Como o soldado conserta o gramofone

Como o soldado conserta o gramofone Saša Stanišic

Resenhas - Como O Soldado Conserta o Gramofone

Diego Vertu @outro_livro_lido 11/06/2023

Prometeu muito entregou pouquíssimo
O livro é narrado por Aleksandar Krsmanovi? que passa sua infância na cidade de Vi?egrad, quando ganha do avô um chapéu e uma varinha de condão, começa a fábular histórias, principalmente com a realidade da guerra da Iugoslávia. Não sendo capaz de superar a violência, a família de Aleksandar deixa o país, mas ele não esquece jamais suas origens.
Fui com bastante sede nesse livro, esperando um relato de uma guerra contada aos olhos de uma criança fabulista, mas me frustrei. A guerra aqui é apenas um pano de fundo onde só nos é mostrada algumas consequências da mesma, o personagem Aleksandar se perde contando memórias, dramas familiares cria até uma história de um evento de inauguração de um banheiro, se perde contando histórias intermináveis de jogos de futebol e a procura de um amor de infância não correspondido, um monte de personagens vai e vem na história e não entendi qual seria a importância deles na história. O que gostei, e isso acaba comigo (por isso as 2 estrelas) é a relação do autor com o rio Drina aqui o autor conseguiu colocar a mágica na narrativa de uma forma poética. No demais fiquei triste pois como o tradutor diz no posfácio: "a história da Iugoslavia foi mal contada no Brasil" e eu acho uma pena que nesses primeiros relatos seja tão mal contada.

Betina.Ribeiro 07/09/2020

A imaginação de uma criança
Como a imaginação de uma criança muda toda a imagem que temos de uma guerra. Aleksandar, narrador e personagem principal do livro, é uma criança extremamente imaginativa e de coração enorme. Que belo ver a guerra da Iugoslávia pela perspectiva de um coração tão grande. Lindo livro!

Egídio Pizarro 11/03/2016

Como disse o tradutor Marcelo Backes no posfácio, "A história da guerra que estilhaçou a Iugoslávia mal foi contada no Brasil. E quando foi, foi mal contada."

Pessoalmente, não conhecia nenhuma narrativa que tratasse a guerra da Iugoslávia, e foi pensando em conhecer um pouco mais sobre o assunto que adquiri esse livro. Foi um erro. A história é por demais introspectiva e intimista. Talvez seja mais adequada a quem conhece melhor o assunto.

Paty 13/01/2014

Torna-se dificílimo suportar o relato das atrocidades inerentes à guerra, contadas da forma ligeira com que normalmente nos surgem as recordações de infância. É talvez esse o segredo do livro; contar-nos a guerra sem nos sovar com as enormidades nela cometidas tornando-a assim mais insuportável.
Arsenio Meira 13/01/2014minha estante
Paty,
Esse seu poder de síntese é supremo, e marcante.
Vou ler, graças ao engenho de sua resenha. Excelente.

Renata CCS 20/01/2014minha estante
Nossa Paty, concordo com o Arsênio. Suas poucas e marcantes palavras fizeram a obra irresistível. Vai para a lista de futuras aquisições!

Pedrinho 20/01/2014minha estante
O belo assusta e traz verdades. Ótima resenha! A melhor que já li desta obra.

Jayme 21/01/2014minha estante
Resenha perfeita!

_pietra_eu_ 13/04/2023minha estante
oi

Castilhooo 13/04/2023minha estante
Oi

Cassinha 27/09/2009

Interessante livro sobre a guerra da Bósnia, vista através dos olhos de uma criança.
Ele nos conta a guerra vista pelo seu s olhos de criança e suas relações com amigos, familiares e vizinhos.
Lindo romance, emocionante, poético e mágico;