei! obrigada por sua resenha ;) odeio protagonistas fracas! odeio passar raiva!

Simone 11/05/2017minha estante
Gente, sse livro acaba de ir pra minha lista de PIORES livros que já li mdsssssss boring, não sei como não desisti da leitura kkkkkkk

Driza 17/04/2014

Não gostei
Protagonista muito fraca!!! Chata, não sabe o que quer, só sabe sofrer!
Meu livro de número 500 foi uma decepção!
Jess 24/04/2014minha estante
Concordo, também não gostei.
Eu via as pessoas falando tão bem do livro que fiquei ansiosa para ler e quando finalmente pude ler me decepcionei!

Driza 24/04/2014minha estante
Até que começou bacana, prometia coisa boa, mas depois desandou...

Cyntia Bandeira 06/06/2015minha estante
As pessoas se decepcionam com os livros porque colocam muita espectativa. Leiam de coração aberto, que vocês vão curtir mais as obras.

Gabriela Falcão 16/08/2014

Não tenho como descrever a decepção que eu tive logo no começo de 'Claro que te amo!'. A primeira impressão era de que se tratava de um livro divertido, uma comédia romântica, com uma garota madura o suficiente para seguir sua vida depois de ir ao casamento de seu ex-namorado. Mas foi somente primeira impressão...
Logo no início do livro você começa a ter raiva da protagonista, percebe umas cenas muito pouco elaboradas, e a linguagem irritante nos diálogos. Além de que durante todo o livro, que deveria passar uma ideia de que a protagonista superou o ex-namorado, não se passa um capítulo sem que seja mencionado o dito cujo. Seja nas lamentações, seja na comparação entre o ex e o cara pelo qual ela se interessa.
Outro problema foi que no momento em que era para o livro dar uma imagem de tensão, mesmo que muitas vezes seja interessante a quebra dessa tensão com tiradas engraçadas, a protagonista se esquece imediatamente da "mãe que a abandonou aos cuidados do maravilhoso pai" e praticamente baba pelo administrador da clínica onde a mãe está internada.
Acho que deveria ser dado a atenção aos assuntos mais separadamente, que não acontecesse tão rápido o envolvimento do casal, que fosse utilizada uma quantidade menor de gírias e afetação por parte da protagonista e sua amiga, o que só serviu para tornar o livro ainda mais pobre.
A intenção da autora com o livro foi boa, a história em si tinha tudo para ser legal e divertida, mas não me encantou nem um pouco, e logo nas primeiras páginas você sente que não vai ser a primeira impressão que vai prevalecer...

Nita 18/10/2013

Nesta história temos a personagens de Piera, uma moça de apenas 19 anos que foi chutada pelo namorado/noivo de longos seis anos. E como toda garota chutada, ela demora a se desvincular dele. Começamos o livro com ela indo escondido assistir o casamento de André com outra moça. Separados há um ano e ele já vai se casar! Isso nos mostra bem que tipo de pessoa ele é né?

Após esse momento sofrido e com ajuda de suas melhores amigas e o sempre carinhoso pai, ela vai aos poucos se recuperando. É claro que nada mais é o mesmo, ela agora tem muitas desconfianças no amor, no felizes para sempre. Piere tem um bom histórico de abandonos, sua mãe a abandonou quando ela tinha apenas um mês de vida.
Seguindo sua vida... Eis que o passado retorna, sua mãe desaparecida há anos reaparece, estando em uma clinica para doentes mentais.

Pensem no choque de Piera ao reencontrar a mãe após tantos anos e a descobrir com problemas mentais.
Mas como sempre tem que ter um bofe lindo, eis que o quase médico, administrador da clinica é muito gato e rico, e logo fica encantando com Piera. É em meio a tantos conflitos que ela vai ter de tentar voltar a acreditar nas pessoas ou acabará ficando sozinha.

"As vezes, parece que não estamos nos nossos melhores dias, mas na verdade é apenas um período de mudanças para surgir o novo, o melhor."

Vou logo dizendo que não curti o livro, achei Piera uma personagem muito irritante, cheia de ‘’mimimi’’ chorona, reclamona, chatinha. Muitas pessoas são abandonadas pela mãe, ela teve sorte, tem dinheiro, um pai maravilhoso que a criou cheia de mimos, um futuro brilhante pela frente. Mas só consegue focar no próprio umbigo. Fato que achei estranho uma vez que ela ajuda um lar onde tem muitas crianças abandonadas em piores situações que a dela.
O livro todo é narrado por Piera, e temos poucos diálogos. Ficamos praticamente toda a história nos pensamentos de Piera, e como ela é muito chatinha, é meio que uma tortura ficar na cabeça dela tanto tempo. Tem muita enrolação sabe? Muitas descrições sobre sentimentos... etc.
Sem contar coisas difíceis de engolir. Por exemplo, o doutor Marcelo, administrados da clinica. Ele conhece Piera hoje e no dia seguinte já está apaixonado, sem falar que ele é muito certinho. Rico, lindo, bonzinho, educado... É perfeição de mais, tem livros em que se da para engolir, mas acho que como não fui com a cara de Piera, acabei desgostando dele por coligação kkk.

Os personagens que mais gostei foram suas amigas malucas. Elas me arrancaram grandes risadas mesmo aparecendo tão pouco.

"Sua vida não é novela para deixar por conta do autor."

O livro é bem jovem, não digo adolescente, pois temos dramas mais adultos. Mas ainda jovem, pode agradar diversas idades. A diagramação é como sempre impecável, a capa é bonita, apesar de ter fotos de pessoas, achei que combinou bem.
Têm detalhes de flores em todas as páginas, o que deixou ele muito fofo. As páginas são amareladas, letras de bom tamanho.
Recomendo o livro mesmo não tendo curtido muito. Ele é o que chamam de ‘’romance margarina’’ não é porque eu não gostei que vocês não pudessem vir a adorar.
Costumo dizer que gostar ou não de um livro depende muito do momento em que está sua vida, se está mais apaixonada tende a amar os romances por mais melosos que eles sejam, se está mais amarga (como eu rs) tende a não curtir muito.

Comprem e façam o teste, e claro, depois venham me contar. ^^

site: http://paposobrelivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-claro-que-te-amo-felicidade.html

ThaisTuresso 03/11/2013

A resenha de hoje é do mais novo romance da autora nacional Tammy Luciano, que admiro muito! É a mesma autora de Sou Toda Errada e Garota Replay, livros já resenhados aqui no site.

Mas, a resenha de hoje foi muito complicada de escrever, porque tentei avaliar o mesmo como geralmente faço com outros livros, sem ativar meu botão "beta reader", apenas uma leitura crítica para expor aos leitores os pontos positivos e negativos da obra.

Claro que te amo!, é um romance complicado (Tammy, quando vai escrever livros menos complexos?), a protagonista Piera não me conquistou, apesar da sua idade, 19 anos, ela não tem o comportamento de sua faixa etária, é um tanto infantil e melodramática. Você inicia a leitura com altas expectativas, tentando ao máximo relacionar a história de vida dela (que é complicadíssima) e descobre outros fatos, os acontecimentos são ainda mais complicados e nesse ritmo quase maçante a trama vai se desenvolvendo. Claro que, ela sofreu muito, tem uma história difícil e isso por si só já bastaria para sua vida ser um rolo e tanto, mas isso de alguma forma justificou suas atitudes e sua maneira de ver a vida.

A narrativa inicia-se no dia do casamento do seu ex-namorado, com quem manteve um relacionamento por seis longos anos, e ele está se casando com quem ficou por pouco tempo, e ela todos esses anos enrolada pelo canalha que ele foi. Primeiro ponto negativo da protagonista, ela não estava contente com o relacionamento e mesmo assim "foi levando".

Um acontecimento em especial, será muito doloroso para Piera, a volta de algo inesperado. Mas, essa volta será praticamente a responsável por fazê-la conhecer o Dr. Marcelo, que cairá nas graças da moça Piera.

"Moça Piera"?

Pois bem, a partir de então, o Marcelo (ele não quer que ela a chame de doutor) sempre utiliza a expressão "Moça Piera" para se referir a ela. Eu não gostei, achei tão sem graça!
Fiquei inconformada com as atitudes dela a maior parte do enredo e em nenhum momento me simpatizei com ela. Alguns outros personagens não foram suficientemente trabalhados e a trama foi bem pesada, não foi uma leitura fluente e fiz esforço para não abandonar a leitura.

Tammy Luciano se destaca nas palavras fortes, seu ritmo é diferente de outras autoras que conheço e tem um estilo mais forte e impactante, a história do livro foi bem elaborada, mas a narrativa foi cansativa e os personagens não me cativaram. Li diversas opiniões do livro e vi que muitos se apaixonaram pela obra, infelizmente, não funcionou assim para mim.

É apenas a minha opinião, você deve com certeza ler e tirar suas próprias conclusões.

A diagramação do livro é linda, cada novo capítulo com ilustrações belíssimas, a fonte utilizada é bem agradável e não tenho reclamações quanto ao trabalho, diagramação e design de todo o livro

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2013/11/claro-que-te-amo-tammy-luciano.html

Universo dos Le 29/08/2013

Uma história sobre os sentimentos e o amadurecimento!
Piera é uma adolescente de 19 anos que foi abandonada pela mãe com apenas 1 mês e vive na companhia do pai, Alberto, simplesmente o melhor pai do mundo: companheiro, compreensivo, dedicado, o homem que lhe ensinou os valores essenciais a um ser humano e que exerceu o papel de mãe melhor que muitas mães que encontramos por aí! Como toda adolescente, ela ama as melhores amigas (Drê, Renata e Denise) e é um misto de emoções, sentimentos e contradições: ao mesmo tempo em que é madura profissionalmente, ama o seu curso de arquitetura, o seu trabalho na empresa do pai e se dedica a ser uma boa filha, é completamente instável e insegura nas questões sentimentais.

O problema de Piera foi o traumático término com André, com quem namorou por seis anos e, inclusive, foi noiva. Após traí-la, ele retomou um namoro com a ex e, em menos de um ano, marcou um casamento. Sem acreditar que aquele casamento seria real, a nossa personagem decide comparecer ao evento para ver com os próprios olhos. Aquele momento a levou ao fundo do poço e a deprimiu por inteiro, mas ao mesmo tempo, foi essencial para que ela se libertasse e decide dar novos rumos para a sua vida.

Um tempo depois do casamento de André, quando Piera estava começando a colocar a sua vida em ordem, foi surpreendida com a notícia de que a sua mãe estava de volta, mas não estava bem de saúde e queria reencontrá-la para entregar uma herança que a deixaria rica para sempre. Naquele momento, ela teve certeza que a vida realmente tinha algo contra ela, afinal, ainda estava se recuperando do baque causado pelo ex namorado e teria que enfrentar um problema ainda maior.

Em meio a um turbilhão de novos sentimentos, o que ela não imaginava é que muitas descobertas estavam por vir: o perdão, o amor, a pureza dos sentimentos paternais e, principalmente, a maturidade para enfrentar a vida e encarar os problemas e os medos com a cabeça erguida, sem desistir de ser feliz!

Minhas impressões:

Desde que entrevistei a Tammy para o blog, as minhas expectativas sobre o livro estavam muito grandes e confesso que não me decepcionei.

O livro é voltado para o público jovem e a história é completamente adequada: apresenta uma personagem em fase de construção da personalidade, ou seja, uma fase em que os passos, as descobertas e as escolhas são sempre rodeados de dúvidas e inseguranças.

Diferente do que acontece algumas vezes, as inseguranças de Piera não a tornam uma personagem massante, pelo contrário, ela é encantadora e a sua personalidade é bem desenvolvida pela escritora. Nela conseguimos encontrar uma mulher segura, uma adolescente com medo das descobertas, uma profissional competente e dedicada, uma pessoa de qualidades e defeitos, como todo ser humano real. O que seria de nós, sem as nossas contradições?

Além disso, a história flui de forma muito natural e aborda diversas questões: a relação de Piera com o pai, com o ex namorado, com as amigas, com a mãe que aparece após muitos anos e com Marcelo e o seu novo amor (lindo, carinhoso, dedicado, cavalheiro e completamente apaixonado)!

A escrita é simples e a narrativa, em primeira pessoa, contribui para a leitura rápida (li em uma noite) e para a sensação de proximidade com a personagem e com os seus sentimentos. Os diálogos acontecem naturalmente e em momento algum a história é rápida ou apressada.

O interessante é que pelos olhos de Piera conseguimos perceber de forma bem definida as características das pessoas que faziam parte sua vida, em especial, as do seu pai (que se tornou um dos meus pais preferidos da ficção) e as de Marcelo.

O final foi emocionante e bem romântico, mas Tammy deixou claro que nem tudo na vida tem solução, porém, a existência dos problemas, das perguntas sem resposta e dos medos que rondam a nossa cabeça e o nosso coração, não podem nos impedir de lutar e de acreditar na felicidade.

Piera não perdeu os seus medos ao longa da história, ela apenas aprendeu a lutar contra eles. Ela estava ciente de que nem sempre conseguiria ser forte, mas estava disposta a tentar, tentar e tentar!

Destaques:

- Piera, além de ser estagiária de arquitetura, trabalhava como voluntária em uma obra social e a abordagem da escritora sobre a importância desses projetos e a sensação de felicidade e completude que eles causam na vida daqueles que contribuem para o bem dos necessitados foi muito interessante!

- Inúmeras músicas são citadas no livro. Dicas ótimas, modernas e variadas.

site: http://www.universodosleitores.com/2013/08/claro-que-te-amo-de-tammy-luciano_29.html

Saleitura 29/09/2013

A FELICIDADE PODE CHEGAR QUANDO MAIS ESPERAMOS
Quando "Claro que te amo!" foi lançado eu fiquei ansiosa por ter esses livros em mãos e imediatamente pedi a querida Irene para me deixar com essa leitura. Como sempre a Irene foi solicita e eu recebi o livro com direito a autografo da autora e tudo. Em síntese, não foi sem alegria ou boa vontade que dei inicio a leitura, mas confesso que ao longo da leitura nem sempre tudo foi flores e borboletas.

Em "Claro que te amo" a Tammy Luciano conta a história da jornada de amadurecimento emocional da Piera, uma pós-adolescente carioca, classe média cujo diferencial é ter passado por algumas experiências de abandono ao longo da sua vida. De entrada sua mãe a abandonou em seus primeiros meses de vida com o pai e sumiu no mundo sem nunca deixar notícias e de saída seu noivo, com o qual manteve uma relação desde os 13 anos, a traiu e abandonou logo em seguida de forma ridiculamente idiota. Aliás, esses dois personagens são centrais na história, pois nós encontramos Piera pela primeira vez observando o casamento de seu ex-noivo e o grande desenlace da história se dá com o retorno da mãe dela a sua vida.

E sim, outra coisa importante, toda a história é narrada em primeira pessoa pela Piera, a sensação é que ela está em algum lugar de seu futuro, contando um episódio central do seu passado e como enfrentou seus bichos internos. Graças a esse recurso da autora, nós ficamos intimas da Piera, a olhamos de perto, podemos nos identificar ou não com suas reflexões e construímos relações afetivas com ela. Sinceramente, fazia tempo que eu não tinha tanta vontade de jogar o livro na cabeça de uma protagonista... Como a Piera arreta! E não, não é erro de grafia, eu não quis dizer irrita eu quis dizer ARRETA mesmo. A Piera arreta qualquer um às vezes!

Sinceramente eu sei por experiência, consulta a meus diários antigos e convivência que os pós-adolescentes, aqueles seres entre os 19 e 22 anos, podem ser chatos, muito chatos, chatiíssimoosss... Quando eles tem experiências traumáticas na infância então... Misericórdia Jesus!!! Ai é que são tensos mesmo!!! Prepotentes, meio egoístas, sofridos, responsáveis, se sentem mais maduros que o resto do multiverso, mas não deixam de fazer cada bobagem!!!

Pois é, essa é a Piera, totalmente pós-adolescente, se sentindo muito madura por ter vivido uma vida inteira sem a mãe e ainda assim ser uma boa moça que faz trabalho voluntário. Cuida do pai e tem emprego de meio expediente... Dá, mas, claro que ela não é tão madura assim, claro que ela é mimada, claro que ela é uma patricinha, claro que eu parei a leitura do livro trocentas vezes por não agüentar tanta pós-adoleschatisse no meu juízo, claro que eu adorei todas as vezes que o Marcelo e as amigas dela deram um chega pra lá nela!!!

Enfim, sinto que "Claro que te amo!" é um livro escrito com a esperança de poder ajudar pessoas semelhantes à Piera, perdidas em uma pós-adolescência às vezes prolongada, carregando traumas, sem conseguir saber para onde ir em dias de crise, sem conseguir abraçar a felicidade com o corpo e alma. No entanto, não posso deixar de frisar algumas escolhas narrativas da Tammy incomodas ao meu paladar literário como o excesso de adjetivos para frisar qualidades e defeitos dos personagens e as descrições exageradas das cenas já demonstradas.

Sei na pele o quando escrever um texto longo é difícil e o quanto os adjetivos e explicações das explicações são tentadores. Mas adjetivo é opinião, opinião cada um tem a sua e explicações demasiadas sobre situações a respeito das quais o leitor pode interpretar sozinho me fazem achar que o autor está subestimando a capacidade interpretativa de seu público. Pode-se justificar o excesso de explicação ou adjetivos pelo fato de ser uma narrativa em primeira pessoa e ai é a Piera pensando, pisando e repisando as coisas e tirando conclusões sobre sua vida, mas eu aposto que muito da chatice que muitas pessoas atribuíram a ela vem dessa da escolha da autora por ser muito explicativa em relação a determinadas situações.

Lembro de dois livros do Pedro Bandeira centrais em minhas experiências como leitora: o "A marca de uma lágrima" e o "Agora estou sozinha". Ambos tratam de adolescentes com cara de pós-adolescentes com problemas, são narrados em primeira pessoa e possuem um autor que tem boas intenções pedagogizantes como o "Claro que te amo" da Tammy, no entanto, ao conta sua história Pedro Bandeira se priva conscientemente de adjetivos e explicações para determinadas situações.

Até hoje me pergunto se Izabel, a protagonista da "A marca de uma lágrima" é realmente gorda, apenas se auto-avalia mal ou simplesmente é gordinha mesmo e precisa se aceitar assim... Penso e repenso as situações da vida dela semelhantes as minhas e amo o Fernando, sempre amarei o Fernando, mesmo sem jamais o Pedro ter dito se ele era mesmo bom ou mal, pois me apaixonei por ele através de suas atitudes. Também em relação à Telmah ficaram questões em aberto em minha cabeça. Será mesmo que ela ouviu o espírito da mãe? E nunca vou esquecer a expressão "Aos mortos levam-se flores!" dita ao seu namorado, quando ele levou uma caixa de chocolate para ela. Telmah também parecia ser membro do clube "não quero ser feliz!".

Enfim, considero o "Claro que te amo!" um bom livro, sei que ele foi escrito com sangue e alma por alguém que coloca sangue e alma no que faz. Como já disse esse livro não se trata de um mero "produto literário capitalizado". Gosto da Tammy e da escolha dela por construir histórias sobre jornadas de amadurecimento. Mas, sentir que ela mastigou demais os conceitos, as interpretações dos fatos para seus leitores e leitoras, ficou pouco para que nós pudéssemos interpretar por nosso próprio esforço.

Ah, outro ponto, não posso negar que a conclusão da história escolhida pela autora foi linda, emocionante e me fez pensar que desde o principio ela tinha aquela conclusão na cabeça... Porém, vou chata, apesar de ser uma romântica inveterada achei que o final deixou a jornada de amadurecimento da Piera inconclusa. Honestamente, sendo também um pouco - ou talvez muito - Piera acredito que a felicidade só funciona quando ela é conquistada por nossa própria força, nesse ramo empurrões, mesmo os dados com amor e coletivamente não funcionam. Mas, essa é apenas minha conclusão, se alguém tem outra diferente escreve ai porque discuti com educação as coisas deixadas em aberto pelo autor é o melhor da festa.

Resenhado por Pandora ( Jacilene)

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-claro-que-te-amo-de.html

Ana Luiza 09/11/2013

“‘Descobri que não amo mais você’? Onde tinha parado o “Claro que te amo!”, que ele tinha mania de falar?” (Pág. 27)
Piera passou seis anos - grande parte da sua adolescência e início da fase adulta -namorando com André. Agora, mais velha e há um ano separada dele, a garota percebe que o relacionamento estava mesmo fadado ao fracasso graças à personalidade desonesta e infantil do rapaz. Para fechar por completo essa fase passada da sua vida, Piera resolve ir às escondidas para a cerimônia de casamento do Ex, o que se mostra uma ideia terrível e revela uma verdade: ela está longe de superar essa parte de seu passado. Completamente arrasada, Piera pede socorro a suas amigas, que vão ao seu encontro e a ajudam como podem. Mas todas, inclusive a própria Piera, sabem que cabe a apenas a ela deixar André para trás e continuar a viver da forma mais feliz possível. Mas, como podem imaginar, essa não é uma tarefa muito fácil.

“Em alguns momentos, você só tem a si mesma. E mesmo assim anda numa péssima companhia.” (Pág. 19)

Após meses de sofrimento, Piera começa a mostrar alguma melhora, ela recupera parte de sua felicidade por viver e de sua confiança, que é novamente abalada em seguida. Piera foi criada pelo pai que, sozinho, conseguiu suprir todas as necessidades da garota e os buracos deixados pela esposa que o abandonara quando a filha dos dois era apenas um bebê. Piera está convencida de sua mãe nada significa para ela, mas, quando a mulher resolve aparecer novamente, agora muito doente, a vida da garota vira completamente de cabeça para baixo.

“Será que não tive coragem de dizer a mim mesma que estava tudo errado? Ou será que eu dizia, mas não dava atenção?” (Pág. 189)

Cecília, a mãe de Piera, tem um longo histórico de luta contra depressão e esquizofrenia e foram as duas doenças que a levaram para uma clínica de repouso no Rio. Os médicos do lugar ficaram sabendo que ela tinha uma filha e, assim, entraram em contato com Piera. A garota fica muito confusa, mas sente que precisa ajudar a mãe, mesmo que ela nunca tenha a ajudado. Mas, por mais que as intenções da garota sejam boas e que Cecília pareça realmente querer se aproximar da filha, os primeiros contatos entre as duas são desastrosos. Cecília parece querer comprar o amor de Piera com uma herança que recebeu de seu falecido marido ao mesmo tempo em que deixa claro que jamais conseguirá amar a filha como deveria. Por mais que já soubesse que a mãe não seria tudo aquilo que ela sempre imaginou, Piera não consegue deixar de se decepcionar com a mulher fria de quem herdou metade do seu DNA. Entretanto, ela insiste em continuar tentando se aproximar da mãe. Piera encontra forças para isso no pai e, principalmente, em Marcelo, um belo estudante de Medicina que administra a clínica onde Cecília está. O rapaz é um fofo e eles rapidamente se envolvem, mas Piera parece ter a mania de fugir da própria felicidade e insistir em erros bobos. Será que a garota conseguirá amar novamente ou ela foi mesmo feita para a infelicidade como tanto acredita?

“As piores feridas são aquelas abertas sem querer, em um ato de desamor que o outro carrega sem culpa. Minha dor tinha forma e tamanho, doía muito, incomodava, e nada, absolutamente nada se resolveria em pouco tempo.” (Pág. 86)

“Claro que te amo!” é o segundo livro que leio da Tammy Luciano. O primeiro, “Garota Replay” (resenha aqui), foi uma boa leitura, mas, no geral, decepcionante. O livro é bem juvenil e alguns personagens forçados; o início da trama muito bom, mas seu final bem bobinho. Entretanto, a autora me conquistou e, obviamente, fiquei muito curiosa quando soube que ela iria lançar mais um livro. “Claro que te amo!”, como “Garota Replay”, também tem uma proposta romântica, com foco nos problemas afetivos de uma garota como qualquer outra. Entretanto, aqui, temos um livro mais voltado para o público jovem adulto, com uma protagonista e trama mais maduras. Apesar de gostar bastante de romances, são poucos que realmente me agradam e, esse, infelizmente, não foi um deles.

Mais uma vez, fiquei encantada com a escrita de Tammy Luciano. Sua narrativa em primeira pessoa é perfeita e a sensação é de que a própria Piera é quem está nos contado sua história. Entretanto, o talento óbvio de Luciano para contar histórias foi ofuscado pela trama, e, principalmente, pelos personagens desse livro. “Claro que te amo!” trouxe uma história “mais do mesmo”, sem nenhuma surpresa, com personagens clichês e irritantes. Piera foi uma protagonista que não me conquistou e que testou minha paciência. Ela é extremamente dramática e mais infantil do que aparenta, mas o que mais me irritou foi sua incoerência. Em um momento ela diz que já esqueceu e superou André, mas em outro está se afogando em lágrimas por causa dele. A garota também diz que ama Marcelo, mas foge de um relacionamento dele assim que tem oportunidade. Piera é aquela típica garota que não sabe o que quer e cuja felicidade e realização de vida se resumem a relacionamentos afetivos – com familiares, amigos e, principalmente, pares românticos. Pessoalmente, odeio esse tipo de garota na vida real e odeio ainda mais personagens assim. Os outros personagens também foram desprovidos de muita personalidade marcante. O pai de Piera é o típico pai solteiro dedicado; a mãe é a típica mãe fria e desequilibrada; as amigas são as típicas “amigas para sempre”; André é o típico namorado mala-sem-alça e o Marcelo o típico príncipe do cavalo branco. Todos ficaram forçados, assim como a trama, que seguiu caminhos óbvios e desanimadores.

Confesso, com tristeza, que foi difícil terminar esse livro. “Claro que te amo!” definitivamente não me conquistou ou mesmo agradou. Forcei-me a chegar ao final, sempre revirando os olhos ou deixando o livro de lado depois de ler apenas alguns para parágrafos. Por mais que tenha me decepcionado com “Claro que te amo!”, continuo gostando da Tammy Luciano e espero ler outras obras dela. Como disse, a autora possui um talento nato para escrita, consigo imaginá-la perfeitamente escrevendo uma história como a de “Garotas de Vidro” (resenha aqui), com menos clichês, conflitos psicológicos mais profundos e bastante tensão.

Já falando da edição, tenho apenas pontos positivos. A diagramação estava, além de perfeita, muito bela. As borboletas e corações em todas as páginas foram um toque simples, mas que deu ar especial ao livro. Algo que adorei também foi que o início de cada capítulo, além de ganhar uma dose a mais de borboletas, tem título e subtítulo, algo que nunca tinha visto antes em qualquer outro livro! A fonte e tamanho das letras estavam perfeitos e as páginas amareladas são sempre uma benção.

“Rumos novas na minha vida. Eu estava feliz por tê-lo encontrado quando menos esperava. Ou será que a felicidade chega quando mais esperamos?” (Pág. 129)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/
Driza 24/04/2014minha estante
Tb achei sofrível terminá-lo. E como revirei os olhos...

Ana Luiza 24/04/2014minha estante
Pois é. O que é uma pena, pois a autora escreve tão bem...

Cris 04/05/2014minha estante
Assino embaixo de sua resenha, a escrita dela é fluida, tinha tudo pra ser bom, mas...

Japa 07/11/2013

Realmente é uma história de amor muito bonita, porém o livro é um pouco confuso é muito mimi..Fica se repetindo esses tipos de dramas enjoativos. Piera é uma menina que se deixa abalar por qualquer coisa, desiste de tudo muito fácil e acha que qualquer problema seja maior que tudo na vida dela. Acho que a história poderia ser melhorada.

Kelly 27/11/2014

No livro conheceremos Piera, ( Nome diferente né? rsrs), uma jovem de 19 anos, confusa que só ela! Piera foi abandonada pela mãe quando tinha apenas um mês de vida, e foi criada pelo pai, um exemplo de homem que deveria ser seguido por todos!! Ela faz faculdade de arquitetura e trabalha com o pai em seu escritório no Rio de Janeiro.

O livro é narrado em primeira pessoa, veremos a história de Piera contada por ela mesma, o que torna a relação com os sentimentos da protagonista, uma coisa pura e clara.

Logo no inicio do livro, já nos deparamos com uma situação bem contraditória... Piera esta assistindo escondida ao casamento de seu ex namorado! Na minha opinião um ser desprezível, que depois de manter o relacionamento por seis anos com a nossa protagonista, terminou com uma medíocre frase:

"Descobri que não te amo mais, mais tarde eu volto!"

Piera esta sofrendo, e após esperar por um ano pela volta de André, ela resolve passar por essa situação, pra afinal, se desligar desse canalha.Já que ela chegou a triste conclusão de que, enquanto parou sua vida, ele estava dando continuidade a dele, realizando o sonho que era dela, com alguém que tinha tão pouco tempo na vida dele!!

Pietra possui três amigas incríveis, De, Drê e Re... Cada uma com sua personalidade marcante e seu jeito diferente de ver a vida.Mesmo sendo personagens secundárias, elas são marcantes e dão vida a história.

Mas eis que depois de passar 19 anos sem uma figura materna em sua vida, para lhe acompanhar e ensinar aquilo que somente as mães podem nos passar, Dona Cecília, a mãe de Piera resolve ressurgir das cinzas, balançando a vida de Piera e colocando tudo de cabeça pra baixo.

Ela esta muito doente, e Piera descobre que sua mãe, que nunca foi mãe sofre de esquizofrenia... Mas essa noticia é dado por Marcelo, o quase médico da clinica de repouso super gato, que vai entrar na vida de Piera pra trazer felicidade pra esse coração sofrido.Ou seja, mesmo que a aparição de sua mãe tenha sido algo bombástico, ainda mais levando em consideração o momento por qual Piera estava passando, ainda sim, sempre existe algo de bom, e a estória nos faz crer que nada esta perdido.

Daqui pra frente a estória começa a ficar emocionante e cheia de mistérios. Piera vai ter que lidar ao mesmo tempo, com o abandono de André, a aparição de Marcelo, e ainda decidi se aceita ou não, a mãe de volta em sua vida!!!
Muita coisa pra se pensar ao mesmo tempo, acho que eu teria entrado em surto, sério!

Amei o livro, a escrita da Tammy é suave e bem gostosa, li em dois dias!!! Confesso que por manter contato direto com a escritora, ao ler algumas frase da Piera, como por exemplo : " Rose era uma querida", me sentia como se fosse a própria Tammy que estive me contando sua estória... E esse contato e carinho, não tem preço!!!

Confesso também, que achei que era confusa, mas Piera tem o dom... Ela conseguia fazer e tomar as atitudes erradas, mesmo sabendo que eram erradas!! E em alguns trechos do livro ( a maioria rsrsrs ) eu tinha vontade de entrar na estória e sacudir ela rsrsrsr.Ainda bem que as meninas faziam isso por mim kkk.
Eu sei que adolescentes são confusas, mas ela é a rainha kkkkkk

Me identifiquei demais com Piera, tanto em seu abandono, que no meu caso veio do lado paterno ( é! não tenho pai ), como seus traumas com relacionamento... Seu medo de se envolver e ser abandonada, de apostar todas as suas fichas e de novo dar errado.E isso se torna pior quando ela conhece Marcelo!

Marcelo é um fofo, e tem uma paciência de Jó com nossa protagonista! Seu apoio a todos os problemas dela são fundamentais, e não só o dele, como o apoio do pai da Piera e de seu trio parada dura de amigas!!!

Mas Piera é muito cabeça dura, e seu medo se torna seu melhor conselheiro quase que a história inteira. Ela esta sempre comparando Marcelo com André e tentando medir as atitudes com medo de se machucar. Isso foi uma coisa que aprendi a duras penas e que a Tammy ensina no livro, é preciso se deixar machucar para descobrir a real felicidade!!

Se um dia eu conheceria alguém especial? Honestamente me achava ocupante do time das sem sorte. Por mais legal que o cara parecesse, um dia conheceria um lado diferente dele muito ruim.Não fazia muitos planos quanto a conhecer o homem da minha vida, quanto a um dia descobrir o verdadeiro amor e ser feliz para sempre. Enqunto metade de mim agradecia ter perdido André, a outra metade tentava entender por que ele dera certo com outra garota.

Cheguei a determinado pedaço do livro em que achei que ela ia jogar tudo pro alto e ficar só,e muitas vezes ela faz isso, mas o pior, era ver a todo momento, ela pensar no crápula que não merecia mais um pingo do sentimento dela, ficar revivendo momentos e tentando entender as atitudes dele, sua traição e seu abandono.

Também consegui ver e entender as diferentes declarações de "Claro que eu Te Amo!", já que ela ouve isso de várias pessoas, e cada uma com seu sentido próprio, fazendo assim com que o titulo do livro seja perfeito e coerente para a estória!!!

Ao ouvir esse Claro que Te Amo! você terá certeza da força que ele tem para te tirar das profundezas e te fazer renascer.
Somente quando nos encontramos com o amor verdadeiro, entendemos quem somos.

A estória é emocionante e cativante... E não preciso dizer que amei o trabalho da nova conceito né? As folhas são todas desenhadas com borboletas e corações, um mimo!! E o fato de eu ser loucamente apaixonada por borboletas nem me influenciou no amor pela obra, que cita varias vezes esse inseto magnifico kkkkkkkk.

Eu realmente espero que vocês gostem como eu gostei da obra, e que assim como eu e outras colegas estamos fazendo, abram um espaço na sua estante para os nossos autores nacionais, porque eles são maravilhosos.

Os livros são maravilhosos!! As estórias são inebriantes e os finais? Sem palavras!!!

Prepara os lencinhos.. eu chorei horrores! O final é lindo, e pra mim a Tammy esta de parabéns... Eu não esperava um final tão comovente e cheio de amor!!

É isso!! Se eu falar mais... vai virar spoiler kkkkkkk

E aí curtiram? Já leram a obra? Vem dividir comigo sua opinião!!!

Super bjokas e até a próxima, que será Belleville - Felipe Colbert ;)

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Rafa 15/02/2014

Claro que te amo!
Ano passado quando disse que minhas prioridades de leitura seriam de autores nacionais, continuo afirmando que aqui no Brasil não é só de futebol que vivemos e sim de uma seleção de grandes escritores, como é o caso da escritora Tammy Luciano, em seu livro “Claro que te amo!” prova que ela é uma escritora camisa 10.
Lançado pela editora Novas Páginas o livro tem uma capa belíssima, parecendo um cartaz de filme, mostrando os dois personagens principais Pierra e Marcelo. O livro conta com uma boa diagramação, o leitor vai gostar em ver que em todas as páginas tem desenhos de flores e borboletas nos cantos superiores e inferiores.
A escrita da autora é bem moderno e tecnológico com algumas referencias da web como, por exemplo: Twitter e facebook, o leitor vai gostar pois a história é bem fluida e uma leitura prazerosa.
Toda história passa no Rio de Janeiro com belas descrições dos cartões postais da cidade maravilhosa. O leitor vai se amarrar no romance e conviver com as alegrias e tristezas da personagem principal que é a Pierra, uma jovem estudante de arquitetura que vai passar por grandes momentos em sua vida.

Ademilson 22/09/2013

Uma história madura sobre os sentimentos que movem nossas vidas!
Já estava ansioso para ler Claro que te amo! há muito tempo. Quando ele enfim chegou, logo o peguei para ler. A protagonista da história é Piera, uma jovem de dezenove anos que assiste ao casamento do ex-noivo (um relacionamento de seis anos) e se sente destruída e abandonada, como sempre aconteceu em sua vida; a mãe também a deixou com apenas um mês de existência! No meio de todo esse drama surge Marcelo, o futuro médico que ajuda a mãe de Piera – que retornou – em seu tratamento no hospital. A atração entre eles é imediata, mas como recomeçar se o seu coração está cheio de dor?

Confesso que esperava um livro bem mais leve, mas me surpreendi positivamente ao me deparar com uma trama muito mais madura e complexa que Garota Replay, da mesma autora. O livro ao todo é denso, cheio de reflexões, o que tornou muitas vezes a leitura cansativa, mas depois me acostumei e aproveitei o momento. A chegada de Marcelo dá um novo fôlego ao livro, ele é uma excelente pessoa e ajuda muito a carismática Piera. Aliás, depois da decepção com a Thizi, vemos esta personagem linda, perfeitamente construída, tão humana, tão gentil, com uma vida que certamente não merecia. Seu pai é a melhor das criaturas, sempre ao lado da filha para o que der e vier, dando bons conselhos. Neste livro, você certamente vai odiar com todas as suas forças quem deve causar repulsa e se apaixonar pelas pessoas que se deve ter carinho.

A diagramação ficou maravilhosa e condiz com a trama, mas o casal da capa não é muito parecido com os reais personagens: Marcelo é moreno e Piera tem cabelos pretos. Tammy supriu todas as minhas necessidades como leitor, tudo o que havia de erro em seu livro anterior foi consertado e superado neste; um escrito cheio de delicadeza, romance, segredos e muitas histórias mal resolvidas que precisam ser superadas. O sub-tema aproveitado pela autora é divino e foi perfeitamente bem trabalhado, acho que Tammy merecia ganhar um prêmio só por isso. Muitas vezes, me vi chorando durante a narrativa e depois abrindo um enorme sorriso! Estranho? Nem um pouco! Adorei sentir isso!

Termino a leitura com uma depressão boa, se é que isso é possível. Claro que te amo! puxa para o lado do drama, porém com dosagens certas e um desenvolvimento surpreendente. É como se eu tivesse terminado a leitura e uma parte do meu coração tenha ficado guardado naquelas páginas tão intensas. Sem dúvida, ele mexeu muito comigo e com minhas convicções. O final foi perfeito, não é uma trama com muito clímax, porém empolga e prende nossa atenção. Sinceramente, desta vez Tammy Luciano conseguiu me ganhar completamente, espero que ela continue neste mesmo estilo, pois daí só espera-se que ela evolua a cada dia. Recomento esta leitura para todo tipo de público, os ingredientes contidos ali devem agradar a qualquer um. E, sim, é tempo de dar mais uma chance à vida...

site: http://livrosdoad.blogspot.com.br/2013/09/claro-que-te-amo-tammy-luciano.html